OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Show da Noite

Marcos Oliver

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 15.Dez.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 15.12.2023

O retrato do Brasil O destaque da semana, no Brasil, é a sabatina, no Senado (13/12), que aprovou o autodeclarado comunista Flávio Dino para o STF (Supremo Tribunal Federal), indicado pelo presidente da República. Passou na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), com 17 votos a 10, e no plenário, com 47 a 31. Ele tem 55 anos, formado em direito, foi juiz federal, deputado federal,  governador do Maranhão, atual ministro da Justiça! A oposição tentou, mas não conseguiu barrar a indicação, vista como risco para mais politização da Corte, ameaça às  liberdades e interferências do STF nos outros poderes.

A aprovação  está sendo atribuida à venalidade da maioria dos senadores, muitos deles respondendo processos no STF e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), como o senador Sérgio Moro, alvo de perseguição pelo atual governo, pelo que teria votado a favor de Dino, com medo de ser cassado. Além disso, foi divulgado, na véspera da sabatina, que o governo de Luis Inácio liberou R$9,9 bilhões de emendas parlamentares, em clara intenção de afagar senadores corruptos, que costumam usar o dinheiro para influenciar eleitores nos municípios.

Estranho privilégio Em duas sessões da Câmara este ano, em agosto e setembro, o vereador Josemar Miranda apontou a desordem urbana em Livramento, incluindo o caos no trânsito. Chegou a comparar a Praça João Marques (centro) com a balbúrdia em cidades da Índia, onde vacas, carros, carroças, bicicletas e pedestres se misturam. Só que lá é cultural, mas aqui é descaso dos gestores e apadrinhamento de amigos, parentes e capachos políticos. É o caso da inaceitável barraca na Praça João Marques, área de intensa circulação de pessoas e veículos.

O ponto comercial improvisado pertence a Jonas Caires (Joninhas), que lá se instalou, fora da lei, com a conivência do prefeito. Agora, seu negócio está sendo ampliado, com um trailler, incomodando os comerciantes da área e causando indignação em quem transita pelo local! Jonas Caires é contratado pela prefeitura, como servidor, para fazer  manutenção da iluminação pública, e não poderia, em tese, ser dono de comércio! Mas estaria sendo acobertado pelo prefeito e a vice, por íntimas razões familiares!  

Para refletir Dia 13/12, celebrou-se o Dia de Santa Luzia,  protetora dos olhos. Sua imagem é de uma jovem bonita, com uma folha de palmeira e um par de olhos numa bandeija. Luzia ou Lúcia é de Siracusa, na Sicilia, ilha que hoje pertence à Itália. Nasceu no ano 283 d.C., quando o cristianismo começava e os cristãos, como sua família, eram barbaramente perseguidos pelo império romano. Há muitas versões sobre sua vida! Ficou órfã de pai ainda menina, e passou a cuidar da mãe, muito doente. Esta ficou curada após Luzia pedir a Santa Águeda. Ela consagrou a vida ao cristianismo e fez voto de virgindade, mesmo sendo prometida em casamento a um pagão, que não se conformou com a decisão de Luzia de se dedicar a Deus, inclusive doando os valiosos bens que possuia.

Então, o pretendente a denunciou aos perseguidores dos cristãos, mas ela não teve medo de se expor como seguidora de Jesus. Para o imperador Deocleciano, isso era um crime grave! E Luzia foi presa e cruelmente martirizada, ao se negar a aderir aos rituais pagãos dos romanos. Chegou a ser levada a um prostíbulo, para ser estuprada. Porém, mesmo com os pés e mãos amarrados, não conseguiram movê-la de lugar. Entre as torturas, teve o corpo queimado com óleo fervente, para que renegasse Jesus. Mas ela não cedeu! Há várias versões sobre ela ser invocada como padroeira dos olhos. Uma é que a beleza dos seus olhos eram o principal motivo da paixão do seu noivo arranjado. Para se livrar dele, ela teria arrancado os próprios olhos e entregue ao rapaz, numa bandeija!

Por milagre, novos olhos surgiram nela, ainda mais bonitos. Outra versão diz que foram os soldados romanos que extirparam seus olhos,  a mando do imperador, e Deus lhe dera outros, igualmente ainda mais bonitos! Consta, ainda, que a ligação da Santa com os olhos vem do seu nome Luzia, que em latim significa Luz. Por fim, os soldados receberam ordem para matá-la, e ela foi degolada em 13/12 do ano 304 d.C.. Seja como for, sua dedicação firme a Deus e a Jesus vai para além da visão pelos olhos. É um luminoso caminho espiritual, que mostra como deve ser a vida de um cristão. E, mais que tudo, mostra que Deus está sempre ao nosso lado, não importando a intensidade da dor que temos de vencer! Pensem nisso!

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.