
Marcos Oliver
Na noite de domingo (26), um homem de 30 anos foi executado com três tiros na região da nuca, costas e peito, na cidade de Ituaçu, na Chapada Diamantina. O crime aconteceu dentro de uma casa de prostituição. Vanilson Gomes Souza teria se envolvido em um desentendimento com o autor dos disparos por volta de 20h30. Populares acionaram a polícia militar para preservar a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Peritos realizaram o levantamento cadavérico e encaminharam o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. Segundo informações da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), o autor dos disparos já teria sido identificado, mas a motivação do crime ainda é desconhecida.
A Bahia é o único estado brasileiros com três municípios na lista das 50 cidades mais violentas do mundo. Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista aparecem no ranking da ONG Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal do México, especializada em estudos da violência, divulgado este mês. Rio Grande do Norte, com duas cidades, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoa e Piauí, cada um com um município, também aparecem listados.
As três cidades baianas elencadas na pesquisa desse ano, referente ao ano de 2022, também apareceram na edição do ano passado, que considera dados da violência de 2021. O levantamento é realizado há 15 anos.
Segundo o estudo da ONG mexicana, nove das dez cidades mais violentas em 2022 ficam no México. No Brasil, o primeiro município a aparecer no ranking é Mossoró, no Rio Grande Norte, que ocupa a 11ª posição. Em seguida aparece Salvador, no 19º lugar. Todas as cidades apontadas são do Nordeste ou do Norte do país, no caso de Manaus (AM), na 21ª posição.
Em Salvador, no último domingo (26), moradores de Ondina ficaram assustados com um tiroteio intenso na Avenida Oceânica. Um homem apontando como líder do tráfico nos bairros da Gamboa, Garcia e Narandiba foi morto em uma operação policial. No mesmo dia, uma criança de 2 anos foi baleada durante outra operação no bairro de Fazenda Grande do Retiro. Houve troca de tiros entre PMs e bandidos. Já em Pernambués, os tiroteios frequentes obrigaram escolas a suspenderem as aulas na semana passada.
Já quem mora no interior do estado afirma que a violência não é menor. Uma professora que vive em Feira de Santana, cidade apontada como a 22ª mais violenta em 2022, contou que já teve dois celulares roubados em um período de um ano. Ela teve medo de se identificar para a reportagem. “A primeira situação foi no final de 2021. Estava no ônibus quando eles [bandidos] chegaram e anunciaram o assalto. A outra foi quase na porta de casa, no ano passado. Dois homens em uma moto levaram o meu aparelho e de duas vizinhas que tinham saído para colocar o lixo para fora. Nos dois casos, eu ainda estava pagando o celular”, contou.
Em janeiro, o CORREIO mostrou a escalada da violência na Princesa do Sertão. Em cerca de 15 dias, 26 mortes violentas foram registradas no município. O número representa 76% das mortes em todo o mês de dezembro do ano passado, quando 34 aconteceram. Os dados são da Polícia Civil baiana.
Centros urbanos mais distantes da capital também estão sentindo a insegurança. Vitória da Conquista, no Sudeste da Bahia, ocupou a 26ª posição entre as 50 cidades mais violentas de 2022. Por lá, a população ainda comenta sobre o assassinato do enfermeiro André Chagas Leite, 26 anos, no mês passado. Ele foi morto a tiros durante um assalto. Dois suspeitos foram presos cerca de 10 dias depois.
A pesquisa da ONG mexicana analisou cidades com mais de 300 mil habitantes, usou dados oficiais e estimados de homicídios e populacionais para traçar uma taxa média de mortes, e descartou municípios que vivem conflitos de guerra. “O objetivo é chamar a atenção para a violência nas cidades, particularmente na América Latina”, diz o estudo.
Autoridades
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou, em nota, que desconhece a metodologia usada pela ONG, contestou a pesquisa e apresentou dados de redução da violência nas três cidades citadas. Confira o posicionamento na íntegra:
"A Secretaria da Segurança Pública desconhece a metodologia usada pela ONG e contesta a pesquisa que estipula um ranking, sem coletar os dados dos municípios de todos os continentes. Com relação às quatro cidades baianas citadas, Salvador apresentou redução de 12%, Feira de Santana teve diminuição de 13,1% e, em Vitória da Conquista, as mortes violentas recuaram 49,5%. A SSP ressalta ainda que as reduções refletem o empenho das polícias Militar, Civil e Técnica, além do investimento de R$ 1 bilhão, nos últimos quatro anos, em tecnologia e renovação dos efetivos."
