OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Show da Noite

Marcos Oliver

A custodiada Marta Dias de Barros foi transferida da Delegacia de Brumado para o Presídio Nilton Gonçalves em Vitória da Conquista. Marta responde pelo crime de homicídio e foi presa em flagrante, na ocasião ela foi presa por participação juntamente com o amante na morte do própio companheiro. Sua transferência ocorreu nesta sexta-feira (29). A decisão de transferir Marta Dias de Barros da delegacia para o presídio foi do Juiz de Direito Dr. Rodrigo Souza Britto.

  • Por Livramento Manchete

  • 30.Set.2017 // 00h00

  • Geral

SAC Móvel estará em Livramento nos dias 06 e 07 de outubro

Nos dias 06 e 07 de outubro (sexta e sábado), o município de Livramento de Nossa Senhora receberá a visita do SAC Móvel – Serviço de Atendimento ao Cidadão. Os atendimentos serão feitos na Praça Dom Hélio Paschoal, das 8h às 17h. Durante o período da visita o SAC Móvel oferecerá os seguintes serviços: Emissão de Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Antecedentes Criminais, Recadastramento de Pensionistas e Ouvidoria Geral do Estado.

 

  • Por Redação Rádio 88 FM/Com informações da ANEEL

  • 30.Set.2017 // 00h00

  • Geral

Outubro terá bandeira tarifária vermelha no patamar 2

A bandeira tarifária para o mês de outubro de 2017 será vermelha (patamar 2), com custo de R$ 3,50 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. É a primeira vez que o patamar 2 é acionado - desde que a bandeira vermelha passou a contar com as duas graduações, em janeiro de 2016.

Segundo o relatório do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema (ONS), o valor da usina térmica mais cara em operação é de 698,14 R$/MWh, da UTE Sepé Tiaraju (RS).

A situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas alcançou níveis preocupantes e, ainda que não haja risco de desabastecimento de energia elétrica, é preciso reforçar as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício.

As bandeiras tarifárias variam exatamente para dar esse sinal aos consumidores. O patamar 2 indica a necessidade de operar usinas térmicas mais caras para compensar a geração hidráulica inibida pela falta de chuvas.

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

 

Confira lgumas dicas de Economia

 

- Chuveiro elétrico

Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos

Selecionar a temperatura morna no verão

Verificar as potências no seu chuveiro e calcular o seu consumo

 

- Ar condicionado

Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado

Manter os filtros limpos

Diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado

Colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto

 

- Geladeira

Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário

Regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções

Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira

Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos

Não forrar as prateleiras

Descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente

 

- Iluminação

Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo; pintar o ambiente com cores claras

 

- Ferro de passar

Juntar roupas para passar de uma só vez

Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura

Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa

 

- Aparelhos em stand-by

Retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências

Dr. Antônio Tanajura Gomes Neto, médico cardiologista, foi o entrevistado desta sexta-feira, 29, do Jornal da 88. Ele falou sobre o Dia Mundial do Coração, comemorado no dia de hoje, e como cuidar melhor do seu amigo do peito (coração).

Confira a entrevista:

" allowfullscreen>

No fim da manhã de desta última quinta-feira, por volta do meio dia, um leiturista da Coelba foi assaltado na Lagoa do Arroz, zona rural de Brumado. A vítima estava fazendo a leitura dos aparelhos de energia quando dois homens o abordaram com uma arma.

Segundo os moradores da região, os assaltantes disseram a ele que estavam à procura de um cavalo que não especificaram o tipo. “Quando viram o funcionário da Coelba foram pra cima dele e anunciou o assalto a mão armada pedindo a sua moto. O funcionário implorou que não levasse a sua moto dizendo que a moto era sua e não da Coelba e era a única que tinha para trabalhar”, relataram os moradores ao Destaque Bahia sobre a ação criminosa. No lugar da moto os criminosos levaram todo o dineiro do leiturista.

