
Marcos Oliver
Com grande frequência, moradores da Rua do Fogo, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, têm sofrido com o abuso da utilização de som automotivo, de acordo com relatos dos mesmos. Foi dito à nossa redação que os finais de semana tornaram-se dias torturantes, quando o volume excessivo de som, por longos períodos, ultrapassando o horário limite estabelecido por lei, passou a incomodar e a prejudicar as pessoas que ali residem. A localidade concentra uma quantidade significativa de pessoas idosas, com idades já avançadas e, em muitos casos, idosos acamados, que possuem problemas de saúde ou determinadas limitações, além de crianças e também de adultos, que precisam usufruir de um descanso saudável para trabalhar em certos horários matinais nos dias seguintes, e estão sendo submetidos a aturar verdadeiras farras sem limites. Inclusive, no último domingo (14), uma via pública foi obstruída para a realização de um evento, e o som em alto volume perdurou pela madrugada. Não sabe-se, ainda, se houve autorização dos órgãos responsáveis para tal ato, o que possibilita mais uma atividade incorreta, segundo a lei. O divertimento e o lazer é um direito de todos, contanto que não interfira no direito do outro. Além dos moradores da Rua do Fogo, moradores da Terceira Travessa do Bairro Estoca também enfrentam a mesma problemática, visto que estão sofrendo com o volume excessivo de som, aos finais de semana, também ultrapassando horários limites estabelecido por lei, que diz que a perturbação do trabalho ou do sossego alheios é uma Contravenção Penal prevista no art. 42 do Decreto- Lei n. 3.688/41. Moradores que fazem uso de medicação e sofrem de ansiedade, entre outras patologias, estão sendo vítimas do tamanho desrespeito, perdendo noites de sono e tendo sua saúde prejudicada. Apesar de ser um problema persistente no Brasil, este é um problema pouco abordado pela sociedade e pelo Estado. O som alto afeta não só o bem-estar do cidadão, como também causa danos à sua saúde física e mental, mesmo que ele não se aperceba disso ou acredite não ser afetado. Além do mais, segundo a Resolução nº 624 do CONTRAN sobre limite de som automotivo e de acordo com o Art. 1º, fica proibida a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação. Sendo assim, os moradores solicitam rondas da Polícia Militar durante os finais de semana nas localidades citadas, e medidas que possam solucionar este problema, de modo que fique confortável para ambas as partes.
Um jovem livramentense, identificado como Kauan Kenedy Lima Miranda, de 19 anos de idade, morreu após sofrer um acidente de trânsito na Comunidade de Boa Vista, situada na zona rural do município de Rio de Contas, Bahia. Segundo informações disponibilizadas pela Assessoria de Comunicação da 46ª CIPM, o fato ocorreu na manhã de domingo (14), por volta das 9h20min e, assim, a Guarnição do Destacamento Policial Militar de Rio de Contas foi acionada, via central de operações, para atender a ocorrência. No local, foi constatada a colisão entre dois veículos, sendo eles uma GM/D20 CUSTOM S e uma motocicleta Honda/NXR150 BROS, que era conduzida por Kauan, vítima fatal do acidente. Ainda de acordo com as informações cedidas pela polícia, havia uma mulher sendo transportada na garupa da motocicleta, que seria a namorada da vítima, e foi atendida por prepostos do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU 192), assim como o condutor da D20, um idoso de 86 anos de idade. Ambos foram conduzidos para uma unidade de saúde. A Polícia Militar manteve a preservação do local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. O corpo de Kauan foi velado na residência de familiares, na Avenida Presidente Vargas, em Livramento, e seu sepultamento estava previsto para às 15h no Cemitério Campo Santo.
Um fenômeno surpreendente foi registrado na noite do último domingo (14) em regiões da zona rural do município de Macaúbas, Bahia, e foi visto de diversas cidades da Chapada Diamantina, inclusive, de Livramento de Nossa Senhora, de onde foram feitos alguns registros de vídeo. Nestes materiais, compartilhados por internautas em grupos de mensagem instantânea e através de redes sociais, é possível ver uma nuvem de grande extensão, densidade e de um formato específico, que é característico das nuvens que ocasionam tal fenômeno, chamado de Cumulonimbus, que são as mais perigosas nuvens da Terra. Suas dimensões horizontais e verticais são tão grandes que sua forma característica só pode ser vista claramente à longa distância, por isso o fato de serem vistas a até 400 km de distância, dependendo das condições do tempo. Elas produzem neve, chuva, granizo, raios, e até tornados. São bastante convectivas, ou seja, crescem muito verticalmente, e crescem em média até 12 km de altitude, mas podem chegar a mais de 20 km, e às vezes, atingir a estratosfera, chegando a 23 km em casos extremos.
