
Marcos Oliver
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 29.12.2023
Mais um ano vivido Neste ano, que agora termina, os livramentenses foram muito bem informados, pelo Jornal da 88, com uma diversidade de informações, envolvendo, praticamente, todas as áreas de interesse da comunidade! E eu procurei dar, nas minhas falas, modesta e gratuita colaboração, nesse sentido. Acredito que os ouvintes tem as informações básicas que lhes permitem se posicionar diante do que acontece no município, podendo, assim, elogiar, criticar e, principalmente, dar sugestões. Enfim, sendo um participante ativo na vida da comunidade.
Lembrando que as informações também vão servir para as escolhas vitais que faremos, ano que vem, nas eleições de prefeito, vice e vereadores! Podemos e temos de fazer nossa parte, mas dependemos dos gestores e legisladores que escolhermos. Reservei mais tempo hoje para a reflexão final, sobre nossa principal necessidade, que é elevar nossa condição espiritual, seja qual for o modo como cada um a perceba e entenda. Mas não poderia deixar de registrar duas importantes licitações que acabam de ser anunciadas pela prefeitura, no Diario Oficial (Internet)!
Escola de Iguatemi Enfim, a prefeitura de Livramento abriu (27/12) concorrência pública para construir novo prédio para abrigar a escola do Distrito de Iguatemi, que tem mais de 40 anos e está em situação deplorável. A administração municipal mal iniciou uma mal planejada reforma (2021) e parou, sem explicações, após já ter demolido várias salas, deixando os alunos em meio aos entulhos, em total insalubridade. O resultado da licitação está previsto para sair em janeiro, e as obras marcadas para iniciar em seguida, com conclusão prevista para 12 meses. O edital está disponível na sede da prefeitura e no site oficial do município, via internet.
Licitação por interesse A outra licitação em Livramento (27/12) é para contratar empresa de limpeza urbana (varrição, coleta de lixo, poda de árvores, pinturas de meios-fios e capinagem). Espera-se seja feito o que dizem que a Lig-Lixo fazia, e o que dizem que a Cardoso Empreendimentos não faz. A licitação certamente é por algum fator político, pois enquanto quiseram os gestores, incluindo o atual prefeito, mantiveram o contrato milionário com a Lig-Lixo (10 anos), com aditivos acima do limite legal. Para descartá-la, fizeram a concorrência marota em que a Cardoso entrou com um preço maroto, só para ganhar!
Para refletir Entrevista com Jesus! Em tempos natalinos e ano novo, trago para reflexão hoje a adaptação de uma entrevista que fiz com Jesus, publicada, há algum tempo, no Mandacaru da Serra. Foi baseada nos evangelhos de João, Mateus e Lucas, através dos quais fiz uma visita virtual a várias regiões da Palestina, onde o Messias esteve, entre o Líbano e Israel, na costa leste do Mar Mediterrâneo. Era como se visse seu olhar e ouvisse sua voz que sacudia mentes e espíritos. Comecei a entrevista, assim:
Mestre, até hoje muitos ainda perguntam quem é você?
Pois é, há tanto tempo convosco e não me tendes conhecido? Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca anda em trevas, sempre terá a luz da vida. Sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca terá fome. Quem crê em mim nunca terá sede.
É correto chamar você de Deus - o Pai?
Eu Sou o Filho de Deus. Eu e o Pai somos um. Aquele que vê a mim, vê o Pai. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. Se vocês de fato me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Sou a porta das ovelhas. Se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
Como achar a sua porta? Onde você mora?
As raposas têm suas tocas e as aves do céu seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça. Mas, entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e espaçoso o caminho da perdição. Muitos entram por ela. Estreita é a porta e apertado o caminho para a vida, poucos a encontram.
O que fazer para caber nesse caminho estreito?
Vigiai e orai, sempre, para escapar do mal, e se apresentar de pé diante do Filho do homem. Não julgueis, para não seres julgados, pois com o juízo com que julgardes sereis julgados, com a medida com que medires sereis medidos. Ame seus inimigos, faça o bem aos que te odeiam, abençoe os que te amaldiçoam, reze pelos que te maltratam. Se te baterem num lado do rosto, ofereça também o outro.
A religião diz que você já nos salvou! É verdade?
Quem não toma sua cruz e me segue, não é digno de mim. Quem tentar salvar sua vida, vai perdê-la. E quem a perder por minha causa, vai reencontrá-la. Nem todos que dizem: Senhor, Senhor, entrarão no céus. Entra quem faz a vontade de meu Pai. Muitos dirão: “Senhor, Senhor, não profetizamos, e até expulsamos demônios, em teu nome? Em teu nome não fizemos muitas maravilhas?”. Eu direi que não os conheço! Apartai-vos de mim, vós que praticais a maldade.
Por que viver está tão difícil, Mestre?
Porque a fé de vocês é pequena. Se tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: sai dai e ele sairá. Nada será impossível para vocês. Não se preocupem com a vida, com o que comer, beber e vestir. A vida é mais que o mantimento e o corpo mais que as roupas! Busquem antes o reino de Deus e sua justiça, e terão as outras coisas. Não se preocupem com o amanhã! Basta viver cada dia!
A entrevista é longa, continuaremos depois. Até lá, pensem nisso!
