
Marcos Oliver
No último domingo, dia 30 de outubro, uma Guarnição da 46ª CIPM efetuou a prisão de um indivíduo que, segundo informações fornecidas pela ASCOM da Companhia, havia feito disparos de arma de fogo em direção à pessoas que participavam de uma carreata comemorativa do PT, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. O homem conduzia uma pickup Hilux de cor preta, mesmo veículo que utilizou para evadir-se do local em alta velocidade após notar a aproximação da viatura da PM. A Polícia Militar acompanhou o veículo até a chegada no perímetro onde o homem o abandonou e, em seguida, entrou em uma residência de propriedade desconhecida até aquele momento, deixando o portão aberto. Por meio de uma incursão no interior do imóvel, o acusado foi localizado e na busca pessoal foi encontrada em sua cintura uma pistola Taurus de calibre ponto 40 municiada. Ele relatou que a residência era de sua propriedade e que havia outra arma no imóvel, que utilizava para a caça, e também munições. Todo o material foi recolhido na presença do indivíduo. No local, foi encontrada uma espingarda de dois canos, de fabricação artesanal, uma espingarda cartucheira, calibre 28 sem marca e sem numeração, uma pistola Taurus 940 de número SKY 59747, calibre 40, com coldre e um carregador que, após apuração, foi identificada como uma arma pertencente a Polícia Civil do Estado de Sergipe, com restrição de furto, sete munições de calibre 40 intactas, uma munição de calibre 40 deflagrada, uma munição de calibre 7.63, uma munição de calibre 403, duas munições de calibre 22, nove munições de calibre 38 e dois canivetes. Após a apreensão de todo o material, o homem foi conduzido sem lesão ou ferimento à DP local para a adoção de medidas cabíveis.
Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, foi eleito neste domingo (30) com 50,90%, mais de 60 milhões de votos, sendo inclusive o presidente da República eleito com mais votos na história do Brasil. Será, a partir de janeiro, a terceira vez em que Lula assume o comando do governo brasileiro — eleito pela primeira vez em 2002, ele havia sido reeleito em 2006 e governou até 2010, quando conseguiu eleger sua sucessora, Dilma Rousseff.
Em Livramento de Nossa Senhora, comparado ao primeiro turno, ambos candidatos aumentaram o número de votos no município. Ontem, no segundo turno, Lula teve 77,95% dos votos, cerca de 21 mil 341 votos, enquanto Bolsonaro teve apenas 22,05%, 6 mil e 37 sete votos. No primeiro turno foram 75,66% para Lula e 20,19% para Bolsonaro. Os votos Brancos nesse segundo turno aumentou para 412 votos (no primeiro turno foram 408), nulos 903 votos (no primeiro turno foram 864) e abstenções foram 6.592 eleitores livramentenses que não compareceram às urnas, um número que diminuiu, ainda que considerado alto, mas comparado ao primeiro turno, esse número foi ainda maior, 7.129 abstenções.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva fez seu 1º discurso desde sua vitória nas eleições para presidente na noite de ontem mesmo. O petista fez um discurso pacificador diante da vitória mais apertada da história desde a redemocratização. Falou sobre igualdade, que a roda economia voltará a girar e que os pobres farão parte dos orçamentos, além de ter frisado outros pontos, deixou claro que irá governar para todos os brasileiros e brasileiras e não apenas para aqueles que votaram nele.
O atual presidente, Jair Messias Bolsonaro, ainda não se pronunciou sobre os resultados da votação ontem.
Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito governador da Bahia na noite deste domingo (30) no segundo turno das eleições de 2022, somando 52,79% dos votos válidos contra 47,21% de ACM Neto (União), de acordo com informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O petista será o primeiro chefe do executivo estadual autodeclarado indígena da história do Brasil. Com isso, a Bahia irá completar o quinto mandato consecutivo do PT na governadoria. A caminhada começou em 2006, quando Jaques Wagner (2007-2014) superou Paulo Souto (PFL) no primeiro turno das eleições. Jerônimo é o terceiro petista a assumir o cargo, sucedendo Rui Costa (2015-2022).
Em seu pronunciamento à imprensa falou que o governo federal fez questão de dividir o país, disse que o Brasil não pode ser a favor da arma, e que irá trabalhar para que o país seja unificado juntamente com Lula. Jerônimo disse também que não irá trabalhar com rancor ou perseguição.