A prefeitura de Salvador informou que tem realizado investimentos para auxiliar no reforço da segurança pública, “cujo dever constitucional não é da gestão municipal”. O texto destaca a modernização da iluminação pública, 100% em LED, e a valorização dos 1,3 mil guardas municipais que atuam na prevenção da violência.
“A Prefeitura ressalta que mantém parceria com as polícias em algumas ações, a exemplo dos grandes eventos, como Carnaval e Réveillon, e operações (como a Sílere, de combate à poluição sonora). A Prefeitura reforça que seguirá trabalhando para auxiliar o trabalho da segurança pública e promover a proteção das pessoas”, conclui a nota.
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), acredita que a geografia da cidade favorece a ação de traficantes, afirmou que facções do Rio de Janeiro estão atuando também em Feira e cobrou ações mais efetivas.
“Entendo que o governo do estado precisa fazer uma ação mais específica e diferenciada em Feira de Santana, porque ao contrário de Salvador, que é um destino final, Feira é um local de passagem. O tráfico passa pela cidade, e esse aumento da violência nos preocupa. Esse ano já registramos 67 homicídios, em dois meses”, explicou.
Uma das preocupações do gestor é com a Micareta, carnaval fora de época marcado para acontecer entre 20 e 23 de abril. “Temos mais de 300 câmeras, um centro de operação onde atuamos de forma integrada com as polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e com outras instâncias. Construímos unidades para as polícias e temos a Guarda Municipal, fazemos tudo o que é possível dentro dos limites do Município”, afirmou.
A prefeitura de Vitória da Conquista foi procurada, mas não se manifestou.
Nova política
Para a antropóloga e pesquisadora na Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, Belle Damasceno, o estudo internacional apenas traduziu em dados o que a população sente no dia a dia, e frisou que essa não é uma questão somente de polícia.
“Temos um modelo de segurança pública que é pensado apartado de políticas públicas de direito humanos indispensáveis a não violência, como cultura, educação, saúde e segurança alimentar. A conjuntura econômica também é fundamental para esse cenário. São questões que não podem ser dissociadas, porque estão relacionadas”, explicou.
A pesquisadora afirmou que existe também questões raciais atreladas a esse debate. “Uma pesquisa mostrou que a quantidade de entorpecentes apreendidos na Pituba era maior que no Nordeste de Amaralina, mas foi no Nordeste onde houve a maior quantidade de conflitos, porque existe um processo de estigma que naturaliza a violência nesses espaços, por isso, dizemos que não são bairros violentos, são bairros violentados”, disse.
Ela explicou que é preciso uma política de segurança que preserve a vida. “Com o objetivo de impedir a circulação de entorpecentes, matam-se pessoas. E isso é visto como natural. Uma operação que termina em chacina não é uma operação de sucesso”, afirmou.
O historiador Dudu Ribeiro integra a Rede de Observatórios da Segurança e explicou que o ranking não surpreende os pesquisadores, porque corrobora com estudos feitos nessa área. Ele citou a reorganização e migração de organizações criminosas e os confrontos policiais como determinantes para o aumento da violência, e também acredita que esse não é um problema apenas de polícia.
“Existe uma lógica de produção de segurança a partir da atuação da polícia de forma violenta e da ocupação de territórios negros. É preciso pensar a segurança pública para além da atuação das polícias, como parte do direito fundamental de cada cidadão e cidadã, e ampliar o acesso a direitos aliado a uma reforma do modelo de segurança pública”, afirmou.
Confira a posição das cidades brasileiras no ranking:
11ª Mossoró (RN)
19ª Salvador (BA)
21ª Manaus (AM)
22ª Feira de Santana (BA)
26ª Vitória da Conquista (BA)
28ª Natal (RN)
31ª Fortaleza (CE)
35ª Recife (PE)
36ª Maceió (AL)
40ª Teresina (PI)
O argentino Lionel Messi foi coroado pela Fifa, nesta segunda-feira (27/2), como o melhor jogador do mundo na temporada 2021/22). Em cerimônia realizada em Paris, na França, o astro faturou o troféu The Best e desbancou os craques franceses Kylian Mbappé e Karim Benzema.
