Operador 88
A Secretaria de Saúde informa por meio de boletim divulgado hoje (29) que 1319 casos foram confirmados no total, onde 1249 pessoas se curaram estando ativos em tratamento cerca de 54 pessoas. O material foi coletado em mais 18 pessoas e aguarda-se resultado, 26 pessoas são monitoradas e 13 óbitos.
Após diversas solicitações no Jornal da 88 sobre o assunto e reivindicar mais informações sobre a imunização contra covid-19 em Livramento, a Secretaria de Saúde resolveu então fazer como já havíamos dito, um boletim informativo a parte, que foi intitulado como "Imunização Covid-19" onde consta quantas pessoas já foram vacinadas, bem como local de atuação das mesmas. Algo que já vem sendo feito por outros municípios desde o início da vacinação. Na tarde de hoje (29) os dados começaram a serem divulgados, e a Secretaria de Livramento informou que 493 doses de vacinas foram recebidas até o momento, 425 já aplicadas, em 83 profissionais do Hospital, 78 da UPA 24 Horas, 18 do SAMU, 21 de Laboratórios, 105 de Atenção Básica e 120 de Clinicas e Entidades de Saúde. Quando a informação chega até a população, os mesmos entenderão que as vacinas ainda não estão disponíveis para todos os livramentenses, algo que por sinal pode demorar muito a acontecer. Então é preciso continuar com os cuidados, usando máscara, evitar aglomerações, manter o distanciamento social e higienizar sempre as mãos.
Os motoristas baianos têm até o dia 10 de fevereiro para aproveitar o desconto de 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), efetuando o pagamento em cota única. Existe ainda a opção de pagamento com 5% de desconto para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Todas as informações poderão ser consultadas por meio do site www.sefaz.ba.gov.br, no canal Inspetoria Eletrônica – IPVA, ou do call center da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), pelo 0800 071 0071.
Outra possibilidade é o parcelamento do IPVA em três vezes, bastando, para isso, observar os vencimentos das cotas na tabela, também de acordo com o número final da placa do veículo. Vale ressaltar que o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam.
Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela. Os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2021. No entanto, o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. O pagamento do tributo referente a embarcações e aeronaves deverá ser efetuado até 1º de junho de 2021.
Redução do valor
Os contribuintes vão pagar em 2021, em média, cerca de 3,2% a menos no valor do IPVA. A redução mais significativa é de 5% para os automóveis. O imposto dos utilitários registra queda de 4,7%, e o dos ônibus e microônibus de 2,7%. Os caminhões irão pagar menos 1,8% e para as motos a queda é de 1,7%. A pesquisa foi realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com base nos preços praticados em outubro de 2020.
A frota tributável da Bahia é de cerca de dois milhões de veículos, e o IPVA constitui a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado. O valor arrecadado com o imposto é dividido meio a meio com o município onde o veículo foi emplacado.
Diferente da maioria dos Estados, que iniciam o calendário de pagamento do IPVA em janeiro ou fevereiro, na Bahia o imposto começa a ser quitado no final do mês de março, para os proprietários de automóveis com placas terminadas em 1 e 2. O cronograma se estende até o final do mês de setembro.
Apesar das primeiras 376 mil doses das vacinas contra a Covid-19 terem sido disponibilizadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no último dia 19 para os 417 municípios baianos, de acordo com o Acompanhamento da Cobertura Vacinal Covid-19, cinco cidades baianas ainda não aplicaram nenhuma dose do imunizante. Mas os secretários municipais rebatem e apostam em uma incompatibilidade junto ao sistema estadual.
De acordo com o site disponibilizado pelo estado, cinco cidades receberam doses do imunizante, mas não as aplicaram: Belo Campo teria recebido 142 doses na primeira etapa; Firmino Alves (28 doses); Itarantim (142 doses); Planaltino (42 doses); e Rafael Jambeiro (144 doses).
A reportagem do Bahia Notícias entrou em contato com a Sesab para entender o motivo pelo qual os municípios não haviam iniciado a imunização. Ainda foi questionado de que modo a pasta tem fiscalizado a aplicação das doses para que uma maior cobertura vacinal seja alcançada em todo estado. Em resposta, a pasta disse que apenas disponibiliza para os municípios a vacina e que cabe à administração municipal a sua aplicação.
