OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Saudade Sertaneja

Operador 88

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 27.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Jovem de 18 anos morre afogado em Aracatu

Um jovem de 18 anos, identificado como Micael Teixeira Nunes, morreu no último domingo (25) após se afogar em um riacho na Fazenda Pilar, zona rural da cidade de Aracatu. Segundo informou o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Micael estava no local acompanhado de familiares e amigos. Ao perceberem que Nunes tinha se afogado, todos se mobilizaram e retiraram o corpo do riacho. Teixeira foi levado para o Hospital Municipal de Aracatu, mas já chegou ao local sem sinais vitais. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Micael foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. As informações são do site Achei Sudoeste.

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 27.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Faustão é internado às pressas e passará por novo transplante

O apresentador Faustão foi internado em São Paulo, na segunda-feira (26), e pode ser submetido a um novo transplante. Desde setembro, o profissional passava por diálise, cerca de três vezes por semana, para retirar líquido do corpo. Os procedimentos eram necessários, já que Faustão ficou com o sistema renal comprometido desde quando os problemas no coração o levaram ao hospital e, consequentemente, a um transplante do órgão. De acordo com informações, em virtude do agravamento do quadro, Faustão pode ser submetido a um novo transplante, mas, desta vez, de rim. 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 27.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Quinta morte por dengue na Bahia é confirmada

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou a quarta morte por dengue no estado na segunda-feira (26), e a quinta morte foi registrada em Feira de Santana. A quarta vítima da doença era um morador de Ibiassucê, no sudoeste da Bahia. O paciente era um idoso de 87 anos, que tinha outros problemas de saúde e faleceu em 13 de fevereiro. Já em Feira de Santana, foi registrada a primeira morte por dengue hemorrágica no último sábado (24). A vítima é uma adolescente de 17 anos, Keziane Mota dos Santos, que estava internada há três dias no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) devido a complicações da doença. A mãe da adolescente, Taiana dos Santos, compartilhou detalhes angustiantes sobre a trajetória de sua filha. Desde o surgimento dos primeiros sintomas, suspeitas da presença da dengue foram levantadas. No entanto, a rápida deterioração do quadro clínico da jovem foi alarmante, levando-a a ser hospitalizada de forma urgente. No ano de 2023, 22 pessoas morreram devido à dengue, uma devido a zika e 3 por causa da chikungunya, conforme informado pela Sesab. Neste ano, já foram notificados 12.493 casos prováveis de dengue no estado e 38 municípios se encontram em epidemia.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 27.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Secult inicia pagamento de projetos da Lei Paulo Gustavo na Bahia

A tarde de segunda-feira (26) foi de muita força e diversidade cultural na sede da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa). Isso porque foi realizado um ato que autorizou o pagamento dos premiados nos editais da Paulo Gustavo Bahia (PGBA). O Secretário de Cultura Bruno Monteiro recebeu mestras e mestres da cultura popular representando os premiados reconhecidos pelos seus legados ancestrais por comunidades de todo o estado. O Secretário de Cultura abriu o ato comemorando esse momento tão importante e a possibilidade de reconhecer a trajetória e as ações culturais de agentes e instituições que possuem um legado ancestral em comunidades baianas.

A recarga da Barragem Luiz Vieira foi de quase 10 milhões de m³ nos últimos 30 dias. O volume registrado no dia 22 de janeiro deste ano era de 63.862.252 m³, enquanto nesta quarta-feira (21), é de 72.933.818 m³, que equivale a 73,41% de sua capacidade. A meteorologia indica chuvas até a próxima sexta-feira (23), o que poderá elevar o volume da barragem para mais de 75% de sua capacidade.

 

 

As informações são do site Portal Livramento.

  • Por Redação da Rádio 88 FM

  • 21.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Fornos ilegais de carvão são destruídos na zona rural de Paramirim

Uma ação realizada pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa – Lençóis) e Secretaria de Meio Ambiente (Sema) localizou fornos ilegais de carvão, em Paramirim, na terça-feira (20). Segundo a Cippa Lençóis, a ação foi destinada aos povoados da Lagoa da Noruega, Piripiri, Santo Antônio e Santana. Ao todo foram descobertos quatro fornos, além disso, foram encontrados 36 sacos de carvão prontos para venda. Os responsáveis não foram localizados, porém, os fornos foram destruídos. O carvão será destinado corretamente pela Sema.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 21.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Prazo para tirar ou regularizar o título termina em 8 de maio

Eleitores têm até o dia 8 de maio para tirar a primeira via do título, regularizar a situação eleitoral ou transferir o domicílio eleitoral. Após essa data, o cadastro será fechado. Conforme a legislação eleitoral (Lei nº 9.504/1997), nenhum pedido de inscrição eleitoral ou de transferência será aceito nos 150 dias que antecedem a data da votação, que ocorre no dia 6 de outubro. No Autoatendimento Eleitoral, disponível no portal do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), é possível acessar diversos serviços remotamente. Após concluir o preenchimento da solicitação para obter o primeiro título, alterar dados, transferir ou regularizar a inscrição, caso a biometria ainda não tenha sido coletada e seja requerida, o sistema emitirá uma notificação indicando a obrigatoriedade de comparecimento a um cartório eleitoral ou central de atendimento dentro de 30 dias. Para aqueles que preferem o atendimento presencial, é possível comparecer ao cartório ou posto da Justiça Eleitoral. Será necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência emitido há no máximo 3 meses.

