OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Show da Noite

Marcos Oliver

Uma jovem, de 21 anos, foi morta a tiros em Guanambi, no Sertão Produtivo, pelo ex-namorado. Até esta segunda-feira (30), Breno Dourado Meireles, de 21 anos, segue foragido. Ele é acusado de matar a tiros Karollayne França Gonzaga dos Santos, também de 21 anos, na madrugada do sábado (28). Conforme o coordenador da Polícia Civil em Guanambi, Clécio Magalhães, o acusado surpreendeu a jovem na casa dele, desferindo vários tiros. O caso ocorreu por volta das 0h40 no bairro Monte Azul. Ainda segundo o delegado, o foragido teve liberdade concedida por tráfico de drogas em maio passado. A suspeita é que o crime tenha sido cometido por motivo passional. O caso é investigado pela Delegacia Territorial.

Uma bebê de apenas um ano e sete meses morreu na noite da última sexta-feira (27), após uma vasilha de leite quente cair sobre ela. O acidente aconteceu por volta das 21:30h, no Distrito de Iguatemi em Livramento, onde a vítima morava com os pais. Ela foi socorrida e encaminhada para a UPA 24h, mas não resistiu e veio a óbito depois de dar entrada na unidade. Ainda segundo informações, a criança de prenome Fernanda, teria se aproximado e puxado um recipiente que armazenava leite fervendo no momento em que a mãe fazia atividades domésticas. A vasilha estava em cima do fogão e teria virado acidentalmente, o líquido atingiu o rosto da criança. O corpo de Fernanda foi encaminhado ao IML de Brumado, para exames de necropsia.

 

No Brasil, metade dos professores não recomendaria a um jovem se tornar educador, por considerar a profissão desvalorizada, revela a pesquisa Profissão Docente, iniciativa da organização Todos Pela Educação. 

De acordo com o levantamento feito pelo Ibope Inteligência em parceria com a rede Conhecimento Social, a maioria (78%) dos professores disse que escolheu a carreira principalmente por aspectos ligados à afinidade com a profissão. Entretanto, 33% dizem estar totalmente insatisfeitos com a atividade docente e apenas 21% estão totalmente satisfeitos.

Durante a pesquisa, foram entrevistados 2.160 profissionais da educação básica em redes públicas municipais e estaduais e da rede privada de todo o país, sobre temas como formação, trabalho e valorização da carreira. A amostra respeitou a proporção de docentes em cada rede, etapa de ensino e região do país, segundo dados do Censo Escolar da Educação Básica (MEC/Inep). 

Para o diretor de políticas educacionais da organização Todos pela Educação Olavo Nogueira Filho, os dados são preocupantes. Ele reforçou a necessidade de repensar a valorização da carreira dos professores brasileiros. “Há bastante tempo conhecemos o desafio da desvalorização docente, da falta de prestígio em relação à carreira, mas acho que os novos dados chegam para reforçar e, mais uma vez, mostrar que temos um longo caminho a ser trilhado na educação, no que diz respeito à valorização da carreira”, afirmou.

Formação

Os docentes apontam como medidas mais importantes para a valorização da carreira, a formação continuada (69%) e a escuta dos docentes para a formulação de políticas educacionais (67%). Eles consideram urgente a restauração da autoridade e o respeito à figura do professor (64%) e o aumento salarial (62%).

Para o diretor Nogueira Filho, os números passam relevante mensagem no sentido de desmistificar o senso comum, que coloca a questão salarial como o principal problema para a carreira docente no país. “O debate, de modo geral, tem colocado ênfase, de maneira quase isolada, na questão salarial. E, de fato, esse ponto surge no conjunto das principais medidas que as pessoas entendem como importantes para valorizar a carreira, mas não aparece na pesquisa como fator principal. Acho que isso traz uma questão importante sobre a discussão da valorização], que precisa ir além da questão do salário.”

A remuneração média dos professores no Brasil atualmente, segundo a pesquisa, é de R$ 4.451,56. A maioria dos docentes (71%) tem a profissão como principal renda da casa e 29% afirmam ter outra atividade como fonte de renda complementar.

Um incêndio atingiu o prédio da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) por volta das 15h, na tarde deste último sábado (28), em Salvador. O fogo começou no setor financeiro. A assessoria da instituição informou que não houve feridos.

