Rádio 88 FM

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 12.Jan.2024 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 12.01.2024

A lei, o piso, o reajuste Faço pequena correção na fala de 4ª feira! O número da Lei do Piso Salarial do Magistério da Educação Básica Nacional é 11.738/2008. O percentual de reajuste desse piso, em 2023, foi 14,95%. A lei regulamenta o que determinou a CF-1988 (Constituição Federal). O percentual de reajuste anual é baseado no valor mínimo por aluno, nos anos iniciais, e fixado em portaria interministerial (Ministério da Fazenda/Ministério da Educação), sendo obrigatório só para o piso! O aumento das demais faixas salariais é pela correção monetária, que costuma ser bem menor, como nos últimos anos. Isso acabaria igualando, um dia, por baixo, os vencimentos básicos do magistério, todos os níveis ficariam iguais! Para evitar isso, prefeitos teriam de aplicar o índice do piso para todo mundo, mas teriam problemas com o orçamento.

Por outro lado, não fazendo isso,  certamente atrairá a ira de boa parte dos servidores! Sem falar que a aplicação linear beneficia quem ganha mais. Com os 3,62% de reajuste do piso, este ano, em Livramento, por exemplo, o acréscimo é de R$160,00. Para o topo da tabela salarial, o acréscimo seria R$225,00. Seja como for, a lei valoriza monetariamente os profissionais do magistério, mas o ensino e a educação estão cada vez pior. Em Livramento, a maioria das escolas estão caindo aos pedaços, a evasão escolar é alta. Prédios novos fechados, elefantes brancos! Há cerca de 400 professores e menos de 30 escolas. Tem muita gente sem fazer nada, ou em desvio de função.

São Gonçalo da Canabrava Este ano, a tradicional festa da Canabrava, em louvor a São Gonçado, próximo dia 28, em Livramento, terá novidade, que é uma imagem nova do santo, doada pelo Dr. Halley Spínola, que é de Livramento e mora em Salvador. Ela já fez outras doações parecidas, da imagem da padroeira, Nossa Senhora do Livramento, e a do Bom Jesus do Taquari, contribuindo, de graça, para a conservação desses ícones da fé católica, em Livramento. A imagem de São Gonçalo, também esculpida pelo escultor pernambucano Eduardo Cavalcante, já está em nossa cidade, pronta para ser levada para a Canabrava.

Esgoto in natura no rio A rádio Nova Rio de Contas FM postou vídeo no Instagram, ontem, dizendo que vídeos de moradores de Rio de Contas estão mostrando nas redes sociais dejetos sanitários escorrendo para o Rio Brumado. Mostrou vazamentos pelas  tampas de bueiros, correndo  pelas ruas. Mas isso não é novidade! A causa é uma elevatória que não bombeia o esgoto para as lagoas de decantação, isso desde a inauguração do sistema, há 14 anos. Na época, alertei o então governador Jaques Wagner sobre a ameaça ao rio. Ele nem ligou!

Para refletir Vamos recordar Paulo, imaginando-o aqui na aldeia global maluca em que o mundo se transformou! Na sua carta aos romanos, ele recomendou que fosse evitado o fingimento no amor, que as pessoas se dedicassem às coisas boas, às condutas corretas e que o mal fosse visto sempre como um aborrecimento. Pregou o amor cordial e a fraternidade, que os cristãos de Roma fossem fervorosos e firmes no espírito e na dedicação ao serviço do Senhor, que fossem honestos, evitando, entre outras coisas, excesso de comida e bebida. Recomendou que não se envolvessem em brigas e que repudiassem a inveja. Que fossem alegres na esperança, tivessem paciência nas atribulações e se mantivessem perseverantes na oração.

Enfim, recomendou um estilo de vida verdadeiramente cristão. Paulo sempre escrevia para os povos que, já em sua época, distanciavam-se de Deus ou nem mesmo conheciam a mensagem de Cristo. Ele cumpria seu papel evangelizador, procurando resgatar os que haviam se perdido, buscando incutir neles novamente a fé. Será que isso vale para hoje? Seria uma mensagem atual? Sem dúvida que sim! O mundo hoje parece que também optou pela vida mundana, distante de Deus. Será que haverá solução para as graves questões que a humanidade enfrenta, hoje? Será que nossa Aldeia Global vai desaparecer? Que cada um reflita e responda para si mesmo! Quanto a mim, tenho certeza que nada acabará, a não ser o tempo de cada missão! O Plano de Deus é infinito! E somos parte dele! Pensem nisso!