
Operador 88
A cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, foi novamente cenário de fé, tradição e cultura com a realização da Noite das Lanternas, um dos eventos religiosos mais antigos da Bahia. A celebração faz parte das homenagens ao Santíssimo Sacramento, padroeiro do município, e atrai todos os anos moradores, visitantes e devotos.
Na véspera de Corpus Christi, as luzes da cidade são apagadas e os fiéis percorrem as ruas do Centro Histórico apenas com lanternas nas mãos, criando um cenário de beleza e espiritualidade. A caminhada parte da Igreja Matriz e segue até a Igreja de Nossa Senhora Santana, onde acontece uma missa campal, encerrando com apresentações musicais nas sacadas dos casarões coloniais.
Presente no evento, o governador Jerônimo Rodrigues acompanhou a procissão e destacou o simbolismo da celebração como um momento de união e reflexão para a comunidade local.
Moradora de São Paulo, mas natural de Rio de Contas, Dona Ezaide Santos volta todos os anos para participar. “É a coisa mais linda. Para mim, não tem outra festa. A emoção toma conta, principalmente quando cantam o hino da cidade. Comove muito”, contou.
Além do caráter religioso e cultural, a festa também movimenta o turismo da região. Com o apoio institucional de órgãos públicos, a tradição continua fortalecendo o calendário de eventos da Chapada Diamantina e atraindo olhares para o patrimônio histórico e a hospitalidade de Rio de Contas.
Comentários