No seu estágio maduro, o topo é constituído de cristais de gelo, enquanto a base é constituída de gotículas d'água. Quando o topo, chamado de bigorna ou anvil, para de se desenvolver, se separa do núcleo da Cumulonimbus, e expande-se até dissipar-se completamente, o que pode levar horas. A forma lisa da bigorna das Cumulonimbus é causada pelos ventos em linha reta em altitudes mais elevadas, que cortam o topo da nuvem, e também por uma inversão sobre a tempestade, causada pelo aumento da temperatura acima da troposfera. A essa bigorna, "solta" ou ainda conectada na nuvem, se dá o nome de "cirrus spissatus cúmulo nimbo genitus". Cirrus, que quer dizer tipo de nuvem, spissatus, que significa espessa, densa, genitus, que é originado de e cumulonimbus, que significa a nuvem Cumulonimbus, ou seja, Cirrus geradas por uma Cumulonimbus. Os vídeos impressionaram pelas imagens com uma grande quantidade de raios ininterruptos que puderam ser vistos, gerando um forte clarão no céu e deixando diversas pessoas intrigadas e até com medo.
O INSS começa nesta segunda-feira (15) a utilizar inteligência artificial (IA) para detectar fraudes em atestados médicos para conseguir o auxílio-doença, atualmente chamado de benefício por incapacidade temporária. Esse benefício é concedido quando o trabalhador precisa ficar afastado do serviço por mais de 15 dias por motivo de doença. Para obtê-lo, é necessário apresentar atestado ou fazer uma perícia médica. A partir desta segunda, um robô desenvolvido pela Dataprev vai fazer uma varredura nos atestados médicos que forem enviados pela internet, pela plataforma Atestmed. Esse sistema substitui o atendimento médico-pericial por uma análise de documentos, nos casos em que o benefício é de até 180 dias. Agora, a análise feita pela inteligência artificial vai cruzar dados como nome, assinatura e CRM do médico no atestado, além de identificar o endereço de onde foi enviado o arquivo. Em 2023, mais de 1,6 milhão de pedidos chegaram ao INSS via Atestmed, mas quase metade (46%) não foi aceita porque não estava de acordo com as regras do instituto. Segundo o órgão, faltava alguma informação no atestado ou algum dado que gerou dúvidas, por isso, os trabalhadores foram encaminhados para perícia. Tanto quem falsifica como quem usa o documento falso podem ser condenados a até 5 anos de prisão. Além disso, o beneficiário do INSS que comprou o atestado terá que devolver o dinheiro recebido e pode ser demitido por justa causa.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 15.01.2024
Biometria eleitoral O cartório da 101ª Zona Eleitoral da Bahia, com sede em Livramento, está convidando os eleitores livramentenses que ainda não fizeram a biometria para regularizar e atualizar seus títulos. Basta comparecer, em dia agendado, ao Forum Eleitoral, que fica na Rua José Maria Tanajura, 241, em frente à antiga Escola Polivalente, hoje Colégio Estadual João Vilas Boas. Segundo o cafrtório, há 2.289 pessoas no município com titulo cancelado, precisando da regularização. O prazo será até 8/5 para fazer isso e poder votar este ano. É preciso agendar o atendimento no site agendamento.tre-ba.jus.br.
Contrato com a Egba A Prefeitura de Livramento contratou a EGBA (Empresa Gráfica da Bahia), com sede em Salvador, para fazer publicações na edição eletrônica do Diário Oficial do Estado. Certamente isso inclui editais de licitação. Valor do contrato: R$ 44.590,00/ano. Essa publicação era obrigatória pela lei de licitação antiga (8.666/1993, art. 21) e continua na atual (14.133/2021, art 54), como previsto na Constituição Federal. Primeiro, a nova lei determina que os editais e anexos sejam publicados ingtegralmente no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). E que os resumos sejam postos nos diários (União, Estado, DF, Município), conforme a natureza da licitação. Pelo que se sabe, a Prfeitura de Livramento só fez publicações no seu sítio eletrônico, o que pode ser alvo de verificação dos órgãos fiscalizadores, como o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios). É preciso que a Prefeitura coloque em seu site os links para atos publicados em outro portal, para facilitar o acesso, pelos cidadãos. Se não fizer isso, tudo ficará escondido, frustrando a obrigatoriedade legal da publicidade.
Segue sem licitação Por falar em licitação, a Prefeitura de Livramento prorrogou, mais uma vez, por aditivo, o contrato com o Auto Posto Irmãos Ribeiro, de parentes próximos do prefeito. E, ainda sobre licitação, não saiu o resultado do pregão eletrônico para escolher a empresa de limpeza urbana, no município. A abertura das propostas seria no último dia 10. A empresa atual é a Cardozo Empreendimentos, cujo contrato vence agora. Ela é alvo de queixas quotidianas da população, devido ao precário serviço que presta. Semana passada, ela divulgou uma nota arrogante e desarrozoada criticando a Rádio 88 FM, veículo que mais acolhe as justas reclamações dos moradores. A nota, sem assinatura do responsável pela Cardoso, qualifica de mentirosas queixas de moradores, veiculadas pela emissora, fartamente comprovadas com imagens e depoimentos. Mas a Rádio respondeu à altura, reafirmando tudo que foi divulgado!