"Gostaria de dizer que é uma honra estar aqui novamente, entre os três melhores jogadores do mundo. Agradeço muito, Mbappé e Benzema jogaram demais. Gostaria de agradecer a todos os meus colegas, representamos toda a nossa seleção. Reconhecemos o trabalho de grupo. Foi uma loucura para mim, finalmente realizei o meu sonho. É a coisa mais linda que acontece na minha vida", discursou Messi.
Essa é a segunda vez que Lionel Messi leva para casa o troféu de melhor jogador do planeta pela Fifa. A primeira foi em 2019, quando ainda atuava pelo Barcelona. À época, superou a concorrência do zagueiro holandês Van Dijk e de Cristiano Ronaldo.
Em 2021/22, Messi brindou a Argentina com os títulos da Copa do Mundo do Catar, a Finalíssima sobre a Itália e levou o Campeonato Francês pelo Paris Saint-Germain. Além dos canecos levantados, em 74 jogos, a Pulga marcou 45 gols, deu 34 assistências.
Messi agora iguala Cristiano Ronaldo (2016 e 2017) e Robert Lewandowski (2020 e 2021) como o maior vencedor do Fifa The Best. O argentino deixa para trás o croata Luka Modric, eleito o melhor boleiro do planeta em 2018.
A reoneração da gasolina e do etanol a partir de março está assegurada, confirmou há pouco a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda. Segundo a pasta, o formato do aumento das alíquotas está sendo discutido entre o secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, e a diretoria da Petrobras, no Rio de Janeiro, mas já está certo que a arrecadação será recomposta em R$ 28,88 bilhões neste ano, conforme anunciado pelo ministro Fernando Haddad, em janeiro.
A assessoria de imprensa informou que a alíquota da gasolina subirá mais que a do etanol, alinhada com o princípio de onerar mais os combustíveis fósseis. Segundo a pasta, a reoneração terá caráter social, para “penalizar menos o consumidor”, e econômico, para preservar a arrecadação. O formato da reoneração e os valores ainda estão sendo definidos entre Galípolo e Jean-Paul Prates. De acordo com a assessoria, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, poderá conceder uma entrevista coletiva para explicar o aumento das alíquotas assim que sair a decisão.
No ano passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro zerou as alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) para a gasolina, o etanol, o diesel, o biodiesel, o gás natural e o gás de cozinha. Em 1º de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Medida Provisória 1.157, que previa a reoneração da gasolina e do etanol a partir de 1º de março e a dos demais combustíveis em 1º de janeiro de 2024.
Antes da desoneração, o PIS/Cofins era cobrado da seguinte forma: R$ 0,792 por litro da gasolina A (sem mistura de etanol) e de R$ 0,242 por litro do etanol. Entre as possibilidades discutidas por Galípolo e a Petrobras, estão a absorção de parte do aumento das alíquotas pela Petrobras, porque a gasolina está acima da cotação internacional, e a redistribuição de parte das alíquotas originais da gasolina para o etanol.
Caso ocorra essa redistribuição, a gasolina poderia pagar, por exemplo, R$ 0,70 de PIS/Cofins por litro; e o etanol, R$ 0,33.
O repasse efetivo do aumento das alíquotas aos consumidores dependerá das distribuidoras e dos postos de combustíveis. No início do ano, ao anunciar o pacote com medidas para melhorar as contas públicas, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a recomposição dos tributos renderá R$ 28,88 bilhões ao caixa do governo em 2023.
Só em janeiro, segundo cálculos da Receita Federal divulgados na semana passada, o governo deixou de arrecadar R$ 3,75 bilhões com a prorrogação da alíquota zero.
Gestor do Núcleo de Precatórios do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o juiz Sadraque Oliveira Rios fez, durante o Jornal da Bahia no Ar de segunda-feira (27), um alerta àquelas pessoas que estão na expectativa de receber algum valor referente a precatórios. Em entrevista a José Eduardo, na Rádio Metropole, o juiz relatou casos de golpes envolvendo o pagamento e explicou que o Judiciário nunca entra em contato diretamente com o credor.
“Por envolver dinheiro, sabemos que existe prática de muitos ilícitos. Em regra, aqui na Bahia, os precatórios caminham em segredo de justiça, isso já protege o credor para que informações relacionadas ao seu crédito não fiquem disponíveis. Entretanto, existem pessoas que conseguem, de forma criminosa, ter acesso a informações e aí começam a desenvolver toda uma teia de contato indevidos e enganosos”, explicou o juiz.
