OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Madrugada 88

Operador 88

Dois homens morreram a tiros na noite desta quinta-feira (27) em Vitória da Conquista. Segundo a Polícia Militar, via G1, um homem de bicicleta passou pelas vítimas, atirou e fugiu em seguida. O fato ocorreu por volta das 19h30 na Avenida Frei Benjamin, bairro Brasil. Conforme o G1, o Samu chegou a ser chamado, mas as vítimas morreram no local. Após confirmação dos óbitos, os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade. Ainda não há informações sobre autoria e motivação do crime. A Polícia Civil local deve investigar o caso.

A primeira escola estadual da Bahia no ranking das instituições com as melhores médias gerais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aparece na posição 115. O Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco, em Vitória da Conquista, apresentou o melhor desempenho da rede pública de ensino da Bahia com média geral 592,16. Os dados foram divulgados pelo Inep nesta quinta-feira (27) e computados pela startup de educação Evolucional.

A instituição de ensino baiana com a melhor média geral, considerando todas as escolas do estado, foi o Colégio Bernoulli, com média 706,55 e a posição 17 no Brasil inteiro.

O ranking baiano segue com o Colégio Helyos, de Feira de Santana, no segundo lugar com média geral 691,39 e ocupando a posição 40 nacionalmente; com o Colégio Acesso, também de Feira, com 690,05 e sendo o 43 do Brasil; seguido pelo Anchieta, com média 671,05 e 114º colocado em nível nacional.

A primeira escola pública da lista é uma instituição federal e aparece na 10ª posição em âmbito estadual e 496ª no nacional, o Colégio Militar de Salvador, com média geral 642,84.

Na manhã desta sexta-feira (28), por volta das 09:40h, na Avenida Presidente Vargas, centro de Livramento de Nossa Senhora,  um acidente envolvendo um carro de passeio e uma motocicleta, que  deixou ferido o condutor da moto, identificado como Ricardo Aguiar Castro, que realiza atividades como mototáxi. De acordo com informações do site Livramento Manchete, Ricardo pilotava uma moto modelo CG Titan 125 quando foi atingida por um automóvel de passeio, cujo motorista saiu da Rua Deputado Joel Muniz. Por conta do impacto, o mototaxista foi lançado ao solo e sofreu um corte no pé. Ricardo  foi socorrido por uma equipe do SAMU 192 e encaminhado para UPA 24h.

De acordo boletim operacional divulgado pela 46ª Companhia Independente de Polícia Militar e passado á nossa redação, os festejos do mês de junho foram pacíficos em Livramento, com apenas uma ocorrência policial registrada. Nas tradicionais festas da cidade,  a do Passa Quatro, Estocada e Rua do Areião, não foram registrados nenhuma ocorrência. No entanto, houve condução policial por porte de entorpecentes no evento festivo da Praça João Marques de Oliveira, realizado nos dias 23 e 24 deste mês. A Companhia ainda estimou o público registrado na Praça João Marques em 20 mil pessoas por dia de evento. Já a Estocada teve público estimado em mil pessoas a duas mil, no Passa Quatro três mil pessoas por dia de evento, e na Rua do Areião o número de pessoas que foram a festa foi estimado em 3 mil pessoas. A PM também divulgou que não houve ocorrências policiais nas cidades de Dom Basílio, Paramirim e Caturama. Já em Jussiape foi registrado apenas um princípio um princípio de briga. No caso de Rio do Pires e Marcolino Moura, também sem registro de ocorrência.

