
Marcos Oliver
Em nota, o Banco Central informou que o órgão quer avaliar os riscos da nova tecnologia, que está sendo liberada aos poucos no Brasil. O país foi o primeiro a ser escolhido pelo Facebook, empresa dona do WhatsApp, para testar a ferramenta. “A motivação do Banco para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato”, informou o texto. Os consumidores não poderão usar o novo serviço do WhatsApp que permite pagamentos e transferências de dinheiro, decidiu o Banco Central (BC). A autoridade monetária determinou que as operadoras Visa e Mastercard suspendam as atividades da ferramenta lançada pelo aplicativo de mensagens na semana passada. Segundo o comunicado, o serviço não poderia ter começado a funcionar sem autorização do BC. “O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do [órgão] regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB [Sistema de Pagamentos Brasileiro] notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados”, destacou o BC, que verificará se o novo recurso cumpre as regras previstas na Lei 12.865, de 2013, que regula os meios de pagamento no país.
A nuvem de gafanhotos que avança em direção ao sul do Brasil levou o Ministério da Agricultura a declarar estado de emergência fitossanitária nas áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estados que podem ser afetados pelos insetos.
A portaria foi publicada no início da madrugada desta quinta-feira (25) no Diário Oficial da União (DOU), assinada pela ministra Tereza Cristina Correa da Costa Dias.
Com o decreto, ficará permitida a contratação de pessoal por tempo determinado e autorizada a importação de defensivos agrícolas temporariamente, para conter a praga.
A espécie Schistocerca cancellata é um gafanhoto da subfamília Cyrtacanthacridinae. É a principal espécie de enxame na América do Sul subtropical.
De acordo com o G1, o governo do Brasil já estuda o uso de mais de 400 aviões agrícolas para controle dos insetos, caso cheguem ao país. O sindicato que representa as empresas de aviação agrícola (Sindag) colocou à disposição do Ministério da Agricultura os 426 aviões pulverizadores que o Rio Grande do Sul possui.
Um acidente de trânsito foi registrado na Ba-152 em Paramirim na noite desta segunda-feira (22). Segundo informações da Polícia Militar passadas a nossa redação, uma colisão lateral ocorreu, entre uma motocicleta Xre-190 conduzida por uma mulher que levava sua mãe na garupa e um veículo Chevrolet Celta conduzido por um homem. A senhora que estava na garupa da motocicleta foi a óbito no local , enquanto sua filha e o condutor do carro foram conduzidos pelo SAMU ao hospital municipal. Mais uma vez ressaltamos aqui, muita atenção no trânsito. Se beber não dirija, se cuida. Mesmo em meio a pandemia, o movimento na cidade é grande assim como nas BAs, que liga nossa cidade a outros municípios, então muito cuidado e toda atenção possível.
O transporte intermunicipal será suspenso em Dom Basílio e mais 13 cidades do interior baiano a partir desta quarta-feira (24). A decisão, que foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) hoje (23) tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Também continuam suspensas, até o dia 6 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano. O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Angical, Anguera, Barra do Mendes, Belo Campo, Carinhanha, Chorrochó, Correntina, Formosa do Rio Preto, Guajeru, Ibipitanga, Jacaraci, Jussari, Malhada, Nova Fátima, Pilão Arcado, Serra do Ramalho e Tanhaçu, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.
Em meio a pandemia do novo coronavírus, um vírus já conhecido pelo mundo, e para o qual existe vacina, tem se espalhado silenciosamente: o sarampo. O Brasil registrou neste ano 10.332 notificações de casos considerados suspeitos de sarampo. As informações constam no boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que incluem dados registrados até junho. O boletim informa que no total notificado 4.017 (38,9%) casos foram confirmados, sendo 3.029 (75,4%) por critério laboratorial e 988 (24,6%) por critério clínico epidemiológico. Outros 3.812 (36,9%) foram descartados, e permanecem em investigação 2.503 (24,2%). Até o momento, foram registrados quatro óbitos por sarampo, em São Paulo, Rio de Janeiro, e dois no Pará. Conforme o Ministério da Saúde, 21 estados estão com circulação ativa do vírus do sarampo.
