
Operador 88
O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) está marcado para sair nesta terça-feira (9), pela internet, no portal Acesso Único. A segunda chamada sai em 22 de agosto.
Nesta edição, o Ministério da Educação vai divulgar a classificação parcial do candidato no lugar da nota de corte, como era feito. O ranqueamento foi divulgado em diferentes momentos durante o prazo de inscrição. A última listagem foi divulgada nessa segunda-feira (8), permitindo que o estudante alterasse as escolhas caso não estivesse bem colocado. Mesmo a informação da aprovação só será confirmada nesta terça, uma vez que até às 23h59 de segunda podem ser feitas mudanças ou novas inscrições.
Estudante de 17 anos ganha bolsa em uma das principais escolas técnicas da Europa
O pedagogo Tiago Diana relembra que o ranqueamento é feito a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que as notas mais altas ficam com as vagas. Por isso, o pedagogo explica a importância de ter acompanhado a posição do candidato durante o período de inscrição. “Na janela de abertura dá pra você acompanhar se está dentro do número de vagas ou não. Então, a grande ideia é acompanhar os três ou quatro dias em que a janela estiver aberta, se a sua nota está dentro do número de vagas.”
Após o lançamento da primeira chamada, os candidatos não aprovados, mas que ficaram em posições próximas às quantidades das vagas precisam ficar atentos à chamada posterior, que será divulgada dia 22 de agosto. Um dos motivos de sobra de vagas é a não comprovação de renda do candidato.
“Lembrando que bolsas integrais, de 100%, em universidades e faculdades particulares só acontecem para pessoas com baixa renda e com capacidade de comprovar que vivem com um salário mínimo. As parciais, de 50%, para famílias que vivem com até três salários mínimos”, relembra o professor.
Nesta edição foram ofertadas mais de 190 mil bolsas de estudo e, dessas, 1.547 são para cursos de Medicina. O aumento foi de 40% em comparação às vagas ofertadas no segundo semestre de 2021, que foi de 916 bolsas. De acordo com a legislação do Prouni, instituições de ensino têm a prerrogativa de permutar bolsas entre seus cursos e turnos, havendo também um teto para essa ação. Em alguns casos, havia uma oferta inicial de 68 bolsas para o curso de Medicina e a instituição optou por permutar oito dessas bolsas, que foram alocadas em outros diferentes cursos dela.
Três candidatos ao governo do estado da Bahia participaram, na noite de domingo (7), do primeiro debate da disputa estadual realizado pela TV Bandeirantes. Estiveram presentes nos estúdios da emissora Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kleber Rosa (PSOL).
Outros dois candidatos ao cargo ficaram de fora por questões distintas. ACM Neto (União Brasil) foi convidado, mas alegou que não poderia comparecer incompatibilidade de agenda. Já Giovani Damico não foi convidado porque o PCB não tem representação partidária. O debate foi dividido em cinco blocos:
* Primeiro bloco: pergunta elaborada pela produção do Grupo Bandeirantes;
* Segundo bloco: perguntas de jornalistas do Grupo Bandeirantes;
* Terceiro bloco: rodada de confronto direto entre os candidatos;
* Quarto bloco: candidato pergunta a candidato;
* Quinto bloco: considerações finais.
No primeiro bloco, cada candidato respondeu a mesma pergunta: "Educação, saúde, segurança e emprego são a base dos programas de governo dos candidatos. Se o senhor for eleito, qual a sua prioridade? Dê um exemplo de um projeto que o senhor pretende implantar nessa área que será sua prioridade".
Primeiro a responder, Jerônimo Rodrigues (PT) destacou a importância dos temas abordados na pergunta. “Estou pronto para governar a Bahia e quero destacar aqui uma ação de educação em tempo integral para todas as escolas da rede estadual da Bahia. Da mesma forma quero garantir que todos os municípios da Bahia tenham a oferta da educação profissional. Isso porque os estudantes e a juventidade precisam dessas oportunidades. Ampliarei as vagas do primeiro emprego”.
