OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Clube dos Namorados

Operador 88

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 09.Ago.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 09.08.2023

Vida nacional Aqui na província distante, apesar das facilidades de acesso às informações, pela Internet, a maioria das pessoas vive alheia ao que acontece na sede da República, em Brasília. Poucos ligam para o que fazem lá, contra nós ou até a favor, aqueles que elegemos: presidente, senadores e deputados. E muita coisa vem chamando atenção, através de atos do novo Governo e do novo Congresso Nacional. A maioria dos atos, que muitos não se preocupam em conhecer, são para manter os políticos no poder e não pensando em beneficiar os cidadãos! É o caso da badalada reforma tributária, que visa arrecadar mais dinheiro, para ser gasto visando mais os projetos políticos.

Despesas sobem O governo quer aumentar os impostos que a gente paga, para equilibrar as contas, ou seja, não ficar no vermelho. Porém, nada foi dito sobre reduzir os gastos governamentais. Muito ao contrário, houve um aumento exorbitante, com a criação de mais 14 ministérios, que fez subir os gastos em mais de R$2 bilhões, sem melhorar em nada a gestão e nem os serviços prestados à população. Ao contrário, Saúde, Educação e Segurança Pública parecem cada vez pior. Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a conta do governo, no 1º semestre deste ano, foi de R$47,5 bilhões. Isso terá de ser coberto! Para isso, cogita-se aumentar, claro, a arrecadação, através dos impostos pagos por nós, os cidadãos.

Queixa de prefeitos Em áudios vazados do Zap, dois prefeitos da Bahia dizem-se insatisfeitos com o presidente da República, Luís Inácio da Silva, a quem dizem ter ajudado a se eleger. Luciano Francisqueto (Itabela) e Juarez Oliveira (Itapebi), no Sul da Bahia, denunciam que o Governo Federal está “matando os prefeitos” e “acabando com os municípios”. Referem-se ao corte de repasses da União para os municípios. Segundo eles, já chegam a 50%, em crescente queda de receitas. Pedem que os gestores usem sua autoridade e distribuam áudios de protestos. E pedem que a UPB (União das Prefeituras da Bahia) e CNM (Conselho Nacional dos Municípios) façam alguma coisa.

Para refletir Uma lenda recolhida na Índia conta que, até certo tempo, os homens eram deuses! Mas teriam abusado tanto disso que o Deus Maior decidiu esconder a divindade deles, onde nunca pudesse ser achada. Imaginou vários lugares e pediu ajuda aos Deus Menores. Foi-lhe sugerido que o melhor lugar seria as profundezas da Terra, lugar considerado inalcançável pelo homem. Mas o chamado Brahma disse não, pois o homem escavaria a Terra até reencontrar sua divindade. Foi-lhe, então, proposto o fundo do mar! Mas Deus Brahma disse que, cedo ou tarde, a astúcia do homem o levaria a explorar as profundezas do mar e descobriria o esconderijo. Os Deuses Auxiliares já não sabiam que lugar mais seguro e difícil de achar haveria além desses sugeridos! 

E o Deus Brahma decide: “Vamos, então, esconder a natureza divina do homem dentro dele mesmo, no fundo do seu íntimo! Esse é o único lugar onde ele nunca vai procurá-la”. A lenda acrescenta que, desde então, o homem tem explorado, em vão, o mundo, as profundezas da Terra e mares, as mais altas montanhas, e até outros planetas, e nada de encontrar seu bem mais precioso. E quando é sugerido a ele a procurar dentro de si mesmo, ele não acredita e ainda zomba de quem sugere! Isso mesmo, para se fazer essa viagem divina dentro de si mesmo, a pessoa precisa apender e passar por muitas coisas, o que é penoso e trabalhoso! Por isso, são poucos os que conseguem! Pensem nisso!

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.