OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Show da Noite

Marcos Oliver

Um homem de 32 anos foi preso em Brumado, após ser acusado de  esfaquear o atual namorado da sua  ex-companheira. De acordo com a   Polícia Militar (PM), o homem foi detido com  uma faca que, supostamente, teria sido utilizada no crime. De acordo com  a guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o homem confessou que não aceitava o novo relacionamento da ex-companheira. Conforme divulgou o site Achei Sudoeste, o homem foi detido em  flagrante por tentativa de homicídio. A vítima relatou que está separada do agressor há quatro anos. “Sem eu esperar ele entrou na minha casa e furou o meu namorado e, em seguida, partiu pra cima de mim e me atingiu na cabeça”, revelou. O atual namorado da mulher levou cerca de 30 pontos no rosto por conta dos golpes de faca. As duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Professor Magalhães Neto e liberadas.

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, dos mais de 2,7 milhões de candidatos que compareceram à prova, 28 tiraram a nota máxima na redação. O balanço foi divulgado na segunda-feira (29) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a avaliação.

Na edição de 2019, foram 53 notas mil na dissertação; na de 2018, 55.

A queda no número de estudantes com desempenho máximo pode ter relação com a altíssima taxa de abstenção: na edição impressa do Enem 2020, aplicada durante a pandemia, mais da metade dos inscritos faltou. 

Nota zero na redação

Segundo o Inep, a nota média na redação foi de 588,74 pontos - o índice vai de 0 a 1.000.

Do total de candidatos que prestaram o exame, 87.567 (3,22%) tiraram zero na dissertação.

Veja abaixo as principais razões:

- fuga ao tema - 0,93%

- cópia do texto motivador - 0,46%

- texto insuficiente - 0,19%

- não atendimento ao tipo textual - 0,17%

- parte desconectada - 0,17%

- redações em branco - 1,12%

- outros motivos - 0,17%

A porcentagem é inferior à registrada na edição anterior do exame, quando 4% zeraram na redação.

Temas da redação

Foram três versões do Enem 2020. Os temas foram os seguintes:

- Enem impresso (1ª aplicação): “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”

- Enem impresso (reaplicação e PPL): "A falta de empatia nas relações sociais no Brasil"

- Enem digital: "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil"

Desempenho nas demais áreas da prova

Por causa do sistema de correção usado no Enem, chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI), as notas das provas de ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens não vão de 0 a mil (entenda aqui como funciona o método).

A cada ano, o Inep divulga o desempenho médio dos candidatos, a nota mínima e a nota máxima em cada uma das áreas de conhecimento avaliadas no exame.

Em todas as provas, exceto na de matemática, os alunos tiveram uma performance melhor do que na edição anterior.

Linguagens

Nota média: 523,98

Nota mínima: 288,7

Nota máxima: 801,1

Comparação com Enem 2019: nota média subiu 3,08 pontos

Ciências humanas

Nota média: 511,64

Nota mínima: 313,7

Nota máxima: 862,6

Comparação com Enem 2019: nota média subiu 3,64 pontos

Ciências da natureza

Nota média: 490,39

Nota mínima: 323,8

Nota máxima: 854,8

Comparação com Enem 2019: nota média subiu 12,59

Matemática

Nota média: 520,73

Nota mínima: 327,1

Nota máxima: 975,0

Comparação com Enem 2019: nota média caiu 2,37 pontos

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 29.Mar.2021 // 00h00

  • Geral

Polícia Militar de Livramento recebe nova viatura

Na última sexta-feira (26) foram entregues 18 novas viaturas para unidades policiais da região, a fim de melhor equipar policiais, servir e proteger a sociedade do sudoeste baiano. Fez parte do ato de entrega o Comandante do CPRSO - Cel PM Ivanildo da Silva, Representantes das Unidades Contempladas e do Departamento de Apoio Logístico da PMBA. A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar recebeu nova viatura. E no dia seguinte, no sábado dia 27, essa nova viatura da Polícia Militar de Livramento acabou se envolvendo em um acidente de trânsito. A guarnição recebeu um chamado da Central de Operações para averiguar  um possível acidente de trânsito, no qual uma carreta teria tombado as margens da BA-152.  Ao retornar, após constatar a veracidade dos fatos a Guarnição se deparou com animais na pista (cavalos) e veio a colidir com um dos mesmos, causando danos  no capô e no quebra-mato do veículo. Os ocupantes da viatura não sofreram ferimentos. A Guarnição da Cidade de Dom Basílio compareceu ao local para registrar a ocorrência que posteriormente também será registrada na delegacia de Polícia Civil. 