O foco das chamas foi no terceiro andar, que estava fechado em obras. A situação foi controlada por volta das 17h30, mas até 19h40 os bombeiros trabalhavam no rescaldo do edifício. No local, funcionários da Alba contaram à reportagem da TV Bahia que ouviram uma explosão antes do incêndio começar.

Segundo os bombeiros, o que pode ter causado o fogo ainda é um fator desconhecido. A Alba informou, por meio de nota, que o incidente não teve causa determinada, mas a princípio foi um curto-circuito. 

Por conta disso, uma fumaça preta tomou boa parte do local e chegou a ser vista de longe, na região da Avenida Luís Viana (Paralela). O local foi isolado e três caminhões dos bombeiros trabalharam para conter as chamas.

O incêndio vai ser investigado pela 11ª Delegacia Territorial. De acordo com a Secretaria de Segunça Pública da Bahia (SSP-BA), a perícia do local foi solicitada e será feita pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Fundada em 1974, a Assembleia Legislativa fica no Centro Administrativo da Bahia (CAB), que reúne todos os órgãos da gestão estadual. A instituição conta com 63 deputados estaduais, e é presidida por Angelo Coronel (PSD) desde 2017.

Confira nota da Alba na íntegra: Ainda sem causa determinada, mas a princípio foi um curto-circuito o que provocou o início do incêndio que se alastrou pelo terceiro andar do Palácio Luís Eduardo Magalhães, na Assembleia Legislativa da Bahia, no CAB. O andar está em obras. O sinistro começou por volta das 15h20, os bombeiros chegaram 20 minutos depois e controlaram totalmente as chamas. Não houve vítimas. Após a perícia serão contabilizados os prejuízos e estabelecido um plano de ação para recuperação da área afetada pelo fogo no edifício mais antigo do Legislativo baiano.

No último sábado (28), a Secretaria Municipal de Saúde de Rio de Contas, promoveu uma Feira de Saúde em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia. A feira aconteceu na Praça da Matriz, próximo ao antigo fórum, com o objetivo de ajudar as pessoas a adotarem hábitos saudáveis, preservando suas faculdades físicas e mentais. O evento ocorreu das 8h às 12h e ofereceu exames e consultas gratuitas à população.

O trabalho contou com uma equipe de profissionais da área de saúde, prestando serviços de aferição de pressão, aplicação de flúor atendimento médico e corte de cabelo, além de membros da Igreja Adventista distribuindo livros, frutas, água, e fazendo massagem.

A ação teve caráter educativo e apontou para a medicina preventiva como a melhor forma de combater diversas enfermidades.

Confira áudio da entrevista:

 

Rio de Contas: Secretaria Municipal promove feira de saúde em parceria com a igreja Adventista
Rio de Contas: Secretaria Municipal promove feira de saúde em parceria com a igreja Adventista
Rio de Contas: Secretaria Municipal promove feira de saúde em parceria com a igreja Adventista
" allowfullscreen>

A Bahia registrou o maior número de ataques a carros-fortes do país em 2018. Junto com São Paulo, o estado anotou 10 ocorrências nos primeiros seis meses deste ano. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira de Transporte de Valores (ABTV) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores de Segurança Privada (Contrasp) ao G1. Um dos casos ocorreu em Eunápolis, no sul baiano, em março passado. Um vigilante morreu e outras seis pessoas ficaram feridas. Já em abril, um carro-forte foi explodido na Br-347 próximo a Juazeiro, no Sertão do São Francisco. Os criminosos chegaram a interditar a rodovia, atravessando uma carreta na pista. Segundo a ABTV, um dos pontos que favorecem os ataques são estradas “esburacadas” em regiões inóspitas “praticamente sem fiscalização” e estradas sem muito movimento. Ainda segundo o levantamento, o Nordeste é a região com maior número de ataques nos últimos três anos. Foram 34 registros em 2016, 56 em 2017 e 46 nos primeiros seis meses de 2018. Neste ano, depois da Bahia, Ceará com 9 ataques e Pernambuco com 8 tiveram mais ataques contra carros-fortes.

Mais uma paciente da médica Geysa Leal relatou ter sofrido complicações após fazer uma lipoaspiração. Internada há mais de uma semana no Hospital Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, a mulher teve o intestino perfurado. Segundo informações do G1, antes de ir para o hospital, ela mandou mensagens para a médica, contando que, apesar da medicação, estava com secreção. "Eu estava muito inchada, ela me receitou vários antibióticos, vários remédios. Voltei para casa com o alívio de algumas horas, mas logo depois começou a doer de novo, começou a inchar de novo", contou a paciente.