A Bahia, assim como outros estados, está com mais de 12 semanas (90 dias) de confirmação do último caso. Mas o Ministério destaca que este cenário está sujeito a alterações, uma vez que ainda existem casos em investigação. Os dados do boletim indicam que a Bahia confirmou seis casos da doença em quatro municípios.
Na Bahia 33 municípios solicitaram exames laboratoriais para diagnóstico de sarampo. Ao contrário do novo coronavírus, o sarampo pode ser prevenido com vacina, que é distribuída gratuitamente na rede pública de saúde.
Segundo o coordenador de Vacinação em Livramento, o senhor Juramilton Silva, no município não existe registro de pessoas com sarampo. E salienta que a Campanha de Seguimento do Sarampo para pessoas de 20 a 49 anos continuará até o próximo mês de julho com a vacina TRÍPLICE VIRAL (Sarampo, Caxumba e Rubeola). A mesma está sendo fornecida em pequena quantidade pela SESAB, devido ao desabastecimento da mesma, bem como de outras vacinas. Juramilton ainda solicita que antes de ir a Unidade de Saúde, procure informar do Enfermeiro ou Técnico da Sala de Vacina, bem como do seu Agente Comunitário de Saúde se a vacina já está disponível. Até o presente momento já foram vacinados 5.062 pessoas que corresponde a 25,22 % da população alvo em Livramento.
Chegou o São João e devido a situação atual o tradicional festejo de São João Batista na comunidade da Rua do Areão, não pode ocorrer. Nessa época vem também com o São João a vontade de reunir a família e os amigos, para dançar, acender uma fogueira, soltar fogos, assistir quadrilhas, confraternizar nessa data que é a mais importante em todo calendário nordestino. Entretanto é importante frisar que não comemorar com pessoas que não moram na mesma residência é necessário. Mas não é só a Covid-19 que preocupa, é preciso atenção com as brincadeiras juninas que envolvem o fogo, principalmente, em famílias com crianças pequenas que podem se queimar ou atingir ornamentações inflamáveis ou a rede elétrica, e causar graves acidentes.
Como profissionais da área da saúde informam, é importante salientar, para as crianças não guardarem fogos nos bolsos, não acenderem vários ao mesmo tempo e, principalmente, estarem sempre supervisionados por um adulto. Não importa a faixa etária. E mesmo os adultos devem tomar cuidados porque geralmente soltam fogos mais fortes, o que pode ser ainda mais perigoso. Em caso de acidentes que causem queimadura na pele, a orientação sempre lave com água fria e abundante. Essa recomendação serve para qualquer tipo de queimadura, mas em casos de terceiro grau deve-se procurar um pronto socorro imediatamente.
Ainda é conveniente ter cuidado com o alto consumo de bebida alcoólica, não é porque o São João tem que ser comemorado em casa que os limites podem ser excedidos. Apesar das entidades de saúde pedirem a todo momento para que as pessoas se isolem do convívio social, é notório que os números de acidentes de trânsito sobem a cada dia, como já era comum em períodos juninos e isto, normalmente, também está relacionado ao alto consumo de bebidas alcoólicas.
A transmissão do novo coronavírus em Livramento de Nossa Senhora já se tornou comunitária, isso quer dizer que não é mais possível identificar onde os pacientes foram contaminados pelo vírus. Não existe vacina, não existe um tratamento específico e não existe uma forma de saber se um amigo ou familiar está contaminado ou não, a única forma de proteger e ser protegido é evitar aglomerações e seguir todas as outras recomendações feitas pelos órgãos de saúde. Só assim para ter certeza que em 2021 a comemoração de São João seja em família e com amigos sem faltar ninguém.