Kleber Rosa (PSOL) disse que "está na hora do povo governar. Para contribuir com esse debate estamos trazendo a proposa do salário mínimo regional. É uma proposta que o movimento sindical já vem defendendo há um bom tempo. É um projeto que prevê o aumento do salário mínimo na Bahia acima do salário nacional. Nossa meta, ao final da gestão, é ter um salário mínimo na Bahia 20% acima do nacional e, com isso, promover o poder de compra do trabalhador, aquecer o comércio, aquecer o serviço, gerar mais emprego e consequentemente melhorar a vida do povo da Bahia de modo geral".
João Roma (PL) afirmou que "a Bahia está refém de práticas políticas do século passado. Educação, saúde e segurança pública são serviços que não estão chegando para o cidadão baiano. No governo da Bahia, vamos baixar os imposos, aumentar a competitividade do estado, atrair oportunidade de emprego e renda para o nosso povo. Vamos criar o Auxílio Bahia, que vai servir para que você, cidadão necessitado, possa ter um acesso a um complemento de renda e melhorar sua vida".
Segundo e terceiro blocos
No segundo bloco, jornalistas fizeram as perguntas para cada candidato, com direito a escolher outro candidato para comentar a resposta. Os temas das perguntas foram: educação em escolas públicas; segurança; índice de violência; saúde e fila da regulação de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
No terceiro bloco, os candidatos voltaram a fazer perguntas entre si.
Considerações finais
Ao final, cada um teve oportunidade de fazer as considerações finais.
João Roma (PL) afirmou que quer um Brasil que siga para a frente. "O Auxílio Brasil é um benefício e uma conquista da nossa sociedade, ninguém vai perder o Auxílio Brasil por causa de nenhum candidato. O que nós queremos é um estado que esteja de mãos dadas com o cidadão. Estamos em uma caminhada por um propósito muito claro: para chegar no governo da Bahia, diminuir os impostos, aumentar a oferta de emprego e renda para o nosso povo, para que cada filho de Deus na Bahia possa melhorar de vida".
Kleber Rosa (PSOL) reforçou que agora é a vez do povo. "Não precisamos mais ficar em um debate de quem faz a pior ou melhor obra, quem é pai ou mãe da obra, quem é o responsável pelo metrô ou pelo viaduto. Perceberam que ninguém falou da fome? Perceberam que ninguém falou de habitação digna? Perceberam que ninguém falou do desemprego, do preço do gás? Essas pessoas não têm compromisso com o povo. Vamos defender um projeto verdadeiramente de inclusão social e de resgate da dignidade do nosso povo".
Jerônimo Rodrigues (PT) garantiu que este é um momento importante para a democracia brasileira. "Vamos trazer de volta a esperança. O Brasil tem jeito. A Bahia tem lado e o lado da Bahia é o lado dessa ação conjunta, com um time que vem mudando a cara da Bahia. São pessoas que respeitam uns aos outros. Não temos problema algum de segurar a bandeira da paz, a bandeira do combate a fome. Estou pronto para governar a Bahia".
Um motociclista ficou ferido no final da manhã deste domingo (07), por volta das 11:28h, após um acidente de trânsito na Avenida Gonçalo Pereira e Silva, no Bairro Estocada, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Segundo o site Livramento Manchete, a vítima conduzia uma motocicleta Pop 100 e colidiu frontalmente com um veículo F-250. Devido ao impacto da colisão, ele foi lançado ao solo e sofreu uma fratura exposta na perna esquerda. O SAMU foi acionado por populares e prestou os primeiros socorros ao motociclista, ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h. O paciente será transferido para o Hospital de Vitória da Conquista, onde será realizada uma intervenção cirúrgica.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 08.08.2022
Interesse público afrontado Infelizmente, os gestores municipais não cumprem o princípio máximo da gestão, que é o interesse público. As unidades federativas, União, Estados, Distrito Federal e Municípios são administrados como se fossem propriedades particulares dos gestores e seus grupos políticos. Há casos até do controle familiar daquilo que deveria ser de toda a comunidade! Enquanto isso, a coletividade sofre, pela falta daquilo que o Poder Público tem obrigação de manter, como Saúde, Educação, Saneamento Básico e Infraestrutura Urbana!
Do que Livramento precisa Nosso município também sofre com essa distorção. A máquina administrativa e parte considerável de seus recursos são usadas para promover candidatos. E isso tornou-se escancarado e desavergonhado, nos últimos anos. Existem até denúncias de apropriação indevida de bens e dinheiro público, que precisam ser investigadas! Enquanto isso, a comunidade sofre com a falta de serviços importantes, como tratamento do esgoto e do lixo, e como a grave insuficiência e deficiência no abastecimento de água potável!