De acordo com ele, os criminosos costumam entrar em contato por telefone, por aplicativos de mensagem instantânea ou até mesmo por meio das redes sociais. “E nisso eles estão cada vez mais criativos, se passando por um advogado, pelo próprio Tribunal de Justiça ou até por servidores do setor de precatórios. E criam todo um cenário que faz com que o credor, principalmente pessoas mais idosas, acredite que se trata de uma comunicação autêntica”, contou.
O juiz alerta que não o poder Judiciário não irá entrar em contato direto com o beneficiário. Toda a comunicação é oficial e feita por meio do advogado. Em caso de algum contato suspeito e de tentativa de golpe, a orientação é que o credor busque uma autoridade policial e busque seu advogado ou até o setor de precatório para obter informações verídicas.
As 81 câmeras de reconhecimento facial da Secretaria de Segurança Pública (SSP) instaladas em locais próximos ao acesso aos circuitos de carnaval, em Salvador, flagraram e levaram à prisão 77 pessoas ao longo dos sete dias de folia na capital baiana.
Através da tecnologia, é possível que o Sistema de Reconhecimento Facial da SSP analise cerca de 30 rostos simultaneamente e, num curto intervalo de tempo, identifique se algum deles se trata de um foragido da polícia.
Os policiais comandam o sistema por uma sala e recebem um alerta de identificação quando a semelhança entre o foragido e a pessoa identificada é superior a 90%.
Ao todo, o sistema já auxiliou nas prisões de 716 criminosos com mandados de prisão.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 27.02.2023
Nossa saúde O estado da saúde pública em Livramento é grave, e não é levado a sério! Temos de ficar repetindo! Mas não podemos deixar de falar! Grave, primeiro, porque o atendimento médico é ruim. Depois, a falta de vigilância sanitária, de prevenção e de saneamento básico! Esgotos correm a céu aberto, nutrindo mosquitos e outros vetores e transmissores de doenças (dengue, chikungunya, zika vírus). Sem falar na covid-19 e nas zoonoses, como raiva canina, leishmaniose e leptospirose. Com a negligência da gestão, criminosos matam cães e gatos, por conta própria, e precisam ser denunciados! O gestor municipal até hoje ignora uma recomendação do Ministério Público, feita em 2017, para assistência veterinária, incluindo campanha de castração e vacinação.
Donos de bichos também não cumprem suas responsabilidades. O atendimento médico público às pessoas é precário! A UPA, que deveria ser um pronto socorro, virou ambulatório de 3ª categoria. Falta o adequado suporte farmacológico, faltam equipamentos e profissionais especializados em urgência e emergência! Na maioria, os médicos que atendem são recém-formados! Chegam a Livramento e logo são empregados lá. No local, há até infestação de carrapatos, levados por animais de rua, há goteiras e outras deteriorações físicas! Não só a Saúde, mas também a Educação do município está sendo administrada de forma negligente e irresponsável.
O gestor municipal até hoje ignora recomendação do Ministério Público, de 2017, para assistência veterinária, incluindo campanha de castração e vacinação. Donos de bichos também não cumprem suas responsabilidades. O atendimento médico público é precário! A UPA, que deveria ser um pronto socorro, virou ambulatório de 3ª categoria. Falta o adequado suporte farmacológico, equipamentos e não tem profissionais especializados em urgência e emergência! Na sua maioria, os médicos atendentes são recém-formados! Chegam a Livramento e logo são empregados lá. Não só a Saúde, mas também a Educação do município está sendo administrada de forma negligente e irresponsável.
Permuta marota Alegando que vai alargar uma transversal, totalmente irrelevante para o tráfego (inicio da av. José Maria Tanajura) entre as avenidas Dr. Nelson Leal e Presidente Vargas, no centro, o prefeito de Livramento obteve aval legislativo para trocar a Cantina do Gari por uma área particular. No velho estilo vacas de presépio, como dizia o então vereador João de Ogum, o Projeto de Lei foi aprovado, na Câmara, dia 24, com 9 sim da situação e 3 não da oposição. Pareceu um negócio de amigos, entre o prefeito Ricardo Ribeiro e seu correligionário Flávio Roberto Porto Viana. Recebemos cópia de uma denúncia feita ao Ministério Público, para investigar a transação, com evidências de lesão ao patrimônio público municipal. Um dos questionamentos da denúncia, feita por Roberto Lucas Spínola, é por que a área não foi desapropriada, há mais tempo, inclusive quando foi posta à venda, antes de ser adquirida por Flávio Viana.