Também sujeira política A contratação dessa empresa pareceu um arranjo para afastar a Lig-Lixo, não por esta ser ruim, pois as duas juntas não dão uma. Fica evidente ter sido por motivos políticos, dadas as sabidas ligações políticas dos donos da Lig-Lixo, que foi defenestrada, em um processo licitatório maroto, justo depois das eleições de 2022, após mais de 10 anos mantida por aditivos, violando o limite legal de 5 anos. O contrato com a Lig-Lixo era de R$4 milhões e a Cardozo propôs fazer tudo por R$2 milhões, a metade Faz lembrar uma manobra manjada em licitação, para detonar concorrentes, e a Lig-Lixo parecia ser o alvo. O prefeito Ricardo Ribeiro precisa explicar porque pagava R$4 milhões, se podia fazer por R$2 milhões! A Cardozo pode passar pela mesma situação, pois a licitação em andamento tem jeito de ser para catapultá-la. Se não fosse, seu contrato seria prorrogado por aditivo, como é costume da gestão, para enternizar contratos milionários pagos pela pefeitura.
Para refletir Tudo em nós remete a Deus! Da fome, que nos obriga a ingerir alimentos, e sede, que nos força a beber água, ao impulso para o acasalamento, que assegura a perpetuação da espécie! Somos uma estrutura encantadora, em um mundo encantador! Mas, quanto de nós é dedicado a Deus, no dia-a-dia? Quantas vezes Ele é lembrado, do nascer ao pôr-do-sol? Fazemos o que Ele gostaria que fizéssemos? Um dia brinquei com minha mãe, dizendo que ela era um problema para Deus, no bom sentido! De tanto vê-la rezar, Ele já passou a dever a ela! E sugeri que ela já podia parar, pois já tinha muito crédito com Deus! Ela respondeu dando-me uma lição, dizendo que, por ela, poderia, sim, parar, mas que precisava rezar por mim, por meus 9 irmãos, e seus 11 netos, na época. Sua resposta, na glória dos 80 anos, lembra-me que as bênçãos que recebo não são méritos só meus. Então, procuro retribuir, junto à comunidade, em especial no meu trabalho de comunicação!
Não há modo específico de se dedicar a Deus, podendo ser nos próprios afazeres quotidianos. Pode ser, também, na compaixão, proteção e cuidado para com os animais inocentes e indefesos! Isso agrada mais a Deus do que um “terço” mal rezado. Grande serviço presta esta rádio, por exemplo, com tantas mensagens educativas, otimistas, entretenimento e informações às pessoas! Faz o mesmo o trabalhador que recebe o cliente com um sorriso; ou o feirante que coloca um “agrado” no peso ou na medida; o médico que leva o paciente até a porta; a enfermeira que examina a febre com a própria mão; o professor solícito que estimula o aluno tímido a tirar dúvidas. Enfim, são gestos fáceis e baratos, que nos colocam entre os premiados com as graças de Deus! Pensem nisso!
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 12.01.2024
A lei, o piso, o reajuste Faço pequena correção na fala de 4ª feira! O número da Lei do Piso Salarial do Magistério da Educação Básica Nacional é 11.738/2008. O percentual de reajuste desse piso, em 2023, foi 14,95%. A lei regulamenta o que determinou a CF-1988 (Constituição Federal). O percentual de reajuste anual é baseado no valor mínimo por aluno, nos anos iniciais, e fixado em portaria interministerial (Ministério da Fazenda/Ministério da Educação), sendo obrigatório só para o piso! O aumento das demais faixas salariais é pela correção monetária, que costuma ser bem menor, como nos últimos anos. Isso acabaria igualando, um dia, por baixo, os vencimentos básicos do magistério, todos os níveis ficariam iguais! Para evitar isso, prefeitos teriam de aplicar o índice do piso para todo mundo, mas teriam problemas com o orçamento.
Por outro lado, não fazendo isso, certamente atrairá a ira de boa parte dos servidores! Sem falar que a aplicação linear beneficia quem ganha mais. Com os 3,62% de reajuste do piso, este ano, em Livramento, por exemplo, o acréscimo é de R$160,00. Para o topo da tabela salarial, o acréscimo seria R$225,00. Seja como for, a lei valoriza monetariamente os profissionais do magistério, mas o ensino e a educação estão cada vez pior. Em Livramento, a maioria das escolas estão caindo aos pedaços, a evasão escolar é alta. Prédios novos fechados, elefantes brancos! Há cerca de 400 professores e menos de 30 escolas. Tem muita gente sem fazer nada, ou em desvio de função.
São Gonçalo da Canabrava Este ano, a tradicional festa da Canabrava, em louvor a São Gonçado, próximo dia 28, em Livramento, terá novidade, que é uma imagem nova do santo, doada pelo Dr. Halley Spínola, que é de Livramento e mora em Salvador. Ela já fez outras doações parecidas, da imagem da padroeira, Nossa Senhora do Livramento, e a do Bom Jesus do Taquari, contribuindo, de graça, para a conservação desses ícones da fé católica, em Livramento. A imagem de São Gonçalo, também esculpida pelo escultor pernambucano Eduardo Cavalcante, já está em nossa cidade, pronta para ser levada para a Canabrava.
Esgoto in natura no rio A rádio Nova Rio de Contas FM postou vídeo no Instagram, ontem, dizendo que vídeos de moradores de Rio de Contas estão mostrando nas redes sociais dejetos sanitários escorrendo para o Rio Brumado. Mostrou vazamentos pelas tampas de bueiros, correndo pelas ruas. Mas isso não é novidade! A causa é uma elevatória que não bombeia o esgoto para as lagoas de decantação, isso desde a inauguração do sistema, há 14 anos. Na época, alertei o então governador Jaques Wagner sobre a ameaça ao rio. Ele nem ligou!