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 27.11.2023
Entendendo a falta d'água Finalmente, os vereadores, acho que de forma unânime, assumiram que a verdadeira causa da falta d'água nas casas, em Livramento, é a decadência da ETA (Estação de Tratamento de Água). Pois há água bruta em abundância, como mostra nossa cachoeira! Do mesmo modo, reconheceram a responsabilidade do prefeito Ricardo Ribeiro, até agora omisso! Cabe a ele exigir da Embasa o cumprimento do contrato, ainda que fora da lei, mas aprovado pela própria Câmara e assinado pelo alcaide, constando que foi sob pressão do então governador Rui Costa. Na sessão de 24/11, o vereador Juscélio Pires confirmou a pressão, dizendo que houve acordo entre governador, vereadores e prefeito para a renovação, e que o governador teria dito que só levaria água para Iguatemi se o tal contrato fosse assinado logo! Isso livrou a empresa da licitação exigida na nova LNS (Lei Nacional do Saneamento).
Ou seja, foi uma chantagem em favor da Embasa e contra a população! Todos sabiam da deficiência dos serviços, além da inadimplência da empresa e que era necessária uma nova ETA! A meu ver, algo criminoso, que Juscélio, mesmo sendo da oposição, não denunciou! Os vereadores Josemar Miranda e Márcio Alan abriram o debate, na Câmara, acolhido pelos nobres colegas. Afinal, teremos eleição ano que vem! Foi positivo, ao mostrar que o responsável por fiscalizar a execução do contrato é o prefeito. Mesmo assim, estão usando a Coelba como bode expiatório, por negligenciar o fornecimento de energia para bombeamento da água. Estranho, pois o sistema é por gravidade e nada foi dito, antes, sobre isso! Sem falar que a Coelba é mera concessionária de serviços público, sujeita à fiscalização municipal. Se há deficiência nos seus serviços, assim como da Embasa, cabe à gestão municipal fiscalizar, e não ser negligente como está sendo.
Nossa República está agitada O Senado aprovou, dia 22/11, por 52 a 18 votos, a PEC-8/2021 (Proposta de Emenda Constitucional) que limita decisões monocráticas do STF (Supremo Tribunal Federal). A proposta irá, agora, para discussão na Câmara dos Deputados. Decisão é monocrática quando tomada só por um dos ministros e não pelo colegiado dos 11 inegrantes da Corte. A limitação já existe na CF (Constituição Federal), mas os senadores entendem que está sendo ultrapassada, de forma abusiva, e invadindo a esfera do Legislativo. A aprovação teve até o voto favorável do senador Jaques Wanger (PT-BA), líder do governo (Senado), seguido pelos colegas baianos Ângelo Coronel e Otto Alencar, ambos do PDS.
Segundo o jornal O Estado de São Paulo (Estadão), isso levou os supremos ministros a chamar Wagner de traidor. E a conclusão que está sendo tirada é que se houve traição é porque havia um casamento, um pacto, entre Executivo e Judiciário. Pacto do qual faria parte a descondenação do atual presidente da República. Nada republicano, portanto! Foram divulgadas pela imprensa falas de ministros do STF reagindo contra a aprovação. Chegaram a dizer que a Corte não era composta por covardes, nem se deixaria intimidar. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, considerou a reação um tanto desproporcional, que não há intimidação aos ministros e que também os senadores têm a mesma coragem cívica, sem medo, e igualmente não aceitam serem intimidados.
Para refletir REZAR É FALAR COM DEUS (do nosso livro Hora do Ângelus, Pensares para Rezar). Rezar não é repetir algo decorado ou ler texto de autor desconhecido, nem balbuciar ou gritar palavras cujo significado muitas vezes se ignora. Rezar é conversar com Deus, ou deveria ser. Sendo assim, deve haver concentração e respeito, em local isolado e silencioso, salvo em situações de desespero. O mesmo deve ser nas orações coletivas, tendo certeza de que Deus nos ouve, embora Ele não fique parado escutando cada um de nós! São milhões rezando, mundo afora! Não seria lógico imaginar Deus parado ouvindo e anotando os milhões de pedidos. Há uma lei natural regulando o sentido da oração. Ela nos liga às poderosas forças que há em nós e na natureza, conforme as leis de Deus.
Somos como um aparelho elétrico, ligado a uma fonte energética! A oração é o fio que nos conecta à rede energética universal, organizada por Deus, para nos alimentar no que for preciso. Jesus recomentou a oração constante e garantiu que o que for pedido será dado. Muita atenção, portanto, ao rezar, lembrando que o resultado pode não ser imediato. As mudanças positivias vão sendo vistas e sentidas no desenvolver da vida! Toda oração nos liga à energia de Deus, mesmo a que inventamos, com nossas palavras, basta se concentrar e acreditar. Ao rezar, cuida para não ser perturbado e para não haver ruídos na conexão com a energia de Deus! Pensem nisso!
O Brasil lidera o número de casos de dengue no mundo, com 2,9 milhões registrados em 2023, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Os casos são mais da metade dos 5 milhões registrados mundialmente. A organização chamou atenção na sexta-feira para a doença que tem se espalhado para países onde historicamente não circulava. Entre as razões para o aumento está a crise climática, que têm elevado a temperatura mundial e permitido que o mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, sobreviva em ambiente onde antes isso não era registrado.
