OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Show da Noite

Marcos Oliver

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 22.Abr.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 21.04.2023

Dia de Tiradentes 21 de abril, dia de muitas efemérides, como a fundação de Roma (753 a.C.), por Rômulo/Remo; inauguração de Brasília (1960), pelo inesquecível Juscelino Kubitschek (JK); morte de Tancredo Neves (1985), eleito e morto antes da posse como presidente da República; morte do deputado Luís Eduardo Magalhães (1998), ex-presidente da Câmara Federal. E dia da morte de José Joaquim da Silva Xavier (Tiradentes, 1792). Ele foi o líder da Inconfidência Mineira, que buscava libertar o Brasil de Portugal. Com a delação de Joaquim Silvério dos Reis, os inconfidentes foram presos ou debandaram-se, mas Tiradentes subiu o palanque da forca de cabeça erguida, sem perder a dignidade!

Crianças assustadas Ontem, 20 de abril, dia para ser refletido, após a ameaça de terror, contra as escolas, com crianças, pais e educadores sem saber o que fazer! Meninos e meninas numa experiência que não precisariam ter, nessa etapa de suas vidas, sentindo-se inseguras, com medo de serem atacadas, como aconteceu em uma escola de Santa Catarina. Pessoas criminosas disseminaram a ameaça do ataque, que seria de forma orquestrada, no Brasil todo. Mesmo com a impossibilidade matemática de isso acontecer, na amplitude temida, causou medo e preocupação! Mas, felizmente, ao que se sabe, nada aconteceu! 

Trauma inesquecível Mas nossos pequeninos e pequeninas sabem o que se passou em suas mentes, nessa fase turbulenta do nosso país, com a sensação de que o Estado não nos protege. Para rechear os atuais tempos difíceis, foram divulgadas imagens da invasão e depredação da sede do próprio Estado, em Brasília, dia 8 de janeiro. Sim, estamos vivendo dias de expectativas ruins, talvez nos restando tomar limonada, e fingir comer picanha que não existe, e mentir que estamos vendo, pela TV, mesmo sem serem transmitidos para o Brasil, os jogos do campeonato chinês! 

Mesada para estudar A Câmara de Livramento aprovou, ontem, o Projeto Lei do Executivo que cria programa para incentivar jovens e adultos a estudar, com uma mesada de R$600,00 (2023) e R$750,00 (2024) aos alunos que cumprirem os requisitos, como frequência e aprovação. Repete o que o Estado faz, sem mesada, com o mesmo nome de EJA (educação de jovens e adultos). O objetivo é erradicar o analfabetismo e formar jovens e adultos, sem divulgar as causas e quantos serão os beneficiados, nem sabe o índice da evasão escolar. 

Sem planejamento É uma iniciativa sem planejamento, numa gestão escolar que aprova alunos sem ter aulas, para tentar esconder os anos letivos perdidos, na pandemia. Parece mais projeto para distribuir dinheiro, em migalhas, e subempregos, perto das eleições municipais. Os vereadores, até a oposição, de forma vergonhosa, não fizeram as ponderações e nem os questionamentos necessários, só para ficarem bem na fita, com os eleitores. A maioria dos jovens abandona a escola por não ver utilidade em estudar, uma vez que a escola não os prepara para o trabalho, e poucos almejam o ensino superior.  

Salário da Educação Os vereadores ainda aprovaram o reajuste salarial (5,79%) proposto pelo Executivo, para os servidores da educação que ganham acima do piso. Será retroativo a janeiro, prometendo chegar aos 14,95% que o MEC (Ministério da Educação e Cultura) usou no piso. A diferença será parcelada até dezembro próximo, se sobrar dinheiro no orçamento. O PL diz que o objetivo é regulamentar artigo da CF e leis federais, como a lei do piso. Falha inadmissível, no legislativo, pois, além de não se tratar de regulamentação, só o presidente da República pode regulamentar lei federal (art. 84, IV, CF), e só o Congresso Nacional regulamenta norma constitucional. 
 
Para refletir Duros tempos, incertos! Vamos pensar na afeição, no encontro humano, sem vergonha de pedir, como Fábio Jr, na canção cuja letra diz: “Senta aqui! Não tenha tanta pressa/Senta aqui! Porque toda essa angústia? Não fique aí tão quieta/Quebra o teu silêncio/Se abre comigo... Ei! Senta aqui! Não fique assim tão tensa/Senta aqui! Eu sei que você pensa/Que ela me/incomoda/Mas pode ter certeza/Que eu te quero... Eu sei que não é tão fácil/Me amar assim/Com toda segurança. Num recomeço/Com o tempo/você vai sentir/Que as suas dúvidas/Irão sumindo aos poucos/Será melhor prá nós/Será melhor prá nós... Senta aqui! Não jogue tudo fora/Senta aqui!/Confia em mim agora/Não fique aí pensando/Juntos acharemos um caminho... Eu sei que não é tão fácil/Me amar assim/Com toda segurança/Num recomeço/Com o tempo/você vai sentir/Que as suas dúvidas/Irão sumindo aos poucos/Será melhor prá nós... /Agora dá um sorriso/E vem prá cá/A gente já brigou demais/Por essas coisas/Vem me dá uma força/Porque eu te amo/Eu sei que não é tão simples/Só o tempo vai dizer/Só o tempo vai dizer... Senta aqui! Vem me dá um sorriso/Senta aqui!” Pense nisso!

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.