Para demonstrar a gravidade do caso, ela contou que os alimentos que ingeriu estavam saindo pela cicatriz. "Eu comi uma sopa no dia anterior que continha tomate e agrião. Estava saindo muita secreção e nessa secreção saiu agrião e tomate. Mandei as fotos para ela", acrescentou.

Como resposta, Geysa enviou dois áudios, sugerindo que a paciente experimentasse a secreção. "Amore, eu acho que você devia comer pra ver se é verdade, pra ver se é tomate, se é cenoura, porque isso aí pra mim é gordura. Me desculpa, mas não fale besteira que quanto mais besteira você pensar, pior você vai ficar estressada. E me estressar à toa".

Na mensagem seguinte, a médica volta a menosprezar o problema apontado pela paciente, mas, aos risos, se desculpa. "Como assim comida? Desculpa, está doida? Eu quero que você venha aqui primeiro. Eu preciso ver isso. Comida? Impossível sair comida. Se eu tivesse perfurado alguma coisa, você já tinha morrido. Então, deixa eu ver primeiro antes de você ficar falando besteira. É agrião, daqui a pouco é uma salada de fruta, uma sopa. Se você quiser, você come para provar, pra ver se é uma coisa ou outra. Eu estou brincando, desculpa. Isso é uma falta de respeito com você. Desculpa", conclui Geysa.

Morte de outra paciente

A conduta da médica virou notícia depois que uma de suas pacientes morreu. Adriana Ferreira Pinto, de 41 anos, foi a óbito seis dias após fazer uma lipoescultura no escritório de Geysa, no dia 16 de julho. A médica prestou depoimento na delegacia, nessa última quinta-feira (26).

De acordo com a publicação, também em depoimento, o marido de Adriana disse que uma semana após o procedimento a mulher começou a se queixar de falta de ar, desmaiou e morreu. Com isso, a polícia interditou a clínica, em Niterói, no Rio de Janeiro, e os agentes farão uma perícia no local para colher informações sobre os procedimentos estéticos que são realizados no estabelecimento. No seu depoimento, Geysa adiantou que o local não dispõe de um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) nem de ambulância.

Os agentes também vão conferir se a médica possui as credenciais necessárias para realizar cirurgias plásticas, uma vez que as especializações que ela afirma ter não são reconhecidas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

O diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luís Eduardo Barata, informou nesta última quinta-feira (26) que a bandeira tarifária deverá continuar vermelha em agosto, uma vez que o país enfrenta adversidades climáticas em razão da falta de chuva, predominante agora em julho.

A bandeira tarifária vermelha (patamar 2) tem o custo adicional na conta de luz de R$ 5 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

A repetição da bandeira do mês de junho deve-se à manutenção das condições hidrológicas desfavoráveis e à tendência de redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN). “A bandeira vermelha deve continuar em agosto e a tendência é de que ela deva permanecer até o final do período seco. A situação hidrológica encontrase em situação adversa de norte a sul do país e a chuva não cai”, explicou.

Eduardo Barata, no entanto, afastou o risco de desabastecimento de energia elétrica. “A energia estará mais cara, embora não haja risco de desabastecimento. Mas com certeza a um custo [da energia] bem maior. Isto significa que é importante que se reduza o consumo, o que também consequentemente acarretará na redução do custo para o consumidor final. Reduz o consumo, reduz o custo”, disse

El Niño

O diretor geral disse que trabalha com a expectativa da chegada do fenômeno conhecido como El Niño, que vem trazendo chuvas para o Sul do país e deverá melhorar a situação hidrológica da região e, consequentemente, também melhorar a oferta de energia elétrica nos estados da região. “O que tem acontecido hoje é que como não vem chovendo nesse período, e as chuvas no Sul estão muito escassas, o Sudeste é que está tendo que fornecer energia para a região. Na medida em que começar a chover no Sul, a gente começa a gerar [energia] por lá. E aí o Sudeste é desonerado”.

Eduardo Barata disse que o que vem, em parte, contribuindo para o fornecimento de energia no país, é a Região Nordeste, uma vez que as usinas eólicas estão “bombando”. “E este é um fenômeno que deverá continuar pelos próximos dois meses, uma vez que esse período que vai até setembro é o ponto alto dos ventos nos estados do Nordeste. São as eólicas instaladas em grande quantidade na região, aliada às térmicas [usinas] que seguram o suprimento de energia nos estados da região e ainda permite a exportação do excedente pelo Sistema Interligado Nacional”.