O fenômeno El Niño de 2023 também acentuou os efeitos do aquecimento global, das temperaturas e das alterações climáticas. Em todo o mundo, a OMS relatou mais de 5 milhões de infecções por dengue e 5.000 mortes pela doença. A maior parte, 80% desses casos, o equivalente a 4,1 milhões, foram notificados nas Américas, seguidas pelo Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental. Nas Américas, o Brasil concentra o maior número de casos, seguido por Peru e México.
Os dados são referentes ao período de 1º de janeiro a 11 de dezembro deste ano. Do total de casos constatados no Brasil, 1.474, ou 0,05% do total, são casos de dengue grave, também chamada de dengue hemorrágica. O país é o 2º na região com o maior número de casos mais graves, atrás só da Colômbia, com 1.504 casos. Países anteriormente livres de dengue, como França, Itália e Espanha, reportaram casos de infecções originadas no país – a chamada transmissão autóctone – e não no estrangeiro. O mosquito Aedes Aegypti é amplamente distribuído na Europa, onde é mais conhecido como mosquito tigre.
O Corpo de Bombeiro Militar da Bahia (CBMBA) informou que os incêndios florestais que atingiram a Chapada Diamantina foram controlados e extintos no último domingo (24). A operação contou com cerca de 150 bombeiros, que estavam nas bases de prevenção e combate aos incêndios. Além da Chapada Diamantina, o fogo foi desmobilizado também nas regiões Norte, Sudoeste e Sul da Bahia. O monitoramento nas localidades continua sendo realizado pelos Batalhões de Bombeiros Militar daquelas regiões. O CBMBA vai continuar também de plantão para retornar o combate florestal, caso haja necessidade. A Operação Florestal já tinha sido iniciada desde julho deste ano, conforme explicou a corporação.
A pressa e a irresponsabilidade dos motoristas nas estradas baianas voltou a crescer. Nesse período de viagem para os festejos natalinos, houve um aumento de 56% de casos da infração em relação ao ano passado. O balanço da Operação Natal 2023, feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi divulgado pelo órgão nesta terça-feira (26). O período, que é marcado pelo aumento do fluxo de veículos, contou com reforço na fiscalização em trechos estratégicos das rodovias e estradas federais que cortam o estado da Bahia.
Além das ultrapassagens indevidas, outra infração que teve aumento de casos foi o de motociclistas sem capacete. Nesse ano, foram 63% a mais de casos do que no ano passado. Outras infrações com aumento significativo foram dirigir alcoolizado, falta do uso de cinto de segurança por motoristas e passageiros, e falta de equipamentos adequados para transportar crianças, como a cadeirinha e o bebê conforto. Ao todo, foram registrados 54 acidentes de trânsito no período natalino nessas estradas, com 18 mortes.
A maior parte deles foi na BR-324 (29%), seguido da BR-116 (20%), e da BR-101 (18%), que foi onde mais ocorreram mortes (39%). A Bahia teve ainda um aumento de 13% no número de automóveis recuperados durante a operação com relação à operação do ano anterior. No final do ano, a PRF fará ainda a Operação Ano Novo, que se inicia nesta sexta-feira (29), indo até a segunda-feira (01).
O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio baiano, calculado e divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), totalizou R$ 18,4 bilhões no terceiro trimestre de 2023, representando 19,0% da economia baiana. O terceiro trimestre do agronegócio baiano foi caracterizado pelo crescimento real de 8,1% na comparação com o mesmo trimestre de 2022 e pela retração de 11,5% nos preços dos bens e serviços do segmento – um exemplo claro dessa queda é o preço da arroba do boi gordo que custava R$ 285,00 em setembro de 2022 e em setembro de 2023 estava a R$ 200,00. Em linhas gerais, o movimento de queda nos preços do agronegócio tem ocorrido desde o primeiro trimestre de 2023 e é determinado pela retração na cotação dos principais produtos agropecuários, a exemplo da soja, algodão, café etc. O resultado final do aumento da produção e queda nos preços foi um PIB corrente R$ 826 milhões menor que no terceiro trimestre de 2022. No terceiro trimestre de 2023, dentre os segmentos do agronegócio, o Agregado IV, relativo à distribuição e comercialização, foi o que mais contribuiu na formação da economia baiana (9,1% de participação) e registrou crescimento em volume de 7,4%; essa contribuição é decorrente da maior movimentação de bens, que tradicionalmente ocorre nesse período, onde produtos do agronegócio são transacionados tanto para abastecimento interno quanto externo. Destaca-se também o desempenho do agregado III que corresponde à produção industrial de base agropecuária, isto é, a produção das agroindústrias; nesse mesmo período, esse agregado registrou crescimento em volume de 8,6%, com contribuição de 3,2% na economia baiana.
Na última sexta-feira (22) Jéssica Vitória Canedo, uma jovem de Minas Gerais que teve supostas conversas com o humorista Whindersson Nunes divulgadas nas redes sociais, tirou a própria vida aos 22 anos. A informação foi divulgada por amigos e familiares nas redes, que lamentaram o ocorrido. Jéssica e o humorista foram vítimas de fake news e ela vinha recebendo ataques por conta disso. Uma página de fofocas, de grande repercussão, intitulada de “Choquei”, foi a responsável por disseminar as fakes news que ligavam a jovem a Whindersson e, após isso, ela passou a receber ataques de forma gratuita na internet, visto que a informação veiculada era falsa.