Em Livramento, Jerônimo teve 66,92%, cerca de 18.126 votos, enquanto ACM Neto teve 33,08%, 8.962 votos. Para o cargo de governador, os votos brancos foram 546, nulos 1.059 e abstenção 6.592 eleitores livramentenses que não foram às urnas.
Jerônimo aparecia atrás do ex-prefeito de Salvador nas pesquisas, mas vinha tendo uma curva ascendente nos últimos levantamentos realizados ainda no primeiro turno. O crescimento das candidaturas petistas nas últimas semanas das eleições também ocorreu durante a disputa do pleito de 2006, com vitória de Wagner no primeiro turno, e em 2014, com a eleição de Rui também em primeiro turno.
ACM Neto também falou com a imprensa ontem a noite. Agradeceu aos baianos pelos votos recebidos e desejou sorte á Jeronimo Rodrigues e desejou que a Bahia não permaneça dividida.
Trinta e duas pessoas acabaram conduzidas e 24 crimes eleitorais foram contabilizados, até às 19 horas deste domingo (30), durante a segunda etapa da Operação Eleições, em todo a Bahia. No total, durante os dois turnos do processo eleitoral, 102 delitos eleitorais e relacionados ao processo foram flagrados pelas forças de Segurança Pública estaduais.
Entre às 7 da manhã e às 19 horas de domingo, unidades das Polícias Militar e Civil, computaram 32 conduções por unidades, registrados 22 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e uma via de fato.
Já de delitos específicos do pleito eleitoral foram registrados 23 transgressões, sendo seis violações de voto, cinco bocas de urna, cinco propagandas de partidos ou candidatos, dois transportes irregulares de eleitores, um uso de alto falantes ou carreata, duas recusas de instruções da Justiça Eleitoral, além de prejuízos ao trabalho eleitoral e impedimento do exercício do processo eleitoral.
A tecnologia também foi aliada durante o pleito, observado de perto pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro de Operações e Inteligência (COI), no COI. O CICC acompanhou 16 ocorrências por falta de energia em locais de votação, na capital e no interior do estado.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 31.10.2022
Eleições encerradas O Brasil votou! O Brasil elegeu Luís Inácio presidente, pela 3ª vez, fato inédito na história recente do país! Mas o Brasil se dividiu, foram 50,9% dos votos para o eleito e 49,1% para o adversário, Jair Bolsonaro! Por ora, ainda não há dados que indiquem quebra da ordem jurídica! Aguardam-se as manifestações previstas na Lei, como possíveis impugnações. Que não haja nada perturbador, pois é o futuro do país, nosso futuro, que está em discussão. Tudo foi visto e desenhado na pré-campanha e campanha eleitoral! Houve muitos questionamentos, inclusive judiciais. A eleição, por si só, não tem o condão de apagar eventuais desvios legais, nem a folha corrida de candidatos, mesmo eleitos. No caso de presidente, Luís Inácio continuará sendo Luís Inácio e Jair Bolsonaro seguirá sendo Jair Bolsonaro!
Vibração verde-amarela Seja como for, a polarização vai continuar, pois Jair Bolsonaro elegeu a maioria do Congresso Nacional e tem estados importantes a seu favor, como São Paulo, com o futuro governador Tarcísio de Freitas. De resto, cabe a todos nós ajudar, trabalhar e não apenas esperar, para que nossa bandeira nunca seja vermelha! Na Bahia, Jerônimo Rodrigues (52,53%) derrota ACM Neto (47,47%), prorrogando para 20 anos o governo petista no Estado. A democracia é que regula o Estado Democrático de Direito, onde se compartilha o gozo e a dor! Vamos continuar vibrando, na lei e na ordem, com a beleza do verde-amarelo-azul e o branco da PAZ!
Prefeito vira militante O prefeito e empresário Ricardo Ribeiro, de Livramento, que nunca foi de esquerda, vestiu a fantasia do PT (Partido dos Trabalhadores) e aderiu de corpo e alma ao “carnaval esquerdista” do governador Rui Costa. Entendo que o alcaide, não sendo candidato a nada, fez uso indevido da sua função pública em militância partidária e eleitoral. Pelo tanto que se envolveu, inclusive dançando e pilotando moto em manifestação eleitoral pública, penso que violou, pelo menos, o princípio da impessoalidade, na gestão pública.