Os agentes de saúde e endemias vão ajuizar ação civil pública contra o Município de Brumado solicitando à Justiça que determine ao gestor municipal que pague imediatamente os profissionais o reajuste salarial com retroativo ao mês de janeiro. De acordo com  o site 97 News, a categoria em negociação com a administração municipal não obteve pagamento imediato e irá parcelar o valor. Ainda segundo os profissionais, na última reunião, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres e o secretário municipal de finanças, João Nolasco, informaram que a prefeitura não tem dinheiro para pagar os agentes e a única forma é fazendo o parcelamento da dívida em cinco vezes. Para os agentes, isso é inaceitável, por conta de gastos que estão sendo feitos pelo município, provando que não há crise na administração. Conforme a categoria, os agentes até tentou dividir em duas parcelas o valor, mas foi negado pela comissão da prefeitura.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 27.Jun.2019 // 00h00

  • Geral

Ensino médio na Bahia terá uma hora a mais de aula

A carga horária dos estudantes da rede estadual será ampliada em 200 horas, passando de 800 h/ano para 1 mil h/ano. A mudança, que será implantada a partir de 2020, é uma das estratégias da Secretaria Estadual da Educação (SEC) para tentar melhorar o desempenho do Ensino Médio e vai representar, diariamente, 1h a mais dos jovens na escola. O subsecretário da Educação, Danilo Souza, diz que os detalhes dessa mudança estão em discussão e que, por isso, ainda não está definido se essa hora a mais será no começo ou no final das aulas. A inspiração para a mudança surgiu analisando outros países. O prazo do fim do estudo vai até novembro deste ano e, para implementar a medida, não está descartado a contratação de novos professores. Vale ressaltar que Anuário da Educação mostrou que a Bahia é o 5º estado que menos investe por estudante, são cerca de R$ 3 mil por aluno. Daí a estratégia da SEC em aumentar a carga horário com intuito de aumentar também o aprendizado.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 27.Jun.2019 // 00h00

  • Geral

CCJ aprova posse de arma em todo o imóvel rural

Proposta que estabelece toda a extensão do imóvel rural como residência ou domicílio foi aprovada nesta quarta-feira (26) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Isso irá permitir que o proprietário ou gerente de uma fazenda tenha arma de fogo em qualquer parte da propriedade e não apenas na sede. O texto será analisado no Plenário em regime de urgência.

De acordo com o autor, senador Marcos Rogério (DEM-RO), o Projeto de Lei (PL) 3.715/2019 corrige um equívoco do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826, de 2003), que autoriza a posse de arma de fogo no interior das residências e no local de trabalho, mas não particulariza a situação dos imóveis rurais, que são casa e trabalho ao mesmo tempo, como explicou a senadora Kátia Abreu (PDT-TO).

— A posse na residência já é permitida pelo Estatuto do Desarmamento, e no trabalho também. Só estamos colocando a coisa mais clara — afirmou.

Para o relator, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), a proposição é conveniente e necessária, já que o morador rural, por viver em áreas remotas, não tem a mesma proteção ofertada pelo Estado aos que moram nos centros urbanos.

— Por estar mais vulnerável, o morador do campo precisa, não só na sede, mas em qualquer ponto de sua propriedade, de meios para se defender dos inúmeros riscos a que está exposto, como roubo de animais, roubo de máquinas e roubo de safra. Ele pode, ainda, ser atacado num quintal, numa plantação, num curral, num galpão, enfim, em qualquer espaço de sua propriedade. Assim, nada mais justo do que garantir ao morador rural a posse de arma de fogo em toda a extensão de seu imóvel, para que possa exercer o direito à legítima sem a ameaça de ser preso por porte ilegal de arma de fogo — disse Alessandro.

O senador Esperidião Amin (PP-SC) afirmou que já havia passado da hora de oxigenar essa legislação com a alteração e lembrou, assim como o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ser essa uma luta antiga do deputado Afonso Hamm (PP-RS), autor de proposta semelhante.

Conflitos no campo

O PL 3.715/2019 foi apresentado à Casa na terça-feira (25) pelo senador Marcos Rogério e analisado com item extrapauta na CCJ no dia seguinte, por acordo firmado pelas lideranças partidárias. Preocupado com a possibilidade de a alteração deflagrar mais conflitos e violência nas fazendas do Pará, um dos locais com maior índice de violência rural no país, o senador Paulo Rocha (PT-PA) chegou a pedir vista da proposição para adiar a votação, mas teve apenas uma hora para analisar o texto mais detalhadamente.

Depois de 40 minutos, ele anunciou que se absteria da votação.