 

Um policial em possível surto no Farol da Barra, em Salvador, foi baleado pela Polícia Militar durante um confronto no início da noite de domingo (28). O momento do tiroteio foi registrado por moradores da região. Na troca de tiros, Wesley Soares Góes, foi atingido e socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Informações iniciais apontam que o PM foi atingido com pelo menos três tiros e encaminhado com vida ao Hospital Geral do Estado. Horas depois, ele veio a óbito. O policial é de Itacaré, no sul da Bahia. Ele era noivo e trabalhava na 72ª CIPM havia pelo menos quatro anos. O episódio foi iniciado às 14h do domingo (28) quando o PM em “descontrole emocional” efetuou disparos de fuzil para o alto. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi chamado para que um especialista em crise iniciasse as negociações. Em nota, a Polícia Militar informou que o agente alternava momentos de lucidez com acessos de raiva, acompanhados de disparos. Além dos tiros de fuzil, o soldado arremessou grades, isopores e bicicletas, no mar. No comunicado, a PM relatou que “aproximadamente às 18h35, o soldado verbalizou que havia chegado o momento, fez uma contagem regressiva e iniciou os disparos contra as equipes do Bope” e que após pelo menos 10 tiros, o soldado foi neutralizado. O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Paulo Coutinho, declarou hoje que os tiros disparados contra o PM é um dos prognósticos orientados pela "doutrina internacional de gerenciamento de crise". 

"É previsto mundialmente, infelizmente tínhamos um provocador de evento crítico, transtornado mentalmente, utilizando arma de grande letalidade e que, em determinado momento, não obstante, todos os recursos que nós utilizamos de isolamento e contenção, ele direcionou essa arma pra tropa e efetuou disparos que poderiam ter atingido mortalmente não só policiais militares, mas também a comunidade naquele local que reside", defendeu o comandante-geral, em coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os agentes do Bope só dispararam tiros contra o PM depois que, armado com um fuzil calibre 5,56, atirou contra a corporação. 

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 29.Mar.2021 // 00h00

  • Geral

Resultado do Enem será disponível hoje

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão divulgados hoje (29) na página do participante. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as notas das provas objetivas e da redação estarão disponíveis após as 18h. Nesta data, serão publicados os boletins de desempenho das seguintes versões do Enem: impressas (primeira e segunda aplicação);digital; PPL (para pessoas privadas de liberdade). Os treineiros só poderão consultar os resultados em 28 de maio. Para conferir o boletim de desempenho, é preciso entrar na página do participante e digitar os dados do login único do governo federal. E fique atento para o cronograma do Sisu. As inscrições serão de 6 a 9 de abril; Resultado da chamada única: 13 de abril; Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril; Manifestação de interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril. 

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 26.Mar.2021 // 00h00

  • Geral

Adab apreende 210 kg de carne clandestina

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu 210 kg de carne clandestina na cidade de Caetité. Segundo informou o órgão a nossa redação, a operação contou com o apoio da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária. A apreensão foi realizada no Distrito de Maniaçu. De acordo com a Adab, novas fiscalizações e operações serão realizadas em toda a cidade de Caetité e ainda em Livramento de Nossa Senhora. A Adab reforça que a carne de origem clandestina prejudica a saúde da população, pois não tem nenhuma condição para consumo. O órgão pontuou que as carnes precisam ter procedência, ou seja, vir de frigoríficos, bem como ser inspecionadas. Toda a carne apreendida foi incinerada.

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 26.Mar.2021 // 00h00

  • Geral

Em meio à pandemia, prazos de CNH e licenciamento são prorrogados na Bahia

Após o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) solicitar ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a flexibilização na legislação para condutores e veículos no estado, por causa das medidas de combate à Covid-19, o órgão federal acatou o pedido. Foi publicada a portaria do Contran n° 202, que suspende prazos relacionados à habilitação e veículos em território baiano, por tempo indeterminado. A portaria prorroga os prazos de validade da Carteira de Habilitação (CNH), da Permissão para Dirigir (PPD) e Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) vencidas desde 1° de fevereiro de 2020. Além disso, foi prorrogado o prazo para registro e licenciamento de motos e carros novos adquiridos a partir de 12 de fevereiro de 2021. O texto também estabelece a suspensão do prazo para a transferência de propriedade dos veículos comercializados desde 28 de janeiro de 2021. As datas finais para apresentação de defesa prévia e recursos em processos de infração, a partir de 26 de fevereiro de 2021, estão suspensas também.

