Operador 88
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) retomou a produção da vacina Oxford/AstraZeneca. A fabricação tinha sido interrompida por falta do ingrediente farmacêutico ativo (IFA). Uma nova remessa da matéria-prima da China chegou no sábado (22), à cidade. Quantidade suficiente para a produção de 12 milhões de doses. Isso significa que a produção da vacina está garantida até a terceira semana de junho. O Instituto Butantan, que está com a produção da CoronaVac paralisada desde 14 de maio, deve receber 3 mil litros de insumo, suficientes para produzir 5 milhões de doses do imunizante. A AstraZeneca e a CoronaVac são as duas únicas vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, produzidas no Brasil. A vacina da Pfizer é importada dos Estados Unidos. Atualmente, a capacidade de produção da fundação atinge cerca de 1 milhão de doses por dia.
O governador da Bahia, Rui Costa disse que a realização do carnaval 2022 depende do fluxo de vacinas no estado. Em entrevista à Bandnews TV ele disse que espera vacinar boa parte da população com as doses da Sputinik e retomar o turismo e outras diversas atividades econômicas a partir do final deste ano, gerando emprego e renda. “Estamos apostando ainda na Sputinik. Na sexta-feira, o consórcio formalizou junto à Anvisa o último relatório que a Rússia enviou com todos os detalhes. Fica a nossa expectativa que a Anvisa tenha um pouco mais de sensibilidade. Os resultados dessas vacinas estão consolidados”, defendeu.
Falta um mês para o São João, uma das festas mais populares do Nordeste e mais do que um símbolo da cultura popular brasileira. Na Bahia, os festejos juninos também refletem a economia das cidades do interior. Nesta segunda-feira (24), enquanto muitas cidades estariam se preparando para receber milhares de pessoas em junho, o foco é combater o avanço da Covid-19. Este é o segundo ano consecutivo que a Bahia não viverá o São João. Em Amargosa, por exemplo, os preparativos, decoração e montagem do palco já estariam a todo vapor. Na cidade, uma imensa praça onde seria montado o palco, foi instalado um drive-thru de vacinação.Em Camaçari, uma das primeiras cidades a anunciar o cancelamento do São João, não foi diferente. O local onde a festa acontece todos os anos, deu lugar a um ponto drive-thru. A área equivale a quatro campos de futebol que, durante o São João, contava com cerca de 60 mil pessoas por dia. O evento ocorreu durante três dias. Conforme a prefeitura, sem o São João, as perdas em arrecadação chegam aos R$ 60 milhões.
Na tarde do último sábado (22), a Polícia Militar foi informada que iria ocorrer um evento futebolístico em Macaúbas, com aglomeração e consumo de bebidas alcoólicas. Diante do fato, foi montada uma operação com a guarnição da Sede, para fazer frente e impedir a realização do evento. Chegando ao local, a guarnição orientou as pessoas sobre o descumprimento do Decreto Estadual, sendo realizada em seguida, a dispersão do público presente, bem como, a finalização da partida de futebol.
Os comerciantes de restaurantes, bares e lanchonetes pedem às autoridades municipais um decreto municipal para ampliação de horário de funcionamento à noite, para as 22h. Os comerciantes realizaram um abaixo assinado e informam como exemplo os municípios de Rio de Contas, Jussiape, Brumado, Abaíra em que o toque de recolher foi ampliado para as 22 horas. O documento direcionado ao executivo de Livramento, foi entregue no gabinete do prefeito Ricardo Ribeiro no dia 17 deste mês e tem como assinatura de recebimento a Assessora Especial Liliana Lima. O que os comerciantes esperam ainda, é que caso o município atenda o pedido, a vigilância sanitária e Polícia Militar fiscalizem para que todas as exigências sejam atendidas. Enquanto comerciantes noturnos estão sofrendo represálias por não poderem trabalhar, aglomerações e eventos clandestinos estão acontecendo livremente pelos quatro cantos do município. Inclusive vários desses com provas em vídeos divulgados e nada é feito para ser proibido através da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Saúde. Enquanto isso, comerciantes, trabalhadores estão sendo proibidos de trabalhar e sendo reprimidos por desobedecer decreto estadual. E eventos clandestinos, aglomerações ocorrendo por todo canto de Livramento.
A Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora, promulgou a Lei Nº 1.448/2021 de 19 de maio que reconhece as academias de exercício físico como serviço essencial para a população em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais. As restrições ao direito de praticar atividades físicas e exercícios físicos em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade referida no âmbito deste artigo, deverão fundamentar-se nas normas sanitárias ou de segurança públicas aplicáveis e serão precedidas de decisões administrativas fundamentadas pela autoridade competente, a qual deverá indicar expressamente a extensão, os motivos, critérios técnicos e científicos embasadores das medidas impostas. As normas sanitárias deverão ser seguidas, e respeitadas, mediante a Fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde ou Vigilância Sanitária, as academias funcionaram com redução de trinta por cento (30%) dos frequentadores, obrigatoriamente, portando álcool em gel e mascaras. As academias que desrespeitarem as medidas de seguranças, impostas pela Secretaria Municipal de Saúde, deverão pagar multa, e se houver continuidade na quebra das medidas, ocorrerá o fechamento na unidade. Os frequentadores que forem menores de dezoito anos, só poderão frequentar as unidade mediante autorização expressa dos pais ou responsável. De acordo com o decreto estadual, como horário de funcionalidade dos comércios, as academias deverão funcionar expressivamente das cinco (5) horas da manhã até as dezenove (19) horas da noite, as unidades que não cumprirem o horário de funcionamento, mediante a fiscalização, pagarão multa, e se houver continuidade na quebra de horário imposta, ocorrerá o fechamento na unidade.
Após a Petrobras negar o risco de desabastecimento de combustíveis nos postos da Bahia, o presidente do Sindcombustíveis, Walter Tannus, afirmou que essa informação não corresponde à realidade. Segundo Tannus, o estado está em escassez dos produtos e a situação tinha previsão de normalizartem previsão de começar a se normalizar na última sexta-feira (21).
“Não sei o motivo dela 'desconfirmar' uma realidade”, questiona Tannus, sobre o posicionamento da Petrobras. Ele afirma ao Metro1 que “todas as distribuidoras de petróleo estão em desabastecimento na Bahia” e completa que, para tentar suprir a falta, estão procurando combustíveis em Pernambuco.
Ainda segundo o presidente do sindicato, o que “tem causado transtornos”, como ele diz, foi o impasse na aprovação do combustível produzido pela Refinaria Landulpho Alves (RLAM). Ele explica que a produção não foi autorizada, em virtude da qualidade. Por conta disso, o produto não foi enviado às distribuidoras e, consequentemente, os postos não o receberam.
As mães lactantes, com bebês de até 12 meses, já podem ser vacinadas na Bahia. A decisão foi divulgada pelo governo da Bahia, na manhã da última sexta-feira (21), e se estende para lactantes com ou sem comorbidades. Inicialmente, somente mães lactantes com comorbidades estavam sendo imunizadas. Depois a imunização se estendeu para grupos de mulheres com bebês de até seis meses de idade e, agora, o público foi ampliado novamente, para incluir lactantes com filhos de até 12 meses. A mudança veio a partir da mobilização do movimento “Lactantes pela Vacina”, que buscou ampliar o grupo e agora busca que as mães com crianças de até dois anos sejam incluídas. Segundo texto do grupo em carta ao governo da Bahia, o Brasil está entre os países com mais mortes de bebês por Covid-19 no mundo.
Um homem apontado como o maior assaltante de banco da Bahia foi preso neste sábado (22). Segundo a Polícia Civil, o acusado estava na região de Osasco, região metropolitana de São Paulo. No momento da prisão, o suspeito chegou a apresentar um documento falso de identidade, mas foi descoberto.
Segundo o delegado José Bezerra Alves Júnior, o homem é suspeito de praticar todos os ataques a instituições financeiras, exceto o de Abaré, município na divisa da Bahia com Pernambuco. “Ele foi beneficiado pela saída temporária de Natal e, não voltou mais para a cadeia", disse o delegado.
Ainda segundo a Polícia Civil, o acusado já acumula passagens por roubo a banco em diversos estados e a fuga dele da cadeia contribuiu para o aumento dos ataques nos primeiros meses do ano na Bahia. A ação foi cumprida por policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).
