OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Frequência Máxima

Operador 88

  • Por Rádio 88 FM

  • 03.Jul.2025 // 17h36

  • Geral

Volume da Barragem Luiz Vieira é de apenas 1/3 da capacidade e preocupa produtores rurais
Foto: instagram decaronacomovoador

O volume de água da Barragem Luiz Vieira, também conhecida como Açude Brumado, localizado em Rio de Contas e responsável por abastecer o Perímetro Irrigado de Livramento de Nossa Senhora, está em nível preocupante. Nesta quarta-feira, 03 de julho de 2025, a barragem acumula apenas 34.123.215 m³ de água, o que representa 34,34% de sua capacidade total, com cota de 1.015,24 metros.A situação acende um alerta entre os fruticultores da região, especialmente em Livramento, que é um dos maiores polos de produção de manga e maracujá da Bahia. Com as chuvas regulares previstas apenas a partir de outubro, o cenário gera incerteza quanto à irrigação e à sustentabilidade da próxima safra.

Com informações: Portal Livramento 


Mais uma vez superando limites e representando com garra o município de Livramento de Nossa Senhora, os atletas Robson, conhecido como Robin Hood, e Ricardo estarão competindo neste domingo, dia 06 de julho de 2025, no III Campeonato Brutos Powerlifting, nas modalidades Supino e Levantamento Terra.A dupla representa a Academia Erghos e promete dar o melhor de si no evento, que acontecerá no Ginásio de Esportes de Barra da Estiva, reunindo competidores de toda a região.A força e a determinação dos atletas livramentenses seguem inspirando e mostrando que, com disciplina e foco, é possível ir cada vez mais longe. Boa sorte aos nossos representantes! 

De certidão de nascimento até registros de imóveis, os cartórios são responsáveis por atos do cotidiano de milhares de baianos todos os dias. Apesar de realizarem serviços essenciais, mais de 60% dos cartórios na Bahia são deficitários e precisam de repasses do Fundo Especial de Compensação da Bahia (Fecom) para manter suas atividades. Agora, um projeto de lei do governo do estado, já aprovado pelos deputados, coloca em risco o funcionamento de cartórios em 224 cidades.Por lei, 12,2% da receita de cada cartório na Bahia deve ser destinada ao Fundo de Compensação. Esse fundo é responsável por repassar uma espécie de ‘renda mínima’ às unidades deficitárias – ou seja, aquelas em que as taxas cobradas da população não cobrem os custos operacionais. Os repasses podem chegar a R$ 31,8 mil mensais e são fundamentais para manter o funcionamento desses cartórios. O Projeto de Lei nº 25.851 propõe diminuir esse percentual para 9%, o que representa redução de um quarto dos recursos.

A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) no dia 17 de junho, um dia após ser apresentada à Casa pelo governo da Bahia. A medida, que ainda deve ser sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), surpreendeu a direção do fundo e a Associação dos Notários e Registradores da Bahia (Anoreg/BA), que sequer foram informados.

O problema, segundo as entidades, é que o Fundo Especial de Compensação da Bahia já opera no vermelho, com déficit anual de R$ 40,4 milhões por ano. Uma estimativa prevê o fim do fundo em seis anos e sete meses, se o projeto de lei for sancionado. Sem os recursos provenientes do Fecom, 461 cartórios baianos podem fechar as portas – o que representa 61,3% do total em atividade no estado, que é de 752.

Os cartórios se tornam deficitários quando o valor arrecadado com as taxas pelos serviços não são suficientes para pagar os custos com funcionários e manutenção. A lei também garante gratuidade nos registros de nascimento e óbito, incluindo a primeira via da respectiva certidão, além da primeira via da certidão de casamento. O Fecom também é responsável por garantir o pagamento aos ofícios relativos aos serviços que não são cobrados à população.

“Este projeto compromete a sustentabilidade de um sistema que permite levar cidadania e dignidade às áreas mais pobres da Bahia. Suprimir um quarto das receitas do Fundo vai criar a necessidade de reestruturar novamente o cenário extrajudicial, com a possível extinção de cartórios, como forma de manter o sistema viável”, defende Daniel Sampaio, presidente da Anoreg

Vai fechar?

As unidades com risco de fechamento estão distribuídas em 224 cidades, de acordo com dados do Fecom obtidos pela reportagem. Entre os municípios impactados estão Salvador, que tem seis cartórios bancados pelo fundo de compensação, além de Lauro de Freitas, Mata de São João, Itaberaba, Jacobina, entre outras. A reportagem questionou o governo do estado sobre a alteração dos repasses ao fundo, mas não obteve retorno até esta publicação.