O fim de semana foi marcado por graves acidentes de trânsitos, onde três jovens tiveram suas vidas ceifadas. Na tarde da última sexta-feira (19), o jovem Leônidas Correia, popularmente conhecido como Noninha, teria pulado da cabine de uma caçamba que conduzia na rodovia BA-148, trecho entre o Distrito de Marcolino Moura e a cidade de Rio de Contas, onde possivelmente o veículo teria apresentado problemas mecânicos. A vítima caiu na pista e acabou batendo a cabeça no solo, sofrendo graves ferimentos, foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal de Rio de Contas, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito após dar entrada na unidade. Já no início da noite deste domingo (21), em um trecho entre os municípios de Dom Basílio e Livramento, dois jovens um identificado como Gilberto Dantas, conhecido como Biu de Manoel Pinha, morador do Bairro Osório, em Dom Basílio e o outro Josimar Silva, morador do Bairro Estocada em Livramento, acabaram chocando suas motos frontalmente, uma moto CG 150 e a outra uma moto CG 125 FAN. Devido o grau do acidente ambos faleceram ainda no local. Com Josimar, estava na garupa uma mulher que sofreu ferimentos e foi socorrida pelo SAMU 192 e encaminhada para UPA 24h. A equipe da Rádio 88 FM, se solidariza com os familiares pela perda. Pra você que nos ouve, se vai dirigir não beba, e se beber não dirija, tenha muita atenção no trânsito.
O fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta terça-feira (23) das 09 horas até ás 15 horas, atingindo a Avenida Dr. Edilson Pontes, Praça João Marques de Oliveira, Rua Fidelcino Gomes, Rua Francisco de Paula Lima, Travessa Fidelcino Gomes e Travessa Francisco G. Silva, ambas no centro de Livramento. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. Segundo a Coelba a interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, é recomendado que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.
A consulta sobre a nova data do Enem 2020 já está sendo votada. A edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio recebeu 6,1 milhões de inscrições e 5,7 milhões já estão confirmadas. As próximas etapas do incluem a divulgação do resultado do recurso relacionado à solicitação de tratamento pelo nome social e a divulgação do resultado do recurso relacionado à solicitação de atendimento especializado, ambas previstas para o dia 25 de junho. Os participantes do Enem 2020 poderão contribuir, de forma voluntária, para a escolha do período de aplicação das provas, por meio de uma enquete. Até o dia 30 de junho, os participantes podem votar em três opções de datas disponíveis. Sendo elas
Enem impresso: 6 e 13 de dezembro de 2020/Enem Digital: 10 e 17 de janeiro de 2021;
Enem impresso: 10 e 17 de janeiro de 2021/Enem Digital: 24 e 31 de janeiro de 2021;
Enem impresso: 2 e 9 de maio de 2021/Enem Digital: 16 e 23 de maio de 2021;
O MEC (Ministério da Educação) também alterou a data das inscrições aos principais programas de acesso à universidade para atender a uma solicitação das instituições de ensino superior públicas e privadas. As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do segundo semestre estão previstas para o período de 7 a 10 de julho. O prazo para inscrições no Prouni (Programa Universidade Para Todos) será aberto no dia 14 de julho. Já o Fies (Financiamento Estudantil) passou para 21 a 24 de julho. A mudança ocorre devido à suspensão de algumas atividades acadêmicas e administrativas nas universidades por causa da pandemia de covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.
O Ministério da Saúde registrou neste domingo (21), 17.459 novos casos e 641 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas. Com isso, o Brasil chegou a 50.617 vítimas fatais pela doença e soma 1.085.038 diagnósticos confirmados.
A trágica marca das 50 mil mortes pelo novo coronavírus já havia sido confirmada no sábado (20) em levantamento feito pela CNN com as secretarias estaduais de saúde.
As mortes e casos informados diariamente pelo ministério dizem respeito às confirmações registradas em um período de 24 horas, que se inicia às 16h do dia anterior. Portanto, independem do dia em que ocorreram.
Normalmente, os números são menores aos fins de semana, por conta do funcionamento dos laboratórios e das secretarias estaduais.
O país ultrapassou a marca de 1 milhão de casos na sexta-feira (19), ainda sem perspectiva de uma redução na curva de transmissão do vírus. Desses, 55 mil foram confirmados naquele dia.
O estado com o maior número de casos continua sendo São Paulo, com 219.185 casos e 12.588 mortes. Em seguida, estão o Rio de Janeiro (96.133 casos e 8.875 mortes), o Ceará (92.866 casos e 5.523 mortes) e o Pará (84.654 casos e 4.583 mortes).