A jovem, que tinha o perfil privado e não era uma figura pública, ou seja, era uma pessoa anônima que não fazia divulgação de sua imagem, precisou manifestar-se na tentativa de cessar o compartilhamento das falsas notícias, e explicou, através de textos nos storys, que tudo não passava de uma grande inverdade. Ela relatou, ainda, que passava por momentos delicados, já que enfrentava uma depressão, e pediu para que as pessoas parassem de atacá-la. Infelizmente, mesmo diante de pedidos e explicações, os internautas continuaram publicando ofensas contra Jéssica e as páginas de fofoca, em especial a Choquei, zombaram dos textos que a garota havia escrito, dando continuidade às postagens que a caluniaram.
Quando a situação tomou uma proporção desenfreada e grave, a mãe da jovem, em uma tentativa desesperada de salvar a sua filha dos ataques, apareceu em vídeos, aos prantos, implorando para que as pessoas deixassem sua filha em paz, e afirmou que não estava sendo fácil vê-la tentando tirar a própria vida seguidas vezes. Em um só dia, Jéssica teria tentado cometer suicídio três vezes, de acordo com relatos da mãe, que também levou a tona que a filha passava por uma depressão profunda há considerável período, e que estava lutando contra a doença há muito tempo. Infelizmente, na manhã do dia 22 de dezembro, a jovem suicidou-se. O humorista Whindersson Nunes, envolvido nas fake news que o ligavam à Jéssica, lamentou o fato e o desfecho que teve a história, e defendeu a criação da “Lei Jéssica Vitória” para a regulamentação de perfis nas redes sociais. Ele também comprometeu-se em acompanhar o andamento do caso.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 22.12.2023
Não falta dinheiro O prefeito Ricardo Ribeiro, de Livramento, encerra o ano com chave de ouro, no quesito falta de planejamento e uso do dinheiro público ao bel prazer. Autorizado pela Câmara, pode alterar em até 80% o orçamento, apesar do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) recomendar moderação. Fecha o ano com esse cheque em branco dado pelos vereadores, remanejando R$4.240.808,00 do orçamento, no chamado crédito suplementar, confirmando a falta de planejamento.
Está na lei, mas é usado mais para interesses eleitoreiros, junto com os vereadores. No caso, os R$4 milhões foram indevidamente gastos antes do decreto, vai cobrir furo contábil ou terão de ser gastos até 31/12. Mas, como nesse tempo não dar para planejar as ações a serem custeadas, restam as primeiras hipóteses! Não se divulgou as ações específicas em que o dinheiro foi ou será gasto. No decreto publicado, inclusive, o prefeito autoriza ele mesmo a dispor dos R$4 milhões, em crasso erro de redação jurídica!
Combate às viroses A Secretaria da Saúde de Livramento publicou, dia 20/12, no Diário Oficial, resolução do Conselho Municipal de Saúde, que aprova o Plano Municipal de Contingência das Arboviroses. Os ouvintes podem perguntar o que é isso (arbovirose). Ao homologar a resolução, o prefeito, também deve ter perguntado. A presidente do CMS certamente explicou que arboviroses são dengue, chikungunya e zika, doenças mais transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. Entendi que o plano de contingência é para tratar doentes e combater o principal transmissor.
Retirado da Chapada O vereador Josemar Miranda relembrou, esta semana, o out-door no aeroporto de Conquista, para atrair turistas à Chapada Diamantina, sem Livramento roteiro. Pensou-se que seria por não ser mais da Chapada, mas Dom Basílio e Ituaçu também não são e estão no cartaz. Significa que os gestores de lá estão atentos. Ituaçu tem a gruta da Mangabeira, e Dom Basílio teria sido onde o povoamento da região começou. Era uma fazenda, com um curral, que centralizava o comércio de gado (séculos XVIII e XIX).
E veio a se chamar Curralinho! Livramento tem uma pretensiosa, mas só no nome, Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, que nada faz. É só cabide de emprego! Com o prefeito Ricardo Robeiro, o orçamento médio para as quatro áreas foi de R$500 mil, ao ano, quase tudo gasto com pessoal. Para 2024, serão R$1,9 milhão. Se fosse só para o turismo, não daria nem para abrir acessos à cachoeira e ao pico das almas, atraentes pontos turísticos da região.
Para refletir Noite de Natal! (do livro Hora do Ângelus, Pensares para Rezar). Cristãos festejam o nascimento de Jesus, relatado nos evangelhos, em linguagem simples, para que as pessoas entendessem, e nem tudo constou dos seus relatos, como a vida privada de Maria e José, pais de Jesus, nem sobre a própria infância de Jesus. O certo é que o mundo estava indo para o abismo! E só Deus poderia evitar! E Ele fez-se homem, para falar a linguagem humana e ser compreendido. Seria bom aproveitar o período natalino para refletirmos sobre o significado real da vinda de Cristo e sua sublime mensagem de amor.
