Operador 88
Na madrugada deste sábado (31) faleceu aos 51 anos o professor, vereador e candidato à reeleição em Livramento de Nossa Senhora, o Paulo Roberto Lessa, popularmente conhecido como Paulo Lessa. Ele testou positivo pro coronavírus e estava internado no Hospital de Base em Vitória da Conquista. O vereador e professor, deixa esposa, filhos e neto. Ele estava no sexto mandato consecutivo, 24 anos de vida pública e estava disputando as eleições municipais deste ano. Na manhã desta sábado (21) o Prefeito de Livramento, José Ricardo Assunção Ribeiro, lamentou a morte do vereador e chegou publicar nota de pesar em sua redes sociais que diz “Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de Paulo Lessa. Filho, irmão, esposo, pai, avô, líder com relevantes serviços prestados para Livramento, tratava todos com cordialidade e prestimosidade. Perdemos um grande livramentense. Que deus cubra com sua misericórdia e console os corações de sua mãe, esposa, filhos, neto e irmãos” disse o gestor. A ASCOM informou que a prefeitura decretou luto oficial de três dias. A equipe da Rádio 88 FM deseja que Deus possa confortar todos familiares e amigos nesse momento de dor.
Boletim
Em boletim divulgado hoje (31), o municipio consta por tanto 4 óbitos, 384 casos confirmados de covid-19 e o material foi coletado em mais 22 pessoas. Cerca de 165 pessoas estão sendo monitoradas.
Na madrugada de hoje (27) um vigia de um posto de combustíveis em Livramento de Nossa Senhora levou uma facada enquanto trabalhava. Segundo informações, um indivíduo, um jovem de 18 anos chegou no local por volta das 02h30 anunciando o assalto. Um frentista do posto se escondeu no escritório enquanto o vigia teria se escondido atrás de um veículo. Porém o indivíduo acabou entrando em luta corporal com o vigia e depois desferido a facada. A Polícia Militar foi acionada porém ao chegar no local, onde também se fez presente uma ambulância do SAMU 192, não foram encontrados os envolvidos, nem mesmo a suposta vítima do golpe de faca que já teria sido socorrido e levado para UPA24 horas. Foram feitas rondas nas proximidades sem constatar nenhuma anormalidade. Já por volta das 06h30 a Polícia Militar recebeu uma ligação de um jovem de 18 anos informando ser autor da tentativa de homicídio. O indivíduo relatou ainda á Polícia Militar que teria desferido o golpe de faca, durante uma tentativa de assalto à vítima, o vigia de 56 anos que é morador do Bairro Benito Gama. Com base nos dados do endereço enviados pelo CICOM, a guarnição de serviço de Radiopatrulha da 46ª CIPM se deslocou até o local de residência do autor do crime na Praça Antônio Villas Boas no Bairro Tomba, o qual se apresentou aos Policiais Militares que revistaram-o e de imediato, foi conduzido à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para serem tomadas as medidas cabíveis.
O novo decreto de calamidade pública feito pelo Governo da Bahia foi reconhecido pelo Governo Federal. De acordo com o G1, o decreto facilita o acesso a recursos federais por parte dos municípios baianos via Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para o combate ao novo coronavírus. O reconhecimento foi divulgado em portaria publicada no Diário Oficial de ontem assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves. Na prática, o decreto reduz a burocracia para acelerar as etapas de liberação do dinheiro. O documento contempla todos os municípios baianos. As 417 cidades da Bahia registram casos da Covid-19. O novo decreto substitui o anterior, publicado pelo governo em abril, e que tinha validade até 7 de outubro, data em que o governador Rui Costa anunciou que enviaria para o Governo Federal o documento do segundo decreto. O destino do recurso fica a cargo do gestor, podendo ser usado para a compra de cestas básicas ou aquisição de itens de higiene. Não há um valor pré-determinado.