O secretário de Saúde de Rafael Jambeiro, no Piemonte do Paraguaçu, Amaury Miranda informou que até o final da manhã desta terça-feira (26), 75 pessoas já haviam sido vacinadas no município. “Nós enviamos os dados para o Núcleo Regional em Feira de Santana. Entramos em contato com o Núcleo e fomos informados que está realmente acontecendo algum problema, mas a vacinação está ocorrendo sim. Estamos trabalhando junto ao Núcleo para resolver rapidamente. Para que nosso trabalho não seja descredibilizado”, disse.
Já o secretário de Saúde de Belo Campo, no Sudoeste baiano, Fábio Maia Prado, informou ao Bahia Notícias que da primeira remessa de vacinas disponibilizadas pela Sesab (142 doses), já foram aplicadas 128 doses do imunizante. “Ontem [nesta segunda (25)] recebemos outras 120 doses”, disse.
Questionado se o município estava enviando para a Sesab um relatório com a quantidade de doses já aplicadas, Prado chegou a apresentar um dos protocolos encaminhados ao Núcleo Regional:
Em entrevista ao BN, a secretária de Saúde de Firmino Alves, no Médio Sudoeste baiano, Cátia Oliveira Schaeppi, disse que, diferente do que demonstra o site de acompanhamento da Sesab, a vacinação já começou na cidade. “Nesta primeira fase aplicamos 45 doses nos profissionais de linha de frente que atuam na saúde”, disse.
Ainda de acordo com a secretária, o município recebeu 35 doses do imunizante na terça-feira-terça (19) e outras 30 doses nesta segunda-feira (25). A reportagem do Bahia Notícias também tentou contato com os municípios de Planaltino e Itarantim, mas não obteve retorno.
Questionada sobre o fato dos secretários estarem pontuando que estão enviando relatórios à pasta, a Sesab declarou o contrário. A secretaria disse que alimentação do sistema depende da informação dos municípios. “A Sesab não foi informada do quantitativo de doses aplicadas nos municípios citados”, pontuou.
Até o fechamento desta matéria, os dados de vacinação de quatro, dos cinco municípios citados continuavam zerados no site de acompanhamento da Sesab. Após atualização, o sistema incluiu os dados do município de Rafael Jambeiro, constando que a cidade já havia aplicado 21 doses do imunizante. Quantidade mais de três vezes inferior a declarada pelo secretário de saúde do município.
Um homem, de 45 anos, foi preso por dirigir embriagado em um trecho da BR-242 de Seabra, na Chapada Diamantina. O flagrante ocorreu na tarde de segunda-feira (25). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), os policiais foram informados sobre um condutor de um Fiat/Strada que fazia manobras perigosas na rodovia, com risco de causar algum acidente. De imediato, os agentes federais iniciaram buscas e conseguiram interceptar a caminhonete. Na abordagem, o motorista foi submetido ao teste com etilômetro [bafômetro], cujo resultado aferiu 1,43 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões), o que comprovou a embriaguez. Após o teste, o condutor foi levado a uma delegacia da Polícia Civil de Seabra.
O preço da gasolina da Petrobras vai subir pela segunda vez em menos de dez dias nas refinarias. Segundo a estatal, o reajuste será de 5%, para um preço médio de R$ 2,08 por litro, a partir de hoje. Na semana passada, a estatal já havia reajustado o combustível em 7,6%, no primeiro reajuste do ano. Além da gasolina, também será reajustado o preço do diesel, em 4,4%, para R$ 2,12 o litro. A Petrobras reiterou que seus preços têm como referência a chamada paridade de importação, impactada por fatores como os valores do petróleo e o câmbio, de acordo com comunicado enviado pela assessoria de imprensa. O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é garantido, e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel. “Importante ressaltar também que os preços da gasolina e do diesel vendidos na bomba dos postos revendedores é diferente do valor cobrado nas refinarias pela Petrobras. Até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis pelas distribuidoras, além das margens brutas das companhias distribuidoras e dos próprios postos revendedores de combustíveis”, informa a estatal em nota.