Para refletir Vamos recordar Paulo, imaginando-o aqui na aldeia global maluca em que o mundo se transformou! Na sua carta aos romanos, ele recomendou que fosse evitado o fingimento no amor, que as pessoas se dedicassem às coisas boas, às condutas corretas e que o mal fosse visto sempre como um aborrecimento. Pregou o amor cordial e a fraternidade, que os cristãos de Roma fossem fervorosos e firmes no espírito e na dedicação ao serviço do Senhor, que fossem honestos, evitando, entre outras coisas, excesso de comida e bebida. Recomendou que não se envolvessem em brigas e que repudiassem a inveja. Que fossem alegres na esperança, tivessem paciência nas atribulações e se mantivessem perseverantes na oração.
Enfim, recomendou um estilo de vida verdadeiramente cristão. Paulo sempre escrevia para os povos que, já em sua época, distanciavam-se de Deus ou nem mesmo conheciam a mensagem de Cristo. Ele cumpria seu papel evangelizador, procurando resgatar os que haviam se perdido, buscando incutir neles novamente a fé. Será que isso vale para hoje? Seria uma mensagem atual? Sem dúvida que sim! O mundo hoje parece que também optou pela vida mundana, distante de Deus. Será que haverá solução para as graves questões que a humanidade enfrenta, hoje? Será que nossa Aldeia Global vai desaparecer? Que cada um reflita e responda para si mesmo! Quanto a mim, tenho certeza que nada acabará, a não ser o tempo de cada missão! O Plano de Deus é infinito! E somos parte dele! Pensem nisso!
Os novos conselheiros, José Tadeu, Vilson Santos, Roseane Dourado, Cecília Bittencourt e Marileide Marques, além da 1ª suplente Rosângela Lima, estiveram presentes na Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora, na tarde de ontem (10), onde foram diplomados e tomaram posse em seus cargos para o quadriênio 2024/2027. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes e contou com a presença de familiares dos empossados, dos secretários municipais Célia Castro (Desenvolvimento Social), Sebastião Fernandes (Educação) e Hugolino Lima (Esportes, Cultura, Lazer e Turismo) além de servidores e convidados. As informações são da Prefeitura Municipal de Livramento.
A Polícia Civil apreendeu na última quarta-feira (10) mais de 15 kg de drogas encontradas em pacotes de encomendas, no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios, no município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. Ninguém foi preso. De acordo com informações da Polícia Civil, os agentes acharam 15 kg de maconha embalada à vácuo, comprimidos de ecstasy, dez cigarros eletrônicos, cogumelos alucinógenos, além de aproximadamente 800 gramas de haxixe. A ação contou com ajuda de cães farejadores da Polícia Civil. A droga estava em pacotes remetidos de Salvador e tinha como destino endereços em dez estados brasileiros, como São Paulo, Pernambuco e Sergipe. A apreensão aconteceu durante a Operação Correios, do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), com o apoio do Canil da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core). O caso segue investigado para identificar e prender os remetentes e destinatários dos entorpecentes.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 10.01.2024
Salário do magistério A Câmara de Livramento aprovou, ontem, em sessão extraordinária, pois está em recesso, o Projeto Lei do Poder Executivo que reajusta em 3,62% o salário base do magistério municipal, convertido na Lei nº 1.525/2024. Nem precisaria dizer que foi por unanimidade! Ele alegou como finalidade específica atualizar o piso obrigatório previsto na Lei Federal nº 11.738/2008, calculado conforme portaria do MF/MEC (Ministério da Fazenda/Ministério da Eduicação). O prefeito estendeu o reajuste a todas as faixas salariais databela do magistério. O piso sobe de R$4.420,00 para R$5.580,00, e o maior salário base agora é R$6.445,00. Sobre o básico incidem as vantagens individuais, que podem chegar até a 100% do vencimento básico. O prefeito diz que o reajuste mostra o propósito da sua gestão de valorizar os professores. Mas não é bem assim, esse propósito é da Lei Federal que criou o piso.
Tanto que, em 2023, ele só pagou 5,79% dos 14,95% definidos pelo MEC, como lembrou o vereador Josemar Miranda, na sessão extraordinára. Josemar e Márcio Alan destacaram o direito dos servidores às diferenças do piso sonegadas pela gestão. E, na verdade, o que mais valoriza a categoria é o Plano de Carreira, que tem mais de 10 anos, cuja atualização Ricardo Ribeiro ignorou e engavetou, em seus dois mandatos! Além disso, os 3,62% que ele apressou-se a pagar está abaixo do IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), ou seja, que mede a inflação (3,90%), conforme divulgado pela Agência Brasil. Em 2023, o Secretário Municipal da Fazenda disse que, de 400 professores, só 64 eram da faixa do piso nacional. E, como a maioria das escolas foram fechadas, no município, de mais de 100 escolas só tem menos de 30, muitos professores estão sem fazer nada ou em desvio de função.