A população da lagoa do Arroz contou ainda a nossa reportagem que após o primeiro assalto os dois homens se deslocaram para um bar e em seguida se dirigiram para um local chamado Quixaberinha. Em Quixaberinha eles renderam um zelador de uma fazenda tomando a sua moto e fugiram. A polícia se dirigiu até o local, mas não encontrou os supeitos.

Os moradores de Lagoa do Arroz contaram que estão muito vulneravéis a assalto no local, sem segurança e pedem rondas policiais na região.

 

Para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a preparação para a redação é fundamental. Isso porque essa prova vale 1000 pontos, enquanto nas outras áreas de conhecimento, o valor varia por conta da Teoria de Resposta ao Ítem (TRI), método que dá pesos diferentes para as questões de acordo com o número de erros e acertos.

A exemplo dos últimos anos, a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano deve continuar tratando de temas sociais. “A gente especula que a prova continue tratando de algum tema de grande abrangência e polêmica social, como tem sido nos últimos anos”, avalia o professor de sociologia e filosofia de uma escola particular do Rio de Janeiro Leandro Vieira, que também dá aula de atualidades para alunos que se preparam para a prova.

Entre as apostas do professor estão a questão ambiental e a mobilidade urbana, com foco no transporte público nas grandes cidades. “Esse tem sido um grande tema, desde os grandes eventos como a Copa e as Olimpíadas, e costuma ser cobrado na redação do Enem”, diz. Ele também lembra do assunto liberdade de expressão. “Nos últimos anos tem havido um grande debate sobre o que pode ou não ser dito, os limites para a liberdade de expressão”, diz.

A professora do laboratório de redação de um colégio particular de São Paulo Maria Aparecida Custódio elaborou uma lista com cerca de 30 temas possíveis para a prova deste ano. Entre os destaques estão os caminhos para combater a homofobia no Brasil, a gravidez na adolescência, os hábitos alimentares relacionados à obesidade infantil, o bullying e a violência nas escolas. Entre os temas ambientais, a professora destaca como possíveis assuntos a serem abordados na prova as crises hídrica e energética, o marco da biodiversidade, a produção de lixo e o consumo sustentável. “São assuntos da atualidade, que mobilizam a opinião pública e que são de interesse de todos nós”, diz.

Estratégia de estudos

Faltando pouco mais de um mês para a prova de redação do Enem, a sugestão dos professores é analisar as provas passadas e trabalhar a compreensão dos temas que já foram propostos. A professora Carolina Darolt sugere que os alunos façam exercícios para entender o tema como um todo, não só escrever o texto.

“Às vésperas da prova, montar uma boa estrutura em relação a temas passados seria mais produtivo do que só produzir redações excessivamente. Refletir sobre os temas agora talvez seja tão importante quanto produzir textos”, diz.

Segundo ela, um bom exercício é pegar as cinco últimas provas e ler o tema e a coletânea de textos que acompanham a proposta. Depois da leitura, é importante montar uma estrutura de argumentação, ou seja, analisar qual seria a tese apresentada diante do tema e quais seriam os argumentos.

O texto da redação do Enem deve ser dissertativo e o candidato deve apresentar uma proposta de solução para o problema proposto, a chamada intervenção. Também deve ser apresentada uma referência textual sobre o tema. “Não precisa ser filósofo ou fato histórico, pode ser uma música, uma leitura, um documentário. Pensar em referências que poderiam valorizar a argumentação”, diz Carolina.

Os professores também destacam a importância de o aluno estar atualizado com os noticiários. “Isso demonstra que ele é um candidato inserido no mundo, fortalece e dá credibilidade para a argumentação”, explica Carolina. Já o professor Vieira alerta que é preciso ter cuidado com a fonte das informações, especialmente na internet, onde há muitas notícias falsas.