“Em seis anos, deixaremos de conseguir pagar a renda mínima para o funcionamento dos cartórios, o que vai impactar diretamente nos serviços prestados. Os cartórios oferecem, de forma gratuita, primeira via de certidões de nascimento, casamento e óbito, por exemplo, que são essenciais para a sociedade”, avalia Igor Pinheiro, presidente do Fundo Especial de Compensação da Bahia.

No ano passado, foi sancionada a lei que permitiu a reestruturação dos cartórios baianos de acordo com número de habitantes, o que contribuiu para o fechamento de cerca de 500 unidades em todo o estado. As novas regras estabelecem, por exemplo, que as cidades com população de até 40 mil habitantes tenham um único Ofício com as atribuições de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas.

“Daqui a pouco, só teremos cartórios em grandes centros urbanos e, infelizmente, a população vai acabar pagando o preço de ficar sem os serviços”, afirma Daniel Sampaio. Mas o problema não é exclusivo do interior. Em Salvador, ao menos seis cartórios recebem repasses do fundo estadual.

Outro ponto questionado pelas entidades é o aumento do valor destinado ao Fundo de Modernização do Ministério Público do Estado da Bahia, que passa a receber 4% de todos os recursos adquiridos pelos cartórios com as taxas pagas pelos serviços. “Existem ações em âmbito nacional que discutem a legitimidade de órgãos que não tem relação com serviços extrajudiciais no recebimento dos recursos, mas ainda não há uma decisão que reconheça a falta de pertinência desses repasses”, detalha o presidente da Anoreg.


Continue lendo
  • Por Achei Sudoeste

  • 02.Jul.2025 // 10h21

  • Bahia

Barra da Estiva: Justiça marca júri de ex-vereador acusado de matar e ocultar cadáver de gestante
Foto: whatsapp/Achei Sudoeste

O ex-vereador da cidade de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, Valdnei da Silva Caires, o Bô, vai a júri popular no dia 23 de julho, sob a acusação de ter matado a jovem Beatriz Pires da Silva, que estava grávida, ocultando o cadáver após o crime, ocorrido em janeiro de 2023. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o julgamento está marcado para às 8h30 no Fórum de Barra da Estiva. Beatriz foi vista pela última vez entrando em um veículo que costumava ser utilizado pelo ex-parlamentar. Atualmente, Valdnei está preso no Conjunto Penal de Brumado. Em dezembro de 2023, ele teve seu mandato cassado na Câmara de Vereadores de Barra da Estiva. As investigações revelaram que a vítima e o vereador tiveram uma relação amorosa e tinham um filho. De acordo com a acusação, a motivação do crime está relacionada ao fato de Valdnei negar a paternidade da criança. O ex-vereador responde pelos crimes de homicídio por motivo fútil, traição e ocultação de cadáver.

O 2 de Julho marca a vitória da coragem, da luta e da resistência do povo da Bahia contra as tropas portuguesas em 1823. Foi aqui que o Brasil consolidou, de fato, sua independência. É o dia do caboclo, do vaqueiro, do lavrador, do povo que pegou em armas, em esperança e em fé, para defender a nossa terra. A Rádio 88 FM presta sua homenagem a todos os heróis e heroínas dessa história. Que o espírito de resistência, de amor à nossa terra e de luta por justiça continue vivo em cada um de nós! Viva o 2 de Julho! Viva a Bahia! Viva o povo livre!

  • Por Bahia notícias / Achei Sudoeste

  • 01.Jul.2025 // 11h31

  • Bahia

 Prefeito imobiliza homem que portava simulacro de arma e faca em Ituaçu
foto Montagem

Na noite do último sábado (28), o prefeito de Ituaçu, na Chapada Diamantina, Phillipe Brito (PSD), imobilizou um homem armado durante a festa de São Pedro realizada no Distrito de Tranqueiras, zona rural do município. O homem acabou preso. Com ele, foram apreendidos um simulacro de arma de fogo e uma faca do tipo peixeira. O prefeito declarou que o acusado teria ameaçado uma pessoa no evento. A situação chegou a ser anunciada no palco. Mesmo com o flagrante, o homem voltou ao local, deixando o momento mais tenso. Britto contou que, diante do risco, imobilizou o homem e aguardou a chegada da polícia. “Como ele tava muito próximo de mim, eu não ia dar as costas para ele. Aí, quando ele levantou a mão na altura do tórax, já fui com a mão direita pegando a arma e, com a outra, peguei por baixo do braço e joguei ele no chão”, relatou ao Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste. Brito disse que o “sangue frio” e noções de karatê e muay thai o ajudaram a resolver o caso. “Não pode ficar nervoso. Se você fica nervoso, você perde o controle”, completou. O homem preso tinha passagens pela polícia e já teria atirado contra um veículo da campanha de Phellipe Brito na eleição passada. Ele foi levado para a Delegacia Territorial de Brumado para registro da ocorrência.

