OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Madrugada 88

Operador 88

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 23.Dez.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 23.12.2022

Dinheiro sobrando Um informe lacônico da Coordenação de Recursos Humanos da Prefeitura, dia 21, sacudiu os servidores da Educação de Livramento. Dizia que o valor das férias de janeiro seria pago adiantado, junto com o salário de dezembro, para ser compensado na folha do mês que vem. E foi creditado ontem! Ninguém havia pedido o adiantamento e não houve maiores esclarecimentos, gerando muitas dúvidas, entre os servidores. O informe cita apenas que a decisão foi devido ao eSocial, mas a maioria dos servidores não sabe o que é isso. Parecia um erro de digitação! É um sistema informatizado da Administração Pública, onde as empresas prestam informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. 

Nada tem a ver com a decisão administrativa de antecipar pagamento ao servidor. Muitos servidores ficaram receosos com o alerta do informe de que o valor adiantado será abatido do salário de janeiro, deixando-os sem dinheiro. Mas não é bem assim! Mês que vem, as férias vão constar normalmente como crédito! E o valor antecipado constará na coluna de descontos, fechando a conta. Ninguém vai perder nada! Mas pergunta é porque houve esse adiantamento! Para uns, seria mera bondade do prefeito! Outros acham que foi uma pedalada para evitar devolução de sobras de recursos do Fundeb. 

Agenda política (O deputado federal diplomado Gustavo Gayer, aqui citado, dia 21, autor da frase Isso aqui é um teatro, quem manda no Brasil é o STF, na solenidade de diplomação, foi eleito pelo Estado de Goiás). Não procedem os rumores de que ACM Neto, ex-prefeito de Salvador, seria ministro em eventual governo petista. Ele fingiu boas relações com Rui Costa, por muito tempo, parecendo esperar apoio para sua candidatura a governador. Mas não deu! Ficou encima do muro, na eleição presidencial. Poderia ter ganhado, no 2º turno, se aceitasse o apoio oferecido por João Roma, seu ex-pupilo, e o presidente Jair Bolsonaro. Por ora, sem cargo ou função política, curte férias no litoral norte da Bahia. Especula-se que talvez espera ser chamado para uma secretaria em algum estado onde seu partido, o União Brasil, elegeu o governador.

PEC da gastança Dia 21, o Senado promulgou a chamada PEC da gastança (proposta de emenda constitucional), que estoura o orçamento da União em R$145 bilhões, ano que vem, furando o teto de gastos, sem ser anunciado que benefício haveria para a comunidade. Foi liberado muito dinheiro para ser usado ao bel prazer dos políticos, faltando recursos para serviços que a população tanto precisa, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura urbana. No Senado, o placar de votação da PEC foi 63 x 11, maioria conseguida após os conchavos de sempre. Só os partidos PL, Novo e Republicano foram contra.

Buracos no asfalto Passei pela rua Laura Nunes e pela via em frente à AABB (clube dos funcionários do Banco do Brasil), em Livramento, esta última muito movimentada, ligando a cidade ao bairro Rua do Areião. As duas pistas estão com o asfalto esburacado, já com riscos de danos para os automóveis. Talvez fosse bom o setor de obras da Prefeitura verificar se asfalto foi malfeito ou se é o efeito de detergentes. Sim, porque a prefeitura concluiu que os produtos de limpeza doméstica podem derreter o asfalto! 

Para refletir Noite de Natal! Cristãos festejam o nascimento de Jesus, relatado pelos evangelistas, incluindo a anunciação do anjo a Maria! Falaram de modo simples, para compreensão da época. Mas nem tudo foi, necessariamente, na forma relatada, como noutras passagens dos evangelhos. Não era aceitável, naquele tempo, por exemplo, que o Filho de Deus não nascesse de uma virgem, algo difícil para os evangelistas explicar! Mas o certo é que o mundo estava perdido, indo para o abismo! Só Deus poderia impedir! Assim, Ele fez-se homem, para falar a linguagem dos homens e ser compreendido. Então, aproveitemos o período natalino para refletirmos sobre o significado real da vinda de Cristo e sua mensagem de amor absoluto ao Criador e suas criaturas. Vamos evitar a embriaguez do consumismo e das efêmeras mensagens de “Feliz Natal”. Pensemos no que Deus pede, pelos ensinamentos de Cristo. Não basta só rezar ou dizer “Feliz Natal”! É preciso seguir o Plano Divino. Pensem nisso! 

 

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.