OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Madrugada 88

Operador 88

De acordo com informações da Polícia Civil passadas á nossa redação, um caso de agressão feita por um homem a sua companheira, aconteceu no povoado do Alto Rosário, em Dom Basílio. A vítima está recebendo cuidados médicos no Hospital Municipal de Dom Basílio. Ainda de acordo com a Polícia, a vítima já teria sido agredido outras vezes, mas sempre retoma a convivência com o homem agressor.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 30.Ago.2019 // 00h00

  • Geral

Caesg apreende armas de fogos em matagal na zona rural

Na noite da última segunda-feira (26), em patrulhamento pela zona rural da cidade de Guanambi, a 205 km de Livramento,  a Caesg visualizou quatro homens entrando em um matagal, em atitude suspeita. De imediato, os policiais realizaram incursão no matagal, localizado, em meio ao mato, quatro espingardas tipo cartucheira, além de diversas munições. Os suspeitos não foram localizados, sendo que todo material encontrado foi apresentado na delegacia local para as providências cabíveis.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 30.Ago.2019 // 00h00

  • Geral

Polícia Civil deflagra operação jogo do bicho

A Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa, deflagrou no final da manhã da última quarta-feira (28), a "Operação Jogo do Bicho" que resultou na apreensão de objetos e na condução de cinco suspeitos para a Delegacia local, onde prestaram esclarecimentos. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em um imóvel no centro da cidade de Bom Jesus da Lapa. Os policiais recolheram objetos e aparelhos como, máquinas de cartão de crédito, livros de anotações contábeis, máquinas caça-níqueis e material gráfico para apostadores. Todo o material foi apresentado ao delegado de plantão.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 30.Ago.2019 // 00h00

  • Geral

Mulher acusada de estelionato é presa em Paramirim

Na manhã desta última quinta-feira (29), uma mulher foi presa e seu comparsa conseguiu fugir após tentarem aplicar golpes em clientes de uma agência bancária no centro de Paramirim. Segundo a Polícia, por volta das 07h da manhã, o casal entrou na agência e se aproximaram dos caixas eletrônicos onde clientes, na sua maioria aposentados, com o objetivo de trocar ou furtar os cartões das vítimas. Ainda segundo a PM, ao perceber a ação do casal, o gerente da agência se aproximou para questionar a ação. De acordo com o funcionário em depoimento a Polícia, o casal tentou sair correndo, sendo a mulher detida pelo segurança e o homem conseguindo fugir. Com a suspeita foram encontrados vários cartões, senhas e códigos de segurança. Já na Delegacia, a suposta estelionatária identificada como Judith Dias da Silva Mota, foi presa em flagrante. De acordo com informações da Polícia Civil, a mulher foi transferida para a Delegacia de Livramento de Nossa Senhora onde foi autuada pelo crime de estelionato. A PM orienta aos idosos que, não aceitem ajuda de estranhos na hora do saque em caixas eletrônicos.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 30.Ago.2019 // 00h00

  • Geral

Frutas e verduras estão mais caras em todo país

Os brasileiros que passaram pelas feiras livres que vendem frutas e verduras pelo Brasil afora,  nos primeiros oito meses de 2019 encontram preços mais salgados ao comprar frutas e verduras. Os itens representam 12 das 15 maiores altas de preços no período, segundo a inflação medida pelo IPCA-15, último índice divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A cebola, que saltou 69,59% entre janeiro e agosto, encabeça a relação e é seguida pelo mamão (53,05%), pimentão (48,13%), cenoura (45,82%), batata-inglesa (41,52%) e manga (39,82%). Também aparecem entre os vilões da inflação a banana-da-terra (36,97%), o repolho (36,55%), o morango (33,51%), o alho (25,85%), a mandioquinha (25,2%) e a abóbora (23,03%). Completam a relação dos 15 produtos que ficaram mais caros no ano açaí (18,38%) e os feijões mulatinho (38,73%) e carioca (32,11%). Ao analisar apenas a classe de tubérculos, raízes e legumes, os preços dos itens que compõem o grupo saltaram 23,72% no período. O percentual corresponde a uma alta real de 20,06% ante à variação de 2,51% acumulada pelo IPCA-15 nos oito primeiros meses de 2019. No mesmo período, hortaliças e verduras ficaram 10,33% mais caros.