Só migalhas e enganações Ao longo de anos, somos tratados como se fôssemos um rebanho irracional, semelhantes a débeis mentais! É hora de fazer valer nossa dignidade e inteligência, não trocando nossos votos pelo enganoso e demagógico tapinha nas costas! Chega de migalhas, mentiras e enganações! Nessa campanha eleitoral, é hora da população, dos eleitores, exigir dos candidatos o compromisso de, pelo menos, implantar, em Livramento, um sistema de coleta e tratamento de esgoto, e um novo sistema de captação, tratamento e distribuição de água. Nós merecemos muito mais que isso!
Para refletir Trouxe para nossa reflexão de hoje um texto do escritor, poeta e jornalista gaúcho Mário Quintana, que morreu em 1994, aos 87 anos. Diz ele:
Depois de muitas quedas, eu descobri que, às vezes, quando tudo dá errado, acontecem coisas tão maravilhosas que jamais teriam acontecido se tudo tivesse dado certo. Eu percebi que quando me amei de verdade pude compreender que, em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa. Então pude relaxar… pude perceber que o sofrimento emocional é um sinal de que estou indo contra a minha verdade. Parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Desisti de querer ter sempre razão e com isso errei muito menos vezes. Desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o futuro.
Isso me mantém no presente, que é onde a vida acontece. Descobri que na vida a gente tem mais é que se jogar, porque os tombos são inevitáveis. Percebi que a minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando eu a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada. Também percebi que sem amor, sem carinho e sem verdadeiros amigos a vida é vazia e se torna amarga. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo… Pensem nisso!
A cidade de Brumado registrou o seu primeiro caso suspeito de “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos. Segundo o site Achei Sudoeste, o paciente veio do estado de São Paulo, quando estava a trabalho. Residente na Vila de Pedra Preta, zona rural de Brumado, o paciente foi atendido neste domingo (07), no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN). Após a avaliação, a equipe médica mandou o paciente ficar em isolamento em sua residência. A secretaria de saúde do município ainda não se pronunciou. O caso será investigado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A Bahia já confirmou 19 casos da doença, sendo 13 em Salvador, dois em Santo Antônio de Jesus, um em Cairu, um em Conceição do Jacuípe, um em Ilhéus e um em Mutuípe. Ainda de acordo com o órgão de saúde, a Bahia tem 98 casos suspeitos da doença.
Com o objetivo de dar maior segurança ao processo, os remetentes de encomendas nacionais deverão fornecer os dados de CPF, CNPJ ou passaporte (no caso de estrangeiros) a partir do próximo dia 1º de setembro. Os dados não ficarão expostos nas etiquetas, sendo inseridos somente nos sistemas de atendimentos e seguirão todas as orientações sobre privacidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O não atendimento da solicitação implicará em recusa da postagem no ato do atendimento.
Além de possibilitar o rastreamento das encomendas por meio dos dados informados, a iniciativa permitirá a utilização de outras funcionalidades de interatividade na entrega. A exigência valerá para todas as postagens, à vista ou a faturar.
Para as encomendas destinadas aos Lockers dos Correios e Clique e Retire, serão necessárias as informações habituais de remetente como também o CPF/CNPJ ou passaporte e o telefone celular ou e-mail do destinatário.
Uma das formas de trazer mais agilidade ao processo é realizar a pré-postagem por meio do App Correios ou por meio dos sistemas de pré-postagem disponíveis para integração por meio de APIs. Para tanto, as orientações de integração estão disponíveis na página (clique aqui).
Vale lembrar que, no caso de envios internacionais, as informações de CPF/CNPJ já são exigidas conforme regulação aduaneira e que a obrigatoriedade de cumprimento da legislação tributária vigente é de responsabilidade do remetente.
A medida está em conformidade com o Protocolo ICMS 32/2001 – CONFAZ que exige, nas postagens de encomendas nacionais, a Nota Fiscal (NF) ou Declaração de Conteúdo (DC).
Lei Geral de Proteção de Dados – A coleta do CPF/CNPJ corrobora com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), art. 7º, incisos II e IX, a qual define que essas informações podem ser coletadas para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória ou de interesses legítimos do controlador, sendo este o caso, diante da necessidade de prestação de informações às autoridades fazendárias e a demais anuentes.