  • Por Redação da Rádio 88 FM

  • 21.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Em período chuvoso, Livramento registra 45mm de chuva em 24 horas

O município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, bem como cidades vizinhas e outras localidades espalhadas pelo Brasil, estão passando por um período chuvoso em pleno verão, que é considerada como a estação mais quente do ano. Entre a noite de terça-feira (20) e a madrugada desta quarta (21), houve o registro de 45mm de chuva, isso no Sítio Santa Rita, localizado na Comunidade da Barrinha. Livramento enfrentou uma dura estiagem, acompanhada por altas temperaturas, que dificultaram a vida de agricultores e também de agropecuaristas. No entanto, os últimos dias têm sido satisfatórios, contando com um significativo volume de chuva, que vem contribuindo para o aumento dos níveis de reservatórios de água, a exemplo da Barragem Luiz Vieira, situada em Rio de Contas e responsável pelo abastecimento hídrico de ambos os municípios. Apesar dos benefícios trazidos pelas chuvas, alguns moradores de zonas rurais e condutores que precisam transitar por estradas de terra tem se queixado das condições precárias das mesmas. Sabemos que, inevitavelmente, em tempos chuvosos, é esperado que as estradas que não possuem calçamento fiquem lamacentas e que tenham poças de água em seu perímetro, mas há sempre uma possibilidade de melhorar as condições de tráfego. Ouvintes alegam que foi firmado pela atual gestão o compromisso de calçar a estrada que dá acesso à Comunidade da Matinha antes do término deste mandato, no entanto, até o momento, segundo informações cedidas pelos mesmos, nada foi feito. Outros moradores queixam-se da situação do Bairro São Miguel, relatando a impossibilidade de transitar de motocicletas.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 21.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 21.02.2024

Vamos cuidar do Brasil Todo brasileiro precisa, mesmo aqui no sertão, acompanhar a vida do país. E ficar de olho em tudo que acontece, no que faz os governantes e outros políticos! Pois isso repercute, de algum modo, nas nossas vidas, em todo território nacional. E não falta assunto grave para a gente acompanhar e se preocupar. Além disso, é preciso combater, nas possibilidades de cada um, o que for ruim para nós. Apesar das graves questões internas que já temos, fartamente expostas nas redes sociais, o presidente da República ainda foi buscar mais, fora do país! Ao responder a jornalistas, durante entrevista, em Adis Adeba (Etiópia), Luís Inácio da Silva comparou a ação de Israel, na Faixa de Gaza, à matança de Judeus, ordenada por Adolph Hitler, no chamado holocauto nazista, na 2ª Guerra Mundial.

Colocou o Brasil numa situação horrorosa, diante do mundo, gerando repúdio de todos os lados à sua fala! A Faixa de Gaza é uma área de 365 km², no Oriente Médio, banhada a oeste pelo Mar Mediterrâneo. Faz fronteira com Israel e o Egito! É uma comunidade milenar, alvo de seculares conflitos entre Árabes e Israelenses. Hoje a Faixa está sob domínio do Hamas,  tido como um grupo terrorista, que disputa territórios com Israel, motivo de conflitos sangrentos! O presidente brasileiro não esconde seu apoio ao Hamas, motivo da desastrada comparação que fez, violando a tradicional neutralidade do Brasil, prevista na CF, em relação à soberania de outros países!

Além disso, foi considerada antissemitista, ou seja, racista, preconeituosa, discriminatória e hostil, contra os judeus, ensejando a possibilidade de ter cometido  crime de responsabilidade, nos termos do art. 5º da chamada Lei do Impeachment (Lei-1.079/1950). O julgamento do presidente, nesse sentido, está sendo alvo de requerimento, por vários parlamentasres, no Congresso Nacional. Ainda por conta da comparação feita, o governo de Israel declarou Luis Inácio da Silva persona non grata, naquele país, ou seja,  não é mais benvindo lá, até se retratar e pedir desculpas! Isso gera graves consequências diplomáticas, comerciais e políticas. Mas, até ontem, ele negava-se a se desculpar!