Durante o início da noite do último sábado (24), o município de Livramento de Nossa Senhora e diversas cidades da região sudoeste registraram quedas de energia elétrica. Casas, comércios, ruas e avenidas ficaram totalmente apagados, uma situação atípica nos dias de hoje. A interrupção no fornecimento durou aproximadamente duas hora. Na manhã de domingo (25) o fato voltou a ocorrer. A equipe do Jornal da 88 procurou informações sobre o que teria ocorrido, em vários contatos feitos com a empresa COELBA, até o fechamento desta matéria não obtivemos respostas sobre origem da falta de energia.
O governo do estado da Bahia exonerou da Polícia Civil o Dr. Antônio Cláudio Oliveira Delegado Titular da Delegacia de Polícia Territorial do Município de Livramento de Nossa Senhora/20ª COORPIN e o nomeou na Delegacia de Polícia Civil de Paramirim. No lugar de Dr. Cláudio Oliveira, foi nomeada a Delegada de Paramirim, a senhora Maria Helena Tenório. Parabenizamos o Dr. Claudio Oliveira pelo excelente trabalho prestado no município e por sempre ter contribuído com informações no Jornal da 88. Desejamos boa sorte e desejamos boas vindas a nova Delegada, a senhora Maria Helena.
Na madrugada do último sábado (24) a Guarnição do PETO recebeu uma denuncia, de que no bairro Passa Quatro em Livramento, estava acontecendo uma festa de grandes proporções, com grande aglomeração de pessoas e som automotivo em alto volume, no interior de uma área privada. Ao chegarem no local, junto com o Coordenador de Área de serviço e a Guarnição da RP um homem se identificou como o responsável. O indivíduo abaixou o som acoplado em um fusca, porém, quando a viatura da PM deslocou das proximidades, recebeu novas denúncias, a guarnição então, retornou ao endereço, e conduziram os organizadores do evento. Todavia, ao retornar dessa situação, os policiais visualizaram outro evento sendo realizado, também com som automotivo em alto volume, o proprietário foi identificado e também conduzido com o seu veículo VW/Saveiro Branca para a Delegacia de Polícia Territorial de Livramento de Nossa Senhora. Todos os envolvidos juntamente com a saveiro e o som automotivo foram apresentados na Delegacia da cidade, para que as medidas cabíveis fossem adotadas pela autoridade policial competente. Já na tarde do último domingo (25) a Polícia Militar foi informada que uma aglomeração de pessoas com som automotivo em alto volume e brigas generalizadas entre pessoas de partidos políticos divergentes, com um número significativo de participantes sem uso de máscaras, na comunidade de Tabuleiro. O coordenador reuniu as guarnições de Peto e Operação Distrito, as quais deslocaram à localidade e presenciaram a aglomeração, além de identificar três veículos com som em alto volume ligados. Foram feitas abordagens a pessoas e estabelecimentos e dispersado a aglomeração, sendo apresentados à Delegacia os veículos e os seus proprietários, sendo um VW Fusca, branco, um GM Montana, vermelho, e um Gol, branco onde ninguém se apresentou como proprietário, porém como também estava com som em alto volume, o equipamento foi retirado pelos componentes da guarnição para apresentação na Delegacia e o veículo permaneceu no mesmo local.
Uma mulher foi agredida na noite da última sexta-feira (23) na Rua “D” no bairro Benito Gama em Livramento. Segundo informações da Polícia Militar, a Guarnição estava em rondas ostensivas quando foi informada que havia ocorrido uma agressão contra mulher, no bairro Benito Gama. Chegando nas imediações os policiais militares avistaram a vítima que informou que havia sido agredida pelo seu companheiro e que o mesmo se encontrava na sua casa. De imediato, deslocaram até a residência e foi mantido contato com o agressor que informou que acabou discutindo com a vítima e a agrediu. A vítima apresentava hematomas no olho direito sendo conduzida à Delegacia Territorial de Livramento, juntamente com o agressor para serem tomadas às medidas cabíveis. A vítima também foi levada a UPA para atendimento e exame de corpo e delito. Na tarde deste último domingo (25) uma outra ocorrência foi registrada. Uma mulher informou que seu pai, havia agredido ele e sua mãe ambos moradores da Rua da Caixa, bairro Taquari.Todos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Livramento para serem tomadas as medidas cabíveis.