Maria Aparecida Custódio diz que, nessa reta final não adianta tentar recuperar o tempo perdido, fazendo uma redação por dia, pois isso vai fazer com que a qualidade dos textos não seja boa. O que o aluno deve fazer, segundo ela, é observar as redações que tiveram uma nota boa no ano passado, pois os critérios estão sendo mantidos.

Neste ano, a prova do Enem será realizada em dois domingos. Em 5 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos, redação e ciências humanas. No dia 12 de novembro será a vez das provas de ciências da natureza e matemática. O exame será aplicado em 1.724 municípios, para 6.731.203 inscritos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quinta-feira (28) que a Casa deverá votar a denúncia contra o presidente Michel Temer em plenário até o próximo dia 23 de outubro.

“Acho que até o dia 22, 23 ela vai estar votada com certeza”, disse a jornalistas, após uma reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, com quem se reuniu por cerca de uma hora e meia.

A votação em plenário é a última etapa de tramitação da denúncia na Câmara, a quem cabe autorizar ou não o STF a decidir, posteriormente, sobre a abertura de um processo criminal contra o presidente.

Além de Temer, são acusados os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretária-geral), além de outras seis pessoas sem foro privilegiado - o empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F, e o executivo Ricardo Saud, e os ex-deputados do PMDB Eduardo Cunha, Henrique Alves, Geddel Vieira Lima e Rodrigo Rocha Loures.

Apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR) no último dia 14, a denúncia contra Temer só chegou à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara nesta quarta (27), onde também passará por análise antes de ser levada ao plenário da Casa.

Nesta quarta, o presidente da CCJ, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), confirmou decisão da Secretaria da Mesa de não fatiar a denúncia em relação a Temer, Moreira Franco e Padilha, deixando o processo correr na Casa com um único relator.

Senado

Maia disse que foi ao STF conversar com Cármen Lúcia sobre um evento comemorativo dos 30 anos da Constituição a ser realizado na próxima quinta-feira (30).

Questionado sobre o impasse entre o Supremo e o Senado envolvendo o afastamento de Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato, o presidente da Câmara defendeu uma solução conjunta entre o Judiciário e o Legislativo.

Na terça, a Primeira Turma do STF decidiu suspender as funções parlamentares do senador e impor recolhimento noturno ao tucano, mas o Senado decidiu votar na próxima semana se reverte a decisão da Corte. Maia disse que atualmente há um “vácuo legal” sobre como proceder em afastamento judicial de deputados e senadores.

“Estou sentindo que a solução está sendo construída. A decisão será na terça, num ambiente com temperatura mais baixa, precisa certamente de uma decisão. Talvez de uma regulamentação mais clara dessa decisão que foi tomada pela Primeira Turma, mas o importante é fazer com cuidado, respeito às instituições, vivemos crise profunda, não podemos aprofundar. Está no caminho correto, desse ponto fora da curva vai se conseguir construir caminho com clareza”, disse Maia.

Depois de quase dois meses suspensa, a obra do novo aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste, foi retomada. Segundo o Blog do Anderson, os trabalhos estavam parados há 45 dias e foram reiniciados nesta quinta-feira (28). O impasse teria ocorrido por conflito entre dois sindicatos. Ainda segundo o Blog, o governo do estado se comprometeu a enviar os recursos para a construção. A previsão é que em 15 dias, o novo terminal receba a estrutura metálica da cobertura. A estimativa é que em março do ano que vem o terminal seja entregue. O custo da obra, que recebe verbas dos governos estadual e federal, é estimado em R$ 28,7 mil.