Refém das migalhas É com migalhas prometidas ao município, não me cansarei de dizer, que os prefeitos costumam se vender e enganar os eleitores! Demandas graves da população são cinicamente deixadas de lado. Livramento, por exemplo, continua sem sistema de esgoto e com deficiência no tratamento da água. Sem falar na saúde! Continua o sofrimento de pessoas na famosa fila da regulação, com pacientes graves ou em estado precário, como os que precisam de hemodiálise. Vaga em UTI, nem se fala! O belo projeto das Policlínicas está sendo um fracasso! Pela sua posição geográfica, Livramento poderia ter um centro médico de alta complexidade, mantido pelo poder público.
Para refletir A vida é um desafio, com suas obrigações e dores! O ser humano busca se livrar disso, na equivocada concepção de que a vida é para ser gozada! E tudo chegou a sair dos trilhos. Deus precisou mandar seu mensageiro Jesus Cristo, para recolocar o viver humano no Seu Plano. Esse mensageiro resumiu tudo na frase: Ame teu irmão como a ti mesmo, e ame a Deus acima de tudo. Verdadeiro manual da paz, e para a glória espiritual! Mas não adiantou! O sistema de então ridicularizou, xingou, desqualificou, torturou, montou uma farsa e assassinou o Mensageiro! Os covardes Pôncio Pilatos e Herodes, mesmo não vendo culpa em Jesus, o entregou para ser açoitado!
O julgamento foi pedir aos acusadores que escolhessem entre o Messias e o perigoso bandido Barrabás, enquanto a multidão, infiltrada de mercenários, ignorantes e inocentes úteis, gritava: mata, mata, mata! Parecido com que os políticos fazem hoje com as conhecidas claques, aplaudindo e portando faixas e bandeiras. A corajosa esposa de Pilatos, Claudia Prócula, pediu que ele declarasse a inocência de Jesus Cristo, mas ele não teve coragem. O filho de Deus, contra quem nada havia, ficou nas mãos de dois juízes (Herodes/Pilatos). Achando que ficaria bem na fita, o governador Pilatos lava as mãos, usa a tradição de soltar um preso na Páscoa e pergunta à multidão: Solto o inocente Jesus de Nazaré ou o criminoso Barrabás? Os mercenários enfurecidos elegem o criminoso e grita: Barrabás! Isso foi há mais de dois mil anos! Pensem nisso!
Um homem morreu na última sexta-feira, dia 28 de outubro, em um acidente de trabalho. Segundo informações, a vítima trata-se de Valmir da Silva, morador da comunidade de Monte Oliveira, em Livramento de Nossa Senhora, e tinha apenas 50 anos de idade. De acordo com os dados obtidos pela nossa equipe de reportagem, Valmir estava trabalhando em uma propriedade na Várzea de Dentro, localidade esta que também faz parte de uma zona rural do município, e manuseava uma máquina roçadeira. No momento em que o homem precisou executar uma regulagem no equipamento que utilizava, ele teve a camisa que vestia prensada e puxada pela aparelhagem e, estanto preso pelo pescoço sob um aperto de significativa força, foi enforcado e veio a óbito no local. Momentos após o acidente, Valmir, já sem vida, foi encontrado por um colega de trabalho. A Polícia Militar foi acionada e, depois de chegar na localidade, isolou a área e acionou o Departamento de Polícia Técnica.
Na sessão realizada nesta quarta-feira (26), os conselheiros da 1° Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) emitiram parecer recomendando a aprovação com ressalvas, do Consórcio Interfederativo de Saúde da região de Brumado, referentes ao exercício de 2021. Observando que as falhas remanescentes não repercutem no mérito destas contas, o conselheiro relator Nelson Pellegrino decidiu não imputar multa, mas apenas advertir os gestores Cristiano Cardoso de Azevedo (PSB), de Rio de Contas, e Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), de Brumado, para evitar reincidência. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, o consórcio da região do centro-sul baiano teve, em 2021, uma receita arrecadada de R$ 3.877.189,57, correspondente a 73,43% do valor previsto, enquanto as despesas foram de R$ 3.587.569,52, equivalente a 67,95% das autorizações orçamentárias, declarando um superávit de R$ 289.620,05. As obrigações institucionais foram atendidas, sendo apresentado o relatório anual de controle interno com um resumo das atividades do exercício, dando ênfase aos principais resultados e atendida a Portaria STN n. 274/16, com a publicação dos Relatórios de Gestão Fiscal (RGF) e dos Resumidos de Execução Orçamentária (RREO). Além disso, o Sistema de Informações sobre Multas e Ressarcimentos do Tribunal não registrou pendências em nome dos gestores. A 1ª Câmara do TCM é presidida pelo conselheiro José Alfredo Rocha Dias e composta pelos conselheiros Francisco Netto e Nelson Pellegrino, e pelos auditores Alex Aleluia e Ronaldo Sant’Anna.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) voltou a ser maior causa de mortalidade no Brasil em 2022, segundo dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil. Para conscientizar e mobilizar a comunidade, será lançada, nesta terça-feira (25), às 8h, no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), a Semana de Combate ao AVC. A programação segue com atividades gratuitas em Teresina e será realizada pela Associação Reabilitar, em parceria com Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).