Aluno Destaque 2023 Conforme notícia divulgada, pela Rádio 88 FM, foi realizado em Livramento o projeto Aluno Destaque 2023, premiando alunos dedicados das escolas municipais de Itaguaçu, Várzea e Barriguda! Essa iniciativa brilhante, que várias escolas do Brasil vem adotando, estimula o ensino e a aprendizagem, buscando a formação educaçional plena, como prescreve a função da escola. Diferente do que cogita o Governo Federal, que quer pagar o estudante para estudar. Nas escolas citadas, a iniciativa teria sido sugerida pelo vereador Uilton Nunes Dourado (Huga), que usa o fato, claro, para promoção eleitoral. E a Secretaria Municipal da Educação está onde? Huga faltou citar os nomes dos premiados, dois de cada uma das três escolas participantes. Na lista de apoiadores do projeto, iestranhamente não consta a Administração Municipal.
Para refletir Os políticos estão em grande agitação, envolvidos no processo eleitoral. Querem um mandato público, para o qual a Lei exige que sejam escolhidos pela comunidade. São para os cargos de prefeito e de vereadores. O prefeito vai chefiar a administração dos serviços da comunidade. Os vereadores vão fazer as leis e fiscalizar a atuação do prefeito, se este cumpre as leis. A administração dos serviços públicos tem despesas que são pagas pela própria comunidade, através dos impostos. É muito simples! Tão simples que não dá para entender por que há tanta disputa, e até brigas, em uma eleição. O que será que se passa na cabeça dos políticos? Por que eles têm tanto interesse em prestar aqueles serviços à comunidade, se é uma tarefa sacrificante? Quantos deles pensam, de fato, no bem-estar coletivo? Esse “bem-estar coletivo” pode ser entendido como a satisfação das pessoas diante dos variados serviços a serem prestados pelos eleitos.
Incluem, por exemplo, atendimento médico, escolas, transporte, abastecimento de água, esgoto, limpeza das ruas, iluminação pública, organização dos mercados e feiras, cuidado com as estradas, fiscalização do trânsito e muitos outros. Será que todos os candidatos têm plena consciência disso? Sabem como tudo isso funciona? Da responsabilidade que é isso? Se sabem, por que muitos desses serviços são tão ruins? Ou será que os políticos que elegemos é que são ruins? Ou seremos nós os ruins, que não sabemos escolher? Ou será que o político só quer poder, só quer o dinheiro público, só pensa em si? Será também que cada um de nós só pensa em nós mesmos, na hora de votar? São questões sobre as quais devemos pensar e refletir muito, nesse momento. Melhor ainda é que façamos essa reflexão com a mente e o nosso espírito voltados para Deus! Pensem nisso!
Em reunião com o prefeito de Livramento de Nossa Senhor, Bahia, Ricardo Ribeiro, a APLB/Sindicato, legítima representante dos trabalhadores em educação no município, discutiu com o gestor a seguinte pauta: correção do piso 2023, reajuste do piso de 2024, incentivo à formação, titulação e gratificação para o pessoal de apoio. O gestor fez o compromisso de pagar o piso e de corrigir também o anterior, assim como gratificar o pessoal de apoio. E em relação a titulação e mudança de nível, vai mandar fazer o levantamento para contemplar essa parte da categoria que ainda falta. Vale ressaltar que a APLB/Sindicato, vem, não só cobrando, mas também, indicando os caminhos a serem tomados para que a gestão consiga cumprir com sua obrigação. O gestor ouviu o sindicato e, hoje, a APLB/Sindicato colhe os frutos dessas providências. Filie-se e fortaleça essa luta!
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 08.01.2024
Fantasias brasileiras Completam um ano, hoje, 8 de janeiro, os fatos que resultaram na invasão e depredação da sede do Estado Brasileiro, em Brasília! Não houve a apuração necessária, para o devido esclarecimento e a correta responsabilização. Muitas pessoas, no entanto, foram presas e estão sendo condenadas claramente sem obedecer ao devido processo legal, previsto na legislação do país. Mesmo sem a devida apuração, uns dizem que foi uma tentativa de golpe, mas não apontam, concretamente, quem organizou e liderou. Para outros, houve infliltrações premeditadas na manifestação pacífica de brasileiros, concentrados na Capital Federal. E há quem tangencia dizendo que a invasão e depredação das instalações dos três poderes foram atos de baderneiros. As autoridades ainda devem uma explicação!
Será que, agora, voa? Um post na rede social, semana passada, do vereador José Roberto Caires, de Livrmento, chama a atenção. Primeiro, por deixar claro que usa obras públicas para se promover eleitoralmente, como faz o resto da bancada do prefeito, na Câmara. Na nota, Zé de Vital, como também é chamado, agradece a Ricardo Ribeiro por atender sua reivindicação para construir uma nova ponte no Rio do Paulo, povoado de Tabuleiro, no lugar da atual, que se encontra em estado de desmoronamento! E parece que o prefeito só veio saber agora! E o Zé reivindicou também um aeroporto, entre as localidades de Alves e Várzea dos Reis, o mesmo que o prefeito diz que faria, e até divulgou a maquete, mas não fez a obra. O terreno, no Distrito de Itanajé, foi doado pelo empresário Pagão. Nas fotos, o Zé aparece ao lado do prefeito, do secretário estadual de Infraestrutura Sérgio Brito e do deputado Marquinho Viana. Pelo visto, esse Zé tem muito cartaz!
