Rádio 88 FM

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 13.Dez.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 13.12.2023

Mostrando as caras Os óbvios, mas até então inconfessos pré-candidatos a prefeito de Livramento enfim mostram as caras lavadas. Primeiro, foram os do prefeito Ricardo Ribeiro: Jânio Lima (desempregado) e Joanina Sampaio (vice-prefeita). Pareceu algo ensaiado, no encerramento do Campeonato Rural (10/12), ao falarem no canal Sport Em Foco. No embalo, a pré-candidata a vereadora, Luciana Rocha,  pergunta ao Dr. Paulo se ele era ou não também pré-candidato. Ele disse sim e que vencerá com frente maior que em 2012 (3.197 votos). Na oposição, por enquanto nada, mas se espera novidades para Janeiro!

Esse é o cenário atual! Pesquisa de intenção de voto, atribuida ao Instituto Bahia Pesquisa, divulgada em Livramento pelo site Sudoeste Bahia (20/11), coloca Joanina com 36,2%, Paulo Azevedo 19,4% e Carlos Batista 14,2%. Jânio Lima seria o último, com 5,8%. Segundo a amostra, Joanina venceria, com folga, qualquer um dos pretendentes citados. Assim, o prefeito Ricardo Ribeiro fica entre a cruz da razão, que seria apoiar a 1ª colocada, e a espada da gratidão, que seria apoiar Jânio, graças a quem pôde se candidatar em 2016.

Praças muito bonitas Como já noticiado, o prefeito Ricardo Ribeiro (Livramento) anunciou, no estilo “e o trabalho não pára”, que fará praças nos povoados de Itaguaçu, Rocinha, Canabrava, Barrinha e Patos. E mostrou, através de desenhos, que serão espaços públicos muito bonitos. Mas terá de trabalhar muito para fazer tudo nos 12 meses que lhe restam de gestão, ou parecerá engodo eleitoreiro. É necessário ver detalhes em alguns desses lugares, como a singela igreja de Itaguaçu. O desenho induz a imaginar que será alterada, mas é pouco provável que venha a ser.  

Na Barrinha, praça de luxo não é prioridade, e sim esgoto (a céu aberto) e posto de saúde. A Canabrava consta ser hoje um local praticamente desabitado! Patos é uma antiga vila agricola, pertencente à União, por desapropriação para o projeto do Dnocs. Pelo visto, foi apropriada, idebitamente, pela gestão municipal. Na maioria das localidades citadas, bastaria requalificar os espaços e não obras de fachada. As prioridades seriam água potável, esgoto, escola, posto de saúde! Também não foi citado quem está custeando!

Sonho que se copia só Ao anunciar as praças, o prefeito diz que realiza sonhos das comunidades, e gosta de repetir a frase: “um sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas um sonho que se sonha junto é uma realidade”. Deixa parecer que a frase é de sua autoria, pois não cita o autor. Isso é desonestidade intelectual! A frase original é: "Quando se sonha sozinho, é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade", atribuida a Dom Quixote de La Mancha, personagem do livro, com o mesmo nome, do escritor espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616).

Para refletir Pensar dos Pensares! Para cada dia, temos um pensar. Numa manhã de domingo, por exemplo, imaginamos pessoas indo para a igreja ou a praia, a depender do lugar! Ou pensamos  só em dormir mais, e compensar noites perdidas, antes. O que pensar nos demais dias? Na 2ªfeira, “dia-de-branco”, pensamos em como foi o sábado e domingo. Deveria ser dia de animação, volta ao trabalho, aos estudos, ao “que fazer”! Mas, para muitos, é dia de ressaca, “maresia”, de pensar no “sábado” e “domingo”, para novamente “não fazer nada”. Depois, vem “3ª”, “4ª”, “5ª” e, enfim, de novo, “6ª feira”, véspera gloriosa de “sábado/domingo”! E a vida transcorre, semanas, meses, anos, décadas, até concluirmos, como o poeta Carlos Drumond Andrade, que disse: “Êta vidinha besta, meu Deus!”.

Assim, nessa “vidinha besta”, como diz o poeta, parecemos meras futriqueiras na janela, a espiar a rua, vendo burros indo devagar, uma cidade devagar,
 vidinha devagar. Porém, pensem bem, Deus não teria gasto sua sabedoria para nos dar vidinha tão besta, tão devagar. Não reduza a infinita grandeza da vida, por exemplo, ao restrito quadrado de um campo de futebol, ou da mesa de um bar, onde, muitas vezes, os pensamentos voam, tendo solução para tudo. Mas só na teoria! A depender dos vapores etílicos,  até nos dizemos deuses. Mas, fora dali, nem mesmo aguentamos chutar uma lata! Em casa, sequer agradamos a pessoa amada ou os filhos, para os quais deveríamos ser a referência. Em quão pequeno deixamos se transformar nosso pensar! Tristes e vazios pensares, são os nossos! A propósito, pensem nisso!