Vamos evitar a embriaguez do consumismo e das efêmeras mensagens de Feliz Natal, e pensar mais no que Deus pede, através dos ensinamentos de Cristo. Não basta só rezar, é preciso seguir o Plano Divino. O mundo ainda não tem a plena compreensão humana. Não temos domínio nem da finitude do nosso corpo. Nem mesmo sabemos com clareza quem somos, donde viemos ou aonde vamos. Somos reféns de imprecisas interpretações científicas, filosóficas e religiosas. Ainda assim, nutrimos a arrogância de pretensos sabidos! Mas até ignoramos muitos dos que vieram nos ensinar, como o próprio Jesus.
O que será de nós, então? Uns buscam consolo e segurança nas ilusões do nada da vida, dizendo que “somos pó e ao pó retornaremos”, que é uma visão injusta e desconfortável ante o que Deus de fato programou para nós. Outros, muitas vezes inseguros, acreditam que “tudo posso naquele que me fortalece”. Mas é preciso algo mais, como, por exemplo, ler a longa carta de Paulo aos Filipenses (4:13), de onde esta frase foi tirada. E já será razoável se, pelo menos, acreditarmos que o importante é sermos bons! Pois é mais simples compreender e praticar o significado do que é ser bom, e está ao alcance de todos! Se restar dúvida, basta reler a Parábola do Bom Samaritano. Com essa reflexão, desejamos que todos pensem em Jesus, neste Natal. Pensem nisso!
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 20.12.2023
Dinheiro da União Quem quiser saber e acompanhar o quanto de dinheiro vem da União para Livramento, o Estado ou qualquer outro municipio, basta acessar, via internet, o ComunicaBR, um sistsema de transparência do Governo Federal. Está lá, por exemplo, que só este ano foram liberados para Livramento, R$14,25 milhões em 55 operações de crédito para o agronegócio, R$13,18 milhões, em 1.094 ontratos, para a agricultura familiar. Para Saúde foram R$18,19 milhões. E houve liberações para Educação, Esporte, Cultura e benefícios sociais.
No total, foram R$84,67 milhões. Mais de 90% da receita orçamentária municipal são repasses, a maioria da União. E para receber ainda mais dinheiro o prefeito Ricardo Ribeiro habilitou o município para o programa cultural da Lei Paulo Gustavo, e escola em tempo integral. O que espanta é porque, com tanto dinheiro, os serviços que o município disponibiliza para a comunidade são tão ruins, em especial na saúde, educação e saneamento básico, em destaque a falta d'água e de tratamento dos esgotos!
Lembrando Zé Bravo Muito justa a homenagem póstuma a José Tanajura Gomes (Zé Bravo), de Livramento, conforme Projeto de Lei do prefeito Ricardo Ribeiro, aprovado pela Câmara, 6a feira, dia 15, denominando de José Tanajura Gomes, a praça no centro do povoado de Canabrava. Lá é celebrada, em janeiro, há mais de 300 anos, a festa em louvor a São Gonçalo, da qual Zé Brasil talvez tenha sido o mais assíduo e fiel participante. Ele faleceu em 25.12.1998, e faria 100 anos, em 2015, fato registrado no site Mandacaru da Serra, em matéria especial de 03.07.2015.
A grandeza de espírito de Zé Bravo ia além da fé religiosa e devoção a São Gonçalo, como citado no PL. O Mandacaru, por exemplo, registrou que, além de bravo ele era brincalhão, alegre, prestativo e generoso. Percorria longas distâncias na zona rural, muitas vezes a pé, para aplicar injeção, auxiliar em partos e qualquer outro pedido de socorro. Era de uma das mais tradicionais famílias de Livramento (Tanajura), mas viveu como homem simples do campo. Casado com D. Maria, teve prole numerosa, salvo engano 15 filhos!
Como sepúlcro caiado Foi assim que o vereador Jucélio Pires, de Livramento, classificou a Escola David Mendes Pereira, da Vila de Iguatemi, onde ele mora. Referiu-se ao fato do prefeito Ricardo Ribeiro mandar pintar o muro em torno da unidade. Segundo o vereador, ficou bonito por fora, mas lá dentro nada mudou, permanecem os escombros de uma obra interrompida, após a demoção de várias salas de aula, há mais de dois anos. Aliás, o Distrio de Iguatemi tem pelo menos três vereadores (Aparecido Lima, Juscélio, Vitalmir Moura), mas o descaso da gestão pública para com o lugar é totoal. E os moradores parecem gostar disso, pois os vereadores são sempre reeleitos! E serão, novamente, ano que vem!
Para refletir Se Jesus voltasse! (do livro Hora do Ângelus, Pensares para Rezar). Jesus Cristo tornou-se aceito, quase à unanimidade, em todo o mundo. O que Ele pregou e ensinou transformou-se na doutrina e fé cristãs, que hoje dominam o pensamento religioso na Terra. Mas, em sua época, foi seguido por uma minoria, geralmente pessoas carentes, doentes e marginalizadas, como Maria Madalena, que era prostituta; e os apóstolos, entre eles, rudes pescadores. Os sábios e doutores da Lei e os poderosos combatiam e acusavam Jesus de ser um perigoso impostor, e temiam que o Messias fosse derrubá-los.