Comerciantes em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, têm sido ameaçados por golpistas que ficam enviando mensagens no whatsapp e exigindo quantia em dinheiro. Segundo a Polícia Militar, eles foram acionados por comerciantes que relataram ameaças de indivíduos que dizem pertencer a facção criminosa. Por meio de áudios os criminosos intimidam as vítimas com ameaças de morte por elas terem supostamente denunciado o tráfico de drogas da facção. Após isso, enviam dados de pix e exigem transferências de valores em dinheiro. As vítimas foram orientadas a registrar boletim de ocorrência na Delegacia Territorial de Livramento. Na oportunidade, a Polícia Militar alerta que golpes dessa natureza estão sendo realizados por toda região e orienta que não sejam feitas transferências.
Sem um piso salarial para enfermeiros definido há mais de duas década, o projeto de lei 2564 foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quinta-feira, 5.
Aprovado no Congresso, o projeto aguardava indicação de uma fonte de custeio, mas a situação foi contornada com a aprovação da PEC de iniciativa da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).
Após a assinatura de Bolsonaro, profissionais e representantes que acompanhavam a cerimônia cantaram e festejaram no Palácio do Planalto. Para a presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Betânia Santos, mais de 80% dos profissionais não recebiam o valor salarial merecido. “Dois milhões e seiscentos mil profissionais de enfermagem no Brasil. Mais de 80% não recebia um valor merecedor. Hoje nós teremos esse piso garantido por lei que vai garantir melhor qualidade de vida para os profissionais e sustento das famílias. Existia uma precariedade em relação aos salários da enfermagem, e agora, pela lei, teremos um piso mínimo, que poderá ser reavaliado”, disse a presidente.
O novo valor estará valendo imediatamente após a publicação no Diário Oficial da União (DOU). O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também participou da cerimônia e lembrou do mandamento da Constituição de 1988, que consagra a saúde como direito de todos. “No Congresso Nacional, após amplo debate, todos os seguimentos tiveram oportunidade de se manifestar e o Congresso é a casa do povo. Aprovou a lei com maioria absoluta. Não há mais discussão, está sancionado e é lei. Ninguém está acima da lei”, disse Queiroga.
Antes de ser aprovado no Congresso, a preocupação dos municípios é de que os novos valores comprometessem a capacidade de pagamento dos gestores públicos, que é limitada pela lei de responsabilidade fiscal. “A enfermagem é muito custo efetiva. Quanto mais qualificada ela é, melhores os resultados em saúde. É um investimento no sistema de saúde do Brasil”, concluiu Queiroga.
* O novo piso salarial estabelecido para enfermeiros, contratados em regime CLT, é de R$ 4.750. Já o mínimo salarial para técnicos de enfermagem será de R$ 3.325 mensais. Auxiliares e obstetrizes irão receber o piso de R$ 2.375 mensais.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 05.08.2022
Tudo pelo dinheiro público Mais uma entidade classista da Bahia, a Associação dos Profissionais da Educação da Rede Pública (Ajuprof) discordou da exigência de honorários advocatícios, feita pela APLB-Sindicato, para os servidores do magistério receber o prometido dinheiro de precatórios Fundef. Na destinação original do Fundef, referida na recente Lei 14.325/2022, não tem previsão de pagamento desse tal abono. Mas lideranças sindicais e políticos criaram essa expectativa. A APLB-Sindicato, que representa os profissionais do magistério, meteu o bedelho no assunto, que envolve muito dinheiro. Porém, é bom lembrar que as entidades classistas não são partes das ações que resultaram nos precatórios!
O máximo que podem fazer, agora, é denunciar aos tribunais de contas e ao Ministério Público, caso haja desvio na destinação do dinheiro, por estados e municípios. Mesmo assim, APLB-Sindicato, sem qualquer autorização legal, está dizendo aos filiados que, para receberem o controverso bônus, terão de pagar honorários advocatícios de 10% ao sindicato. Com isso, poderá abocanhar, de forma ilegal, segundo a Ajuprof e a ACEB (Associação Classista de Educação e Esportes da Bahia), algo em torno de R$234 milhões, da parte que seria devida aos servidores. Mas a direção da APLB tem respondido que tudo isso é fake News.