Denúncia sindical Parece que a APLB-Sindicato, que congrega os profissionais da Educação, na Bahia, desalinhou-se do governo petista de Jerônimo Rodrigues, sucessor de Rui Costa, de cuja base política a entidade fez parte. O desalinhamento transparece da denúncia que a entidade fez ao Ministério Público Estadual e ao Conselho Estadual de Educação contra ato da Secretaria Estadual da Educação (Portaria-190, 27/01/2024), que estabelece a progressão continuada, onde o aluno tem de ser promovido para a série seguinte, sem necessariamente precisar estudar! Ou seja, trocou aprovação, pelo critério qualitativo e quantitativo, medido em notas, por promoção, decidida em um conselho de classe, que, no caso, a nosso ver, perde a classe! Frisa que o controle de frequência é para “acompanhar” a aprendizagem e não “reprovar” o aluno. Na denúncia, o coordenador da APLB, Rui Oliveira, diz que isso permite aprovar até estudantes que não vão às aulas. E que a portaria anula o processo pedagógico de 2023, por exemplo, causando inquietação nos professores e demais profissionais da Educação, e preocupa os pais, que não querem os filhos aprovados sem ter aprendido nada.

Pé de meia suja Essa aprovação em massa, na Bahia, é fichinha diante da decisão do governo federal de pagar quem não quer estudar, para que estude (Lei-14.818/2024). O objetivo seria democratizar o acesso aos estudos, reduzir desigualdade social e promover  inclusão e ascenção social pela educação. Muitos só estudam até o fundamental! Saem para trabalhar ou vagabundear. Não almejam faculdade! E o ensino médio só serve para quem quer fazer curso superior. Sem essa pretensão, claro, não há nenhuma motivação! Vão se virar na vida de qualquer jeito! Penso que não estão errados! Cada qual escolhe como quer viver! Mas o governo resolveu pagar os jovens para estudar, no ensino médio. Em minha opinião, seria melhor transformar o Ensino Médio em profissionalizante! Parece sujo esse pé de meia do governo. Primo do bolsa família, que já foi considerado o maior programa de compra de votos do mundo. A expressão original pé de meia vem de antigo costume de se guardar dinheiro em meia, para quando se parasse de trabalhar. Espécie de caderneta de poupança!

Para refletir Pequenas coisas do cotidiano podem nos fazer felizes! Se reparar com atenção e carinho nos olhos do meu semelhante, ali eu me verei refletido. E aquela imagem parece a imagem de Deus. Não poderá haver, assim, livro de conhecimento humano mais completo. Se eu lhe abrir um sorriso, haverá grande encantamento, e nossas almas se exultarão naquele que nos criou! Imagine, então, se nos abraçarmos, trocando o calor do nosso corpo e sentindo o pulsar simultâneo dos nossos corações. Somente a grandeza de Deus é capaz de nos elevar tão alto! Estaríamos tão pertos e juntos, de corpo e alma, que não sobraria espaço para maldade, inveja, desamor, nem vingança. Só carinho e sentimento de irmãos nos embalariam. Por que não fazemos assim, sempre? A resposta é simples! Nós somos estúpidos e essa estupidez nos destrói, no próprio dia a dia em que deveríamos e poderíamos ser felizes!

Somos como máquinas, robotizados e hipnotizados pelos sonhos de grandeza material. Mas Charles Chaplin, o imortal Carlitos, mensageiro de Deus, nos lembrou: “Não sois máquinas, homens é que sois”! Ou seja, “não somos máquinas, humanos é que somos, homens e mulheres”! Vamos sonhar o sonho de Deus, e veremos com clareza a nossa estrada espiritual! A vida material é transitória! Pense mais no espírito, para não ficar no escuro quando  corpo perecer! A vida é cheia de boas lições. Jesus disse: “aquele caído no caminho, necessitando de ajuda, é teu irmão”,  “o que reza, humilde e contrito, no último banco da igreja, tem muito mais graça diante de Deus”. Descobrir Deus pode ter início em coisas muito simples do nosso cotidiano, como, por exemplo, nos compadecendo do desamparo de criaturas esquecidas, como um cão ou gato que se encosta em nossas pernas. Que mia ou abana o rabo para nós! Que olha para nós e espera cair uma migalha da nossa mesa, em um restaurante! Pensem nisso!

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 19.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 19.02.2024

Cabeça para baixo Não é exagero dizer que o Brasil caxinga. Pelo menos do ponto de vista das expectativas, direitos e necessidades da população! Uma das constatações preocupantes é a ostensiva e desavergonhada relativização geral dos malfeitos! Isso tem se dado, por exemplo, no tratamento condescendentes dado aos presos, como as tais saidinhas, em datas especiais, nas quais eles fogem e até voltam a praticar atos criminosos! Há quem esteja tentando, inclusive autoridades, impedir que os foras da lei, nominados de bandidos, sejam assim vistos e chamados!

Tudo em nome de uma falsa política inclusiva, violando a previsão legal da segregação do fora da lei, sobretudo para proteger as pessoas de bem da comunidade! Tudo começou, há anos, com o tal garantismo penal, em que o autor do crime é melhor tratado do que a vítima. Nesse contexto, ocorreu a fuga inédita de presos da agora ex-prisão federal de segurança máxima, em Mossoró (RN). O fato segue gerando discussões e questionamentos, incusive sobre a facilidade que tiveram para o escape. E ainda não foram recapturados!

