OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Clube dos Namorados

Operador 88

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 18.Set.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, 18.09.2023

Lei orçamentária O prefeito Ricardo Ribeiro, de Livramento, já entregou à Câmara o PL da LOA-2024 (Lei Orçamentária Anual) para discussão e votação. Mas, infelizmente, os vereadores costumam aprovam sem ler, uns por não saber, outros para não discordar do prefeito. É o último orçamento da atual gestão e prevê receitas de R$222 milhões, 180% a mais em relação a 2017, 1º ano do 1º mandato de Ricardo Ribeiro, quando as receitas somaram R$79,4 milhões. A média anual de crescimento foi de 22,5%, bem acima dos índices oficiais de atualização monetária. Os gastos com pessoal, por exemplo, só cresceram 76%, pelo IGPM, embora o número de servidores subisse de pouco mais de 300 para quase 700. 

Mas a elevação de receitas não é mérito do gestor, pois o município se mantém com os repasses da União, que representam mais de 90% das receitas. Apesar disso, com exceção da Educação, os salários dos servidores estão achatados, sem acompanhar o crescimento das receitas. Tanto que o prefeito enviou à Câmara proposta de atualização das tabelas salariais, que vejo como claro reconhecimento do achatamento. É um reajuste irrisório, que o gestor confessa ser estratégia para evitar pedidos de exoneração. Ignora que atualização de vencimentos é obrigação legal!

Vereadores de volta Finalmente, os vereadores de Livramento retomaram as sessões, dia 15, a última havia sido em 25/8. Na pauta, além da LOA e atualização da tabela salarial da Prefeitura, constou de outras matérias, como o PDL nº 7/2023 (Projeto de Decreto Legislativo), de autoria do Vereador Josemar Miranda, concedendo o título de cidadão livramentense a Adriano Santos da Costa, e rejeitado pela Situação, que é maioria. A rejeição gerou polêmica, ao quebrar a tradição corporativa da Casa, de aprovar tais propostas em bloco. É a 1ª vez que há recusa, disse Josemar Miranda, ao expressar sua indignação! O critério para a honraria é a relevância do homenageado para a vida da comunidade. Mas já houve casos de indicação por ser amigo de bar do vereador. 

Adriano é um conhecido trabalhador, ficha-limpa, filho de livramentense, e veio de São Paulo para Livramento ainda criança. Não parece absurdo concedê-lo o título, até por justiça genética. Faltou grandeza às seis excelências da Casa que votaram contra, ao que consta em retaliação por Adriano exercer a cidadania, ao apontar, nas redes sociais, falhas de suas excelências. Foram tão rasos que não citaram isso, na hora de votar, falaram fora da sessão. Soube que agiram como lagartixas, lembrando João de Ogum, a mando do prefeito. Sobre isso, o vereador Paulo Lessa Filho indignou-se e disse que o alcaide é o líder do grupo, mas não manda nos trabalhos do Legislativo. Tem razão, manda na bancada dele, que inclui o Lessa. 

A parte do currículo de Adriano sobre sua luta pela criação de uma guarda municipal no município foi contestada por Paulo Lessa, dizendo que a ideia foi do vereador Joaquim da Silva, na gestão de Paulo Azevedo, em 2009. Demostrou total ignorância o que ocorre no Legislativo, o que é inaceitável num vereador. A Lei que criou a guarda é de 2009, mas o prefeito era Carlos Batista, e Joaquim da Silva foi eleito vereador em 2012. Lessa também teria se indignado com comentários de Adriano, nas redes sociais, ilustrados com imagens do vereador na sessão da Câmara, que é pública. E o edil o teria ameaçado pelo uso das imagens. Estranho, pois são imagens de pessoa pública, em evento público. Aliás, a ameaça não combina com Lessa, como herdeiro de respeitado espólio político. 

Para refletir Um dos desafios da nossa vida é querer bem uns aos outros! Em especial a quem escolhemos para conviver. Desse sentimento surgiram muitas canções bonitas e apaixonadas. Uma delas é Dio Como Te Amo, sucesso mundial da italiana Gigliola Cinquetti. Como reflexão de hoje, vamos tentar traduzir e dedicar a você parte da letra dessa musica, que diz:

 

Nel cielo passano le nuvole
Che vanno verso il mare
Sembrano fazzoletti bianchi
Che salutano il nostro amore
Dio, come ti amo

Non è possibile
Avere tra le braccia
Tanta felicità
Baciare le tue labbra
Che odorano di vento

Noi due innamorati
Come nessuno al mondo
Dio, come ti amo

Mi vien da piangere
In tutta la mia vita
Non ho provato mai
Un bene così caro
Un bene così vero

Chi può fermare il fiume
Che corre verso il mare
Le rondini nel cielo
Che vanno verso il sole

Chi può cambiar l'amore
L'amore mio per te
Dio, come ti amo

Tradução

No céu, passam as nuvens
Que vão para o mar
Parecem lenços brancos
Que saúdam o nosso amor
Meu Deus, como te amo

Não é possível
Sentir entre teus braços
Tanta felicidade
Beijar os teus lábios
Perfumados pelo vento

Nós dois apaixonados
Como ninguém no mundo
Meu Deus, como te amo

Tenho vontade de chorar
Em toda a minha vida
Eu nunca senti isso
Algo tão querido
E tão verdadeiro

Quem pode parar o rio
Que corre para o mar
Ou as andorinhas no céu
Que vão para o Sol

Quem pode mudar o amor
O meu amor por você
Meu Deus, como te amo 

Pensem nisso!


 

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.