Nome de escola Na mesma sessão da última sexta-feira, a Câmara de Livramento aprovou o nome da Escola Municipal Florisvaldo da Silva Ribeiro, no bairro Taquari. Florisvaldo, natural do município de Rio Contas, mais conhecido como Fizim, é avô paterno do prefeito. Destacado comerciante, foi pioneiro no ramo de supermercado no município. Os vereadores da oposição, no entanto, criticaram que o homenageado nada tem a ver com a área da Educação, assim com foi com o avô materno do prefeito, Joaquim Gonçalves Assunção, cujo nome foi dado, em sua homenagem, a uma escola no bairro Barriguda. Alegam os parlamentares que preferencialmente as escolas deveriam ser nomeadas em homenagem a pessoas que se destacaram na Educação do município.
Asfalto explicado Finalmente, alguém explica o asfalto malfeito em avenidas de Livramento, sem a espessura de 6 cm prevista no projeto. Foi o vereador Paulo Lessa Filho, da bancada da situação, rebatendo críticas do colega Josemar Miranda. Disse, estranhamente, o parlamentar:
“É um asfalto CBUQ [concreto betuminoso usinado a quente], ele é jogado no solo a 200 graus. Então, se você fizer de vez os 6 cm, fica uma borra, passa um caminhão pesado, fica igual um borrachão. Então, todo dia tem de tá jogando 1 cm. Tem dia que ele joga 2 cm, quando vai ver caiu 1 cm. E cê pode olhar, é uma empresa que ganhou a licitação na Seinfra, cê acha que a Seinfra iria deixar a empresa fazer uma obra sem fiscalização, logo do governo estadual? Eu acho que não tem lógica. E que essa discussão mais nesta casa não cabe. Acho que tem de buscar o projeto e realmente estudar”.
Observe que ele manda Josemar estudar o projeto. Falta, agora, o jovem edil, com espírito de engenheiro, explicar por que o detergente usado para lavar as calçadas das casas derrete o betume, segundo informou a prefeitura!
Para refletir Pede reflexão o tema da CF-2023-CNBB (Campanha da Fraternidade), a qual cita que há 33 milhões de brasileiros afetados pela fome. O número é visto com conotação política e não seria verdadeiro. Dados do Banco Mundial apontam alto perto de 5 milhões de pessoas. Temos de refletir, para não cairmos em enganações, sejam profanas ou religiosas, misturando nossa já sofrida realidade com perversas visões ideológicas. Graças a Deus, temos Jesus na causa, para nos socorrer, como mostra o próprio tema da Campanha! Cristo é categórico ao dizer que ninguém seria mandado embora por falta de comida. Aos que lhe pediram para dispersar a multidão que o seguia, para ir procurar comida, Jesus deu uma resposta pedagógica: “Dê-lhes, vós mesmos, de comer”. Usou a competência da sua missão, do seu compromisso, para multiplicar o pouco que havia, cinco pães e dois peixes! Ordenou que fossem distribuídos! Todos comeram, fartamente! E sobraram 12 cestos cheios. Sejam os 33 milhões de famintos da CNBB, os 120 milhões da ministra Marina Silva, ou 5 milhões do Banco Mundial! O que vão fazer os pomposos religiosos, e os mentirosos governantes? O que cada de um nós fará? Jesus responde: “Dê-lhes, você mesmo, o de comer”. Pensem nisso!
A temperatura começa cair hoje (24) em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, e traz esperança de chuvas. Segundo o site Climatempo e também o Canal Rural, as previsões têm indicado chuvas nos próximos dias que podem inclusive seguir por cerca de treze dias no mês de março. Hoje o tempo segue com sol encoberto por muitas nuvens e com pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura mínima é de 19º e máxima de 29º. As previsões indicam para hoje 2mm de chuva, e os milímetros devem seguir baixos até o dia 13 de março. Inclusive com essas chuvas do final de fevereiro e início de março, irão ajudar a barragem Luiz Vieira seguir sangrando. A barragem que sangrou pela segunda vez no ano passado, no final de dezembro, segue hoje com sangria de 4 cm de lâmina. Quando ela sangrou em janeiro do ano passado, ficou por cerca de quatro meses sangrando, fato que os moradores esperam pra que ocorra mais uma vez.
