
Operador 88
A Caixa Econômica Federal inicia nesta semana o pagamento de até R$ 500 por conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os repasses serão feitos até 31 de março de 2020, conforme a data de nascimento dos beneficiários. O valor será depositado automaticamente, na próxima sexta-feira (13), para pessoas nascidas em janeiro, fevereiro, março e abril, que têm conta poupança na Caixa. Aqueles com data de aniversário em maio, junho, julho e agosto, recebem a partir do dia 27 de setembro de 2019. Para trabalhadores nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro, o pagamento será feito a partir do dia 9 de outubro de 2019. Segundo a Caixa, cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança. Os clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais divulgados pela Caixa: site, Internet Banking ou aplicativo no celular. De acordo com a Caixa, o crédito automático só será realizado para quem abriu conta poupança até o dia 24 de julho de 2019.
Um homem foi preso em flagrante na noite do sábado (7) após perder o controle do carro que dirigia, capotar o veículo e matar uma jovem de 18 anos atropelada, na cidade de Vitória da Conquista. De acordo com a Polícia Civil, o homem, identificado como Fernando Otávio, foi submetido ao teste do bafômetro, que constatou que ele estava embriagado. O acidente ocorreu por volta das 23h. A vítima, identificada como Raissa Ales Ferreira, atravessava a pista, com outras pessoas, quando foi atingida pelo carro. A jovem morreu no local. As outras pessoas não ficaram feridas. Conforme a polícia, tanto o grupo que atravessava a pista quanto o motorista do carro saíam da mesma festa, que havia acabado de ser realizada na região. O homem chegou a ser levado para uma unidade de saúde da cidade, mas recusou receber atendimento. Após perícia, o corpo da garota foi levado para o Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. Já o condutor do carro foi encaminhado para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista, onde está à disposição da Justiça.
O Protocolo de Direitos Humanos e Feminicídio (que é quando a mulher é morta por ser mulher) documento com as diretrizes que devem ser aplicadas nesse tipo de crime, está sendo construído na Bahia. Para tratar do assunto, os secretário de secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, e de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, se reuniram na tarde da última sexta-feira (6), em Salvador. Os titulares das pastas se debruçaram em questões referentes ao acolhimento e abrigamento de mulheres que correm risco iminente de morte, tráfico de pessoas e acolhimento de vítimas de violência doméstica. "O protocolo vai orientar o trabalho dos profissionais de justiça em casos específicos de violência e assassinatos de mulheres, o feminicídio. É um passo importante na luta de combate a esse crime. Na SJDHDS, estaremos focados em questões que envolvem a Casa Abrigo Mulher, o Projeto Viver e o combate ao tráfico de mulheres, que corresponde a 70% dos casos de tráfico de pessoas", explicou Carlos Martins. Segundo Julieta Palmeira, a criação do documento envolve diversas secretarias do Estado e órgãos como o Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Ministério Público. "O protocolo é muito importante. Ele unifica o que cada um vai fazer na prevenção e punição do feminicídio", disse. A secretário acrescentou que o documento ainda orientará profissionais de polícia e justiça a direcionar melhor o olhar durante as investigações. As informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado.