Livramento de Nossa Senhora passou a contar, oficialmente, com o Programa Mãe Bahia, uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar o cuidado com a saúde de gestantes, parturientes e recém-nascidos. A implantação do programa foi anunciada na manhã da última segunda-feira (30), durante evento realizado no Centro Diocesano. Com foco na promoção de um parto mais seguro, acolhedor e humanizado, o programa prevê ações integradas entre unidades de saúde e órgãos de registro civil. No município, o Hospital Municipal Dr. Ulysses Celestino da Silva passa por melhorias estruturais, com destaque para a sala de pré-parto, que está sendo adaptada para garantir mais conforto às gestantes e puérperas. Outra mudança significativa é a reativação do posto do Cartório de Registro Civil dentro do próprio hospital. Com isso, os recém-nascidos já poderão sair da unidade com sua Certidão de Nascimento em mãos, o que facilita o acesso a direitos básicos e serviços públicos desde os primeiros dias de vida. Durante a cerimônia, foi apresentada a equipe técnica responsável por implementar e acompanhar as ações do programa no município. Também estiveram presentes profissionais da área de saúde, assistência social e representantes do cartório local e a prefeita municipal. A expectativa é de que a iniciativa represente um avanço concreto no atendimento materno-infantil na região.

Cinco alunos do Colégio da Polícia Militar da Bahia – Unidade Lobato em Salvador foram classificados para a RoboCup 2025, o maior campeonato de robótica do mundo, que será realizado entre os dias 15 e 21 de julho no Centro de Convenções de Salvador, localizado na orla da Boca do Rio. Os estudantes João Souza, Larissa Marques, Maria Andrade, Robert Silva e Wendel Abreu conquistaram a vaga ao alcançarem o 2º e 3º lugares na Competição Brasileira de Robótica (CBR), durante o evento Robótica 2024. O CPM Lobato se destacou como a única escola pública da Bahia a garantir presença na competição internacional, representando com orgulho o estado e o Brasil em uma disputa que reúne projetos de robótica de alto nível de diversos países. Conhecida como a “Copa do Mundo da Robótica”, a RoboCup desafia equipes a projetarem robôs autônomos capazes de executar tarefas complexas inspiradas em situações da vida real. Entre as categorias estão futebol de robôs, simulações de tarefas domésticas e provas de resgate em áreas de desastre simuladas. As equipes Bravo e Echo, formadas pelos alunos do CPM Lobato, estão em preparação intensiva para o mundial, com foco em criatividade, inovação e trabalho em equipe.

Na manhã desta última sexta-feira (27), policiais militares da 78ª CIPM apreenderam mais de 370 tabletes de entorpecentes dentro de um imóvel que funcionava como depósito e comercialização de drogas em Vitória da Conquista, na região sudoeste do estado.Durante patrulhamento no bairro Urbis 2, os militares foram informados sobre a presença de pessoas realizando tráfico de drogas em um imóvel situado na Rua Deraldo Mendes. Diante do fato, os agentes saíram em diligência, localizando uma suspeita. Durante a verificação no local, foram encontrados 355 tabletes de maconha, 12 de crack, quatro de cocaína, uma balança de precisão, dois celulares e cadernos de anotações referente à comercialização dos entorpecentes.

Dois fuzis de uso restrito foram apreendidos durante a Operação Strike, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia nesta sexta-feira (27), no município de Cafarnaum, na região da Chapada Diamantina. A ação teve como alvo uma organização criminosa suspeita de envolvimento com tráfico de drogas, homicídios e ataques a instituições financeiras. Além dos fuzis calibre 7,62, os agentes localizaram 17 quilos de cocaína, 1,5 quilo de maconha, uma carabina 9 mm, um revólver, carregadores, munições, coletes balísticos, balanças de precisão e dois veículos. O material estava escondido em dois imóveis distintos: um no povoado de Junco Novo e outro em Recife de João André, ambos em Cafarnaum. Segundo a Polícia Civil, o arsenal e os entorpecentes pertencem a uma facção com atuação na Chapada Diamantina. O prejuízo causado ao grupo criminoso é estimado em aproximadamente R$ 800 mil. A operação foi coordenada pelas Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) de Seabra e Irecê, com apoio da Coordenação de Apoio Tático e Técnico à Investigação (CATTI/Chapada e Diamantina) e da 5ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes. As investigações continuam para identificar e prender os demais integrantes da organização.

Em menos de seis meses, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia atingiu a marca de 1.133 foragidos da Justiça alcançados em 2025, ultrapassando os números registrados em todo o ano de 2024. O índice de capturados cresce desde a sua implementação, em 2019, com ampliação significativa a partir de 2023, com 680 prisões, seguido pelo ano 2024, com 1.132 prisões. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou que a ferramenta auxilia o trabalho das Forças Policiais. “É importante frisar que todas as prisões foram realizadas sem o uso da força, ressaltando a importância da tecnologia”, reforçou. 

