
Operador 88
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 11.08.2023
Vereador denuncia O vereador Aparecido Lima, de Livramento, voltou do recesso parlamentar jogando duro! Da tribuna da Câmara, fez grave denúncia, sobre licitações e obras, apontando vícios em processos licitatórios, no município. Exemplificou com pavimentações no Distrito de Iguatemi, onde ele mora, feitas pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do São Francisco). Diz que a empresa vencedora subavaliou o preço, para vencer a licitação, que é pelo menor preço, e não fez a obra, mas houve pagamentos. O vereador indaga “pra onde foi o dinheiro” e ele mesmo responde que “está na Codevasf”. Sugere ter gente se beneficiando com “o jeitinho, a máfia e roubo”. E acrescentou: “Quem perde é a população”.
O parlamentar explicou que a obra era controlada pela Codevasf, para fins de pagamentos, e que, com certeza, houve acertos para liberar pagamentos sem conclusão da obra. Agora, diz, para concluir serão necessárias novas emendas parlamentares, e fazer tudo de novo. E que a empresa enganou todo mundo, e levou o dinheiro. Para ele, perde o vereador, no caso ele, que se empenhou com deputados, pela pavimentação e, principalmente, perde a população. Por fim, declara: “Acho que tem de existir um jeito de inibir essas empresas que vem de longe fraudar o nosso município”.
Muito som na praça A Prefeitura de Livramento gastou muito dinheiro, este ano, para animar festas juninas! Mas consta que teve ajuda do Estado, através da Bahiatursa (que virou superintendência)! Talvez por isso tenha sobrado para contratação de festas futuras, como o aniversário da cidade, em 6 de outubro próximo. Não são valores milionários, R$ 130 mil, no caso do aniversário, por exemplo! Mas que farão muita falta em necessidades urgentes e de 1ª necessidade, como na saúde, que é muito precária no município. Mas é intrigante a contratação para uma tal “Lagoa Folia”, cuja motivação citada é ser véspera de feriado, 14/08. Nem explicou que o feriado é a festa da padroeira, Nossa Senhora do Livramento.
Mas a tal folia é na lagoa da estocada, onde a Conder, órgão estadual, faz obra de urbanização. Mas nada é dito sobre inauguração, que poderia ser o motivo da festa. Aliás, há duas obras do Estado, em Livramento, que estariam prontas para serem inauguradas, a da Lagoa e a Ponte no Rio Taquari. Estaria esperando confirmação da presença do governador. Mas Jerônimo parece mais preocupado com seu padrinho Rui Costa, com quem estariam atritando. Aliás, consta que os caciques petistas baianos estão em choque!
Para refletir O evangelista Lucas, que considero um grande repórter, relatou que Jesus reunira seus discípulos para lhes dar instruções sobre a missão que teriam a seguir. Formou grupos de acordo com os lugares para onde eles iriam. E os alertou dizendo: “Vocês vão para o meio de lobos, não levem nada, nem cumprimentem ninguém pelo caminho! Deseje paz às casas onde entrares! Se o morador não for da paz, esta voltará para vocês. Se forem bem recebidos em uma cidade, comei o que os moradores de lá vos servirem, e curai os doentes que nela por acaso existir. E diga: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”. O que teria Jesus, de fato, desejado com esta frase?
Observe que o Messias não fala em local físico ou em tempo! Fala no sentido pessoal! O que podemos entender disso? Que o Reino Divino não depende do transcurso do tempo, como, por vezes, costumamos imaginar. Não há local nem prazo específicos no mundo espiritual! Tudo é aberto para nós! Será descoberto na medida em que evoluirmos espiritualmente. É o chamado merecimento, que não é obra do acaso ou da generosidade de Deus, apenas. É o prêmio aos que se esforçam para viver dentro do comando de Deus, seguindo os ensinamentos de Jesus! Pensem nisso!
Comentários