Também participaram da prisão policiais da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Guanambi), a Superintendência de Inteligência da Secretária da Segurança Pública (SSP), com a colaboração de unidades da Polícia Civil de São Paulo.
Uma festa do tipo "paredão" com mais de 100 pessoas foi encerrada neste sábado (22) no distrito de Ibitupa, em Ibicuí, cidade que fica no sudoeste da Bahia. Na ocasião, dois carros com sons automotivos foram apreendidos, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).
Por meio da SSP-BA, o tenente da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Uanderson Dias Cardoso, informou que os militares chegaram na localidade após denúncias anônimas de que a festa irregular causava aglomeração por conta de "paredões" de sons.
Ainda de acordo com o tenente, o dono de um dos veículos apreendidos disse que o evento estava sendo anunciado em grupos de aplicativos de mensagem.
O tenente ainda informou que uma festa semelhante ocorreu na semana passada, no entanto, a unidade só teve conhecimento na noite do último sábado.
Os dois veículos com sons automotivos acoplados estão na sede da 8ª CIPM e serão apresentados na Delegacia Territorial (DT) de Itapetinga.
A Rádio 88 FM recebeu cópias de abaixos-assinados de comerciantes do ramo de supermercados e padarias em Livramento. Os mesmos pedem o direito de vacinação contra covid-19, e solicitam uma ação do município por meio da Secretaria de Saúde, onde justificam que estão na linha de frente como serviços essenciais desde o início da pandemia. E esse mesmo abaixo assinado foi recebido pelo Secretário de Saúde Gerardo Junior na data do dia 12 de maio. O pedido é que o município olhe para essa classe com bastante atenção, e que todos os comerciantes e funcionários de supermercados, representantes comerciais e padarias, sejam vacinados.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), advertiu a administração municipal de Livramento de Nossa Senhora, após julgar e acatar parcialmente denúncia formulada contra Sr. José Ricardo Assunção Ribeiro "Ricardinho" (Prefeito) e Sr. José Raimundo Teixeira Silva Abreu (Pregoeiro). Os conselheiros decidiram advertir o gestor e o pregoeiro no sentido de que, em licitações futuras, as justificativas para adoção do critério de “adjudicação por lotes ou itens”, sejam incluídas no processo administrativo ou no termo de referência. Deve também o prefeito se abster de incluir, nos editais, cláusulas restritivas da competitividade. Segundo o TCM, a Denúncia com Medida Cautelar foi apresentada pelo advogado Fernando Marçal Vieira, que se insurgiu contra “o caráter restritivo” do Pregão Presencial nº 064/2020 que faz, no seu entendimento, “delimitação abusiva do objeto/serviços dividido em Lotes, que não pode prevalecer”. O processo licitatório foi realizado no exercício de 2020 e tinha por objeto a “aquisição de pneus, câmaras de ar e protetores, para manutenção dos veículos e máquinas deste município”. Cabe recuso da decisão.
Levantamento realizado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) mostra que a Covid-19 mata, em média, um jornalista por dia no Brasil. Entre janeiro e abril de 2021, a categoria assistiu à perda de 124 colegas para a doença, uma média de 31 por mês, bem acima da média verificada em 2020, que foi de 8,3 óbitos/mês. No total, já são 213 profissionais mortos.
Os números fazem parte do “Dossiê Jornalistas Vitimados pela Covid-19”, documento elaborado pela Fenaj com a ajuda dos sindicatos de todo o país. Na Bahia, levantamento do Sinjorba (entidade da classe na Bahia) mostra que mais de 350 profissionais contraíram a doença, com o registro de oito mortes. O presidente da entidade, Moacy Neves, acredita que os dados ainda não mostram a situação real. “A pesquisa está em andamento, inclusive coletando e apurando dados anteriores e todos os dias incluímos novas informações ao dossiê”, informa.
Até março de 2021 o Brasil ostentou a primeira posição no mundo em mortes de jornalistas pelos efeitos do coronavírus. No mês, um em cada três profissionais mortos no mundo estava no país. Foi superado a partir de abril pela Índia, nação com uma população 6,6 vezes maior que a brasileira. A Informação está em um levantamento feito pela ONG Press Emblem Campaign, entidade com sede em Genebra (Suíça), que tem acompanhado os casos de Covid-19 no segmento da imprensa em todo o mundo.