Os dados mostram que, no primeiro semestre deste ano, foram 56.320 vítimas fatais de AVC em todo o Brasil, número acima das mortes por infarto (52.665) e Covid-19 (48.865). Além da necessidade de chamar a atenção da população para os sinais de reconhecimento do AVC, as atividades da semana querem enfatizar os benefícios do acesso rápido a cuidados médicos de emergência, a fim de preservar a vida e diminuir as sequelas da doença.
“Os pacientes que tiveram um AVC precisam de atendimento médico o mais rápido possível. Por meio da conscientização das nossas crianças e dos demais públicos, queremos chegar a mais famílias para salvar vidas e reduzir as sequelas dos pacientes após um AVC”, destaca o presidente da Associação Reabilitar, Benjamim Vale. Ele, que também é neurocirurgião, fundou o Projeto Pense Bem AVC, executado pela associação e que vai completar 16 anos de atividades preventivas em dezembro deste ano.
A programação segue com palestras educativas em Unidades Básicas de Saúde de todas as regiões de Teresina, em parceria com o projeto Linhas de Cuidado em AVC, da Sesapi, e com a Fundação Municipal de Saúde (FMS). As ações vão acontecer na quarta (26) e quinta-feira (27), nos bairros Cristo Rei, Vila Irmã Dulce, Santa Isabel, Planalto Uruguai, Todos os Santos, Alto da Ressurreição, Real Copagre e Santa Maria da Codipi.
Ainda na quinta-feira (27), a atividade vai envolver o público infantil, por meio da divulgação do programa “Heróis Rápidos”, uma iniciativa premiada internacionalmente por educar crianças entre 5 a 10 anos, para que elas saibam rapidamente identificar quando um familiar ou qualquer pessoa da sua convivência for vítima de um AVC. A Escola Municipal Casa Meio Norte, que tem as maiores notas da capital no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), foi escolhida para a ser a pioneira, no Piauí, a receber o projeto.
“Os professores da escola foram treinados para desenvolverem o projeto em cinco semanas, ao final, as crianças serão certificadas como heróis rápidos (fast heroes). Uma vez por semana, nós estaremos na escola envolvendo professores, alunos, voluntários e acadêmicos de cursos de Saúde, com o objetivo de repassar informações de como identificar e o que fazer quando se presenciar alguém sendo vítima de AVC. É uma atividade de grande alcance social, voltada para as crianças, mas que pode fazer a diferença em muitas vidas”, completa a enfermeira Fabiana Gomes, coordenadora do Projeto Pense Bem AVC.
Por causa do grande número de vítimas e para reforçar a prevenção, o dia 28 de outubro é lembrado como Dia Mundial de Combate ao AVC. As atividades dessa semana contam ainda com a parceria com da Rede Brasil AVC e do World Stroke Organization.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 28.10.2022
2º turno das eleições Será depois de amanhã, domingo (30), o que considero a decisão mais importante para o futuro do Brasil, nos últimos tempos, que os brasileiros vão tomar, que é eleger o próximo presidente do país! Vamos fazer nossa parte, votar consciente e com fé, para não se arrepender depois! Vamos ajudar para que haja uma votação tranquila, na paz! E rogar a Deus que nos ilumine, nesse momento! Independente de qualquer coisa, vamos vibrar com as lindas cores verde, amarela e azul do nosso País, do nosso Coração!