Um grave acidente de trânsito ocorrido na noite da última quinta-feira (26), na rodovia BR-430, ceifou a vida do empresário brumadense Luciano Correia Caires. Conforme informações do site Livramento Manchete, Luciano viajava com sua esposa e conduzia um automóvel SW4, quando colidiu frontalmente com outro veículo, após o mesmo realizar uma ultrapassagem. O acidente foi registrado no município de Bom Jesus da Lapa, região Oeste da Bahia. O carro do empresário saiu da pista de rolamento em virtude do impacto e acabou capotando a margem da via. As vítimas receberam os primeiros socorros e foram encaminhadas para UPA 24h de Bom Jesus da Lapa. Luciano foi transferido em estado grave para uma UTI na cidade de Barreiras, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O estado de saúde da mulher ainda não foi divulgado após a morte de Correia. A tragédia deixou a população brumadense em comoção.

  • Por Rádio 88 FM / Jornalista Yonélio Sayd

  • 25.Jul.2018 // 00h00

  • Geral

Expectativa para as celebrações das Novenas e Festa do Bom Jesus do Taquari

A Paróquia do Bom Jesus do Taquari está nos preparativos para a grande Festa do Bom Jesus que acontecerá de 28 de julho a 6 de agosto e que nesse ano tem como tema  das celebrações “Cristãos leigos e leigas, sal da terra e luz do mundo na igreja e na sociedade”. A programação se inicia dia 28 com a realização, todos os dias, do novenário, que começa sempre no horário de 19h30, na tradicional Gruta do Bom Jesus, no bairro Taquari, quando os devotos são convidados a participarem das celebrações eclesiásticas e as homilias com abordagens diversas sob a ótica da religião e a igreja. 
Serão 10 dias intensos de celebrações entre os meses de julho e agosto envolvendo diversos sacerdotes de congregações, bispos e concelebrantes de várias comunidades paroquiais, como Caetité, Brumado, Dom Basílio, Rio de Contas e outras.
As celebrações do Bom Jesus do Taquari dão inicio aos festejos de Nossa Senhora do Livramento, prolongando-se até o grande dia de 15 de agosto, data de comemoração da padroeira do município, onde também acontecem muitas homenagens, consagração especial na Igreja Matriz, e a tradicional missa campal, entre outras atividades que farão parte desses eventos religiosos e tão esperados pelos católicos e devotos que comparecem para lotar tanto a Gruta do Bom Jesus do Taquari quanto a Praça Dom Hélio Paschoal (Praça da Prefeitura) todos os anos.
Rádio 88 transmite 
Como já acontece há anos, as novenas são transmitidas pela Rádio 88 FM, através do programa A Voz do Padre, apresentado pelo pároco padre José Aparecido e a participação do Pe. Josemar Novais, com horário a partir de 18h30min, ao vivo, da gruta do Bom Jesus, no Taquari. As pessoas que não podem  ir a Gruta do Bom Jesus vão poder acompanhar onde quer que elas estejam à transmissão pelo rádio e em seus celulares através de um aplicativo criado pela emissora. Além de ampla cobertura de toda a equipe de profissionais da emissora. Também este ano a festa ganha o apoio das redes sociais.

 

" allowfullscreen>

O Ministério do Trabalho e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos vão firmar, nos próximos dias, acordo de cooperação técnica para emissão da carteira de trabalho e previdência social nas unidades da empresa.

Pelo acordo, que foi anunciado nesta última segunda-feira (23), o projeto piloto será implantado nos próximos 30 dias no estado de São Paulo.

Segundo o secretário executivo substituto do Ministério do Trabalho, Admilson Moreira, a iniciativa tem o objetivo de descentralizar a emissão da carteira de trabalho manual e informatizada e de levar o serviço para mais perto da população. “O propósito da parceria é oferecer um serviço mais ágil e acessível ao trabalhador”, disse Moreira.

De acordo com o ministério, de janeiro a maio deste ano, foram emitidas mais de 2,3 milhões de carteiras de trabalho no país, das quais 580 mil no estado de São Paulo.

O serviço de emissão de carteiras está disponível nas unidades ligadas ao Ministério do Trabalho e em unidades descentralizadas espalhadas pelo país, por meio de parcerias com estados e municípios. A rede conta com cerca de 2,1 mil postos de atendimento. 