Mas o Filho de Deus desprezava tais insinuações e dizia que seu reino não era deste mundo. Mesmo assim, foi torturado e morto. Mas nada ofuscou sua mensagem, ainda viva mais dois mil anos depois. Jesus, em verdade, era a encarnação de Deus. Seu olhar penetrante e sedutor despertava temor, coragem e confiança! Inibia sábios e doutores! Mas não impôs nada, apenas mostrou como se chegar a Deus. Em sua mansidão, disse que aquele que der a vida por Deus, a terá de volta na glória do Céu. E se Ele voltasse, como reagiríamos diante daquele olhar envolvente? Tema bom para se pensar nestes tempos de Natal! Deus nos abençoe! Pensem nisso!
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 18.12.2023
Comunista de butique Sobre Flávio Dino no STF (Supremo Tribunal Federal), aprovado pelo Senado, o presidente da República Luís Inácio da Silva disse: “Vocês não sabem como eu estou feliz hoje. Pela primeira vez na história deste país, conseguimos colocar na Suprema Corte um ministro comunista, um companheiro da qualidade do Flávio Dino”. Quem entende diz que comunismo é a ideologia oposta ao capitalismo, que tira a natureza privada dos meios de produção, passando para o controle estatal. Acaba com o setor privado, ao argumento de ser pelo bem comum! Elimina o empreendedor privado, que sempre garantiu a produção dos bens e alimentos que nos sustentam. Tem falhas, claro, mas bastaria se combater os abusos que costumam ser cometidos!
O dito socialismo, outro nome dado ao comunismo, nunca funcionou, em nenhum lugar do mundo. Até a sua própria sede, que era a Rússia, acabou! Ou seja, não é bom! Se fosse tinha dado certo! E não vai chegar ao Brasil só porque há juízes comunistas no STF! Disse-me um colega jornalista que, para ser comunista, é preciso estudar muito! O escritor e também jornalista carioca Guilherme Fiúza certamente diria que Flávio Dino é um “comunista de butique”. Se você gostou ou não da alegria do presidente da República, dê uma pesquisada no assunto, na enciclopedia Google!
Máquinas não param As máquinas pesadas da empresa Araújo Alves, contratadas pela Prefeitura de Livramento, vão trabalhar mais no ano eleitoral. Foi publicado aditivo ao contrato, assinado em 2022, que dá mais dinheiro a ela (R$ 145.860,00). O valor anual vai para R$2.571.085,00. Teriam acabados os serviços previstos! E, ao invés de nova licitação, o prefeito fez o aditivo, eternizando o contrato. Quem ainda tiver lagoa suja, corra lá! O alcaide não deve se importar se for privada! Afinal, o trabalho, das máquinas, não para!
O imperador Joninhas Jonas Gonçalves Caires Filho (Joninhas), servidor público ou equiparado, de Livramento, reagiu de forma patética à publicidade do privilegio que ele recebe de gestores municipais, permitindo-lhe manter tenda comercial e, agora, um trailer, em praça central da cidade, violando o Código de Postura do Município e até o Estatuto do Servidor, obstruindo ainda mais o trânsito na região mais movimentada da cidade. Ele chamou de tendenciosos os meios de comunicação e as pessoas que abordaram o assunto.
Vitimizou-se e aloprou-se, a ponto de sugerir que as pessoas que estão pedindo o respeito à lei e o livre trânsito na praça fossem expulsas de Livramento. Está em áudio dele nos grupos de Zap, e sua fala não teria a menor relevância não fosse ele um contratado da Prefeitura, com relações familiares íntimas com prefeito e vice-prefeita, obtendo facilidades que nenhum outro cidadão consegue. Sua reação, no estilo imperador da Roma antiga, confirma isso!
Para refletir O Sentido da União (de Hora do Ângelus, Pensares para Rezar) - Dois burricos foram atados um ao outro por uma corda, de tal modo que aonde um fosse o outro era obrigado a ir também. Se tomassem rumos diferentes, acabariam por ficar esticando a corda, um puxando o outro, eternamente, no mesmo lugar. E foi isso que aconteceu, na primeira vez em que o dono colocou alimentos para eles. O proprietário colocou o capim em montes separados, um para cada burrico. Mas, displicentemente, não levou em conta que os dois animais estavam atados e deixou os montes de feno em uma distância maior do que o comprimento da corda. Os burricos, então, correram para saborear a refeição, mas não puderam.
Ficaram esticando a corda, sem conseguir alcançar o seu bocado. Após horas de puxa-repuxa, quase para se desmaiarem de fome, os dois se juntaram, parecendo descansar, um ao lado do outro, entre os dois montes de feno. Tinha-se a impressão que refletiam e trocavam idéias. Passados alguns minutos, de forma surpreendente, os dois animais se dirigiram, lado a lado, para um dos montes de capim e comeram-no todo. Em seguida, foram ao outro monte e também comeram-no todo. Saciados, ficaram emparelhados, parecendo sorrir. Atentem bem para a grandeza do ensinamento que pode se tirar dessa fábula. Se aqueles dois burricos foram capazes de compreender a importância da união, da junção de idéias e vontades, permitindo que matassem a fome, imagine o que não podem fazer os seres humanos, dotados da inteligência de Deus! Pensem nisso!