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 26.Mar.2021 // 00h00

  • Geral

Governado do Estado assina decretos que asseguram recursos

A edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (26) traz três decretos que asseguram a destinação de recursos para o FazCultura, o FazAtleta e o Fundo Garantia-Safra. Os documentos foram assinados pelo governador Rui Costa. Somente para o FazCultura serão destinados R$ 15 milhões que serão aplicados a título de incentivo fiscal. O decreto terá efeito até 31 de dezembro de 2021. O Fazcultura tem como objetivo promover ações de patrocínio tendo como base renúncia de recebimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS pelo Estado em favor da aplicação direta em projetos e atividades culturais. Para o FazAtleta foram destinados R$ 4,5 milhões que serão aplicados a título de incentivo fiscal no âmbito do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia. O programa garante o desenvolvimento do esporte amador na Bahia, seja recrutando e selecionando atletas os atletas ou no treinamento e participação dos atletas e equipes esportivas em competições estaduais, interestaduais, nacionais e internacionais. O Governo do Estado também vai garantir o pagamento do Fundo Garantia-Safra para 242.620 famílias de produtores rurais que aderiram ao benefício na safra 2019/2020. Cada agricultor ou agricultora familiar receberá R$ 850, em parcela única, totalizando um investimento aproximado de R$ 33 milhões. Fica a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), a adoção das providências junto ao Fundo para a efetivação da meta prevista e distribuição das cotas aos municípios.

 

O incêndio em um trecho do Parque Nacional da Chapada Diamantina, próximo da cidade de Lençóis, foi controlado, na madrugada desta quinta-feira (25), segundo informações do coordenador estadual da Defesa Civil.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), o fogo começou na terça-feira (23), em um trecho chamado de Barro Branco. Durante a madrugada, ao menos nove brigadistas conseguiram conter as chamas, mas o trabalho de rescaldo deve continuar nesta quinta-feira (25).

Moradores conseguiram registrar imagens, que mostram que as chamas podiam ser vistas de longe. Ainda não se sabe a extensão do fogo, e como está o combate às chamas.

Mais um caso envolvendo profissional de saúde e a vacinação contra a COVID, foi denunciado através das redes sociais. Um vídeo que mostra uma profissional técnica em enfermagem, supostamente na Comunidade de Contagem, área rural  do município de Rio do Pires, introduzindo a agulha em uma idosa, no entanto, pelo que se observa, não injeta o líquido do imunizante. O caso tomou conotação regional e se espalha rapidamente via aplicativo WhatsApp.

A reportagem do Jornal O Eco, recebeu na madrugada desta quinta-feira (25), diversas mensagens, reportando o ocorrido. De imediato, entramos em contato com o prefeito do município Vânio Santos, que informou estar atônito com tal episódio, ressaltando que desde o momento em que tomou ciência da denúncia, determinou o afastamento da profissional em questão e a abertura de um processo administrativo disciplinar, para apurar os fatos. Vânio informou ainda, que já acionou o pessoal da saúde, para que a idosa seja imunizada nas primeiras horas da manhã de hoje.

“Estou surpreso e estarrecido com isso. Conheço a profissional e até o presente momento, nada havia no seu currículo que desabonasse a sua conduta. Investigações preliminares já detectaram que a seringa foi localizada intacta, inclusive contendo o líquido da vacina. A própria técnica disse que foi um lapso, assim que terminou aquele procedimento, descartou a seringa no lixo, local onde de fato foi encontrada pelo pessoal da saúde. No entanto, é minha obrigação apurar com rigidez e imparcialidade, afinal, trata-se de um fato gravíssimo e eu como gestor, cumprirei todos os procedimentos legais, para que tudo seja esclarecido”. Disse o prefeito.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde Gena Santos, ele irá pessoalmente acompanhado de uma equipe de saúde até a comunidade, para proceder a imunização da idosa e dar prosseguimento aos trabalhos de apuração dos fatos.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 25.Mar.2021 // 00h00

  • Geral

Governo da Bahia prorroga toque de recolher até 5 de abril

O Governo da Bahia decidiu prorrogar o toque de recolher vigente em todo o território estadual até o dia 5 de abril. Antes, a medida era válida até a próxima quinta-feira (1º). Com isso, até o feriado de Semana Santa, a locomoção das 18h às 5h permanece liberada apenas para quem executa atividades essenciais. A mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje com a especificação de que está proibida a permanência e o trânsito a qualquer indivíduo em vias, equipamentos, locais e praças públicas no horário estabelecido. Além disso, também fica vedada, em todo o estado, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até 5 de abril. Serão permitidas apenas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. No mais, continua proibida a realização de eventos e atividades, em todo o estado, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, até a mesma data.