Saúde financeira A eterna dívida do Brasil está sacudindo o radar que acende a luz vermelha na saúde financeira do país! Estaria perigosamente próxima da arrecação anual e até do PIB-Produto Interno Bruto (valor dos bens e serviços que os brasileiros produzem). Então, uma dona-de-casa consegue imaginar o que significa, para o país, dever mais do que o que é produzido.  Por exemplo, o orçamento da União para 2024 é R$5,5 trilhões, conforme a Lei 14.822/2024, aprovada pelo Congresso Nacional, e sancionada pelo presidente da Repúbica.

O PIB anual é de R$10 trilhões (IBGE). E a dívida total  estaria acima de R$7 trilhões. A comparação não mede a capacidade de pagamento ou a insolvênvia do Brasil. Mas dá  uma noção da grandeza da dívida. E quanto maior for a dívida, mais dinheiro é reservado para pagá-la, tirando recursos da  saúde, educação, segurança pública, saneamento básico etc. Ou seja, cai em nossas costas! E, pior, não sabemos como essa dívida foi formada, quem são os credores, e nem se beneficiou a população. Mas todos nós estamos pagando!

Eleições municipais Pelo calendário eleitoral do TSE, o período de 7/3 a 5/4, vereadores e vereadoras poderão trocar de partido, sem perder os mandatos, para disputarem a eleição deste ano. Dia 6/4 é a data limite para registro de estatutos partidários, no TSE, e para fixação do domicílio eleitoral de quem pretende se candidatar. São 6 meses antes da eleição! Enquanto isso, estamos de olho nos possíveis candidatos! Mas em Livramento não tem muito para onde se olhar! Caiu ainda mais a qualidade dos pretendentes, principalmente para o Legislativo. Para prefeito, percebe-se que o ímpeto do grupo de situação arrefeceu-se.

Talvez pela dificuldade do prefeito Ricardo Ribeiro, com a alta rejeição de Jânio Lima,  ter de engolir a vice e pré-candidada Joanina Sampaio. Em 7 anos, ele a fez sentir que vice não serve para nada! Por que serviria, agora, para ser prefeita? Algum besta, aí, poderia responder? E a chapa da oposição está prestes a sair, tudo indica que com os médicos Paulo Azevedo e Carlos Batista. Nada oficial, ainda! Se Joanina é o sapo para Ricardo Ribeiro engolir, Paulo Azevedo seria o de Carlos Batista! Mas são bons esses movimentos pela paz! No fritar dos ovos, além da qualidade baixa será também uma eleição sem novidades.

Vereadores inúteis Foi interessante a fala do vereador Jucélio Pires, na sessão da Câmara (16/2), denunciando que o Distrito de Iguatemi está abandonado, onde ele e mais outros dois vereadores moram: Aparecido Lima e Vitalmir Moura! Jucélio apenas confirmou que vereador também não serve pra nada! Pois os três são incapazes de se unir para reverter a situação do distrito! Com eles, as coisas até pioraram. Fica cada qual cuidando do próprio umbido, e o eleitor besta votando neles mesmo assim, de 4 em 4 anos!

Para refletir Estamos na Quaresma, via crucis para a Semana Santa, que lembrará o padecer de Jesus Cristo, até ser morto crucificado, após três anos ensinando aos homens como viver no Plano de Deus. Antes de deixar os  perseguidores tocar nEle, mostrou como deveríamos viver. Resumiu tudo ao dizer: “Ama teu Deus de todo coração, e  ama teu próximo como a ti mesmo”. No caminho para o Gólgota, onde foi assassinado na cruz, grande multidão o seguia! Um grupo de mulheres  batia no peito e lamentava a dor de  Jesus! Então, Ele disse:

“Mulheres de Jerusalém, não choreis por mim; chorai por vós mesmas e pelos vossos filhos. Pois dias virão em que será dito que felizes são as que não tiveram filhos e cujos peitos não amamentaram. Quando chegar esses dias, vão pedir que os montes caiam sobre vós, que as colinas as escondam. Porque se fazem o que vocês estão vendo com o madeiro verde, muito pior será com o madeiro seco”.

Em seu alerta, Jesus estaria sendo injusto e mal agradecido com aquelas mulheres, que pareciam tão piedosas? Claro que não. Ele conhecia as fraquezas dos homens e aproveitou o gesto delas para lembrar, pelos séculos a fora, que não é suficiente bater no peito, assim como não é suficiente rezar a via-sacra, fazer penitências, como na Semana Santa, se nada mudar para melhor em nosso quotidiano. Se não formos gentis e misericordiosos uns com os outros. Se não vivermos conforme o Plano de Deus. Desse plano, faz parte o amor ao próximo como a nós mesmos, o viver como cristão, cujo destaque são, também, a solidariedade, a compaixão, a defesa da paz, a defesa da natureza e a luta pela liberdade, pela honestidade, pela Justiça, e o combate à pobreza.