O número de doadores de órgãos no Brasil bateu recorde no primeiro semestre de 2017, em comparação com os seis meses iniciais dos anos anteriores. Foram 1.662 doadores, aumento de 16% em relação a 2016. Quando considerado o intervalo entre 2010 e 2017, esse percentual chega a 75%. A expectativa do Ministério da Saúde é que, até o fim deste ano, sejam contabilizados 3.324 doadores, o que poderá fazer com que o Brasil ultrapasse a meta de 16 doadores para cada grupo de milhão prevista para 2017. Para ampliar o número de doadores, o país tem o desafio de informar e sensibilizar as famílias para que elas autorizem a realização de transplantes. Hoje, 43% ainda recusam a doação. A média mundial é de 25%, segundo a coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes, Rosana Reis. Para mudar esse quadro, o Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos, a campanha Família, quem você ama pode salvar vidas. Segundo a Agência Brasil, a campanha busca estimular as pessoas a compartilharem com suas famílias o desejo de serem doadoras de órgãos. Isso porque, após a ocorrência da morte encefálica, é a família quem decide ou não pela doação. “O Brasil é uma referência nessa área e nós temos procurado, com essa campanha, sensibilizar cada vez mais famílias para que autorizem o transplante de seus entes queridos que já não tenham mais possibilidades de continuar conosco, e que eles possam permitir que outras pessoas vivam com suas vidas”, detalhou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, acrescentando que a operação garante expectativa de vida. O crescimento do número de doadores neste primeiro semestre fez o país registrar recorde no número de transplantes realizados no mesmo período. Ao todo, foram 12.086, o que representa um incremento de 8% em relação a 2016. Os transplantes de córnea foram os mais comuns: 7.865. Transplantes de órgãos diversos somaram 4.221. Segundo o ministério, foram realizados 2.928 transplantes de rim; 1.014 de fígado e 172 de coração. Houve queda apenas no número de transplantes de pulmão, variação negativa de 21,8% em relação ao ano anterior, e de pâncreas, com 40% a menos. Por isso, a área de pâncreas será beneficiada com o investimento de R$ 10 milhões, segundo anúncio do ministério. Desse recurso, 70% serão destinados a ações relacionadas a transplantes efetivamente e 30% incrementarão o setor de doações.

Responsável pela fabricação do teste rápido de febre amarela, a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) garantiu o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com essa autorização, a Bahiafarma passa a ser um dos poucos laboratórios do mundo a fabricar dispositivos de diagnóstico rápido para as principais arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela). Além disso, o teste rápido para diagnóstico de febre amarela, denominado YFV IgC / IgM Bahiafarma, é globalmente pioneiro no diagnóstico de infecções recentes ou tardias da doença. Com uma pequena quantidade de amostra, o dispositivo é capaz de identificar se o paciente teve contato recente (IgM) ou anterior (IgC) com o vírus da doença. O resultado é conhecido em até 20 minutos. "O diagnóstico rápido da febre amarela possibilita que o paciente seja tratado com mais celeridade, ampliando suas possibilidades de cura", explica Ronaldo Dias, diretor-presidente da fundação. "O dispositivo também pode ter papel relevante nas estratégias públicas de combate ao avanço da doença por conseguir mapear em tempo real o surgimento de casos nas diversas regiões do país", acrescenta. Esse registro também amplia as ferramentas de diagnóstico da entidade, que já disponibiliza dispositivos para identificação de infecção por zika, dengue e chikungunya. A Bahiafarma obtém também registros para a fabricação de outras soluções diagnósticas, como os testes rápidos para HIV, sífilis e leishmaniose.

O Senado aprovou nesta terça-feira (26), um projeto que cria o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, destinado a custear campanhas eleitorais. Em votação simbólica, a maioria dos senadores decidiu pela destinação de ao menos R$ 1,7 bilhão em recursos públicos para o processo eleitoral em 2018. A medida é vista como alternativa ao financiamento empresarial de campanha, proibido pelo Supremo Tribunal Federal.

O projeto deve ser votado pela Câmara dos Deputados ainda nesta quarta-feira (27). O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a prioridade será concluir a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com as coligações em 2020 e cria uma cláusula de desempenho para os partidos.