Na manhã da última segunda-feira (23), equipes da Polícia Civil e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Sudoeste) cumpriam mandados de buscas, apreensão e de prisão no bairro Alto México, na cidade de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, quando foram recebidos com disparos de arma de fogo. Os policiais estavam na diligência das investigações que apuram a morte do professor Zemário Luz Caíres, ocorrida em março deste ano e também as mortes de Dionei de Oliveira Santos e Cristiano Pereira Santo.

Ao ser recebida à tiros, a polícia foi obrigada a revidar, ação que ocasionou a morte de um homem de prenome Lucas, mais conhecido como ‘Pirulito’. Lucas chegou a ser socorrido pelos policiais e encaminhado até o hospital Suzy Zanfretta, mas acabou não resistindo e foi a óbito. Ele era um dos envolvidos no homicídio de Cristiano, junto com Ítalo Silva Nascimento, também preso.

Além de ‘Pirulito’, que veio a óbito, e o comparsa Ítalo, a Polícia Civil prendeu mais dois criminosos. Pedro Vitoriano, conhecido como ‘Dinho’, autor do assassinato do professor Zemário Luz Caíres. O outro preso foi Jeovani Silva Santos, conhecido por ‘Gel’, responsável pelo assalto ao Posto de Ibicoara. Munições de pistolas calibre 40 e 45 foram encontradas com Jeovani e Pedro, os mesmos estavam com outras munições de uso restrito. 

Um homem de 26 anos foi morto a facadas na madrugada desta última segunda-feira (23), durante uma festa que acontecia na comunidade de Bem Posta, região do Distrito de Iguatemi, na zona rural do município de Livramento. Conforme informações passadas ao Livramento Manchete, a vítima identificada como Raimundo da Silva Pessoa, foi esfaqueada na região do abdômen por um homem identificado por Marcondes Pires de Carvalho de 21 anos. Raimundo conduzia um automóvel e estava indo embora do evento, quando parou para conversar com uma mulher no meio do caminho, ele foi surpreendido pelo autor do crime que chegou ao local lhe agredindo verbalmente e ferindo o mesmo com um golpe de faca. Ambos já haviam discutido na festa. Silva foi socorrido e encaminhado para UPA 24h, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O corpo foi encaminhado para IML de Brumado. O acusado do homicídio, Marcondes Pires foi preso em flagrante delito e conduzido para a Delegacia Polícia Territorial de Livramento, onde ficará em custódia a disposição da justiça.

No último domingo (22) a Igreja Evangélica Assembléia de Deus realizou a 4ª edição do Projeto Amor em Ação, dessa vez o contemplado foi o Bairro Benito Gama. O objetivo foi oferecer uma missão de amor com vários voluntários na área de Salão, com  cortes de cabelos, escovas, maquiagens, aferiação da pressão arterial, testes de glicemia, palestra sobre o Diabetes com a endocrinologista Dra. Irene Teixeira da Clinica AME, e ainda distribuição de 21 cestas básicas para famílias carentes daquela comunidade.

Confira na reportagem:

" allowfullscreen>

Após críticas sobre seu desempenho na Copa do Mundo, Neymar ficou de fora da listagem final de melhor jogador do mundo pela Fifa. O brasileiro perdeu a concorrência para o jovem jogador do PSG, destaque do Mundial, Mbappé. Entre os selecionados está Cristiano Ronaldo, Modric, Messi, Salah, a dupla belga De Bruyne e Hazard, uma trinca francesa com o jovem Mbappé, Griezmann e Varane, além do artilheiro do Mundial, Harry Kane.

Os nomes escolhidos demonstram o peso das atuações na Rússia para eleger os candidatos. Entre os dez nomes, sete dos jogadores estavam nas semifinais do torneio. Apontado como grande nome antes da Copa, Salah se manteve como forte candidato apesar do desempenho pífio do Egito. 

Um painel de especialistas foi responsável por selecionar esses dez finalistas — procedimento que se repete nas outras categorias. A partir de agora, os capitães das seleções, os treinadores e um jornalista de cada país filiado à Fifa votarão nos seus três preferidos. Também será levada em conta a participação dos torcedores por meio de votação no site da entidade. 

As listas de finalistas serão reduzidas, ainda em data indefinida. Os três melhores de cada categoria estarão na cerimônia de gala marcada para 24 de setembro. Foram considerados os desempenhos dos treinadores entre 3 de julho de 2017 e 15 de julho de 2018. 

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.