Próximo ao aniversário de 99 anos de emancipação política do município, os livramentenses, finalmente receberão, os portais nas três principais entradas da cidade, nas rodovias que ligam o município a Brumado, Paramirim e Rio de Contas. As obras, que visam o desenvolvimento urbano do município, foram iniciadas no final de abril de 2015, segundo o contrato assinado entre a prefeitura do município, gerenciada pelo então prefeito Paulo César Cardoso de Azevedo (2013-2016), e a Construtora Bahiana Almeida Ltda sediada no município de Paramirim.
Em fevereiro de 2017, a Rádio 88 publicou matéria falando sobre a paralisação das construções dos portais por conta de erros cometidos na execução. Na época, o secretário de Infraestrutura Urbana, Gilton Hipólito Lima Rodrigues, explicou que a Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (chamada por ele de Derba, em referência ao nome que possuía até meados de 2015), havia embargado as obras porque “não foi obedecido o distanciamento mínimo da pista, que segundo o Derba é de 5 metros e lá está de 1,5 metros”.
Apesar da explicação para o atraso, a reportagem do Jornal da 88 analisou os 16 termos aditivos do contrato Nº 0103/2015, referente a construção dos três pórticos, e neles não constam os motivos pelo atraso de cinco anos, nem se houve prejuízo ao erário. O curioso é que em 2019, quando as obras foram retomadas, a data de início escrita nas placas de sinalização era de cinco de abril daquele ano, o que coincide com o dia em que foi assinado o décimo segundo aditivo de tempo para a construção. O valor orçado para a execução da obra é de R$446.934,22 liberados pelo Ministério do Turismo através da Caixa Econômica Federal.
Livramento de Nossa Senhora registrou na última quarta-feira (17) seu 13º caso de Covid-19, doença infecciosa causada pelo novo Coronavírus, de acordo com o Boletim Epidemiológico Covid-19 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De lá para cá não houveram mais registros, ainda assim os números são preocupantes, se considerarmos que no dia 31 de maio o município registrava quatro casos, tendo assim, em 17 dias um aumento de 225%. De acordo com o último boletim da Sesab (18), a cidade possui seis casos ativos, com uma taxa de infecção de 1,67% nos últimos cinco dias, estando entre as cidades baianas com crescimento médio neste mesmo período. Há uma divergência entre os dados divulgados pela sesab e pela secretaria municipal da Saúde. O estado informa um caso a mais, que seria de um paciente internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), reservada para o tratamento de Covid-19, no município de Vitória da Conquista.
Observe as imagens abaixo, do boletim divulgado pelo município, do que foi divulgado pela Sesab e a notícia publicada pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, que informa sobre as cidades que possuem pacientes utilizando UTI’s em seu território. Essa divergência pode ocorrer porque o caso pode ter sido notificado ao estado pela equipe de Vitória da Conquista, em casos como esse a Sesab informa o município de residência do paciente e pede confirmação, se em um prazo de 24h a cidade não confirmar se é ou não residente em seu território, o paciente passa a ser contabilizado no município. A reportagem do Jornal da 88 procurou as partes interessadas para mais esclarecimentos, mas ainda não obteve respostas.
Confira aqui a materia completa do site da prefeitura de Vitoria da Conquista. (clique aqui)
Confira aqui as informações da SESAB. (clique aqui)
Na tarde desta quinta-feira (18) um acidente de trânsito foi registrado, envolvendo duas motocicletas que trafegavam na rotatória da Praça João Marques de Oliveira, no centro de Livramento. Em uma das motos tinha uma condutora e passageira e na outra outra motocicleta transitava apenas a condutora, que acabaram se colidindo, e ambas as mulheres foram lançadas ao solo. A Polícia Militar assumiu a ocorrência e tomou as medidas necessárias, sinalizando o local e colhendo os dados das vítimas. O SAMU 192 foi acionado e as três vítimas foram encaminhadas para a UPA 24 horas com lesões leves. As motocicletas foram apresentadas na delegacia Territorial.