Na cruz, a dor moral e física dilaceravam o Messias. Seus olhos estavam inchados pelos hematomas, causados pelas pancadas da tortura! Não conseguia mais enxergar. Seus pulmões estavam comprimidos pela hemorragia interna, resultado das perfurações recebidas dos algozes, o que O deixava asfixiado. Naquele suplício, antes de expirar, na cruz, teve forças para pedir pelos que O matavam: “Pai, perdoa-lhes. Eles não sabem o que fazem”! Pensem nisso!

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 16.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 16.02.2024

Leônidas Cardoso Conforme a 88FM divulgou, e diversos outros veículos também, faleceu sábado (10/2) o deputado Leônidas Cardoso (85 anos). Muitos em Livramento nem sabiam quem era ele. Mas a Av Leônidas Cardoso quase todos conhecem. Quem intercedeu para prestar essa homenagem ao deputado foi o então prefeito Ulisses Cabuy Lima, numa de suas gestões (1967-1971 ou 1983-1988). Eles eram muito amigos! Por isso o deputado ajudou muito Livramento. Essa avenida, na época, era uma estrada, totalmente desabitada, ligando o Taquari à cidade. Depois, o deputado foi deshomenageado e o nome da avenida foi mudado para Desembargador José Soares Sampaio, 1º juiz da Comarca de Livramento.

A indigência ou preguiça intelectual da Câmara Municipal de Livramento é comovente. Parece que os vereadores só sabem homenagear uma pessoa, por serviços prestados ao município, deshomenageado outra. Foi assim também com o deputado Aloysio Short (1906-1970), cujo nome foi apagado da conhecida Praça da Feira, para ser colocado o de João Marques de Oliveira. A histórica Praça da Bandeira virou Praça Dom Hélio Paschoal. As escolas com os nomes de D. Tina e Gil Ferreira desapareceram! Sem falar que o Colégio Boaventura e o Polivalente igualmente sumiram. O João Vilas Boas não tardará a desaparecer! E a população não diz nada! É muito triste!

Fuga para o Egito Na verdadeira Fuga para o Egito, descrita pelo evangelista Mateus, foi a ída de José e Maria para proteger o recém-nascido Jesus, ao saberem que o rei Herodes queria matá-lo. Mas vamos falar das críticas que estão sendo feitas ao presidente da República, pela viagem ao Egito, para onde foi esta semana. Foi dar palpite em assuntos mundiais, como se não houvesse graves problemas a serem resolvidos no Brasil. E o brasileiro quer entender a calma do casal presidencial, em fotos como turistas, diante das pirâmides do Egito. Na capital Cairo, o presidente tentou minimizar sua criticada simpatia ao grupo Hamas, considerado terrorista.

Luis Inácio disse para os jornalistas que o Brasil é contra a tentativa de deslocamento forçado do povo palestino, por isso apoiou a Corte Internacional de Justiça pela África do Sul. Não haverá paz sem um Estado Palestino convivendo lado a lado com Israel, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas, disse o presidente. Enquanto isso, dizemos nós, na Pindorama Brasileira, segue  o medo da dengue e da covid mal curada! E medo, também, de outra fuga, a da prisão de segurança máxima de Mossoró (RN). As atenções voltaram-se para o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski. A condescendência com os fora da lei, no Brasil, está gerando preocupação!

Para refletir Oração da Ave Maria! O sino toca a canção da Ave-Maria! Meu coração tem sede de Deus, minha alma se eleva nesta oração! Que alegria saber que Deus me ouve, junto com os que agora rezam comigo. Somos felizes, pois Maria nos conduz a Jesus, na Pátria Espiritual! Meu ser estremece, ao rezar: “Pai Nosso Que Estais Nos Céus”! É como, das nuvens, ver a beleza do Universo. Vamos se alegrar nesta vida e neste caminho que Deus nos deu para seguir! Que alegria, Deus, e encantamento, podermos cantar, unidos, como frutos da tua vontade e tua criação. O sino toca, a noite chega, em silêncio, para velar pelo nosso descanso, de um dia inteiro percorrido, do cansaço pelo enfrentamento dos desafios da vida.

Obrigado pelo que eu aprendi com a inocência das crianças que encontrei neste dia, pelas palavras sábias que tive a oportunidade de ouvir daquele velhinho a quem a vida ensinou tantas lições! Obrigado por mais um dia vivido! Pela oportunidade de fazer esta oração, de ter comigo, ouvindo esta rádio, pessoas de espíritos bons, que se alegram contigo! Obrigado pelo alimento, a água, os abraços, a paciência e tolerância que tiveram para comigo, em mais uma semana que termina. Obrigado, por nos ter enviado Jesus! Obrigado por me inspirar e, junto a todos que se unem a ti, agora, dizer: somos todos filhos teus! Pensem nisso!