Reajuste do Magistério Para atualizar, atrasado, agora, o salário base do Magistério, referente a 2023, o prefeito Ricardo Ribeiro, de Livramento, usou decretos. Para reajustar o de 2024, ele enviou PL (Projeto de Lei) para a Câmara Municipal. O reajuste será de 3,62%, o mesmo percentual determinado em portaria conjunta do Ministério da Fazenda e Ministério da Educação, para reajustar o Piso Nacional. O Piso de 2023, que a Prefeitura não pagou, foi de R$4.420,55, jornada de 40 horas, reajustado para R$4.580,57, em 2024. Parece haver aí uma engenhoca jurídica desnecessária do Executivo! Para 2023, usou decreto e em 2024 está usando o PL. Se o certo for a Lei, teria havido ilegalidade antes, ou seja, improbidade administrastiva! Lembrando que a proposta envolve só salário base, sem as vantagens individuais, que podem chegar a 100% do salário base. Subindo o básico sobem as vantagens! Entre os servidores municipais, a maior remuneração é a do Magistério. Só perde para os médicos!
Para refletir (reprise) O poeta brasileiro Eduardo Alves da Costa escreveu um texto, com o título No caminho com Maiakóvski (homenagem a esse poeta russo) que ficou mundialmente famoso, ao dizer:
Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E já não podemos dizer nada.
Inspirado nessa mensagem, eu escrevi o seguinte, sobre nossa comunidade:
De várias maneiras, eles chegam! Num jeito sorrateiro de chegar. Com palavreado bonito, destruíram nossa vegetação, sem nos indenizar.
NÃO DISSEMOS NADA!
Tomaram a roça de nossos colonos,
antes repartida, e deram-nas aos oportunistas.
NÃO DISSEMOS NADA!
Secaram e mataram nossos rios, outrora de
águas cristalinas, onde, meninos, mergulhávamos.
NÃO DISSEMOS NADA.
Levaram as praias de areia dos nossos rios,
onde brincávamos e pescávamos piabas.
NÃO DISSEMOS NADA!
Despejaram esgoto em nosso Rio Brumado, e
NÃO DISSEMOS NADA!
Lançam veneno em nossos campos,
contaminam animais, hortas, frutas e a água.
e NÃO DIZEMOS NADA!
Transformam em carvão árvores raras da nossa caatinga,
e NÃO DIZEMOS NADA!
Detonam nossas serras, rasgando
a vegetação, para levar nosso quartzito.
e NÃO DIZEMOS NADA!
Apagam nossa história, na agonia do
desmoronamento de nossos monumentos.
e NÃO DIZEMOS NADA!
Traem nossos votos, mentem para nós, aplicam
mal o nosso dinheiro. Brincam com nossa saúde,
em hospital de bela fachada, mas um faz de conta,
e NÃO DIZEMOS NADA!
Moramos em ruas escuras, sem calçamento,
esburacadas, cheias de matos e poeira,
e NÃO DIZEMOS NADA!
Fecharam nosso Colégio Boaventura, nossas bibliotecas
Corina Correia Lima, Monteiro Lobato, nossa biblioteca
do Polivalente, acabaram com a própria Escola Polivalente,
e NÃO DISSEMOS NADA!
Vão destruir a bela e histórica sede do
Colégio João Vilas Boas,
e não estamos DIZENDO NADA!
Deixaram nossas crianças por dois anos sem aula,
e não DISSEMOS NADA!
O histórico Casarão dos Alcântara, cartão postal da
nosssa cidade, desmoronou
e não DISSEMOS NADA!
A AAL acabou, o Clube Caiçara acabou
e não DISSEMOS NADA!
Nosso 1º centenário de emancipação política passou
em branco, na Câmara de Vereadores,
e não DISSEMOS NADA!
Enfim, o mundo poderá acabar, para nós, e nós.... e nós...!
Estamos no caminho, perdidos, sem Maiakóvski!
Pensem nisso!
Foi realizado, através do vereador Huga Nunes, em Livramento de Nossa Senhora, o projeto estudantil Aluno Destaque 2023, que tem como objetivo motivar os estudantes das escolas municipais de Itaguaçu, Várzea e Barriguda, a se dedicarem cada vez mais aos estudos. Ao final do ano letivo, foram escolhidos dois alunos de cada uma das instituições, pelos professores, com base no desempenho individual obtido nas atividades, bem como na participação ativa e na realização de tarefas durante o ano de 2023. Para que o estudante seja considerado um Aluno Destaque, é necessário que ele seja exemplar nos estudos, que tenha disciplina, proatividade, organização, responsabilidade e participatividade durante todo o ano nas atividades escolares. O projeto contou com o fundamental apoio da empresa Staff Locações e Serviços Administrativos, Renner Celulares, Drª Andressa Bergani Cabadas, REP Reforço Escolar e Pesquisas e Farmácia Vitória, que prezam pela importância da valorização da educação e da construção da base de um futuro promissor para as crianças do município. O projeto contou ainda com premiações de tablets e celulares, proporcionadas pelos apoiadores, que abraçaram a ideia visando o incentivo à educação infantil.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 05.01.2023
Ano do torneio eleitoral Pronto, já estamos no ano eleitoral! A eleição será em outubro, mas a disputa já está quente, não só em Livramento! Fico intrigado com a falta de debates sérios sobre a importância da eleição, discutir a qualidade e preparo dos que vão se candidatar. No tal de Zap, predomina o fuxico político! Uns por triste ingnorância, outros só olham para o próprio umbido, esperando migalhas da prefeitura e dos políticos. Defendem seus esmoleres com unhas e dentes. E a eleição vira uma rinha de galo, ao invés de algo que define o destino da comunidade.