O momento é singular Vamos em frente! É preciso vivê-lo com determinação e coragem, em regras democráticas, incluindo o voto nas urnas! A semana foi tensa, com fatos graves sobre o processo eleitoral! Teve censura do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ao jornalismo do Grupo Jovem Pan, em ameaça a toda imprensa! Um sinal ruim! Mas nada vai nos abater! Faz parte! Seguiu-se o destempero do ex-deputado Roberto Jeferson, em prisão domiciliar, que ofendeu de forma absurda e inaceitável uma ministra do STF. E recebeu armado agentes da PF que foram reconduzi-lo à prisão. Em seguida, surgem as graves denúncias de irregularidades nas inserções de propaganda eleitoral nas rádios, prejudicando, em tese, a campanha do candidato Jair Bolsonaro (PL), que pediu investigação, mas o TSE negou, recusando as provas apresentadas. Isso aumentou a tensão e as preocupações. No meio, veio a exoneração do assessor do setor do TSE que controla as inserções! O pedido de investigação segue na Justiça!
Condutas indesejadas Há um quadro indesejado, desde o período pré-eleitoral eleitoral, de insano desrespeito, com xingamentos e acusações sem o cuidado da prova, contra um presidente da República, eleito pelas regras da ordem jurídica do país. Ofensas que se estendem aos que o elegeram, em 2018, o que confirma a insanidade e abre espaço para a desordem, pois qualquer derrotado vai querer xingar e desqualificar o vencedor. Isso não é humano, são condutas bestiais, infelizmente incluindo pessoas aparentemente bem formadas!
PSD em novo endereço O Partido Social Democrático de Livramento sai da Rua Pedro Mandu e vai para a Dulce Guimarães! O tradicional 55, que estava na oposição, foi tomado, eu diria sequestrado, pelo grupo da situação, comandado pelo prefeito Ricardo Ribeiro. A legenda ganhou força, no município, na eleição do Dr. Carlos Batista, prefeito, em 2004. Perdeu a eleição com Ricardo Ribeiro, em 2012, para Paulo Azevedo! Em 2016, Carlos Batista vai para o grupo do Dr. Emerson Leal e leva a legenda. Nesse ano, Ricardo Ribeiro filia-se ao partido Rede, assume o grupo, que ficara órfão, candidata-se a prefeito e derrota Emerson e Carlos Batista, juntos! Agora, numa espécie de vingança tardia, toma o PSD, orientado pela cúpula estadual, controlada pelo senador Otto Alencar, que retalia Nelson Leal, que foi apoiar ACM Neto. Assim, a legenda é tomada de Emerson Leal/Carlos Batista/Paulo Azevedo. Sai Jenilson Rêgo da presidência e assume Ricardo Juvelino Ribeiro, primo/homônimo do prefeito. Com isso, pergunta-se como ficam os processos do partido contra o prefeito e para onde irão os vereadores Josemar Miranda, Márcio Alan e Juscélio Pires?
Para refletir Quem governa o Mundo é a sabedoria do Criador, e o Universo é regido por si mesmo. O livro bíblico Gênesis descreve a criação do Céu e da Terra, onde tudo funciona de forma impecável, mesmo diante da ação deletéria do homem. E são muitos os mistérios que inquietam a Religião e a Ciência. Os fenômenos naturais mostram como tudo foi bem planejado e feito, com leis que são rigorosamente obedecidas, sem nada as manejar ou fiscalizar conscientemente. Vejam os movimentos da Terra, o dia, a noite, a procriação dos animais, a vida dos vegetais, as nuvens, a chuva, o mar. As organizações humanas imitam o modelo divino, com leis para as relações pessoais e sociais, através do Estado, cujos governos (presidente, governador e prefeito) são escolhidos pelo voto do cidadão. Neste domingo, serão eleitos presidente e governadores, que já divulgaram seus planos! Agora, temos a responsabilidade, com nosso voto, de dar essa procuração a eles. Que haja consciência na escolha, transparência e honestidade de quem se eleger! No seu tempo, Deus cobrará caro dos que, por ventura, fizerem sofrer um só de seus filhos! Pensem nisso!
O concurso 2.533 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (23) no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo, não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram: 17 - 18 - 20 - 37 - 45 - 53. O próximo concurso (2.534), no sábado (2), deve pagar prêmio de R$ 130 milhões. A quina teve 134 ganhadores e cada um vai receber R$ 59.636,65. Os 11.048 acertadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 1.033,32. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50. O sorteio é realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.
O livramentense Mailton Souza Silva, morreu após colidir um caminhão que estava carregado de banana, na traseira de uma carreta que transportava barras de ferro. O acidente aconteceu na região de Campo Limpo, no perímetro de Bocaiuva (MG). O SAMU compareceu ao local e encontrou a vítima presa às ferragens e durante o resgate, Mailton, que tinha apenas 28 anos, sofreu parada cardiorrespiratória. Os socorristas do SAMU realizaram as manobras de reanimação cardiopulmonar, porém a vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Já o motorista da carreta não se feriu. Mailton, é natural de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, e residia no Distrito de Iguatemi. A Rádio 88 FM, deseja aos familiares e amigos muita força nesse momento de perda e dor.