O IBGE divulgou nesta última quarta-feira (28), as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2019. Estima-se que o Brasil tenha 210,1 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento populacional de 0,79% ao ano, apresentando queda do crescimento quando comparado ao período 2017/2018, conforme a Projeção da População 2018. No caso, de Livramento de Nossa Senhora, o instituto aponta que, ao todo, são 45.732 pessoas morando em Livramento. Já as nossas vizinhas, a exemplo de Rio de Contas, que possui 12.989, Dom Basílio com 12.199, Paramirim com 21.607 e Brumado com 67.195. Já a cidade pólo do Sudoeste, Vitória da Conquista, tem uma população estimada de 341.597 e a cidade de Barreira tem estimadamente 155.439.

 

  • Por Redação Jornal da 88

  • 29.Ago.2019 // 00h00

  • Geral

Homem é preso acusado de agredir a esposa na Chapada Diamantina

Por volta de 21h10 desta  última terça-feira (27), a guarnição de polícia de Cascavel, em Ibicoara, fazia ronda no Bairro Renascer, quando uma senhora acenou solicitando apoio. Segundo a solicitante, o seu esposo chegou em casa e a agrediu na presença dos filhos, um de 1 anos e outro de 3. Todos foram colocados para fora de casa. A vítima ainda denunciou já ter sido agredida outras vezes. A guarnição localizou o agressor, tendo sido detido, conduzido e apresentado na sede da delegacia territorial de Brumado, onde o fato foi registrado.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 29.Ago.2019 // 00h00

  • Geral

Calúnia com finalidade eleitoral será punida

O Congresso Nacional derrubou em sessão na noite dessa última quarta-feira (28), um veto presidencial e manteve na legislação a pena de dois a oito anos de prisão para quem divulgar ato que seja objeto de denunciação caluniosa com fim eleitoral. Entre os deputados, o veto foi rejeitado por 326 votos a 84. Entre os senadores, o placar foi de 48 votos a 6 contra o veto. Denunciação caluniosa é aquela com finalidade eleitoral e que motiva a instauração de processo ou investigação policial ou administrativa por se atribuir a alguém prática de crime do qual a pessoa é inocente. Quem divulgar esses atos passará a ser punido com pena de prisão. O crime de denunciação foi incluído no Código Eleitoral em um projeto de lei que já havia passado pela Câmara e foi aprovado no Senado em abril deste ano. Autor do projeto, o deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), afirmou na justificativa da matéria que esse crime "pode causar prejuízos concretos às pessoas, como impedir o acesso a um cargo público ou a um emprego, razão pela qual a pena deve ser proporcional à gravidade desse delito". Ao sancionar o projeto em junho, porém, o presidente Jair Bolsonaro vetou o trecho que aumentava a pena para quem divulgar ato de denunciação caluniosa. Ele justificou que o Código Eleitoral já prevê que é crime “caluniar alguém, na propaganda eleitoral, ou visando fins de propaganda, imputando-lhe falsamente fato definido como crime”, com pena de detenção de seis meses a dois anos. Além disso, argumentou que o aumento da pena para quem divulgar ato de denunciação caluniosa seria desproporcional.

 

  • Por Redação Jornal da 88

  • 29.Ago.2019 // 00h00

  • Geral

Governo suspende a prática de queimadas em todo o país por 60 dias

As queimadas estão proibidas em todo o país durante o período de 60 dias, a partir de hoje (29). O decreto determinando a suspensão da permissão do uso de fogo nesse processo está publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira. A medida não se aplica em casos como de controle fitossanitário, desde que seja autorizado pelo órgão ambiental competente; nas práticas de prevenção e combate a incêndios; e nas práticas de agricultura de subsistência das populações tradicionais e indígenas.

Operação Verde Brasil

A Operação Verde Brasil, que reuniu várias agências em torno do combate aos incêndios na Amazônia Legal, registrou diminuição nos focos de incêndio nos últimos dias.  Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro autorizou o uso das Forças Armadas no combate aos incêndios na região. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) vale para áreas de fronteira, terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental e outras áreas da Amazônia Legal. O efetivo empregado na Amazônia Legal, entre militares e brigadistas, é de 3.912 pessoas, além de 205 viaturas. O Brasil também recebeu ofertas de ajuda internacional. Dentre elas, o Chile ofereceu equipes especializadas e três aviões com capacidade de armazenar 3 mil litros de água e os Estados Unidos duas aeronaves para combate a incêndio.