Fazer tudo por Livramento Os pré-candidatos continuam tratando o cidadão como débil mental! O discurso é o mesmo, na base do “fazer o melhor por Livramento”, “por uma Livramento melhor”. E os serviços públicos ficam cada vez piores! Como, por exemplo, a crônica “falta d'água e esgoto”. Quero ver qual pretendente ao cargo de prefeito vai garantir resolver esses problemas. Na sua 1ª eleição, Ricardo Ribeiro divulgou um bom Plano de Governo, com oito páginas e 130 itens, mas em sete anos não cumpriu nem 10%! Que tal revê-lo, agora?
Aumento para professores O prefeito de Livramento publicou decreto, esta semana, dando 8,6% de aumento aos salários dos professores. Porém, mais uma vez ingnorou o piso nacional, que este ano é de R$ 4.580,57 (parece que ele fez uma errata). A intenção com esse aumento seria atualizar a tabela salarial base de 2023. Pelo que foi divulgado (vamos conferir a errata depois), a jornada de 40 horas ficaria de 4.420,55 (abaixo do piso atual) a R$ 6.220,15, conforme o nível na carreira. Para jornada de 20 horas, é a metade desse valor. O prefeito tinha se comprometido a completar o piso até dezembro de 2023, através de aumentos adicionais. Mas não conseguiu e tenta resolver agora, quando o reajuste do Ministério da Fezenda e Ministério da Educação (3,67%) é bem menor que em 2023 (14,28%). Seja como for, a aplicação linear do reajuste beneficia mais os salário altos do que o piso.
Para refletir Muitas vezes, nos apegamos a certas tradições, sem saber como elas surgiram! Muitas vezes, nem percebemos que nem fazem mais sentido, que foram ultrapassadas. Em muitos casos, até caem no rol das burrices humanas, ou viram crenças descabidas! Nesses casos, elas atrasam a vida, impedem as pessoas de se desenvolverem, inclusive espiritualmente. Claro que o conservadorismo consciente tem seu significado e é garantidor de muitos valores. Mas não deve ser confundido com obtusidade, com pensamento retrógado! Isso obstrui o desenvolvimento! Há uma historinha em diversas versão, na Internet, que ilustra bem isso! Conta que uma dona de casa decidiu ensinar a filha como preparar um peixe assado, cujo ritual, que era sagrado, incluia o corte da cabeça e rabo do peixe, antes de levar ao forno ou à panela! A menina, então, ficou curiosa e perguntou por qual motivo era feito assim.
A dona da casa disse não saber, que aprendeu com a mãe, a avó da menina. Esta então resolveu perguntar a avó. E esta lhe disse: também não sei, foi minha mãe, sua bisavó, quem me ensinou a fazer assim. E a menina foi falar com a bisavó,. A bisa, tranquila, respondeu: Eu cortava porque a minha panela era muito pequena, não cabia o peixe inteiro. Historinha interessante, mas eu sugiro que evitem matar o peixe ou qualquer outro animal, para comer! Deus nos deu o livre-arbítrio, claro, mas também nos deu inteligência suficiente para produzir alternativas de alimento, sem precisar matar suas criaturas! Compreender que a vida dos animais é tão relevante quanto a nossa é sinal de grandeza e elevação espiritual! E agradará muito a Deus! Pensem nisso!
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 03.01.2024
Convite à reflexão e ação Uma piada em espanhol diz que um Rei castelhano quis saber do povo sobre seu reinado! Descobriu que havia otimistas e pessimistas! Para os otimistas, a população morreria de fome se o Rei não transformasse dejetos em comida novamente! Arrasado, o Rei quis saber, então, o que restou para os pessimistas dizerem! Para estes, não haveria dejetos para todo mundo! Não é a situação do Brasil, claro! Mas, por aqui, fazem-se urgente o alerta e muito cuidado! Tudo que o governo faz o cidadão paga e sofre, até as burradas e ladroagem de certos governantes! E temos muito pouco em troca! Saúde, educação, o social, por exemplo, são muito ruins! E podem piorar!
Tem sido noticiado que, em 2023, o Brasil acumulou um deficit financeiro acima R$130 bilhões. O motivo seria o aumento dos gastos do governo federal, sem haver aumento da arrecadação. Para tapar o rombo, está aumentando os impostos. E quem paga imposto é o cidadão, direta e indiretamente, pois tudo que compra ficará mais caro, como combustíveis e gás de cozinha. O governo, além de não reduzir seus gastos, anuncia que ainda vai gastar mais. Um exemplo é a criação desnecesária de novos ministérios! Portanto, para 2024 ser um Próspero Ano Novo, no Brasil, o brasileiro terá de trabalhar muito! Mas não fique triste, o governo aumentou o salário mínimo em R$92 (R$ 1.320,00 para R$ 1.412,00).