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 15.12.2023
O retrato do Brasil O destaque da semana, no Brasil, é a sabatina, no Senado (13/12), que aprovou o autodeclarado comunista Flávio Dino para o STF (Supremo Tribunal Federal), indicado pelo presidente da República. Passou na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), com 17 votos a 10, e no plenário, com 47 a 31. Ele tem 55 anos, formado em direito, foi juiz federal, deputado federal, governador do Maranhão, atual ministro da Justiça! A oposição tentou, mas não conseguiu barrar a indicação, vista como risco para mais politização da Corte, ameaça às liberdades e interferências do STF nos outros poderes.
A aprovação está sendo atribuida à venalidade da maioria dos senadores, muitos deles respondendo processos no STF e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), como o senador Sérgio Moro, alvo de perseguição pelo atual governo, pelo que teria votado a favor de Dino, com medo de ser cassado. Além disso, foi divulgado, na véspera da sabatina, que o governo de Luis Inácio liberou R$9,9 bilhões de emendas parlamentares, em clara intenção de afagar senadores corruptos, que costumam usar o dinheiro para influenciar eleitores nos municípios.
Estranho privilégio Em duas sessões da Câmara este ano, em agosto e setembro, o vereador Josemar Miranda apontou a desordem urbana em Livramento, incluindo o caos no trânsito. Chegou a comparar a Praça João Marques (centro) com a balbúrdia em cidades da Índia, onde vacas, carros, carroças, bicicletas e pedestres se misturam. Só que lá é cultural, mas aqui é descaso dos gestores e apadrinhamento de amigos, parentes e capachos políticos. É o caso da inaceitável barraca na Praça João Marques, área de intensa circulação de pessoas e veículos.
O ponto comercial improvisado pertence a Jonas Caires (Joninhas), que lá se instalou, fora da lei, com a conivência do prefeito. Agora, seu negócio está sendo ampliado, com um trailler, incomodando os comerciantes da área e causando indignação em quem transita pelo local! Jonas Caires é contratado pela prefeitura, como servidor, para fazer manutenção da iluminação pública, e não poderia, em tese, ser dono de comércio! Mas estaria sendo acobertado pelo prefeito e a vice, por íntimas razões familiares!
Para refletir Dia 13/12, celebrou-se o Dia de Santa Luzia, protetora dos olhos. Sua imagem é de uma jovem bonita, com uma folha de palmeira e um par de olhos numa bandeija. Luzia ou Lúcia é de Siracusa, na Sicilia, ilha que hoje pertence à Itália. Nasceu no ano 283 d.C., quando o cristianismo começava e os cristãos, como sua família, eram barbaramente perseguidos pelo império romano. Há muitas versões sobre sua vida! Ficou órfã de pai ainda menina, e passou a cuidar da mãe, muito doente. Esta ficou curada após Luzia pedir a Santa Águeda. Ela consagrou a vida ao cristianismo e fez voto de virgindade, mesmo sendo prometida em casamento a um pagão, que não se conformou com a decisão de Luzia de se dedicar a Deus, inclusive doando os valiosos bens que possuia.
Então, o pretendente a denunciou aos perseguidores dos cristãos, mas ela não teve medo de se expor como seguidora de Jesus. Para o imperador Deocleciano, isso era um crime grave! E Luzia foi presa e cruelmente martirizada, ao se negar a aderir aos rituais pagãos dos romanos. Chegou a ser levada a um prostíbulo, para ser estuprada. Porém, mesmo com os pés e mãos amarrados, não conseguiram movê-la de lugar. Entre as torturas, teve o corpo queimado com óleo fervente, para que renegasse Jesus. Mas ela não cedeu! Há várias versões sobre ela ser invocada como padroeira dos olhos. Uma é que a beleza dos seus olhos eram o principal motivo da paixão do seu noivo arranjado. Para se livrar dele, ela teria arrancado os próprios olhos e entregue ao rapaz, numa bandeija!
Por milagre, novos olhos surgiram nela, ainda mais bonitos. Outra versão diz que foram os soldados romanos que extirparam seus olhos, a mando do imperador, e Deus lhe dera outros, igualmente ainda mais bonitos! Consta, ainda, que a ligação da Santa com os olhos vem do seu nome Luzia, que em latim significa Luz. Por fim, os soldados receberam ordem para matá-la, e ela foi degolada em 13/12 do ano 304 d.C.. Seja como for, sua dedicação firme a Deus e a Jesus vai para além da visão pelos olhos. É um luminoso caminho espiritual, que mostra como deve ser a vida de um cristão. E, mais que tudo, mostra que Deus está sempre ao nosso lado, não importando a intensidade da dor que temos de vencer! Pensem nisso!
