
Operador 88
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, realiza em todo Brasil coleta de informações sobre os moradores do país. Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo Demográfico 2022 visa obter dados sobre as características dos moradores.
Em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, são 36 recenseadores, que passam de porta em porta, aproximadamente 15.000 domicílios livramentenses recebem visita dos recenseadores.
Programado para acontecer em 2020, o Censo está sendo realizado com dois anos de atraso em razão da pandemia de Covid-19 e de cortes orçamentários. Até o início de novembro, os recenseadores vão visitar 89 milhões de endereços em todo Brasil -- sendo 75 milhões de domicílios -- nos 5.570 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas.
De acordo com a Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968 e com o Decreto nº 73.177, de 20 de novembro de 1973, toda pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE. A legislação determina ainda a multa de até dez vezes o maior salário mínimo vigente no país, se o infrator for primário; e de até o dobro desse limite, quando reincidente. A lei também assegura o sigilo das informações prestadas. Elas serão usadas exclusivamente para fins estatísticos. Sendo assim, suas informações não serão divulgadas de forma individualizada ou em qualquer formato que possa levar à sua identificação.
No Censo 2022, além da coleta presencial, será possível responder ao Censo também pelo telefone ou optar pelo auto preenchimento via internet. Em qualquer situação, entretanto, será preciso que o recenseador visite o domicílio.
Para segurança e confiança dos livramentenses, os recenseadores estão devidamente uniformizados, portando vestimentas do IBGE e crachá.
Comentários