— Meu estado tem graves problemas de segurança e conflitos, conheço de fundo a experiência lá, não é à toa que o Pará é o campeão em conflitos no campo. O projeto é muito simples para resolver o problema da segurança e dos conflitos do campo. Não é com uma arma, seja o grande ou o pequeno [proprietário], que vão resolver os problemas de segurança — opinou.

A gravidez na adolescência é a principal razão que leva meninas a se casarem antes dos 18 anos em três cidades na Bahia. Entre elas estão Salvador, Camaçari e Mata de São João. O desejo de se casar, a perda da virgindade e a necessidade de sair de um lar conflituoso são os motivos que aparecem em seguida. A informação é do levantamento da organização Plan International, intitulado "Tirando o Véu". A pesquisa foi realizada entre novembro de 2017 e abril de 2018. Além da Bahia, o estudo também colheu dados no município de Codó, localizado no Maranhão. O estudo, qualitativo, entrevistou 217 pessoas, sendo 13 adolescentes casadas, 19 mulheres que se casaram quando eram menores de idade e 12 homens que se casaram com meninas. A pesquisa também ouviu famílias, líderes comunitários, agentes públicos e adolescentes que não se casaram. A Bahia e o Maranhão estão em quinto e décimo lugares, respectivamente, no ranking de casamentos ou uniões de meninas adolescentes registrados pelo IBGE em 2015. A atuação da ONG nesses estados facilitou a aproximação com as meninas e a realização da pesquisa.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 26.Jun.2019 // 00h00

  • Geral

Prazo para retirada do abono PIS/Pasep termina nesta sexta

O prazo para os trabalhadores sacaram o abono salarial PIS-Pasep do calendário 2018-2019, relativo ao ano-base 2017, termina nesta sexta-feira (28). Segundo último balanço divulgado pelo Ministério da Economia, 2,2 milhões de trabalhadores ainda não sacaram R$ 6,5 bilhões. O PIS é pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil. O valor do abono varia de R$ 84 a R$ 998, dependendo do período trabalhado formalmente em 2018. Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2017. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ano-base 2017.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 26.Jun.2019 // 00h00

  • Geral

Polícia Rodoviária Estadual divulga balanço do feriado prolongado

O balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), nesta terça-feira (25), aponta que as rodovias baianas tiveram 16 mortes nos feriadões de Corpus Christi e São João. 

Uma operação especial foi realizada nas rodovias entre os dias 20 e 25 de junho. No ano passado, os dois feriados não caíram no mesmo período. No São João de 2018 foram registrados 22 acidentes com 6 mortes.

A maior parte das vítimas, este ano, morreu na BA-502, em um acidente entre uma van e uma carreta, no trecho entre as cidades de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos. Oito pessoas morreram na batida que aconteceu na quinta-feira (20), quando começou a Operação São João 2019, e três sobreviveram. Na manhã de domingo (23), outras duas pessoas morreram na mesma rodovia, depois que um caminhão de coleta de lixo invadiu uma feira de fogos de artifício no trecho da cidade de Muritiba.

A PRE detalhou que, dos 31 acidentes, 17 tiveram vítimas. Além das vítimas que morreram, a maior parte das pessoas que se envolveram em acidentes este ano teve ferimentos graves: 14. No São João do ano passado, 5 pessoas ficaram gravemente feridas. Dez pessoas tiveram lesões leves. Ainda de acordo com a PRE, 7.407 veículos foram abordados durante os dois feriadões. Desse total, 347 foram retidos.

Durante as abordagens, 1.746 pessoas fizeram o teste do etilômetro, também conhecido como teste do bafômetro. Desse total, 25 deram positivo. Além disso, a polícia recolheu 53 carteiras de habilitação e apreendeu 54 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). A PRE não detalhou o motivo dos recolhimentos e apreensões.