A exigência da prova de vida anual de servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis está suspensa até o dia 30 de novembro de 2020. O Ministério da Economia publicou nesta última quinta-feira (22) a Instrução Normativa nº 103, que estabelece o novo período. Anteriormente, o recadastramento estava suspenso até o fim deste mês. Segundo o Painel Estatístico de Pessoal, estão nessa situação em torno de 700 mil pessoas. A prova de vida anual obrigatória deixou de ser exigida desde o dia 18 de março de 2020, como medida de proteção no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A medida, no entanto, não afeta o recebimento de proventos e pensões. Aqueles que, excepcionalmente, tiveram o pagamento suspenso antes do dia 18 de março de 2020, podem solicitar, conforme Instrução Normativa nº 29, de 1º de abril de 2020, o seu restabelecimento. Para isso, é preciso acessar o Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) e selecionar, em Requerimento, o documento “Restabelecimento de Pagamento – Covid-19”. O beneficiário receberá um comunicado do deferimento ou não do seu requerimento por e-mail, que é enviado automaticamente pelo Sigepe. Segundo o ministério, após esse procedimento, a Unidade de Gestão de Pessoas de cada órgão e entidade da Administração Pública Federal, a partir da confirmação do deferimento, deverá realizar o restabelecimento excepcional, obedecendo ao cronograma mensal da folha de pagamento.
A convocação de 184 reservistas da Polícia Militar foi publicada na edição desta última quinta-feira (22) no Diário Oficial do Estado da Bahia. Eles serão remunerados para assumir cargos não operacionais, como na guarda de quartéis, serviços administrativos, atendimento 190 e outros. De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado, o chamamento visa a otimizar o trabalho da PM nas ruas, com a liberação de profissionais que atualmente estão em regime administrativo. Assinada pelo governador Rui Costa, a lista completa inclui primeiros-sargentos e subtenentes de diversas regiões do estado. Pouco mais da metade deles, 93, foram convocados para cobrir Salvador e a Região Metropolitana.
O Brasil é o país onde os professores têm menor prestígio na sociedade. A profissão é vista como sendo desrespeitada e mal paga. O estudo foi feito por uma organização educacional, para avaliar a percepção da população de 35 países sobre a carreira docente. O levantamento considera como os professores são avaliados em relação a outras profissões e percepções implícitas e explícitas. Na comparação com profissionais de outras áreas, os brasileiros são os que pior avaliam os professores. Em uma escala de 0 a 14 para indicar o status da carreira docente, o Brasil tem nota 5. Na China, a nota é 9. Nos lugares em que os alunos têm melhor desempenho escolar, há maior prestígio. "Existem muitas razões para explicar porque o status do professor é tão baixo no Brasil. Salário é apenas uma peça de um grande e complexo quebra-cabeça", diz a fundação. Para a avaliação sobre a percepção implícita, a pesquisa pediu aos entrevistados para que respondessem para escolher uma palavra que associam mais à condição do professor. As palavras apareciam em pares, por exemplo, confiável/não confiável, bem/mal pago, trabalha muito/pouco, muito/pouco inteligente. Nesse tipo de avaliação, o Brasil aparece em 25º lugar, à frente de países como Espanha, Colômbia, Argentina, Chile. "Em geral, encontramos que os professores têm baixo status em toda a América Latina, abaixo do restante do mundo." A pesquisa foi feita com 42 mil pessoas nos 35 países, em cada local foram 1.200 entrevistados, sendo 200 deles professores. O levantamento busca identificar os fatores que podem melhorar o prestígio da profissão.
Na manhã desta última quarta-feira (21) videoconferência foi realizada entre o Juiz Eleitoral Dr. Gleison Soares, a Promotora Eleitoral Dra. Guiomar Miranda, a Comandante da 46ª CIPM, Major PM Cleise Delfino, bem como Policiais Militares que trabalham nos 04 municípios que compõem a 101ª Zona Eleitoral: Livramento, Dom Basílio, Rio de Contas e Jussiape.