Está havendo muitos casos de dengue em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, ainda não se tem números exatos, mas segundo a Secretaria de Saúde, está tendo um surto, com números mais altos no bairro Estocada. Nossa redação solicitou da Secretaria mais informações, mas segundo a pasta o sistema se encontra fora, sem possibilidade de contabilização dos casos. Segundo informações que chegam na redação do Jornal da 88, há pessoas com dengue em locais como Benito Gama, Taquari, Piçarrão, mas com destaque está o bairro Estocada.
É válido lembrar alguns pontos, que todos os moradores precisam seguir, para que o mosquito seja combatido:
* Faça limpeza em seu quintal, veja se tem vasilhames, pneus, ou qualquer coisa que seja possível ficar água acumulada;
* Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;
* Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;
* Não jogue lixo em terrenos baldios;
* Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo;
* Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;
* Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
* Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;
* Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;
* Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana;
* Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana;
Pedimos também a conscientização dos donos de terrenos, posses, para que se faça a limpeza necessária. São muitos os relatos que chegam em nossa redação, de inúmeras posses cheias de matos, lixos, e se a gente não mobilizar o município, esse surto de dengue pode piorar.
Por outro lado, não podemos deixar de pedir também ao município de Livramento. No Código de postura, capítulo 3, artigo 229, diz que “os proprietários ou inquilinos são obrigados a conservar em perfeito asseio os quintais,pátios, terrenos e casas.” Cita inclusive que “não é permitido a existência de mato alto, pantanoso ou servindo de depósito de lixo nos limites da cidade, vilas e povoados” e que os infratores podem ser notificados, tendo 5 a 10 dias para fazer algo, corrigir a situação, ou seja fazer a limpeza, se não serão multados em 20% de um salário mínimo, pelo salário hoje vigente, são cerca de R$ 260,40. Algo precisa ser feito com urgência com relação a essa situação.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 24.02.2023
Alerta da Saúde A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) está alertando para o perigo, neste momento, das arboviroses (dengue, chikungunya, zika vírus). Livramento está na zona de risco, que vem do norte de Minas Gerais. A Sesab diz que há expressiva ocorrência de casos e pede a intensificação do controle, nos municípios. Uma das ações recomendadas é a borrificação com o inseticida que mata o mosquito transmissor (aedes aegypti). Em Livramento, a situação é endêmica, ou seja, existe risco permanente de contaminação e requer adoção de medidas sanitárias urgentes!
A fraternidade A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou, na 4ª feira de cinzas, a Campanha da Fraternidade-2023, que dura o tempo da quaresma, com o tema Fraternidade e Fome e o lema Dai-lhes vós mesmos de comer, referindo-se ao evangelho de Mateus, sobre a multiplicação dos pães e peixes. Os discípulos sugerem a Jesus que mande a multidão embora, para procurar comida, mas Jesus responde: Eles não precisam ir. Deem-lhes vocês algo para comer. E disseram: Só há cinco pães e dois peixes. Na sequência, deu-se o milagre. O texto-base completo da Campanha está disponível na Internet.
Limpeza urbana O prefeito de Livramento emperrou a contratação dos serviços de limpeza urbana. Desde 30 de janeiro, saiu o resultado do pregão, mas falta o contrato. A vencedora foi Cardoso Empreendimentos Ltda., da cidade de Ibiassucê-Ba, com a surpreendente proposta de R$2,2 milhões, menos de metade da estimativa feita pela própria prefeitura (R$5,3 milhões), derrotando a atual Lig Lixo! Mas está havendo uma demora cheia de suspeitas na contratação. Enquanto isso, o mato e os entulhos crescem na cidade!
Arrocho salarial O salário dos servidores públicos do Estado da Bahia vale hoje menos da metade do que valia em 2015. A defasagem é de 53% (inflação), segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística dos Estudos Socioeconômicos). Os servidores empobreceram muito, afetando seriamente a previdência (Funprev) e o plano de saúde (Planserv) deles, mantidos com contribuições calculadas com base no valor dos salários. Ao invés de atualizar os salários o governo aumentou o percentual dessa contribuição, por exemplo, para o Funprev (14%) e faz mudanças operacionais no Planserv.
Sem adiantamento O servidor municipal de Livramento que esperou pela desejada picanha e a cervejinha, no carnaval, ficou frustrado. O prefeito não adiantou o pagamento e ainda não pagou o salário de fevereiro. Afinal, carnaval não é Natal! Sobre o reajuste para quem ganha acima do piso, a prefeitura já definiu que será 5,79%, e diz que, de 400 docentes, só 63 dependem do piso. Será que os sindicatos locais vão peitar o prefeito? A média salarial do magistério, em Livramento, está acima do piso nacional e é mais do dobro dos servidores comuns.