Em boletim divulgado hoje (27), a Secretaria de Saúde informa que Livramento consta 1315 casos confirmados por covid-19. Cerca de 34 pessoas passaram por exames e aguardam resultado, 46 são monitoradas, 70 estão ativas em tratamento e 13 óbitos.
No último sábado (23) a Rádio 88 FM realizou sorteio de prêmios na Farmácia Vitoria. Em transmissão ao vivo no programa "Circuito Musical", foram sorteados três celulares A20s de 32GB e uma bolsa térmica.
A promoção foi iniciada no final de 2020 e era válida para os clientes Farmácia Vitoria que comprassem produtos da “Família Perfect Supra”. Confira os ganhadores, da Farmacia Vitoria que sempre está presenteando seus clientes de Livramento e Dom Basílio.
01 bolsa térmica: Zenaide da Matinha de Cima - Livramento de Nossa Senhora;
01 celular A20s 32GB: Josenilde - Dom Basílio;
01 celular A20s 32GB: Edilma do bairro Benito - Livramento de Nossa Senhora;
01 celular A20s 32GB: Rosangela - Livramento de Nossa Senhora;
A Farmácia de Dona Graça, a Farmácia Vitoria é a única atendendo 24 horas. Anote o disk remédio 34442545.
Na Farmácia Vitoria você tem 100% da sua receita atendida, contando com medicação, linha de perfumaria, higiene bucal e muito mais. Passe para conferir.
Há mais de 50 dias uma sinalização vertical foi pintada na Praça 6 de Outubro em Livramento, onde informa a proibição de fazer conversão para a Rua Arthur Moura e Silva pra quem sobe a Rua Deoclides Alcântara. Há alguns dias um acidente de trânsito foi registrado nesse local justamente por conta dessa sinalização que não estava sendo respeitada. A equipe do Jornal da 88 que se fazia presente no local no momento do acidente, conversou com o Secretário de Obras do Município, o Gilton Hipólito, solicitando sinalização horizontal para melhorar a visualização aos motoristas. Outras reivindicações já haviam sido feitas no Jornal da 88, e nesta segunda-feira (25) a Secretaria fixou uma placa no local informando a proibição de conversão para quem segue a Rua Deoclides Alcântara, lembrando que para quem desce da Avenida Presidente Vargas poderá continuar descendo pela Rua Arthur Moura e Silva. Então atenção motoristas, respeitem a sinalização, fiquem atentos para que outros acidentes não venham a ocorrer, não pode fazer conversão da Rua Deoclides Alcântara para Rua Arthur Moura e Silva.
O município de Livramento de Nossa Senhora segue registrando em média oito a dez casos por covdi-19 no boletim diário. Em boletim divulgado hoje (26) registra-se mais oito confirmações somando 1315, estando 72 pessoas ativas para o vírus em tratamento. O material foi coletado em mais 22 pessoas, 46 são monitoradas e registrou-se mais um óbito por covid-19, estando em boletim 13, cerca de vinte após o registro do 12º óbito por covid019.
Começaram hoje (26) e vão até o dia 29 de janeiro as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), este ano o Fies vai oferecer 93 mil vagas. As inscrições podem ser feitas no portal do Fies. O resultado da seleção será divulgado no dia 2 de fevereiro. Em caso de pré-seleção para uma vaga na chamada única do Fies, o candidato terá o período de 3 a 5 de fevereiro de 2021 para complementar sua inscrição. Quem não for pré-selecionado vai automaticamente para a lista de espera. A convocação por meio da lista de espera ocorrerá de 3 de fevereiro até 18 de março de 2021. Pelo regulamento do programa, os candidatos pré-selecionados na lista de espera deverão complementar a inscrição no prazo de três dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no Fies Seleção.
O Ministério da Cidadania divulgou calendário de pagamento do Auxílio Emergencial para o total de 196 mil beneficiários, totalizando R$ 248,6 milhões em recursos.
Trata-se de dois grupos que receberão o benefício:
- Beneficiários que fizeram a contestação no período de 7 a 16 de novembro e de 13 a 31 de dezembro de 2020 - 191 mil pessoas;
- Beneficiários que tiveram o pagamento reavaliado em janeiro de 2021, decorrente de atualizações de dados governamentais - 5 mil pessoas.Esses beneficiários receberão de uma só vez todas as parcelas a que têm direito. Os recursos estarão disponíveis no dia 28 de janeiro, quinta-feira, tanto para transferências e pagamentos quanto para saques.