A Associação do Assentamento do Perímetro Irrigado-Bloco II, por meio do Edital nº 01/2019, está selecionando pessoas para atuarem como agente comunitário rural. Para se candidatar, o postulante deve ter entre 18 a 29 anos, morar em Livramento de Nossa Senhora, possuir carteira de habilitação categoria A, ter domínio de informática e ter concluído o ensino médio. A inscrição vai até o dia 16 deste mês e não há cobrança de taxa. O agente comunitário rural é responsável por realizar visitas regulares às propriedades dos beneficiários, fazer visitas técnicas, contribuir para melhoramento dos processos de empreendimento, dentre outras atribuições. Mais informações podem ser obtidas mediante ao edital que está em anexo. (Clique aqui)
No último domingo, 01 de setembro, aconteceu a 21ª Corrida Ecológica Brumado a Rio De Contas, que contou com a participação de 336 de atletas, incluindo ciclistas livramentenses, da Bahia e outros estados. Foram 77 km de percurso saindo da Cidade de Brumado, passando por Livramento de Nossa Senhora até a cidade turística de Rio De Contas. Entre os competidores, três atletas livramentenses foram premiados, Elias Junior Da Silva Lucena com o 5º lugar na Categoria Elite, Natane de Andrade Rocha na categoria feminina MTB e Thiago Lima Belarmino da Evolution Bike em 1º lugar na Categoria Sub 30, além de Luiz Carlos Vieira, na categoria Speed Master A, com o terceiro lugar. O locutor Fábio Sousa do Jornal da 88 FM, falou com o Thiago Lima que informou que a equipe treinou por 04 meses para essa competição. (Clica e confira aqui o áudio da entrevista)
No dia 07 de Setembro é celebrado em todo país a Independência Brasileira. Momento histórico em que o Brasil deixar de ser colônia portuguesa e passa a ser uma nação independente. Do ponto de vista da historiografia tradicional, o marco da independência aconteceu quando Pedro I bradou às margens do Rio Ipiranga, na cidade de São Paulo, o célebre grito: “independência ou morte” em 07 de setembro de 1822. Em Livramento de Nossa Senhora, a data já foi comemorada com muito nacionalismo, com pomposos desfiles e apresentações que contaram com a participação de inúmeras autoridades municipais. Atualmente, a tradição cívica tem se esvaziado, mas existe um esforço muito grande por parte de alunos e professores em preservar todo simbolismo que envolve o nosso 07 de Setembro. Exemplo desse esforço é o Colégio João Vilas Boas. Nós ouvimos Adauto Gomes, diretor da instituição, que descreveu sobre o ato cívico que será realizado neste sábado (07). Segundo Adauto, o desfile terá inicio as 08h00, saindo da Rua Ana Pires de Aguiar, tendo como percurso a Avenida Presidente Vargas, Rua Conego Higinio e Praça João Marques de Oliveira, onde será encerrado o evento. Ainda segundo Adauto, pelo menos 130 alunos estão envolvidos, formando fanfarra e baliza. Para o diretor essa é uma das datas que jamais deveria deixar de ser comemorada e aproveitou o espaço para convidar toda a população para o desfile a ser realizado neste sábado a partir das 08h00.
Uma adolescente, de 14 anos, teve 80% do corpo queimado durante um incêndio na casa onde ela mora, em Jequié. A menina que foi levada para Salvador segue internada nesta quinta-feira (5) no Hospital Geral do Estado (HGE), informou o G1. A mãe da vítima, Luciene Pereira de Almeida, contou à polícia que a menina dormia quando as chamas começaram a aparecer na cozinha de casa. A suspeita é que o fogo saiu da geladeira. Segundo a polícia, um vizinho entrou no local e conseguiu tirar a adolescente. O caso ocorreu na terça-feira (3). A garota está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica do hospital.
O governo desenha uma nova reforma administrativa que prevê mais uma redução no número de ministérios até o fim do ano. O projeto, conduzido pela Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, e que já está sendo acompanhado pela Casa Civil, planeja a fusão de seis pastas para que se tornem apenas três. O ministro Paulo Guedes não esconde desde a campanha eleitoral que seu desejo seria que o governo tivesse 15 ministérios — atualmente, são 22. Fontes ouvidas pelo jornal o Globo e que acompanham as discussões afirmam que as mudanças deverão ser enviadas ao Congresso por meio de Medida Provisória (MP). Há expectativa por parte do ministro da Economia de que a MP seja enviada até outubro. O governo aprovou no Congresso em maio uma MP de reforma administrativa, mas a avaliação é que isso não impediria novas mudanças.
Um alerta divulgado nesta última terça-feira (3), pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), orienta que os baianos com viagens marcadas para São Paulo se vacinem contra o sarampo. Segundo a Sesab, o alerta foi divulgado pelo fato do estado paulista concentrar 99% dos casos confirmados de sarampo no Brasil.
A medida foca nos viajantes que nunca foram imunizados ou que tenham esquema vacinal incompleto, principalmente crianças.
Além disso, a secretaria ainda orienta que os passageiros que retornaram nos últimos 30 dias do estado paulista ou de destinos internacionais com risco aumentado para o sarampo, caso apresentem febre e manchas vermelhas pelo corpo, acompanhado de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, procurem uma unidade de saúde para atendimento imediato.