Para refletir Ainda sobre o carnaval! A festa teria surgido do costume cristão, ainda na Idade Média, de se despedir dos prazeres da vida, entre eles, comer carne, antes de começar a quaresma. Depois, passou a ser considerado festa pagã, até virar um ambiente de manifestações culturais e musicais, atualmente muito lucrativo para alguns. Por fim, abriu-se para a liberdade total, para não dizer libertinagem. Em grau tal que se leva a compará-lo com os tempos das cidades bíblicas de Sodoma e Gomorra, no Oriente Médio, que Deus teria mandado destruir, acusadas de aberrantes práticas pecaminosas. O livro Gênesis da Bíblia diz que anjos passaram a ordem de Deus para Abraão e este teria intercedido em favor dos justos daquele lugar.
Mas até os anjos enviados em missão ao local foram ameaçados de abusos sexuais, pelos habitantes. Deus só poupou Ló, o único justo achado na cidade. Ele e sua família foram retirados de lá, com a ordem de saírem sem olhar para trás. Mas Ayla, a esposa de Ló, não resistiu à curiosidade, desobedeceu à ordem e virou uma estátua de sal. Sodoma e toda a região foram destruídas. A conversa com Deus, hoje, é diferente, mas o nosso desafio continua sendo buscar e conseguir a plena evolução espiritual! E sempre haverá sodomas e gomorras a serem vencidas! Portanto, fiquem atentos e sempre tenham bom animus! Pensem nisso!
A Polícia Rodoviária Estadual divulgou o balanço da operação carnaval 2023. Segundo a PRE, em 2022, foram 7 acidentes, esse ano subiu para 10, no outro ano não houve mortes, esse ano de 2023 foram registradas 3 mortes, também no ano passado foram apenas 2 feridos, esse ano foram 4 feridos e com necessidade de encaminhamento para hospitais. A região com maiores registros de incidentes, foram de Vitória da Conquista a Itambé com 4 acidentes e de Livramento de Nossa Senhora a Rio de Contas, com 3 acidentes. Sobre as abordagens, a PRE informou que 1183 veículos foram abordados, totalizando cerca de 1403 pessoas, sendo 248 veículos autuados por excesso de velocidade, ultrapassagem proibida, testes de alcoolemia e outros por condições do veículo. Pelo menos 2 pessoas foram presas, ambas por conta de roubo. 01 pessoa conduzindo uma moto roubada e outra conduzindo um carro roubado.
Um ônibus da Novo Horizonte acabou perdendo os freios, na Serra das Almas, entre Livramento e Rio de Contas, Bahia, na manhã de hoje (24) por volta das 08h50. Segundo informações da Polícia Militar, o veículo faz linha Boninal a São Paulo, e transportava 20 passageiros quando nas imediações da Serra das Almas o ônibus perdeu os freios, vindo a atingir algumas árvores e parado fora da pista. Apesar das circunstâncias do acidente e do susto, felizmente ninguém se feriu. O Samu 192 chegou a ser acionado, e segundo a coordenação do serviço, os atendimentos foram feitos todos no local mesmo do acidente, sem necessidade de transferência para unidade de saúde, já que não houve feridos.
O carro do Conselho Tutelar de Rio de Contas, foi flagrado em desvio de função na última semana. O veículo foi visto descarregando tintas e outros materiais na porta de um clube em Rio de Contas, onde ocorreria uma festa de carnaval particular. As informações são do Programa Em Pauta da jornalista Marlúccia Araújo. A conselheira tutelar Simone Teixeira afirmou que não tinha conhecimento do uso indevido do automóvel e que a chave do veículo ficou sob os cuidados da prefeitura. Segundo ela, o carro foi utilizado pelos conselheiros para afixar cartazes nos locais que vendem bebidas alcoólicas no circuito da festa. O coordenador do Conselho Tutelar no município, Gilson Nunes, garantiu que irá reunir o colegiado para averiguar a situação e aplicar as medidas pertinentes.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou na manhã desta quinta-feira (23) que as características e sintomas avaliados no caso vaca louca no município de Marabá (PA), indicam a possibilidade de uma forma atípica da doença, ou seja, que surge de forma espontânea no animal.