Mortes cresceram 124% no setor
Outro estudo publicado este mês pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), “Boletim Emprego em Pauta”, chama muito a atenção e comprova que as mortes no setor de comunicação são maiores do que aparecem. Para organizar o boletim, a organização apurou os dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), divulgados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, e revelou uma situação dramática.
No 1º trimestre de 2020 foram registrados 194 desligamentos por morte de profissionais no setor de Informação e Comunicação. Em comparação aos números do 1º trimestre de 2021, verifica-se que as mortes saltaram para 435, um crescimento de 124,2%.
Na página 5 do estudo, a tabela “Número de Desligamentos por Morte no Emprego Celetista – 1º trimestre de 2020 a 1º trimestre de 2021 – Brasil” mostra que só os campos “médicos” e trabalhadores do ramo de “eletricidade/gás” registraram mais desligamentos por morte que o setor de “Informação/Comunicação”.
“Olhando o que aconteceu no Brasil neste intervalo de um ano entre o fechamento do 1º trimestre de 2020 e o 1º trimestre de 2021 podemos afirmar que o único motivo que justifica tamanho avanço é a Covid-19”, destaca o presidente do Sinjorba. Para Moacy Neves, isso aconteceu porque, após o arrefecimento da pandemia em outubro e novembro de 2020, os jornalistas que trabalharam em home office a partir de março foram convocados de volta ao trabalho. “Quando a segunda onda chegou no início do ano, apanhou a categoria desprotegida, cumprindo pautas nas ruas ou em redações e estúdios fechados”, conclui ele.
Nesta quinta (20), o Sinjorba terá audiência online com o GT Coronavírus do Ministério Púbico da Bahia. O órgão questionou a decisão da Comissão Intergestores Bipartite que, na terça (18), aprovou a inclusão dos jornalistas/radialistas da linha de frente nas prioridades do plano de imunização. “Pedimos este encontro com o MPE para explicar os números que justificaram o pleito de prioridade feito pelo Sinjorba aos gestores de saúde na Bahia”, diz Moacy. Ele explica que o pedido foi feito no estado porque o governo federal sequer respondeu ao ofício que a entidade protocolou em março passado.
Links dos documentos
Levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas https://bit.ly/3yo8XZj
Números da “Press Emblem Campaign” 1
https://bit.ly/3fxNB35
Números da “Press Emblem Campaign” 2
https://bit.ly/3yqt2OM
Boletim Emprego em Pauta (Dieese)
https://bit.ly/2QAEAOr
Pedido Sinjorba Ministério da Saúde
https://bit.ly/2Sb4BnE
Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) os profissionais de comunicação (fotógrafos, blogueiros, jornalistas) foram incluídos no grupo prioritário para vacinação em toda a Bahia. A comissão é responsável por definir os passos da vacinação em todo estado. Os requisitos para ser vacinado como profissional de comunicação são: ter mais de 40 anos e estar em atividade externa (na rua) ou em ambientes fechados (estúdios e redação). A CIB também definiu que 30% das vacinas serão reservadas para reduzir o limite de faixa de idade, de pessoas sem comorbidade. Atualmente, em Livramento, esse limite está em 40 anos. As outras 70% das vacinas continuam atendendo grupos prioritários (profissionais da saúde, gestantes, lactantes e pessoas com comorbidades).
Um crime de feminicídio que ganhou repercussão nacional, ocorrido em Macaúbas, foi solucionado pela Polícia. O crime ocorreu na madrugada do dia 01 de janeiro de 2021, quando um indivíduo ceifou a vida de sua companheira após discutirem por ciúmes em um bar. Os dois saíram do local discutindo e, após o homem retornar sem sua companheira, a família da vítima encontrou a mesma já sem os sinais vitais nos arredores do bar. A operação, deflagrada na última terça-feira (18), ocorreu após troca de informações entre a 4ªCIPM, Delegacia territorial de Macaúbas, Núcleo de Inteligência da 24ª COORPIN de Bom Jesus da Lapa e a Polícia Militar de Serra Talhada no estado de Pernambuco. Realizando cruzamento de dados e informações, confirmando que o acusado estaria na casa de familiares na cidade de Serra Talhada em Pernambuco, a Polícia conseguiu então realizar a prisão do acusado que se encontra na Delegacia daquela cidade.