 

 

O Governo do Estado e as prefeituras das regiões de Guanambi e Brumado definiram pela restrição da comercialização de bebidas alcoólicas. Em decreto publicado ficou estabelecido que as cidades de Livramento, Dom Basílio, Rio de Contas, Jussiape e outras ficam proibidas de comercializar bebidas alcoólicas  em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). A medida começou a valer nesta terça-feira (23) e segue até as 05h de segunda-feira (29). As ações visam conter aglomerações e avanço da pandemia do coronavírus na região. Os estabelecimentos comerciais deverão isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostas bebidas alcoólicas.

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) está buscando a sanitização dos açougues populares nas regiões de Brumado e Livramento de Nossa Senhora. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o fiscal agropecuário da Adab, Clemente Fernandes, disse que a ação é mais do que necessária para garantir um ambiente salubre nesses locais, principalmente em tempos de pandemia. “Isso está ligado à Vigilância Sanitária Municipal. Não impede, porém, que a gente se envolva para que o trabalho seja feito da melhor forma possível. É trabalho de saúde humana e tem que ser feito”, assegurou. Para o fiscal, as vigilâncias municipais precisam despertar para a comercialização irregular de carne.

O mandato do vereador de Brumado Renato Santos poderá ser retirado, pois, nesta segunda-feira, foi protocolado na Câmara o comunicado da expulsão do político. O partido afirma ainda que o mandato pertence ao partido e o político Renato Santos Teixeira não possui votos suficientes para ter uma cadeira na Câmara sem contar com a votação da legenda. A expulsão por infidelidade partidária deveu-se pela divulgação de um vídeo ainda na campanha eleitoral no qual o candidato Renato Santos divulgou apoio ao candidato Dr. Geraldo Azevedo, sendo que o candidato a vice-prefeito Dr. Aurino estava em campanha pelo PODEMOS. O processo de expulsão seguiu para o Conselho de Ética do partido, que deu direito a ampla defesa ao acusado e decidiu por unanimidade pela expulsão. O processo seguiu para comissão do PODEMOS que votou por unanimidade pela expulsão do político Renato Santos. "Toda ação tem consequências e Renato agiu imaginando que a divulgação do vídeo publicado em suas redes sociais e nas redes de Dr. Geraldo só traria muitos votos e nada aconteceria posteriormente devido à impunidade", disse um dos membros da comissão que pediu para não se identificar e concluiu: "Agora corre o risco de perder o mandato que com certeza o partido requisitará por direito". Caso o mandato de Renato Santos (vereador sem partido) seja cassado, o primeiro suplente do partido é Agno Meira, ex-vereador de Brumado.

 

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta segunda-feira (22), em cerimônia no Palácio do Planalto, a lei que classifica a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual, estendendo aos seus portadores todos os benefícios previstos na legislação da pessoa com deficiência visual. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a visão monocular é caracterizada quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, e mantém visão normal no outro olho. Quem possui essa deficiência tem dificuldades com noções de distância, profundidade e espaço, o que pode impactar na coordenação motora e no equilíbrio. 

O texto é fruto do Projeto de Lei (PL) 1.615/2019, de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que tem visão monocular. Aprovado no Senado ainda em 2019, o PL só teve tramitação concluída na Câmara no último dia 2 de março.

Antes da aprovação desse projeto de lei, a visão monocular não era considerada deficiência por lei federal, mas já era classificada como deficiência visual para fins de aplicação da Lei de Cotas e para disputas em concursos públicos com vagas reservadas a deficientes. Monoculares também tinham limitação legal para desempenhar determinadas profissões, como dirigir carros de aplicativo, caminhões e ônibus ou pilotar aeronaves.

Entre as causas mais comuns dessa deficiência, estão algumas doenças congênitas, como toxoplasmose, glaucoma, doenças da retina ou da córnea, tumores intraoculares e os traumatismos oculares. 

Com sua inclusão no rol de deficiências, os portadores de visão monocular poderão ter acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria por invalidez, e isenções tributárias na compra de automóveis e outros equipamentos.

A nova lei ainda assegura aos monoculares o acesso gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a medicamentos e próteses. 

Além da sanção da lei, o presidente editou o decreto que regulamenta sua aplicação, incluindo a previsão de que os deficientes monoculares deverão passar por avaliação a fim de verificar a situação incapacitante, com o objetivo de reconhecimento da deficiência, por meio de avaliação biopsicossocial por equipe multiprofissional e interdisciplinar.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.