A indústria de jogos do Brasil já é a maior da América Latina e a 10ª mais importante do planeta. Os dados são de um levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil). O documento revela que a indústria de desenvolvimento de games no país cresceu 152% nos últimos quatro anos, passando de 375 estúdios para 1.009. E a chegada do 5G tem tudo para alavancar o setor, que tem receita anual de US$ 2,6 bilhões.
O Relatório da Indústria Brasileira de Games 2022, realizado pela empresa Homo Ludens Inovação e Conhecimento, traz um mapeamento inédito da indústria brasileira de desenvolvimento de games e aponta o potencial de talentos para o mercado global de jogos eletrônicos, segundo a Abragames.
A pesquisa demonstrou que o Brasil entrou, em 2022, no grupo dos dez maiores países do mercado mundial de games em termos de receita. Além disso, ocupa a terceira posição no planeta em número de jogadores, com 100 milhões, como explica Carol Caravana, vice-presidente da Abragames.
“De acordo com a Newzoo, em 2021, o mercado brasileiro estava em US$ 2,3 bilhões e para esse ano eles estão colocando em US$ 2,6. Isso coloca a gente como 10º no mundo em revenue. Só que em base de jogadores estaríamos em terceiro, com mais de 100 milhões de jogadores”, aponta.
O estudo também aponta o relatório da XDS Summit (2022) como indicador de crescimento do nosso mercado. Segundo o documento do importante evento canadense, nos últimos dois anos desenvolvedoras de jogos e publicadoras de todo o mundo notaram que o Brasil pode ser a região mais promissora para a prestação de serviços neste setor. Não por acaso diversas empresas multinacionais do ecossistema de jogos digitais estão presentes no Brasil, tais como Sony, Microsoft, Google, Tencent e Apple. Com relação às desenvolvedoras e publishers de jogos digitais, as empresas Riot, Ubisoft, Garena, IGG, Blizzard, entre as mais importantes, possuem escritórios comerciais em solo nacional.
Mercado aquecido
Carol Caravana ressalta que o número de profissionais no setor passou de 1.278 em 2014 para 12.441 em 2022 e que mais investimentos na formação serão necessários, já que a indústria crescerá muito nos próximos anos. Segundo a Abragames, para qualificar a indústria, atualmente, o Brasil conta com mais de 4.000 cursos de graduação de Jogos Digitais ou de Design de Games cadastrados no Ministério da Educação, e a estimativa é de que a cada ano se formem um total de 3.965 estudantes.
“Eu acho que é um número interessante, mas eu acho que ele poderia ser melhorado. Existe espaço. Atualmente temos mais de 12 mil pessoas contratadas nessa indústria, mas existe muita possibilidade das empresas que já existem crescerem e novas empresas se formarem. Então, a gente precisa investir mais não só na quantidade de pessoas entrantes, como na qualidade desses profissionais”, aponta Carol.
5G vai revolucionar
A internet móvel de quinta geração já chegou às capitais brasileiras e, nos próximos anos, estará presente em todos os municípios. E a nova tecnologia abre portas não só para uma revolução no mercado de jogos eletrônicos, como também para novas indústrias do setor.
Em evento promovido pelo Ministério das Comunicações em Natal (RN) sobre o tema, Marcelo Rodino, especialista em tecnologias imersivas e pioneiro em realidade aumentada no Brasil, explicou que a indústria nacional de jogos e a de hardwares finalmente vão trabalhar em pé de igualdade com outros países onde o 5G já está estabelecido, além de proporcionar as novidades aos usuários.
“Com a chegada do 5G, vai facilitar muito a vida dos desenvolvedores, deixando a vida deles muito mais prática. E para quem consome, trazer uma experiência muito mais fluida, muito mais natural, seja para ver um filme via streaming, sem engasgar, seja nos jogos, onde você terá uma experiência sem travar”, destaca Rodino, responsável pela criação do Flex Universe, a primeira ferramenta brasileira no metaverso. O metaverso é um tipo de mundo virtual coletivo que tenta replicar a realidade por meio de dispositivos digitais.