Depois disso, os deputados devem discutir o projeto do fundo. Para Maia, a redução do valor destinado às campanhas tornou o projeto mais “palatável” porque o valor inicial, de R$ 3,6 bilhões, estava “muito fora da realidade”. Para que as novas regras tenham validade na próxima eleição, precisam ser aprovadas nas duas Casas antes de 7 de outubro.

A proposta do fundo aprovada no Senado é de autoria do senador Armando Monteiro (PTB-PE), mas teve a colaboração do líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR). Pela proposta, a principal fonte de recursos do fundo será emenda impositiva de bancada, um instrumento partidário usado para destinar dinheiro do Orçamento para redutos eleitorais em diversas áreas.

A proposta de Monteiro garante ao menos 30% do valor dessas emendas para as campanhas eleitorais. Para 2018, por exemplo, o Orçamento garante R$ 4,4 bilhões em recursos desse tipo. Isso quer dizer que, desse total, R$ 1,3 bilhão será destinado ao fundo, se a proposta for aprovada também na Câmara no prazo previsto.

Outra fonte de recursos do fundo será o programa partidário exibido em cadeia de rádio e TV em anos não eleitorais. Isso porque o texto sugere a transferência dos valores de compensação fiscal cedidos às emissoras de rádio e televisão que transmitem esses programas. Ou seja, eles deixam de existir e os recursos são destinados para as campanhas. Fica mantido, porém, o horário eleitoral durante o período de campanha.

Juntas, essas duas fontes vão garantir cerca de R$ 1,7 bilhão para as eleições. Quando elaborada por Jucá, a proposta original do fundo tinha como objetivo reunir aproximadamente R$ 3,6 bilhões. Ainda assim, a proposta provocou reação de senadores contrários. Para o senador Ronaldo Caiado (DEM-RJ), autor de proposta que serviu como base para a discussão, o texto abre precedentes para que o valor seja superior ao previsto neste momento.

“É um cheque em branco, eu desafio o relator a dizer qual é o teto do fundo para financiamento de campanha”, reagiu Caiado ao mencionar Monteiro. “A do Romero Jucá ainda tinha teto, esta não tem nem teto”, disse. O senador argumenta que o texto abre brechas para que créditos adicionais sejam editados com o objetivo de aumentar o valor do fundo.

“O Congresso está brincando de criar recursos públicos para financiar campanha eleitoral. Do ponto de vista das contas públicas é um horror, é um faz de conta. O relator mudou hoje o relatório, nós precisamos conhecer o relatório”, criticou o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Argumento. Já o relator Armando Monteiro argumentou que a medida é uma saída para a “criminalização da política”. “Há que se ter neste momento coragem para enfrentar esta questão. Os países mais desenvolvidos usam recursos públicos para gastos de campanhas”, disse o senador. “Ou aprovamos o projeto ou vamos para uma espécie de vale-tudo em que a atividade política será criminalizada mais uma vez.”

Entre outros pontos, o texto sugere que o volume de recursos será gerido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Além disso, são as Executivas de cada partido que definirão como as legendas vão usar os recursos, ou seja, o controle ficará com caciques partidários.

  • Por G1

  • 27.Set.2017 // 00h00

  • Geral

China bloqueia Whatsapp, diz jornal

O governo chinês bloqueou todas as funcionalidades do Whatsapp no país, segundo especialistas de segurança entrevistados em reportagem do jornal "The New York Times" publicada nesta segunda-feira (25).

De acordo com o texto, o bloqueio faz parte de uma série de ações que aumentam a vigilância na China antes de uma grande reunião do Partido Comunista em outubro.

Esta não é a primeira medida do governo chinês contra o aplicativo de troca de mensagens. Em julho, funções como chamadas de vídeo e trocas de imagens já tinham sido bloqueadas no país, mas mensagens de texto continuavam funcionando.

O Whatsapp era o último produto do Facebook disponível para a população da China, já que a rede social tinha sido bloqueada em 2009. O Instagram também não funciona no país.