Casos atípicos da doença não trazem riscos de disseminação no rebanho ou de transmissão ao ser humano. “É muito provável que seja atípico. Um caso normal, comum, pertinente ao envelhecimento das criaturas”, disse. A afirmação foi feita em entrevista à Rádio CBN.
A outra forma de o animal se contaminar é por meio de rações feitas com proteína animal contaminada, como por exemplo, farinha de carne e ossos de outras espécies. No Brasil, é proibido o uso deste tipo de ingrediente na fabricação de ração para bovinos.
Contudo, a confirmação do tipo da doença ainda depende do resultado de exames, que vão ser realizados em um laboratório de referência da instituição em Alberta, no Canadá.
As exportações de carne bovina para a China estão suspensas partir desta quinta-feira (23). “Quando o mercado suspende suas exportações cria um certo temor e isso balança um pouco o mercado da carne negativamente. Mas nosso trabalho é agir com rapidez e transparência para que mais rápido possível retornarmos à normalidade”, explicou Fávaro.
Em 2021, o Brasil deixou de exportar a carne para a China por mais de 100 dias. Na época, o governo havia comunicado dois casos atípicos da doença registrados em Mato Grosso e Minas Gerais.
No ano passado, a receita das exportações de carne bovina registrou alta de 42% em relação a 2021, de acordo com a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
O que aconteceu:
O caso de vaca louca foi confirmado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) em um animal de 9 anos em uma pequena propriedade de Marabá (PA).
O animal foi abatido, incinerado e a propriedade isolada. O governo informou que o protocolo sanitário foi tomado após a confirmação.
A Organização Mundial de Saúde Animal (OMAS) foi comunicada sobre o caso e as amostras para exame de tipificação foram enviadas para o laboratório referência da instituição no Canadá.
O Brasil possui status sanitário de risco insignificante para a doença, desde 2013, na Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Suspensão da exportação para China
Segundo Fávaro, a China foi oficialmente comunicada sobre o caso. “É uma iniciativa protocolar de suspender todos os certificados de exportações para que nós possamos dar as informações necessárias para que o mais rápido possível possamos reabrir os mercados internacionais, em especial o da China que é nosso maior comprador".
O ministro explicou que a suspensão faz parte dos acordos bilaterais de comércio entre os países. “É o único país que tem essa exigência protocolar. Pode ser que outros países que o Brasil comercializa carne bovina suspendam as compras”.
Além disso, o ministro afirmou que a definição da tipificação do Encefalopatia Espongiforme Bovina depende da análise do material que foi encaminhado para um laboratório da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), considerado referência no caso, que fica no Canadá.
“Com essa tipificação nós vamos começar a fornecer as informações que já está sendo feita para os compradores, onde era criado esse animal, que modelo de criação, o que comia, se teve animais do mesmo rebanho abatidos em frigoríficos. Esse tipo de informação para esclarecimentos, para tirar dúvida do mercado consumidor e depois na sequência o mercado será reaberto”, disse.
Exames
Ainda de acordo com o ministro, as amostras para exames devem levar até dois dias para chegar até o Canadá. “Nós já estamos em contato com o laboratório diante da urgência do caso. Nós vamos aguardar dois ou três dias para o resultado da análise”.
Fávaro adiantou que por conta das características do caso, experiência do sistema de vigilância e forma de criação do animal, o caso investigado seja tipificado como atípico e busca agilidade nos processos para minimizar possíveis impactos.
Em 20 anos de monitoramento da doença, o país nunca identificou a forma mais tradicional, que é quando o animal é contaminado por causa de sua alimentação, diz Vanessa Felipe de Souza Médica-Veterinária, Virologista, Pesquisadora da Embrapa Gado de Corte.
Na cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, Bahia, agricultores colheram a terceira safra de azeitona da história local. O assunto foi destaque do Bahia Rural, programa da Rede Globo. Em apenas uma fazenda da região, foram colhidos cerca de 500 kg azeitonas em um único dia. A reportagem mostrou que na olivicultura a colheita precisa ser ágil e eficiente. O cultivo de oliveiras teve início há mais de 15 anos na Chapada Diamantina através de um plantio experimental. Somente cerca de 11 anos depois, as oliveiras começaram a dar frutos. A ideia partiu de um empresário francês, que sempre foi apaixonado pelo Brasil. De 2018 para cá, a produção e o sistema de cultivo vêm sendo ajustados às condições da região e a Chapada Diamantina tem ganhado destaque na agricultura nacional.