Ainda de acordo com a Sesab, o esquema de vacina por idade para o atual cenário epidemiológico, orientado pelo Ministério da Saúde, é o seguinte:
De 6 a 11 meses: A criança deve receber a dose zero da vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba;
12 meses : 1ª dose da vacina Tríplice Viral;
15 meses: 2ª dose da vacina Tríplice Viral;
12 a 29 anos: Caso não tenha sido vacinado anteriormente, deve receber duas doses da vacina Tríplice Viral, com intervalo de 30 dias;
30 a 49 anos: Caso não tenha sido vacinado anteriormente, deve receber uma dose da vacina Tríplice Viral;
As regiões da Chapada Diamantina e do Velho Chico serão beneficiadas com a recuperação de aproximadamente 745 quilômetros de rodovias estaduais.
O aviso de licitação para a execução dos serviços foi publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) no último sábado (31). A abertura dos envelopes com as propostas da obra realizada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) está prevista para 22 de outubro.
Na Chapada Diamantina, os serviços em cerca de 610 km serão feitos na BA-046, entre Itaberaba e Iaçu, na BA-245, de Iaçu ao entroncamento da BA-142, que passa por Itaetê, na BA-142, do entroncamento da BR-242 a Barra da Estiva, passando pelo entroncamento da BA-245 e Mucugê, e na BA-148, do entroncamento da BR-242 até Rio de Contas, que passa por Abaíra. A obra vai atender 380 mil moradores de municípios da região como Seabra, Boninal, Iraquara, Piatã.
A Chapada Diamantina se destaca por receber cerca de 130 mil turistas durante e pela produção de frutas tropicais como manga e goiaba. No Velho Chico, a BA-160, que liga Ibotirama a Bom Jesus da Lapa, passando por Paratinga, vai ser recuperada em 136 quilômetros de extensão. O serviço contemplará mais de 177 mil moradores de Riacho de Santana, São Félix do Coribe, junto com Ibotirama, Paratinga e Bom Jesus da Lapa.
A importância da região é pela presença de 8 parques solares em atividade no estado, pela pecuária e na fruticultura. Para Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura do Governo do Estado, a recuperação das estradas será de suma importância para o turismo religioso em Bom Jesus da Lapa e também para escoar a produção agrícola da Chapada Diamantina.
Uma consulta pública para se discutir sobre a prestação de serviços da Embasa, está acontecendo na tarde de hoje (03), no Centro Diocesano, em Livramento. A população será ouvida para que a minuta do contrato passe por adequações. Sugestões dos munícipes fazem parte da programação da consulta. Vale ressaltar que a Embasa irá administrar os serviços de água, esgoto e saneamento em Livramento pelos próximos 30 anos, caso o contrato de renovação seja assinado. E a estatal vem oferecendo não só em Livramento, mas em outras localidades um serviço bastante questionável. Água contaminada por agrotóxicos, PH alterado, além de falhas no sistema de abastecimento, deixando alguns bairros sem água por dias, são registros recorrentes do serviço prestado pela distribuidora. Livramento precisa, neste momento,de ampliação e modernização de seu sistema de saneamento e distribuição de água, porém, o contrato prevê apenas regras e cláusulas padronizadas. E para piorar, não existe qualquer estudo de caso que possa subsidiar a população em relação às carências da empresa no município. Ao povo resta apenas a indignação por parte do serviço oferecido, mas sem qualquer informação técnica.
Nesta última segunda-feira (02), por volta das 10h00, a Polícia Militar foi informada por populares que uma mulher estava estava furtando roupas de uma loja do ramo de moda. A suspeita havia entrado na loja e colocado várias peças de roupas numa bolsa. Ao ser confrontada pela comerciante que pediu que a acusada abrisse a bolsa, pôde se verificar que de fato havia inúmeras peças de vestimenta no interior da referida bolsa. A mulher saiu da loja e ainda proferiu uma série de xingamentos a dona da loja. Foi então que, a polícia localizou a mulher próximo de um bar da cidade, onde foi dado a voz de prisão. A mulher foi conduzida para Delegacia Territorial de Livramento e está agora a disposição da Justiça.