Uma denúncia de desvio de água, este feito nas comunidades de Lagoa Nova e Gado Bravo, foi trazida à Rádio 88 FM e, segundo informações, o ato criminoso tem prejudicado cerca de mais de mil pessoas, visto que outras comunidades fazem usufruto do mesmo meio de abastecimento para consumo humano, que é administrado e proporcionado pela associação. São elas: Lagoa Comprida, Charco, Santa Cruz, Papagaio, Lagoa da Pedra e Itapicuru dos Dourados, além das duas comunidades citadas anteriormente. Vale ressaltar que a nossa região e inúmeras outras regiões em todo o país enfrentam uma crítica estiagem e, consequentemente, a seca. Este desvio de água faz com que a mesma não chegue em quantidade suficiente para abastecer o reservatório, assim, o líquido é bombeado para as casas em volume extremamente reduzido, o que tem forçado os moradores a fazerem um crítico racionamento de água em diversos setores de moradias distribuídos nas comunidades. Também nos foi informado que medidas foram tomadas para solucionar o problema através de meios legais e, desta forma, os órgãos competentes foram acionados e farão investigações para chegarem aos desviadores. É importante salientar que o desvio de água é uma prática criminosa, prevista no Código Penal Brasileiro e passível de pena de prisão de 2 a 8 anos, além de aplicação de multa, por se caracterizar como furto qualificado.
Na última terça-feira (12), o adolescente Rafael Aguiar Lima, de 13 anos, visitou a sede da 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora. Grande admirador da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), ele teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos homens e mulheres que compõem a unidade. Rafael foi recepcionado pelo comandante da 46ª CIPM, Major Wagner Rocha. O encontro proporcionou momentos marcantes e os militares puderam compartilhar experiências e falar sobre a importância da missão de servir e proteger a sociedade. O comandante destacou a relevância do encontro para fortalecer o vínculo entre a comunidade e a polícia. “É sempre gratificante receber o carinho e o apoio da população, principalmente de jovens como Rafael, que demonstram um profundo respeito pela nossa instituição”, afirmou.
Talvez a graça da vida esteja nos encontros inesperados e nas decisões que abrem portas para universos até então desconhecidos. Em 2003, a professora Bruna Aparecida Souza Machado, de 37 anos, deixou a região de Livramento de Nossa Senhora, no interior da Bahia, rumo à capital. A razão da mudança é compartilhada por muitos outros baianos: a vontade de ingressar na universidade. Depois de 20 anos, é reconhecida pela sua trajetória em pesquisa e foi eleita para a Academia Brasileira de Ciências (ABC). Farmacêutica formada na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e pesquisadora por paixão, Bruna Machado não tinha ideia de que faria parte do grupo dos cientistas mais reconhecidos do país. A nomeação veio como uma surpresa. Daquelas que fazem o coração acelerar.
“Saber que vou ter essa voz representativa da Bahia é muito gratificante. Eu fico ainda mais orgulhosa porque meu nome foi indicado, eu não sabia da minha indicação”, diz. Bruna tomará posse em maio do ano que vem, em uma cerimônia que será realizada no Rio de Janeiro. A pesquisadora possui cerca de 140 artigos publicados em revistas científicas, além de 230 trabalhos em congressos, dez capítulos de livros escritos e quatro patentes concedidas. Atualmente, Bruna Machado é professora do Senai Cimatec, em Salvador, e pesquisadora do Instituto Senai de Inovação (ISI) em Sistemas Avançados de Saúde. O maior marco de sua carreira até agora aconteceu durante a pandemia da Covid-19. Ela atuou na implantação de um serviço de diagnóstico do Senai, no trabalho com respiradores, utilizados por pacientes com quadros graves, e na internalização da vacina de RNA no Brasil.
Tecnologia promissora que é estudada para criar vacinas de outras doenças, como zika, chikungunya e até câncer. As vacinas deste tipo são feitas com um modelo de RNA mensageiro do vírus. Durante os anos como professora, Bruna Machado formou mais de 140 alunos e viu a participação feminina crescer enquanto trilhava sua própria carreira. “Hoje eu formo outras pessoas e, por sorte, 70% delas são mulheres. Eu tenho muita felicidade de motivar outras mulheres na ciência”, afirma. A pesquisadora foi eleita como Membro Afiliado para uma das cadeiras de Ciências da Saúde da Academia Brasileira de Ciências. Este ano, as mulheres foram maioria (60%) entre os titulares eleitos. Bruna é filha dos comerciantes livramentenses Antônio Machado, conhecido popularmente como Tõezinho, e Celina, e com essa conquista traz imenso orgulho para a nossa cidade, sua terra natal.
A picanha brasileira foi eleita o melhor prato do mundo no ranking do guia Taste Atlas, divulgado na terça-feira (12). A carne recebeu 4,75 de 5 estrelas em avaliações de usuários do site e ficou à frente do roti canai, pão folhado da Malásia. Outras comidas brasileiras aparecem entre as 100 melhores: o vatapá ficou em 16º (nota 4,61), o escondidinho apareceu em 58º (nota 4,52) e o tutu de feijão ocupou o 93º lugar (nota 4,49). O ranking do Taste Atlas é feito com base em votos de usuários do site e de um mecanismo que busca diferenciar votos legítimos e inválidos por meio do comportamento do usuário na internet. Para a lista de melhores pratos, o guia se baseou em mais de 270 mil avaliações para quase 11 mil refeições. O site divulgou ainda o ranking das melhores cozinhas do mundo, com base na avaliação média dos 50 melhores pratos de cada país. A Itália ficou em 1º lugar devido a uma nota melhor dada à pizza. A cozinha brasileira ficou em 12º lugar.