O mundo imundo das eleições Os políticos, de modo geral, são sem vergonha! Calma, calma! Não ter vergonha, não é nenhum crime! É que quem tem vergonha dificilmente ganha eleição! Só que não precisava perder a vergonha toda! E parte dos eleitores, de tanto ouvir discursos “cara-de-pau", também perdeu o pudor! Mas, na verdade, nosso eleitorado mostra-se muito besta! Vota por migalhas e promessas. Os políticos, sem vergonha, já sabem que, mesmo sem cumprir as promessas, serão reeleitos.
Gosto do exemplo eloquente, em Livramento, do conhecido Marquinho Viana! De R$26 milhões intermediados por candidatos, para Livramento, segundo o prefeito Ricardo Ribeiro (2018), R$9.173.000,00 foram desse deputado, sendo R$8 milhões para a adutora de Iguatemi. Viana foi o mais votado, com 4.811 votos. Ele e Ricardo Ribeiro, na verdade, enganaram os eleitores, pois a adutora está sendo feita e paga pelo governo do Estado, licitada por pouco mais de R$4 milhões! Ou seja, os R$8 milhões não vieram para Livramento!
Para refletir Amanhã, 6 de agosto, é Dia do Bom Jesus! Tem festa no santuário do Taquari, em Livramento, e na gruta de Bom Jesus da Lapa, também na Bahia! O dízimo tem sido o tema das homílias, nas novenas do Taquari! Foi lembrado que seu significado vai além do engajamento e contribuição para manutenção da Igreja! Significa, também, comunhão com Deus e a comunidade. Para mim, nas louvações ao Messias, também não devemos esquecer o que Ele nos ensinou. Ele que recebe os clamores pelos sofrimentos dos imperativos da vida, dos que enfrentam dores e dificuldades, muitas vezes difíceis de serem suportados. Dos doentes, das mães e pais preocupados com os filhos, das pessoas longe dos entes queridos, alguns separados pela morte. Clamam a Jesus os solitários, os abandonados e os esquecidos. Os que, em momento de precipitação e nervosismo, cometeram delitos e estão nas prisões, os resignados, os indignados, os desesperados.
Como o cego de Jericó, que gritou, com a força da fé: Jesus, filho de Davi, tenha misericórdia de mim. Jesus ouviu e ordenou que enxergasse! A todos que sofrem, Ele consola e dá esperança: Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós a minha carga e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossas almas. Porque a minha carga é suave e leve. Na montanha, Ele garantiu: Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Consolou a mulher que tinha hemorragia, há 12 anos, e tocou em suas vestes: Tenha bom ânimo, filha, tua fé te salvou. Jesus é apaixonante! Encantou a mulher da Samaria, junto ao poço: Se beberes dessa água, tornarás a ter sede. Mas se eu te der de beber, jamais terá sede. Ao odiado cobrador de impostos, encima da árvore para vê-Lo, disse: Zaqueu, desça daí, depressa, irei pra sua casa hoje. Não percamos mais tempo com preocupações tolas! Elevemos nossa mente a Deus! Principalmente, vamos rezar! Abrir mais espaço para Jesus em nossas vidas. Há muitos obstáculos e ciladas a vencer, todos os dias! Mas nada nos desanimará, com Jesus a nosso lado, iluminando nossa caminhada! Pensem nisso!
Três indivíduos foram abordados pela Polícia Militar na manhã de ontem na Rua Sebastião da Silva Rego no bairro Taquari em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Segundo informações da Polícia, os moradores relataram a suspeita de comercialização de drogas no local e ao notar a presença policial, os três indivíduos se mostraram nervosos e de imediato a guarnição realizou abordagem encontrando com eles uma pequena quantidade de substância análoga a cocaína. Os indivíduos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Livramento para adoção das medidas cabíveis. Juntamente com eles foram apreendidos na Delegacia também, 01 porção de Substância Análoga à Cocaína; 02 aparelhos celulares; 02 motocicletas.
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) está realizando Processo Seletivo para acesso aos cursos de graduação na modalidade a distância da instituição, em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC) para vagas remanescentes.