O bloqueio do Whatsapp sugere o desenvolvimento de um novo programa especializado em interferir na troca das mensagens. Os especialistas ouvidos pelo "NYT" relatam que o aplicativo começou a sofrer aos poucos na quarta-feira (20), mas que alguns usuários talvez ainda possam usar o serviço.

O Facebook não comentou o bloqueio.

  • Por rádio 88 FM com informações do Tribuna

  • 27.Set.2017 // 00h00

  • Geral

Dia de Cosme e Damião: tradição é preservada em Livramento

Dia 27 de setembro é dia de a criançada circular à procura de doces. A distribuição das guloseimas faz parte do dia de Cosme e Damião. A dupla é festejada por várias religiões. Nesta quarta, os festejos ocorrem na umbanda e no candomblé. Para Dona Maria de Zenti “Independentemente da religião, é importante ter fé e as pessoas pedirem por dias melhores neste momento difícil”, todo ano a mesma mantém a tradição de festejar o dia de Cosme e Damião em sua residência no Bairro Tomba, em Livramento, este ano uma procissão com uma fanfarra desfilou pelas ruas do bairro citado. Cosme e Damião, gêmeos, são considerados protetores das crianças. Por isso, distribuem-se balas, chocolates e outros doces para elas.

História
Considerados padroeiros dos médicos e farmacêuticos, os irmãos gêmeos, nascidos na Ásia, no século terceiro, ficaram conhecidos por curar pessoas e animais sem cobrar dinheiro. 

Considerados feiticeiros pelo imperador romano Deocleciano, os cristãos afirmavam que faziam o trabalho com base nos ensinamentos de Cristo e acabaram perseguidos e mortos. Por não negarem sua fé, Cosme e Damião tornaram-se mártires e foram canonizados.

Dia de Cosme e Damião: tradição é preservada em Livramento
Dia de Cosme e Damião: tradição é preservada em Livramento
Dia de Cosme e Damião: tradição é preservada em Livramento

Um motociclista se envolveu em um acidente, na tarde desta última segunda-feira (25), na Avenida Otávio Mangabeira em Brumado, por volta das 16 horas.

Segundo testemunhas, o motociclista atravessou a Avenida no momento em que o ônibus iria fazer uma conversão.

Apesar da gravidade do acidente, o condutor da moto não teve nenhum ferimento e conseguiu sair da moto antes da colisão. 

  • Por Agência Brasil

  • 26.Set.2017 // 00h00

  • Geral

Preço do botijão de gás sofre mais um reajuste

O Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp) da Petrobras decidiu reajustar em 6,9%, em média, os preços no mercado do gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial vendido em botijões de até 13 kg (GLP P-13). A alta entra em vigor a zero hora desta terça-feira (26) e se restringe a este produto.

Segundo a companhia, o ajuste anunciado foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos. Pela estimativa da Petrobras, se a elevação for repassada integralmente aos preços ao consumidor, o preço do botijão de GLP P-13 pode ter alta, em média, de 2,6% ou cerca de R$ 1,55 por botijão.

A empresa destacou que o cálculo se confirmará se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

De acordo com a Petrobras, para definir a correção, o Gemp considerou que o mercado de GLP ao longo do mês de agosto permaneceu pressionado por baixos estoques e que a proximidade do inverno no hemisfério Norte aumenta a demanda pelo produto, por isso, o ajuste era necessário.

Conforme a estatal, o reajuste segue a variação de preços do mercado internacional registrada em agosto conforme política já anunciada pela companhia

Nota

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) informou, em nota, que o reajuste vai oscilar entre 6,4% e 7,4%, de acordo com o polo de suprimento. A entidade afirma que a correção aplicada não repassa integralmente a variação de preços do mercado internacional.

“Com isso, o Sindigás calcula que o preço do produto destinado a embalagens até 13 quilos ficará 15% abaixo da paridade de importação, o que inibe investimentos privados em infraestrutura no setor de abastecimento”, diz a nota.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.