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 14.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 14.02.2024

Pensando nas Cinzas Chegamos às Cinzas da Quarta-Feira! Começou a Quaresma! Pelo calendário da religião, os féis terão 40 dias para refletir, mais uma vez, sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo! É bom lembrar, então, que os homens o mataram! E Ele, Jesus, veio justamente salvar a humanidade da perdição! Mais de 2 mil anos depois, será que essa humanidade melhorou ou piorou? No particular, graças a Deus, existem muitas pessoas boas no Mundo!

Mas no conjunto, é certo que o Messias correria o mesmo risco, se aqui voltasse! Todavia, em cada tempo, Deus sempre acerta as linhas e a escrita! Quem se fizer de surdo, mudo ou cego, viverá a correspondente experiência da consequência disso! É o Plano de Deus! Pensem nisso ao receber, hoje, a imposição das Cinzas! Pensem nisso, sempre! Teremos tantas chances quantas forem preciso! Mas doerá menos, se resolvido já na primeira chance!

Lições do Carnaval Não sei se haveria lições a tirar de uma bacanal! Talvez sim! Como no episódio envolvendo as cantoras  Baby Consuelo, 71 anos, e  Ivete Sangalo, 51anos, na arena momesca de Salvador. A Baby, evangélica há 25 anos, resolveu profetizar, em plena festa mundana, dizendo: Todos atentos, porque nós estamos entrando em Apocalipse. O arrebatamento tem tudo para acontecer entre 5 e 10 anos.

Ivete, ao seu lado, surta e  rebate, com arrogância: Eu não vou deixar acontecer, porque não tem apocalipse certo, quando a gente maceta o acopalipse. Virou o assunto do Carnaval! Baby não detalhou, mas Apocalipse, que contém o arrebatamento, é um livro do Novo Testamento, escrito por João. Significa Revelação e já teria acontecido! Ivete também não explicou o que é macetar. Está na letra horrorosa da sua música com a Ludmila.

Macete pela culatra Macetar vem de macete, instrumento usado para dar golpes, bater, principalmente em carpintaria. Pode induzir à violência. Tanto que Ivete quis macetar, ou seja, destruir, o apocalipse. No surto, ela disse acopalipse. E o seu macetar, como era óbvio, saiu pela culatra! A repercussão do fato foi muito negativa para ela, acusada de afrontar algo tido como ícone sagrado! No dia seguinte, ela se viu com graves problemas em seu trio elétrico! Chegou a insinuar que iria desistir de Carnaval!

Tentou se redimir, dizendo: Sou uma pessoa obediente às regras lá de cima, eu não sou maior do que as regras lá de cima. Alguns dizem que os incidentes foram castigo de Deus! Não sei! Pareceu mais algo ensaiado, para amenizar os estragos da arrogância da cantora e da iconoclastia! Mas também é certo que Deus, por suas leis, tem vários modos de mandar mensagens! E lá estava a Baby fazendo o alerta! Assim, há uma lição a se tirar! Não zombem das coisas de Deus!

Para refletir A natureza nos ensina tudo! Há alguns dias, tudo parecia cinzento entre nós, ante a ameaça da seca! Não demorou e uma chuva torrencial caiu, no município. As esperanças se renovaram nas pessoas, as plantas parecem sorrir de alegria! Mas não foi o homem prepotente que fez chover. Com toda sua arrogância, ele não tem esse poder! A chuva e demais fenômenos naturais vem de leis imutáveis que alguém fez. E nelas não podemos interferir, nem haveria necessidade disso. A simples pergunta “quem seria esse alguém” bastaria para nos levar a uma profunda reflexão! Desse modo, podemos nos considerar seres indigentes, incapazes até de compreender e aceitar que temos um pai, um criador; ou de nos regozijar, cantar, bradar de alegria, de euforia, por pertencermos a ordem de coisas maravilhosas da natureza!

Então, deixemos de ser miseráveis, de vivermos na condição inferior de mendigos da vida! Vamos abraçar e cantar a natureza, proteger toda essa riqueza que Deus nos deu. Não devaste mais a natureza! Se derrubar uma arvore, por alguma necessidade, plante outra noutro lugar. Não maltrate e muito menos mate um animal. Todo ser vivo tem tanto direito à vida quanto nós. Se alguém fere um irmão ou qualquer outro animal, fere o espírito de Deus. Estamos na estrada da evolução, e Jesus nos ensinou o jeito certo de caminhar, dizendo para nos amarmos uns aos outros como irmãos, pois, desse modo, provamos que somos, de fato, filhos de Deus! Pense bem! Se desejar matar algo, mate a fera, o demônio, que há dentro de você. Volte a ser como uma das criancinhas sobre as quais Jesus disse: “Deixai que elas venham a mim!”. Pensem nisso!