A Brigada Guardiões Ambientais Serra das Almas (GASA), de Livramento de Nossa Senhora, deu mais um passo importante na sua preparação para ações de resgate e combate a incêndios. Neste domingo (29), a equipe já colocou em prática o uso dos novos equipamentos recebidos com o apoio e articulação do secretário municipal de Meio Ambiente Ricardo Juvelino, que também responde pelas pastas da Agricultura e Recursos Hídricos. Entre os itens entregues estão: 8 capacetes, 8 lanternas, 100 metros de cabo para rapel, 10 mosquetões, 6 freios tipo 8 e 2 freios de resgate. O treinamento aconteceu na ponte sobre o Rio Taquari e contou com a participação dos brigadistas, que realizaram técnicas de rapel com todos os protocolos de segurança. Segundo o comandante Antônio Carlos, o Carlinhos Bananinha, a GASA vem se destacando como uma das brigadas mais preparadas da região, sempre investindo em capacitação e estrutura. Ele ressaltou que os novos equipamentos garantem mais segurança e eficiência nas operações da equipe. Ainda nesta semana, Carlinhos segue para Brasília, onde participa de um encontro nacional com brigadistas de todo o país, representando Livramento.

A sorte sorriu para um apostador da cidade de Nova Redenção, localizada na região da Chapada Diamantina, que acertou as 15 dezenas do concurso 3429 da Lotofácil. O prêmio total foi de impressionantes R$ 863.608,18, transformando a rotina de um morador da pacata cidade baiana.O sorteio foi realizado na noite desta sexta-feira (28), e o bilhete premiado foi registrado em uma casa lotérica da cidade. A Caixa Econômica Federal confirmou que a aposta foi simples, com 15 números marcados, o que reforça a probabilidade de que o sortudo ou sortuda investiu apenas R$ 3,00 no jogo. A Lotofácil é uma das modalidades de loteria mais populares do país, conhecida pelas chances relativamente maiores de premiação. No concurso 3429, o prêmio principal foi dividido entre poucos ganhadores em todo o Brasil, e Nova Redenção brilhou no mapa da sorte. Com pouco mais de 8 mil habitantes, segundo estimativas do IBGE, o município agora entra na lista de cidades premiadas da Chapada Diamantina. A identidade do ganhador ainda não foi revelada, mas a notícia rapidamente se espalhou pelas ruas e redes sociais locais, gerando expectativa e curiosidade entre os moradores. A bolada pode representar uma grande transformação na vida do ganhador e também reacende o interesse da população local em tentar a sorte nas próximas edições da loteria.

A partir de agora, nas paróquias da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, não será mais obrigatório que padrinhos e madrinhas de Batismo ou Crisma sejam casados na Igreja Católica. A decisão foi comunicada pelo bispo diocesano, Dom Vicente de Paula Ferreira, por meio da Carta Circular nº 03, divulgada na última semana.

  • 28.Jun.2025 // 09h57

  • Bahia

Com prefeito afastado, Boquira recebeu mais de R$ 8 milhões em emendas
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um dos municípios alvo da 4ª fase da Operação Overclean, Boquira, recebeu mais de R$ 8 milhões em emendas parlamentares individuais no período investigado pela Polícia Federal (PF), de 2021 a 2024. A nova etapa da ação foi deflagrada nesta sexta-feira (27) e mira uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo a PF, o núcleo investigado é suspeito de atuar na liberação de emendas parlamentares destinadas aos municípios baianos de Boquira, Ibipitanga e Paratinga mediante pagamento de vantagem indevida, além de atuar na manipulação de procedimentos licitatórios. O prefeito de Boquira, Alan França (PSB), um dos investigados no processo, foi afastado do seu cargo na manhã desta sexta-feira (27). O Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, apurou que o município recebeu R$ 8.799.615,00 em emendas parlamentares individuais e de bancada. Foram destinados ao todo R$ 2.275.000,00 de emendas especiais, conhecidas como emendas pix. Entre os parlamentares que destinaram recursos ao municípios estão João Carlos Bacelar (PV), que destinou R$ 575.000 apenas em emendas pix, Félix Mendonça Jr (PDT), que destinou R$ 500.000 em emendas pix, e Sérgio Brito (PSD), que enviou R$ 1.685.400 em emendas individuais, sendo R$ 1.200.000 em emendas pix. Considerando todas as emendas destinadas a Paratinga entre 2021 e 2024, o montante chega a R$ 8.799 milhões e a lista inclui parlamentares de diversas legendas da bancada baiana.

   

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.