O objetivo desses cursos de graduação a distância é propiciar qualificação profissional para
professores e profissionais que atuam nas áreas dos cursos, mas não possuem formação. Por isso, o candidato deve apresentar comprovante de atuação na área do curso para concorrer à vaga.
Os cursos serão oferecidos a partir de agosto/setembro de 2022 e março de 2023, na modalidade Educação a Distância, com a realização de atividades presenciais obrigatórias, desenvolvidas nos Polos de Apoio Presencial ou em espaços específicos no município do polo sede.
Estão sendo ofertadas 454 vagas em 4 cursos (música, dança, teatro e matemática) disponíveis em 17 polos: Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Brumado, Esplanada, Feira de Santana, Ibotirama, Ipirá, Itabuna, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Estevão, Seabra, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista.
As inscrições serão, via internet, no período de 02/08/22 a 15/08/22 até às 17h. É necessário preencher o formulário disponível no site (clique aqui) escolhendo a opção de curso e polo que deseja concorrer, imprimir o formulário preenchido, assinar e escanear. A taxa de inscrição é no valor de R$ 85,00.
Um homem de prenome Reinaldo, morreu na noite da última terça-feira (03) após um grave acidente de trânsito, na entrada da comunidade Barra do Bernardo, na rodovia BA-148, no município de Dom Basílio. Segundo informações do site Livramento Manchete, a vítima estava conduzindo uma motocicleta e teria colidido seu veículo contra um caminhão. Reinaldo chegou a ser socorrido pelo SAMU 192 e encaminhado ao Hospital Municipal Dr. Ulysses Celestino da Silva, em Livramento, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O corpo foi encaminhado ao IML de Brumado. Reinaldo deixa esposa e um filho de 11 anos.
Uma tentativa de homicídio foi registrada na 5ª travessa do bairro Estocada, na noite de segunda-feira por volta das 23h30 em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Segundo informações da Polícia Militar, quando eles chegaram no local do ocorrido um indivíduo se encontrava ao solo após disparos de arma de fogo e testemunhas informaram aos militares que a vítima, teria conseguido se desvencilhar de dois homens que estavam em uma moto YBR Vermelha, os quais teriam efetuado os disparos em sua direção. Foi mantido contato com o SAMU 192 e a vítima foi encaminhada para a UPA-24h. A guarnição de serviço realizou rondas no perímetro, no entanto, os acusados não foram localizados.
Um homem de 56 anos teve um surto psicótico e ateou fogo na própria residência no bairro Benito Gama em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Segundo informações colhidas pela nossa redação junto a Polícia Militar, na ocasião ele relatou aos policiais que o intuito seria destruir o imóvel e tirar a própria vida.
Diante do estado emocional do homem que aparentava transtornos psicológicos, ele recebeu primeiros socorros pelo SAMU 192 no local e foi encaminhado a UPA 24h. Segundo informações do SAMU, a situação foi resolvida com o atendimento médico.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, realiza em todo Brasil coleta de informações sobre os moradores do país. Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo Demográfico 2022 visa obter dados sobre as características dos moradores.
Em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, são 36 recenseadores, que passam de porta em porta, aproximadamente 15.000 domicílios livramentenses recebem visita dos recenseadores.
Programado para acontecer em 2020, o Censo está sendo realizado com dois anos de atraso em razão da pandemia de Covid-19 e de cortes orçamentários. Até o início de novembro, os recenseadores vão visitar 89 milhões de endereços em todo Brasil -- sendo 75 milhões de domicílios -- nos 5.570 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas.
De acordo com a Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968 e com o Decreto nº 73.177, de 20 de novembro de 1973, toda pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE. A legislação determina ainda a multa de até dez vezes o maior salário mínimo vigente no país, se o infrator for primário; e de até o dobro desse limite, quando reincidente. A lei também assegura o sigilo das informações prestadas. Elas serão usadas exclusivamente para fins estatísticos. Sendo assim, suas informações não serão divulgadas de forma individualizada ou em qualquer formato que possa levar à sua identificação.
No Censo 2022, além da coleta presencial, será possível responder ao Censo também pelo telefone ou optar pelo auto preenchimento via internet. Em qualquer situação, entretanto, será preciso que o recenseador visite o domicílio.
Para segurança e confiança dos livramentenses, os recenseadores estão devidamente uniformizados, portando vestimentas do IBGE e crachá.