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 12.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 12.02.2024

Fantasias de Carnaval Estamos em pleno agito carnavalesco, tido como a maior festa popular do Brasil. Mexe com toda a comunidade, mas na verdade só uma minoria participa! Tem aspectos bonitos e culturais, como os desfiles de blocos afros (Salvador), escolas de samba (Rio de Janeiro/São Paulo)) e a tradição dos caretas (mascarados), na visinha Rio de Contas. Fora isso, é a festa do vale tudo, da licenciosidade, que alguns aproveitam para mostrar como de fato são! Espécie de catarse piscológica! Já chegou a ser demonizado pela Igreja! Mas, segundo a etimologia, a palavra Carnaval vem do Latim “carne vale”, que significa adeus à carne. Por que isso?

Porque era a festa que a Igreja fazia para as pessoas se despedirem da carne e se prepararem para a abstinência, logo a seguir, nos 40 dias da Quaresma, na qual as igrejas cristãs se preparam para a Páscoa, que rememora as torturas e o assassinato de Jesus. No fundo, porém, o espírito festivo e carnavalesco sempre animou o ser humano. Tipo de festa em que se vê a busca pela inversão de valores e das normas morais e sociais, violação dos bons costumes. No Carnaval, tudo fica informalmente “permitido”, desaparece a censura e a autocensura. Perde-se o pudor, enfim! E isso vem desde as bacanais da Roma Antiga, muito antes de Cristo. Então, brinquem com cuidado!

Campanha do Irmão Logo após a festa de Momo, chegará o Dia das Cinzas, a 4ª-feira, com todos de volta ao mundo real, sem fantasias! Muitos irão à igreja, limpos das purpurinas, para a imposição das cinzas. O sacerdote certamente lembrará: do pó viestes, ao pó retornarás. Com o início da Quaresma, na 4ª de Cinzas, também começará a CF-2024 (Campanha da Fraternidade), da CNBB, cujo tema  de reflexão é fraternidade e amizade social, e o lema vós sois todos irmãos e irmãs. O lema é inspirado no Evangelho de Mateus, em que Jesus alerta sobre a necessidade da humildade. E pede que todos ajam diferente dos que não fazem o que pregam, que gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas, gostam de serem saudados nas praças e chamados de mestres.

E o Messias frisou: "Vocês não devem ser chamados mestres! Só um é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos”! (Mateus 23). O secretário executivo da CNBB, padre Jean Poul Hansen, disse que o tema da CF-2024 lembra a importância da amizade social e se baseia na encíclica Fratelii Tutti (todos irmãos), do papa Francisco. E que é um convite de conversão à amizade social e reconhecimento da vontade de Deus que todos sejam irmãos/irmãs. Seria inspirada em São Francisco de Assis. Como sabemos, São Francisco chamava de irmão até o Sol e a Lua. Talvez essa CF ajude, também, a minimizar as divergências  dentro da Igreja, inclusive entre bispos e o próprio Papa.
 
Para refletir A calma de espírito e a paz social exigem a execução regular de ações públicas e privadas, com a convivência harmoniosa entre as pessoas. Qualquer desvio desses itens desequilibra as relações, podendo gerar conflitos, insatisfações e desassossego. O funcionamento certo da ordem coletiva necessita da colaboração de todos. Por exemplo, as pessoas que assumem o compromisso de comandar as ações públicas devem honrar esse encargo, buscando sempre atender às necessidades da população. Do mesmo modo, cada indivíduo tem de fazer sua parte, para ter seus direitos respeitados. Se nada funcionar direito, inexistirá paz social e haverá mais sofrimento. Infelizmente, sempre há quem queira ter mais vantagem, descumpre as normas e prejudica toda a comunidade.

Ainda somos uma comunidade cheia de malfeitas. Os serviços públicos são ruins, o egoismo das pessoas é alto! Faltam civilidade, educação, generosidade, respeito, cortesia. Falta amor! Vamos pensar no que Jesus ensinou. Temos de usar a centelha divina que há em nós, e contribuir  para a paz social, na comunidade. Basta abrir o coração e a alma a Deus, estendendo o abraço a todos. Vamos fazer nossa parte e exigir, com gentileza e coragem, que os demais cumpram as suas, principalmente os governantes! Vamos mostrar que somos civilizados e merecemos as bênções de Deus! Vamos garantir alegria e paz no ambiente em que vivemos, para nós e todos os seres vivos! Pensem nisso!

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 09.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 09.02.2024

O que é calceteiro? Quem souber, responda SIM, aí nos comentários, como dizem os youtubers? Sem olhar no Google, claro! Brincadeira! A Prefeitura de Livramento acaba de divulgar a contratação de um calceteiro, em chamamento público. O extrato de contrato foi divulgado dia 7/2 no Diário Oficial. O contratado é Josias dos Santos Sena. Valor do contrato: R$47.520,00, por 11 meses, ou seja, R$4.320,00/mês, mais do dobro do piso da categoria. O que faz um calceteiro? Ele pavimenta ruas e faz calçadas, com paralelepípedos, areia ou terra.