Na oportunidade, as autoridades eleitorais trataram sobre diversos aspectos pertinentes ao Pleito Eleitoral, principalmente sobre as Resoluções em vigor que recomendam medidas preventivas contra o Coronavírus, as quais devem ser obedecidas pelos candidatos e eleitores, além de responderem a diversas perguntas feitas pelos Policiais Militares, no tocante não só, as recomendações sanitárias, como também, aos atendimentos e acatamentos dos direitos e obrigações que preconizam a Lei Eleitoral n° 9.504/1997, durante a Campanha Eleitoral, que vai até 12/11/2020, e depois, nos dias que antecedem a Eleição.
E nesta quinta-feira (22) foi publicada portaria 05/2020/ZE-101 sobre a realização de atos de campanha no pleito municipal de 2020 ante à necessidade de se evitar a aglomeração de pessoas dada a epidemia de COVID-19.
Uma das considerações do juiz Gleison dos Santos Soares, é que nos últimos 25 dias, foram identificados vários atos políticos nos municípios pertencentes à 101ª Zona Eleitoral de Livramento de Nossa Senhora em que houve participação de grande número de pessoas, sem respeito às regras de distanciamento descritas, contando ainda com várias pessoas sem máscaras. Considerou-se que o gráfico que indica o número de casos novos semanais no Município de Livramento tem apresentado intensa alta a partir do início do período de propaganda eleitoral, além de outras considerações.
Foi determinado que está proibido nos municípios integrantes da 101ª Zona Eleitoral (Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Rio de Contas e Jussiape), até ulterior deliberação, a prática de comícios, passeatas e caminhadas, assim como as chamadas “motocadas”, ou qualquer outro evento análogo aos mesmos; às carreatas, sejam atendidas integralmente as recomendações da Nota Técnica 81/2020, como por exemplo, não haverá restrição do Juízo Eleitoral quanto à presença do candidato em veículo aberto, tipo pick-up, desde que acompanhado de número máximo de 3 pessoas na carroceria do veículo, não está permitido o acompanhamento da carreata por pessoas a pé ou por motociclos de qualquer natureza, deverá ser disponibilizado aos passageiros álcool em gel a 70%, deve ser evitado pelos participantes o compartilhamento de objetos como microfones, celulares, canetas, evitar a distribuição de panfletos, folhetos, adesivos, entre outros objetos.
Ainda segundo a Portaria, os candidatos, representantes de partidos e coligações devem ficar cientes que o descumprimento desta portaria importará imediata dispersão do ato pela polícia militar sem prejuízo da responsabilização dos organizadores por eventual crime de desobediência descrito no art. 347 do Código Eleitoral e eventualmente o art. 268 do Código Penal.
Demais informações você confere Portaria na íntegra clique aqui.
Uma força-tarefa de combate à adulteração de combustíveis foi deflagrada nesta última quarta-feira (21) em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. Denominada de Carbono 14, a operação gerou multa de R$ 35 mil a estabelecimentos em que as irregularidades foram notadas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal a ação foi feita após denúncias de venda de combustível adulterado no município. Moradores reclamaram de prejuízos financeiros em razão de defeitos mecânicos nos veículos após abastecimento em postos da cidade. A PRF-BA informou que entre os veículos afetados estão uma viatura da polícia civil, o carro do delegado e do escrivão que atuam no município. Os veículos apresentaram problemas como perda da capacidade de arranque e falhas de ignição. Durante a força-tarefa – feita em incursões em postos do município e da rodovia BA-052 – três estabelecimentos apresentaram combustíveis com probabilidade de adulteração. A PRF-BA informou ainda que as diligências prosseguem no curso do inquérito policial que está sob investigação na Delegacia de Polícia Civil. A ação contou ainda com a Polícia Militar, o Ministério Público do Estado (MP-BA) e a Agência Nacional de Petróleo (ANP).