Habemos pré-candidatos Em Livramento, o prefeito Ricardo Ribeiro, enfim, dá o braço a torcer e confirma a vice Joanina Sampaio (1a nas pesquisas) como pré-candidata a prefeita. O anunciou foi numa reunião armada pelo presidente da Câmara, Ronilton Alves, em espaço privado (Beira-Rio). Não foi dito quem pagou! O prefeito, sorridente como sempre, disse que Joanina foi consenso do grupo! Mas não foi! Foi pressão, inclusive do eleitorado, pois o preferido do prefeito é Jânio Lima (último das pesquisas). O ex-controlador foi consolado como vice, na chapa! Vai sentir na pele o que é não servir p'ra nada! Mas não há lágrima que não se enxuga com R$ 12.600,00 recebidos por mês, sem trabalhar. A filósofa Joanina que o diga! Ricardo Ribeiro disse ser uma chapa puro-sangue (Rede). Subestima o estrago que a rejeição de Jânio já está causando na chapa! Na reunião, Joanina repetiu seu discurso demagógico, em que tentou comover quem a ouvia, citando a filha falecida, ano passado.
Foi um espetáculo de hipocrisia, pois é sabido que nem Ricardo nem Jânio morrem de amores por Joanina! Está longe de serem (prefeito e vice), como ele já disse, unidos como o doce e o queijo na goiabada! Em 7 anos, ele nunca representou o prefeito, sempre boicotada pelo então controlador Jânio Lima. Nem sala ela tem na sede municipal. Foi constrangedor, num evento pelos 102 do município, na praça Zezinho Tanajura, ela sendo impedida de falar. Foi ostensivamente boicotada pelos fotógrafos oficiais. Agora, aguarda-se o anúncio da chapa que enfrentará Joanina/Jânio! Dr. Waldirando lançou-se pelo PT, mas nem os caciques do partido o apoiam! E não será surpresa se os ex-prefeitos Carlos Batista e Paulo Azevedo apoiarem Joanina, mesmo tendo que engolir o vice. Seria um cheque-mate em Ricardo Ribeiro! E eu continuo a dizer que o cenário é muito ruim! Ninguém diz, por exemplo, como vai enfrentar graves demandas da população: na infraestrutura urbana, saúde, educação e no social.
Para refletir Como eu disse em 2021, terminamos o ano! Será que 2023 foi próspero, como o desejado? Todo final de ano, nos é desejado Próspero Ano Novo, referindo-se ao ano seguinte! Que tal avaliar, agora? Conseguimos o que desejamos e ou nos foi desejado? Fizemos um plano e trabalhamos para cumprí-lo? É o que devemos perguntar! Não há chances do ano ser próspero só pelo desejo! Não adianta desejar e cruzar os braços. É preciso um projeto e muito trabalho! Então, vamos desejar que todos façam um Bom Projeto de Feliz e Próspero Ano Novo. Tire da sua vida palavras como “problema”, “difícil” e “impossível”. Não deixe elas grudarem em você, não acredite nelas! Elas só atrapalham!
O “problema”, o “difícil”, o “impossível” só existirão se acreditarmos neles. O cérebro registra e cumpre tudo que pensamos. Significa que devemos pensar só positivo. Portanto, seja sempre positivo! Não deixe palavras e pensamentos negativos ocuparem sua mente! Nunca diga que tem “problemas” para resolver e sim que tem “tarefas” para executar, com alegria. Faça o mesmo com o “difícil” e o “impossível”, tire tudo isso da sua vida, ao fazer seu plano para ter um “Próspero Ano Novo”. Muitos dizem ser “difícil” ou “impossível” antes mesmo de experimentar! Nunca diga que algo é “difícil” ou “impossível”. Faça um plano e aja! Não deixe que te desanimem!
Será necessário maior ou menor esforço, mas nada é difícil nem impossível. Assim pensaram os grandes realizadores e vencedores da História. Derrotas são naturais, na caminhada, mas não são parte da vida! Nem são definitivas! Elas nos mantém alertas e humildes. Não entre na onda fácil do vitimismo! O mais miserável dos derrotados é o que vê problema em tudo, acha tudo difícil ou impossível, E nunca tenta! Nunca realiza e nunca tem nada! Assim, faça um bom Projeto de Próspero Ano Novo, para 2024! O segredo de tudo é a fé em Deus, seguir a doutrina de Jesus, ser generoso e solidário! Pensem nisso!
Um bolão, com 19 cotas vendidas em Livramento de Nossa Senhora através da Loteria Spaço da Sorte, foi premiado com a Quina da Mega da Virada no último domingo, dia 31 de dezembro de 2023. Cada cota deve receber cerca de 12 mil reais. Além do prêmio de R$ 210.250,58 distribuído para as 19 cotas, houve mais um bilhete premiado com a Quina, desta vez, sendo uma aposta simples de 6 números, que receberá cerca de 70 mil reais e também foi registrada pela Casa Lotérica Spaço da Sorte.
A mesma casa lotérica registrou, ainda, 9 apostas premiadas com a Quadra, entre bolões e apostas simples, com prêmios que variaram entre R$ 1.215,00 e R$ 18.235,00. Desta forma, a casa lotérica expande seu histórico de premiações, chamando atenção pelo relevante número de apostas premiadas. Livramento contou também com 6 apostas premiadas com a Quadra que foram realizadas na Loteria Jogada Premiada e 2 apostas eletrônicas feitas através do Internet Banking Caixa.