Um agente de trânsito disse ter feito xixi nas calças por temer represália caso não obedecesse a uma norma da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado, no Sertão do São Francisco. O caso ocorreu nesta última segunda-feira (2). Ao Achei Sudoeste, o homem, que preferiu não se identificar, declarou que após a implantação de estacionamento “zona azul”, a empresa que administra o estacionamento tem prejudicado os agentes. Um dos exemplos é a uma normativa baixada pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Nela, os agentes são obrigados a ficar no local de trabalho e as saídas têm de ser autorizadas pelo órgão de trânsito. O agente contou que precisou ir ao banheiro e para isso teria ligado diversas vezes para SMTT, mas não conseguiu contato com ninguém da secretaria. Devido a isso, ele urinou nas calças. O agente disse ainda que com a Zona Azul, toda a categoria foi escalada para atuar nos locais do zoneamento, o que deixa as demais áreas da cidade desguarnecidas.
Em uma reunião realizada nesta última segunda-feira (02) na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, prefeitos, parlamentares e trabalhadores do transporte alternativo e complementar de passageiros discutiram a regulamentação da atividade.
Uma lei, sancionada em julho deste ano, prevê o endurecimento de regras para o setor em todo o país. Cerca de 500 pessoas estiveram no encontro. Um dos presentes, o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, vê a nova legislação, que entra em vigor a partir de outubro, como "excludente". Para Eures, a modalidade de transporte é essencial para a economia dos municípios. Eures opinas que “o transporte regular não tem como atender toda a demanda do estado. Hoje, 80% de todos os serviços de ir ao médico de um município ao outro, de ir ao comércio de outra cidade é feito pelo transporte alternativo. Então, esse serviço tem que ser legalizado”.
O gestor completou dizendo, que “não é uma luta só deles [os trabalhadores], é também dos prefeitos e prefeitas da Bahia porque sem esse serviço os municípios param”, frisou.
A Agência Estadual de Regulamentação Serviços Públicos, Energia e Comunicações da Bahia (Agerba) vai sugerir, ainda na próxima semana, ao Ministério Público uma autorização precária para simplificar o processo aos que já exploram esse tipo de transporte.
O representante da categoria, Roberto Oliveira e o presidente da Federação do Comércio da Bahia, Carlos Andrade estiveram no debate e apontaram a necessidade do transporte alternativo e complementar.
O governador Rui Costa defendeu, a adesão, por escolas da rede estadual, a um sistema diferenciado de ensino. A proposta seria a de alterar o horário ou até mesmo suspender as aulas dos estudantes da rede estadual em zona rural por conta do período de colheitas.
Rui acredita que, com a medida, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) deverá melhorar. Segundo o gestor, se a Bahia dependesse apenas do quesito aprendizagem, estaria em um ranking elevado na avaliação. "Nós temos uma reprovação acima da média nacional, muito em função de trabalhadores em cidades que têm movimentos pendulares na época das colheitas agrícolas", disse, alegando que a solução seria a adequação a estas realidades: "Não adianta dar murro em ponta de faca e manter a programação fixa da escola". "Eu até peço que as escolas se adequem a essa realidade. É preciso manter esses alunos na escola e mudar o horário, mudar o período e se for o caso até abrir um hiato para retomar daqui a dois meses. ", completou.
A ideia do governador teria como objetivo evitar a saída dos alunos da escola no período de colheita, pois os estudantes abandonam os estudos para trabalharem no período da safra. Porém, para a pedagoga Lorena Coutinho, a estratégia de um calendário que favoreça a dupla jornada pode ter efeito contrário.
A professora de Pedagogia na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) pontuou que, historicamente, crianças e adolescentes a partir de 11 anos que evadem da escola para ajudar a família no campo dificilmente retornam para sala de aula. Disse então Lorena em entrevista ao site Bahia Notícias: “as crianças evadem com a justificativa de que irão ajudar a sua família, mas isso se reflete em exploração e uso do trabalho infantil de um estudante que não consegue mais terminar sua formação. Temos números da educação na Bahia que apontam para a melhora no acesso à educação infantil, mas ainda há um problema com a formação desse indivíduo”, pontuou Coutinho.
A pedagoga ainda lembrou que a formação é um direito básico garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Constituição Federal. "Sou totalmente contra a ideia de suspender as aulas. Retirar crianças para que elas deixem de estudar é negar um direito. Enquanto sociedade precisamos pensar em como dar condições para a criança mudar sua situação social e a situação social da sua família por meio da educação”, concluiu.