Usa-se também blocos de concreto ou pedra calcária, como na chamada calçada portuguesa. A atividade desse profissional exige zelo e preparo físico, pois pega peso e fica muito exposto ao sol. Em Livramento, os calçamentos com paralelepípedos, no geral, são malfeitos. Talvez não sejam feitos por calceteiros profissionais! E há falhas graves de infraestrutura, pois as vias são calçadas sem galerias de drenagem da água da chuva, nem tubulação para coleta de esgotos!

Transporte escolar A empresa Araújo Alves Empreendimentos Ltda seguirá fazendo o transporte escolar, em Livramento. O contrato foi renovado, nos termos do Pregão Eletrônico nº 105/2023, cuja homologação, pelo prefeito Ricardo Ribeiro, foi publicada ontem (8/2), no valor de R$4.322.760,00. Essa empresa sempre ganha as licitações! Foi dado só um pedacinho para a empresa Zatos Representante Comercial Ltda, valor de R$397.416,00, totalizando R$4.720.176,00.

É um dos contratos milionários da prefeitura de Livramento, nunca revistos pela atual gestão. Quando assumiu o cargo (2017), Ricardo Ribeiro denunciou que havia uma máfia dominando o transporte escolar, no município. Insinuou que existia um sistema de tetas para beneficiar donos de carros e de vans de aluguel. Apesar da gravidade dessa denúncia, ele nunca apurou as responsabilidades! Além disso, com ele, o valor dos contratos praticamente dobrou!

Cenário pede atenção Não podemos fingir! O cenário político de nosso país é ruim! Não sabemos quem, de fato, governa! As funções institucionais, repartidas entre os três poderes, misturaram-se! É clara a total insegurança jurídica e política! O Congresso Nacional está dominado por conveniências pessoais! O Poder Executivo mostra-se sem rumo! O Judiciário segue fora de todas as linhas da Constituição Federal! É fácil ver que isso não é bom! A ação da Polícia Federal, ontem (8/2), de ampla repercussão, seria a exacerbação disso, embora esteja claro que o alvo específico é o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Inclusive, ele poderá ser preso, a qualquer momento. Foi incluido na investigação de uma alegada tentativa de golpe de Estado, por enquanto sem a demonstração lógica e cabal cabal disso. E nem que tenha sido liderada pelo ex-presidente! A princípio, pode-se presumir que, pela insana perseguição que ele sofre, o objetivo imediato seria tirá-lo do cenário eleitoral. O clima é tenso, no país! Se não houver contenção, todos choraremos, mais cedo ou mais tarde, inclusive quem hoje aplaude! Não podemos deixar esse grande Brasil ficar tão pequeno! É triste, é medonho!

Para refletir Segundo o evangelista Mateus, Jesus disse que “A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé”. “Nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento”. Nem viram Noé entrar na arca! Os que comiam e bebiam “nada perceberam, até que veio o dilúvio e levou todos. E assim acontecerá na vinda do Filho do Homem”, disse o Cristo, segundo Mateus. Com base nesse relato, há quem crê numa 2ª vinda do Cristo.

Mas essa pode não ser a melhor interpretação, ou seria uma interpretação cômoda! Pois a parte principal da mensagem de Cristo pode ser o alerta às pessoas daquele tempo sobre a vida espiritual. Tão apegadas estavam à vida mundana, que se esqueceram, totalmente, de que, um dia, a vida deles na Terra iria terminar. Isso foi há mais de dois mil anos. Será que hoje é diferente? Em nossa cidade, por exemplo? Então, sigamos o alerta do Messias:

“Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. Se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente ficaria prevenido”. Quantas barcas de Noé já passaram por nós e não vimos! Quantos clamores e alertas já ecoaram diante de nós e não ouvimos! Quantos de nós já morreram, e um dia também morreremos? E nem ligamos! Ainda assim, Deus não nos abandona, sempre espera pelo despertar da nossa consciência! Pensem nisso!

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 07.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Polícia apreende 35 KG de drogas em Vitória da Conquista

Trinta e cinco quilos de drogas, munições, balanças, dinheiro e embalagens para acondicionar entorpecentes foram apreendidos na terça-feira (05), no Bairro Brasil, durante uma operação da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Vitória da Conquista. Tabletes prensados e porções de cocaína e maconha estavam escondidos dentro de fundos falsos de vários móveis, nos cômodos de um apartamento, naquele endereço. "As investigações apontam que o local recebia mais de 100 quilos por vez para distribuição. Os suspeitos identificados durante a apuração, responsáveis pelo fornecimento e comercialização das drogas apreendidas, foram indiciados no inquérito policial instaurado na DTE", informou o titular da unidade especializada, delegado Neuberto Costa, acrescentando que as prisões preventivas dos criminosos foram solicitadas à Justiça. O material apreendido foi encaminhado à perícia. As investigações seguem para identificar e localizar todos os envolvidos na ação criminosa.

 

Informações do site Agora Sudoeste.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2024 - Todos os direitos reservados.