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), será denunciado ao Ministério Público Estadual (MPE) por suspeita de crime contra a administração pública e terá que devolver aos cofres do município R$ 4.077.350,93 que foram gastos na aquisição irregular de terrenos a preços superfaturados – que sofreram acréscimos de até 6.500% em poucos meses, informou o site 97 News. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta terça-feira (25), ao julgar termo de ocorrência lavrado em razão de irregularidades em dispensa de licitação para a aquisição dos imóveis pela administração, sem qualquer avaliação prévia e com claros indícios de superfaturamento. O processo foi realizado nos meses de outubro a dezembro de 2017, gerando uma despesa total de R$ 4,3 milhões. O conselheiro José Alfredo Rocha Dias determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o prefeito para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. 

A UPA 24 de Livramento de Nossa Senhora registrou nove entradas de pessoas com queimaduras provocadas por fogos de artifícios. De acordo com informações da unidade, a idade dos acidentados varia entre 7 e 62 anos. Dos noves, doi tiveram ferimentos mais graves, sendo que um deles precisou ser transferido pra Brumado e outro segue internado em Livramento. Ainda segundo a UPA 24h, o número de acidentes foi  menor do que em 2018. Além dos acidentes com o manejo de fogos, a UPA atendeu também pessoas com sinais de consumo excessivo de álcool, intoxicação alimentar e desmaios.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 25.Jun.2019 // 00h00

  • Geral

Alerta da dengue: mais de 600 mil casos são registrados no país

O Ministério da Saúde confirmou 596,38 mil casos de dengue neste ano, até o dia 10 de junho. O número de casos prováveis da doença, ou seja, ainda não confirmados, é ainda maior: 1,127 milhão. Em relação a 2018, houve um salto nos casos de dengue no país. No mesmo período do ano passado, eram 173,63 mil casos prováveis. Observa-se aumento da taxa de letalidade no grupo de faixa etária acima de 60 anos, o que corresponde a 51,3 % (188) do total de óbitos do país, aponta o Ministério no boletim epidemiológico da Semana 23. O aumento de casos da dengue tem sido especialmente visível nos estados de Minas Gerais e São Paulo nas últimas semanas. Da Semana 13 até a 23, esses dois estados corresponderam, juntos, a 96,5% do total de casos observados no Brasil (774,28 mil) dentro do período.

A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar divulgou um boletim informacional dando conta de um acidente registrado na BA-148, no último dia 20 deste mês, por volta das 19 horas, trecho entre as cidades de Rio de Contas e Marcolino Mouro. De acordo com a Companhia, um caminhão com três pessoas a bordo tombou no referido. Ainda segundo informações da polícia, o motorista alegou “ter perdidos o freios” do veículo e, por isso, não conseguiu contornar uma curva. O motorista foi orientado pela Polícia Rodoviária Estadual a registrar um boletim de ocorrência no posto rodoviário de Brumado.

 

 

 

 

 

  • Por Redação Jornal da 88

  • 25.Jun.2019 // 00h00

  • Geral

Briga é registrada em festa junina na cidade de Jussiape

Na madrugada do último domingo (23) por volta das 4h15 da manhã, na cidade de Jussiape, policiais foram informados que estava acontecendo uma briga em frente ao palco. Então, os agentes se deslocaram até o local, e encontraram um homem de prenome Carmelino caído no chão com alguns ferimentos no rosto e em outras partes do corpo. Segundo versão da 46ª CIPM-Companhia Independente de Polícia Militar,  havia um cidadão de prenome Ermiro, bastante alterado,  que  tentava agredir ainda mais Carmelino mesmo estando estirado no chão. Foi então que o agressor foi imobilizado pela guarnição, e nesse momento outro indivíduo chamado Anderson também foi detido quando atentou contra os policiais tentando dar fuga ao agressor e impedir a ação policial. Após acalmados os ânimos foi verificado que Ermiro agrediu Carmelino, por este ter estrangulado o filho  menor de apenas 7 anos, vindo a ferir o pescoço da criança. Por fim, a Guarnição PM, juntamente com o conselho tutelar, teve que se deslocar até a DP de Brumado com todos os envolvidos, onde foram tomadas todas as medidas Cabíveis pelo delegado Rafael Oliveira Santos Araújo.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2025 - Todos os direitos reservados.