Com o 5G, os jogos passaram a ser ainda mais espaços importantes de socialização, o que também pode se voltar para a profissionalização e educação. Um exemplo disso é o próprio metaverso, que expande o uso para outras fronteiras, transformando os jogos em plataformas de interação social, onde é possível interagir com outros elementos da cultura, tais como shows e desfiles de moda, além de possibilitar um novo espaço ampliado de educação. Alunos podem, por exemplo, percorrer juntos os corredores de um museu em qualquer lugar do mundo e interagir como se estivessem fisicamente presentes.
Carol Caravana explica que a indústria espera ansiosamente a massificação do 5G, o que vai revolucionar não só a vida dos usuários, como também dos desenvolvedores.
“Como o 5G será usado pelo público geral, o desenvolvimento passa a ter novas possibilidades. Pode baratear certas formas de entregas para o usuário final e usar a tecnologia no próprio processo de desenvolvimento. A indústria, de uma forma geral, vê o 5G como a grande promessa, a grande virada”, explica.
Atualmente, o mercado ainda está concentrado nas regiões Sudeste e Sul, mas o panorama está mudando. E como o 5G deverá estar em todos os municípios até 2029, a tendência é de uma descentralização do setor. Atualmente, os estados que possuem a maior concentração de desenvolvedoras são São Paulo (280 empresas), Rio de Janeiro (89), Rio Grande do Sul (58), Santa Catarina (52), Minas Gerais (51) e Paraná (49). Mas todos os estados, com exceção do Amapá, possuem empresas ligadas à indústria dos games.
Quem está ansioso para saber a lista de feriados no ano que vem já pode começar a fazer planos. Se neste ano três feriados nacionais caem em finais de semana e três na quarta-feira, em 2023 a situação é bem diferente.
Quem costuma "emendar" as folgas entre a quinta e a segunda-feira, dependendo de quando cai o "feriadão", terá a oportunidade de fazer isso sete vezes no ano que vem, contando apenas os feriados nacionais. Se forem incluídos os prováveis pontos facultativos nacionais, o número pula para nove.
Vale lembrar que, enquanto os feriados nacionais são previstos em lei federal e valem para todo território nacional, os pontos facultativos só são válidos para os servidores públicos.
Entretanto, municípios e estados podem determinar em lei que pontos facultativos nacionais, como Carnaval ou Corpus Christi, sejam feriados locais.
O Dia da Consciência Negra, que é em 20 de novembro e no ano que vem cai numa segunda-feira, não entra na lista porque não é considerado feriado nem ponto facultativo nacional – ou seja, para ser considerado feriado depende de lei municipal ou estadual.
Veja abaixo a lista de feriados nacionais em 2023 e os prováveis pontos facultativos nacionais, levando em conta os dias determinados pelo governo federal neste ano.
Lista de feriados nacionais em 2023
* 1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal
* 7 de abril (sexta-feira santa): Paixão de Cristo
* 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes
* 1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho
* 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
* 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida
* 2 de novembro (quinta-feira): Finados
* 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
* 25 de dezembro (segunda-feira): Natal
Pontos facultativos nacionais em 2023
* 20 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval
* 21 de fevereiro (terça-feira): Carnaval
* 22 de fevereiro (quarta-feira de cinzas): Carnaval
* 8 e 9 de junho (quinta e sexta): Corpus Christi
* 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 26.10.2022
Eleições 22 - 2º turno Ainda repercute a censura prévia do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Resolução prevendo a retirada de conteúdos e até bloqueio de perfis nas plataformas digitais, que o Tribunal achar atentatórios ao processo eleitoral. A PGR (Procuradoria Geral da República) entrou com ação no STF (Supremo Tribunal Federal), dizendo que isso é inconstitucional, que o TSE atuou como legislador, usurpando função do Poder Legislativo. Em liminar, a PGR pediu suspensão de partes da resolução que entendeu serem contra a liberdade de imprensa e de expressão. A cautelar foi negada pelo STF e a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) segue para julgamento do mérito.
O muro de ACM Neto O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, candidato a governador da Bahia, ainda está sem oficializar apoio a Jair Bolsonaro para presidente da República. Antes tido como amigo do governador Rui Costa, agora é execrado por petistas. O motivo seria o apoio que ele Neto passou a receber de bolsonaristas e do próprio Bolsonaro, como foi visto, esta semana, em Guanambi e Barreiras. Com isso, a votação de João Roma, no 1º turno, que chegou a 9%, poderá ir para Neto, dificultando a vida de Jerônimo Rodrigues. Para os petistas, ACM Neto disfarça, mas prefere Bolsonaro!