O governo do estado respondeu às declarações de Eures Ribeiro (PSD), presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa de que a gestão estadual não teria repassado recursos federais do Sistema Único de Assistência Social. Segundo a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, em nota encaminhada ao Bahia Notícias, “o repasse do recurso federal é feito diretamente aos municípios e são realizados por meio do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), diretamente para Fundo Municipal de Assistência Social, não tendo nenhum tipo de interferência do estado”. Ainda conforme nota, os recursos transferidos por meio da Fundo Nacional para os municípios devem ser aplicados na operacionalização, prestação, aprimoramento e viabilização dos serviços, programas, projetos e benefícios para populações vulneráveis. A secretaria alega que o governo do estado já realizou o repasse de recursos para 340 municípios, totalizando um montante de R$ 12 milhões 323 mil 522 reais e 74 centavos. Em junho, ainda haveria um processo de pagamento de mais R$ 4 milhões 308 mil 903 reais e 26 centavos para as cidades baianas. “O governo da Bahia é absolutamente comprometido com os baianos e não mede esforços para que benefícios cheguem aos 417 municípios do estado. Num momento de guerra, no qual enfrenta-se o coronavírus, esse compromisso torna-se ainda mais evidente e com um único objetivo: salvar vidas”, finalizou a nota.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou nesta quinta-feira (18) que deixará o cargo. A informação foi dada em um vídeo publicado pelo próprio Weintraub, em que o ministro aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro e lê um texto de despedida. O nome do substituto não foi informado.
Nesta quarta, a comentarista do G1 e da GloboNews Cristiana Lôbo informou que o governo pretende indicar Weintraub para o Banco Mundial, em Washington, o que o ministro confirmou no vídeo. No Banco Mundial, o Brasil lidera um grupo de nove países e, como maior acionista, tem a prerrogativa de indicar o diretor da área.
"Sim, desta vez é verdade. Eu estou saindo do MEC e vou começar a transição agora. Nos próximos dias, eu passo o bastão para o ministro que vai ficar no meu lugar, interino ou definitivo", diz Weintraub.
Ele não quis falar sobre as razões da demissão. "Neste momento, eu não quero discutir os motivos da minha saída, não cabe. O importante é dizer que eu recebi o convite para ser diretor de um banco. Já fui diretor de um banco no passado. Volto ao mesmo cargo, porém no Banco Mundial".
Ainda lendo a carta de despedida, Weintraub diz estar preocupado com a segurança da família. Com a ida para o Banco Mundial, o ministro deve se mudar para Washington, nos Estados Unidos.
"Estou fechando um ciclo, presidente, e começando outro. E é claro que eu sigo apoiando o senhor, presidente Bolsonaro, como eu fiz nos últimos três anos."
No vídeo, o presidente Jair Bolsonaro diz a Weintraub que o momento é "difícil", mas "de confiança" e que os compromissos de campanha estão mantidos.
"É um momento difícil. Todos os meus compromissos de campanha continuam de pé. Busco implementá-lo da melhor forma possível. A confiança você não compra, você adquire. Todos que estão nos ouvindo agora são maiores de idade, sabem o que o Brasil está passando. E o momento é de confiança. Jamais deixaremos de lutar por liberdade. Eu faço o que o povo quiser", afirma Bolsonaro no vídeo.
Banco Mundial
No início da noite, o Ministério da Economia divulgou nota informando que o governo oficializou a indicação de Weintraub para o cargo de diretor-executivo do grupo de países liderado pelo Brasil no Banco Mundial, que inclui Colômbia, Equador, Trinidad e Tobago, Filipinas, Suriname, Haiti, República Dominicana e Panamá.
A nota informa que Weintraub tem mais de 20 anos de atuação como executivo no mercado financeiro e que foi economista-chefe e diretor do Banco Votorantim, além de CEO da Votorantim Corretora no Brasil e da Votorantim Securities no Estados Unidos e na Inglaterra.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ironizou a indicação de Weintraub para o Banco Mundial. "É porque não sabem que ele trabalhou no banco Votorantim, que quebrou em 2009, ele era um dos economistas do banco", afirmou.