Fumantes têm uma probabilidade 20% maior de desenvolver tuberculose (TB), de acordo com dados de um estudo desenvolvido no Centro de Pesquisa e Ensino da Fundação José Silveira. Fumar, segundo a pesquisa, contribui para o surgimento de uma média anual de 450 mil casos de tuberculose e um milhão de óbitos por ano. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que pacientes com antecedentes de tabagismo têm 2,1 vezes mais chance de fracasso no tratamento da tuberculose. Os dados foram utilizados pela Fundação para alertar durante esta semana, em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo, em 29 de agosto, para reafirmar a importância de alertar sobre os efeitos nocivos desse hábito.

 

A Bahia aumentou em 60.447 o número de habitantes em relação a 2018, e agora alcança 14.812.617 de habitantes em 2019, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União. De acordo com os dados, o país já conta com mais de 210 milhões de habitantes – 2 milhões a mais que ano passado. Três estados do Sudeste estão no topo da lista dos mais populosos. São Paulo lidera, com 45.919.049 de habitantes. Depois, vêm Minas Gerais, com 21.168.791 de habitantes; e Rio de Janeiro, com 17.264.943.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 28.Ago.2019 // 00h00

  • Geral

Uso de Internet no Brasil cresceu, aponta pesquisa

O número de brasileiros que usam a internet continua crescendo: subiu de 67% para 70% da população, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas. Esse dado é parte da nova edição da pesquisa TIC Domicílios, divulgada hoje (28), que afere dados sobre conexão à internet nas residências do país. A pesquisa, feita anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), é uma das principais no país. A pesquisa destaca ainda que nas regiões urbanas, a conexão é um pouco maior do que a média: 74% da população está ligada à internet. Pela primeira vez, metade da zona rural brasileira está conectada e 49% da população disse ter acesso à rede em 2018, acima dos 44% de 2017.  Também pela primeira vez, metade da camada mais pobre do Brasil está oficialmente na internet: 48% da população nas classes D e E, acima de 42% em 2017. Ao todo são 46,5 milhões de domicílios com acesso à internet, 67% do total, entre outros destaques.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 28.Ago.2019 // 00h00

  • Geral

Coelba informa desligamento programado pra Livramento amanhã

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quinta-feira (29), das 09h00 às 15h00 na zona rural de Livramento. Serão atingidos os seguintes locais, comunidade de Amola Faca, Fazenda Curtume, comunidade do Piçarrão, Rua 61 Quadra 51 e comunidade de Riacho Dantas. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 28.Ago.2019 // 00h00

  • Geral

Detran Bahia começa aplicar novas regras de emplacamento

Os motoristas que comprarem um carro usado não precisam mais trocar a placa cinza pela identificação veicular Mercosul, onde o novo modelo já está implantado, como é o caso da Bahia. Entrou em vigor nesta terça-feira (27), a resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) 780/2019, que estabelece novas regras para o emplacamento. A placa Mercosul deixa de ser obrigatória nos casos de transferência de propriedade do veículo. No entanto, continua exigida para os veículos zero quilômetro, para os transferidos de estado ou município, na mudança de categoria e placas cinzas danificadas ou furtadas. Também houve alteração na padronagem da placa Mercosul, que perdeu a pintura reflexiva e as ondas sinuosas, com a manutenção das quatro letras e três números, código bidimensional (QR-Code), marca d'água, bandeira do Brasil e emblema do bloco econômico. Mesmo com a mudança, as placas já instaladas não precisam ser trocadas. Com a resolução, os fabricantes da matéria-prima devem estar credenciados ao Denatran. Já a regulamentação dos estampadores ficou sob a responsabilidade dos Detrans. O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) informou, em nota, que participou das discussões no Denatran, que resultaram na flexibilização da legislação.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 27.Ago.2019 // 00h00

  • Geral

Caminhão roubado em cidade baiana é recuperado três horas depois

A Polícia Militar de Macaúbas, a 137 Km de Livramento, recuperou, na manhã desta última segunda-feira (26), um caminhão Scania, após três horas de ter sido roubado, na BA-242, no município de Oliveira dos Brejinhos, no Oeste do Estado, informou o site 97 News. Segundo a polícia, a unidade foi acionada depois de a vítima procurar um posto policial e informar o roubo. “Após relato do motorista, as equipes iniciaram as buscas e localizaram o veículo num matagal”, explicou a PM. Diligências foram iniciadas na tentativa de encontrar os criminosos e a vítima orientada a registrar a ocorrência na Delegacia da cidade.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2024 - Todos os direitos reservados.