A polícia investiga uma suspeita de estupro contra uma jovem de 18 anos, com deficiência mental, em Vitória da Conquista. Conforme o G1, a família da vítima denunciou o caso que é apurado pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do município. No depoimento à polícia, o acusado, que é vizinho da vítima, assumiu que manteve relações com a jovem, mas disse que o ato foi consentido. No entanto, a mulher nega. Ela declarou que é homossexual e que o suspeito a levou para um motel com o argumento que faria ela gostar de homem. Em relato, ela afirmou que quando chegaram ele a mandou sair. Depois, lhe pegou a força e cometeu os abusos. O caso ocorreu em setembro passado quando a mãe da vítima passou mal e o vizinho prestou socorro. Ele levou mãe, filha e uma amiga para uma unidade de saúde. Ao chegar no local, a mulher e a amiga entraram, e a jovem ficou dentro do carro com o homem. No veículo, ele teria feito perguntas sobre assuntos sexuais e depois a convidou para fazer um lanche, mas acabou levando ela para o motel. No dia seguinte ao ocorrido, a família registrou boletim de ocorrência na Deam.
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por unanimidade, que o eleitor não pode ser impedido de votar caso não tenha em mãos o título de eleitor, sendo obrigatória somente a apresentação de documento oficial com foto. Com a decisão, os ministros do Supremo tornaram definitiva uma decisão liminar concedida pelo plenário às vésperas da eleição geral de 2010, a pedido do Partido dos Trabalhadores. O julgamento de mérito foi encerrado na última segunda-feira à noite no plenário virtual, ambiente digital em que os ministros têm um prazo, em geral, de uma semana, para votar por escrito. Em uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI), o partido havia questionado a validade de dispositivos da minirreforma eleitoral de 2009 (Lei 12.034), que introduziu na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) a exigência de apresentação do título de eleitor como condição para votar. Os ministros entenderam, agora de modo definitivo, que exigir que o eleitor carregue o título de eleitor como condição para votar não tem efeito prático para evitar fraudes, uma vez que o documento não tem foto, e constitui “óbice desnecessário ao exercício do voto pelo eleitor, direito fundamental estruturante da democracia”, conforme escreveu em seu voto a relatora ministra Rosa Weber. A ministra acrescentou que a utilização da identificação por biometria, que vem sendo implementada nos últimos anos pela Justiça Eleitoral, reduziu o risco de fraudes, embora a identificação por documento com foto ainda seja necessária como segundo recurso. Ela destacou também que, desde 2018, o eleitor tem também a opção de atrelar uma foto a seu registro eleitoral no aplicativo e-Título, e utilizar a ferramenta para identificar-se na hora de votar, o que esvaziou ainda mais a utilidade de se exigir o título de eleitor em papel.
Foi lançado o projeto piloto de um software que utiliza inteligência artificial (IA) para responder instantaneamente mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O projeto, batizado de “Zap Respeita as Mina”, pode ser acessado pelo WhatsApp.
A iniciativa, pioneira na área de enfrentamento à violência doméstica, atende mulheres por mensagens de texto. Ao acessar o "Zap Respeita as Mina", através do telefone (71) 9909-9322, as usuárias poderão pedir ajuda, em caso de emergência, enviando uma mensagem para uma das atendentes virtuais.
Após o contado, a IA é capaz de gerar respostas iniciais para a vítimas, além de permitir o acesso por mensagem a atendentes em contato direto com o serviço 190 da Polícia Civil, para os casos de emergência.
Todo o diálogo é apenas por mensagem de texto, uma opção para mulheres que não podem realizar uma ligação telefônica por estar no mesmo ambiente que o agressor. Ao se certificarem da gravidade da situação, as atendentes virtuais podem acionar a polícia automaticamente.
Ao iniciar uma conversar com a IA, uma usuária pode obter orientações e informações acerca dos órgãos que compõem a rede de atenção à mulher e as atribuições de cada um deles.
Além disso, a vítima recebe informações de como fazer uma denúncia, obter uma medida protetiva de urgência, o que fazer em caso de violência sexual, entre outras informações.
O chat com as atendentes virtuais também pode ser acessado através do site da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA): www.mulheres.ba.gov.br.