Ponte no Rio Taquari Em vídeo no Facebook, o prefeito Ricardo Ribeiro, de Livramento, anunciou o início da construção da ponte no Rio Taquari, ligando a Av. Dr. Nelson Leal à rua em frente à Estação Rodoviária. O projeto, na verdade, é do Estado e a ordem de serviço, segundo o prefeito, já foi assinada pelo governador. Ele não informou, mas o valor da obra é de R$2,237 milhões. Mas o prefeito nada falou sobre a pavimentação da nova via, aberta em 2013, pelo então prefeito Paulo Azevedo. Só agora, depois de nove anos, chega a ponte, que é apenas parte do conjunto da obra, que interliga a Dr. Nelson Leal ao bairro Taquari! Portanto, é um absurdo fazer a ponte sem pavimentar a via, de onde a terra e lama vão escorrer para a ponte.
Assédio a servidores Alguns servidores da Educação de em Livramento receberam comunicado sobre processos vitoriosos na Justiça (Fundef, reclassificação, licença prêmio e retroativos). O objetivo seria obter dados para possível alvará de liberação de valores desses processos. O comunicado vem com CPF e nome do servidor. É feito em nome do setor jurídico do sindicato, inclusive com telefone para contato. Mas o órgão nega estar enviando esse comunicado. Então, cuidado servidores (ativo/aposentado), não caiam em golpe! Se receber esse informe, não faça nada antes de falar com alguém devidamente identificado da APLB Sindicato.
Para refletir Trago outra adaptação do livrinho Parábolas Eternas (Soler), contando que um alpinista escalava o monte Everest, um dos mais altos do mundo (fica na Cordilheira do Himalaia, fronteira da China com o Nepal). Quando chega a noite, com muito vento e frio, o alpinista tenta procurar um ponto para se proteger e dormir, mas escorrega no gelo e despencava velozmente para o precipício. Parecia sugado pela força da gravidade, quando foi sacudido por forte solavanco, ficando pendurado na corda de segurança amarrada em sua cintura. Apavorado, ele balbuciou: Meu Deus, me ajude! Uma voz grave, vinda de todos os lados, respondeu:
O que quer que eu faça? O alpinista diz: Salve-me, pelo amor de Deus! A voz pergunta: Você acredita mesmo que posso salvá-lo? O alpinista fala: Tenho certeza disso, meu Deus. Então, a voz ordena que ele corte a corda que o prendia! Mas o rapaz vacila e pensa: Ué, se eu cortar a corda vou cair e morrer. Passados vários dias, após intensas buscas por equipes de resgate, seu corpo foi encontrado, ainda sustentado pela corda. Estava congelado e morto! Foi constatado que ele, no momento do solavanco, estava a apenas meio metro do chão! Ou seja, se tivesse cortado a corda estaria salvo! Moral da história, muitas vezes, nossa fé em Deus não passa pelo mais simples dos testes! Pensem nisso!
A Polícia Rodoviária Federal na Bahia (PRF-BA) iniciou a segunda fase da ‘Operação Eleições 2022’. De acordo com a corporação, a ação só será encerrada no domingo, dia 30 de outubro. Durante o período, a fiscalização será reforçada com o objetivo de garantir a segurança dos eleitores e demais usuários que trafegarão pelas rodovias.
Em todas as estradas, que cortam o estado, há uma expectativa de aumento significativo no fluxo de veículos. Por isso, a ideia é montar um verdadeiro cinturão integrado de segurança, com ações simultâneas para potencializar a fiscalização, a fluidez no trânsito e o combate aos crimes, principalmente os tipificados como eleitorais. São eles: boca de urna, corrupção, transporte irregular de eleitores, compra de votos, derrame de propaganda, entre outros que porventura possam ocorrer em trechos de rodovias federais.
As ações da PRF incluirá rondas ostensivas, posicionamento estratégico das viaturas ao longo das vias mais movimentadas e de policiais prontos para agir nas mais diversas situações para garantia da paz durante o pleito, patrulhamento preventivo e abordagens educativa.
Denúncia
Em caso de crime eleitoral, ligue 191 ou acesse o ícone denúncia no app PRF Brasil. No primeiro turno, a PRF foi responsável pelo flagrante de 8% dos crimes eleitorais no Brasil, que entre outras coisas, apreendeu mais de R$5 milhões.