
EBC
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 01.02.2023
Jornada Pedagógica Começou hoje (01/02) a jornada pedagógica, de três dias, nas escolas públicas, atividade que antecede o início das aulas, a cada ano letivo. Reúne gestores, professores e outros servidores, para avaliar as ações educacionais de 2022 e discutir planos para 2023. As escolas estaduais foram reunidas por territórios de identidade, sob o tema: Bicentenário da Independência da Bahia. Na rede municipal local, a programação mostrou-se mais objetiva, mas houve queixas de falta de organização na abertura do evento, no Centro Diocesano. O secretário da Educação e o prefeito não prestigiaram a solenidade, preferiram enviar uma fala gravada, em vídeo. Circula nas redes sociais um apelo, assinado por @marcoaurelioprofessor, para os servidores comparecerem de luto nas reuniões da jornada, e protestarem por vantagens funcionais e financeiras. Pareceu sem propósito! Além disso, omite a perda maior, a dos alunos, que ficaram sem aulas, por dois anos letivos perdidos, durante a pandemia.
Licitação limpeza urbana Após anos de aditivos para prorrogar o contrato com a Lig Lixo, chegando a ficar acima dos limites legais, a Prefeitura de Livramento abriu concorrência para escolher quem fará a limpeza urbana no município, em 2023. O resultado estava previsto para o último dia 30, mas ainda não vi a publicação. É um dos contratos milionários da prefeitura, e está havendo muito interesse nele, inclusive por empresários locais, apesar de não terem know-how para isso. O perigo seria o favorecimento, com risco de direcionamento da licitação. Mas há quem ache que a Lig Lixo vai continuar
Vaivém na política Passadas as conveniências eleitoreiras, a bancada do PP (Partido Progressista), na Assembleia Legislativa da Bahia, retornou para o colo governista, em reunião, ontem, com o governador Jerônimo Rodrigues. Seis deputados estaduais da legenda participaram do encontro, entre eles, Nelson Leal, de Livramento. Isso coloca o grupo do Dr. Emerson Leal e Dr. Carlos Batista do mesmo lado do grupo do prefeito Ricardo Ribeiro, que são antagônicos no município. Voltamos aos tempos de Arena 1 e Arena 2.
Habemus novo bispo Acaba de ser nomeado pelo papa Francisco o novo bispo diocesano de Livramento, no lugar de Dom Armando Bucciol, que renunciou. Será Dom Vicente de Paula Ferreira, 52 anos, ex-padre da Congregação Redentorista, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Dom Vicente nasceu em Alegre (ES), em 1970, ordenou-se padre em 1996 e foi nomeado bispo em 2017, pelo papa Francisco.
Merenda da Locadora A fornecedora de produtos para a merenda escolar, em Livramento, é uma empresa de transporte (FN Locações e Transportes Ltda.). O seu contrato com a prefeitura, no valor de R$270.745,00, foi publicado no DO, dia 26/01, para valer até 31/12. Na Receita Federal, sua principal atividade econômica é o comércio de produtos alimentícios. Só no Brasil, mesmo! Aliás, a lista de serviços que presta tem tudo que uma prefeitura costuma comprar, e atua em todo Estado! Ou seja, foi criada visando isso!
Crédito suplementar Antes mesmo de começar 2023, o prefeito de Livramento, Ricardo Ribeiro, alterou o orçamento aprovado em dezembro de 2022, através de decreto publicado dia 02/01, abrindo crédito suplementar de R$2.059.000,00, que tira dinheiro de um serviço para outro. Isso normalmente só acontece no decorrer do ano, por eventual necessidade de ajustes, mas nunca antes de iniciada a execução orçamentária. A menos que tenha havido falta de planejamento, negligência ou despreparo na sua elaboração do orçamento, já que não foi citada nenhuma situação de força maior. Além disso, no art. 2º do decreto, o gestor usa linguagem pessoal, ao dizer “cabe-me informar”, o que viola o princípio da impessoalidade, um dos que regem a Administração Pública.
Para refletir O ser humano é mais espírito e mente e não apenas corpo. Religião e Ciência parecem concordar com isso. A vida real vai além do corpo de carne e osso, que temos. Chamamos essa parte invisível de “mente”, “alma”, “espírito” ou até de “fundo do coração”. É a centelha de Deus em nós, passaporte de volta ao mundo espiritual, ainda que muitos vivam de modo superficial. É bom pensarmos sobre isso! O evangelista Lucas (4,21-30) conta que Jesus, com plena consciência de Deus, falou de modo tão encantador, em uma sinagoga, onde estava como cidadão comum, que muitos duvidaram da sua capacidade para dizer o que disse, e se era verdade! Ele não se incomodou, ciente de que ninguém é profeta em sua terra. Ele era um espírito iluminado, por isso era profundo, e ensinou que fôssemos assim, diante das coisas de Deus. Dominava a vida material e a espiritual, e usou muito isso para aliviar sofrimentos e nos ensinar a ter a visão real de Deus! Devemos nós, então, buscar conhecer e usar essa força que há dentro de cada pessoa! Não viva como mendigo, lute sem parar pela evolução do seu espírito, como verdadeiro filho de Deus e soldado de Jesus. Se não tiver religião, até se não acreditar em Deus, não tem problema. Só não deixe de ser generoso e justo, durante a sua vida! Pense nisso!
Comentários