Entre o total de 196 mil trabalhadores:
- 8,3 mil receberão a segunda, a terceira, a quarta e a quinta parcelas do Auxílio Emergencial
- 40,9 mil pessoas receberão as três últimas parcelas.
- 68,1 mil terão direito à quarta e à quinta parcelas.
- 78,3 mil vão receber somente a quinta parcela.
Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio caixa (clique aqui).
Os créditos das últimas parcelas do benefício se encerraram no último dia 29 de dezembro. Já a liberação de saques termina nesta quarta-feira (27).O Auxílio Emergencial foi liberado para 68 milhões de trabalhadores - 32,2% da população e cerca de 40% das residências - pagando o total de R$ 330 bilhões, segundo o Ministério da Cidadania.
Os funcionários do Banco do Brasil que compõem a base do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região deliberaram, em assembleia virtual, pela adesão à paralisação nacional contra as reestruturações no banco. O ato nacional acontece na próxima sexta-feira (29), com a paralisação das atividades, mobilizações e o esclarecimento da população sobre os riscos do sucateamento do BB. A direção do Banco do Brasil anunciou o fechamento de mais de cinco mil postos de trabalho, a desativação de 361 unidades, transferências compulsórias e a retirada de funções. O movimento sindical e os trabalhadores preveem que as demissões vão precarizar o atendimento, aumentar o tempo de espera nas filas e sobrecarregar os demais funcionários, o que aumenta as chances de adoecimento físico e mental. O BB é referência em diversos setores da economia brasileira. Estudos apontam que o banco público financia cerca de 60% da produção agropecuária, desde a agricultura familiar -produtora de alimentos básicos para a população - até os grandes produtores agrícolas.
Com a vacinação contra a Covid-19 em curso desde a última terça-feira (19) na Bahia, 75 mil 924 pessoas já receberam a primeira dose da Coronavac no estado. O número foi apurado pela Secretaria de Saúde (Sesab), com dados colhidos até as 14h deste último domingo (24), o que indica 2.212 a mais do que a quantidade registrada no sábado (23). O painel para acompanhamento da vacinação mostra que as maiores cidades também são as com o maior número de pessoas vacinadas. E o avião com nova remessa de vacinas contra o novo coronavírus chegou à Bahia ontem. Desta vez, chegaram cerca de 119 mil 500 doses do imunizante desenvolvido pela universidade de Oxford, em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca. E as cidades baianas já começaram a receber a segunda remessa das vacinas. O município de Livramento recebeu 220 doses, hoje pela manhã. Segundo a ASCOM, a vacinação desse imunizante, conforme o estabelecido pela SESAB será exclusiva para os trabalhadores da Saúde, seguindo a ordem de prioridade: 1º hospitais (primeiramente servidores dedicados a pacientes com COVID19 e depois demais funcionários, se aplica a hospitais públicos, filantrópicos e privados); 2º UPA/SAMU; 3º UBSs; 4º Serviços de Atenção Especializada Ambulatorial/Laboratórios que realizem exames para a COVID19.
Na última sexta-feira (22), um homem foi denunciado e preso na Avenida Presidente Vargas, em Livramento, suspeito de se apresentar como um agente da Polícia Civil. Conforme informou a Polícia Civil ao 97NEWS, o falso policial também é investigado por dois estelionatos no estado do Piauí. Segundo o delegado Antônio Cláudio Pereira, titular da delegacia de Livramento, funcionários de uma empresa de internet desconfiaram do falso policial e acionaram a Polícia. "Ele se identificou como policial civil, no qual se dizia ser representante do sindicato Aspol - Associação dos Profissionais de Polícia e Bombeiros Militares do Estado da Bahia, presidida por um suposto policial militar, e realizava a venda de um bingo tendo como prêmios uma motocicleta e um notebook, ainda inexistentes, sendo os valores arrecadados direcionados para crédito, supostamente, dessa mesma associação", disse o delegado. Natanael foi autuado em flagrante por estelionato e falsa identidade -- violação dos tipos penais definidos pelos Arts. 171 e 307 do CPB.