OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
A voz do Brasil

EBC

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 19.Set.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO

Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM –19.09.2022

Ex-prefeito atacado Na sessão ordinária da Câmara de Livramento, dia 16, o vereador José Roberto Caires (Zé de Vital) fez propaganda eleitoral ostensiva, com pedido explícito de voto, para candidatos do grupo do governador Rui Costa, do PT. Isso viola a lei eleitoral! Em sua fala, também atacou, violenta e gratuitamente, o ex-prefeito de Livramento, Carlos Batista, sem citar o nome, chamando-o de sem-caráter, por ter deixado o grupo, para apoiar ACM Neto. Mas José Roberto foi rebatido pelo colega Juscélio Pires, chamando-o de oportunista e de nem sequer saber o significado de mau caráter. Juscélio confirmou que o ataque era contra Carlos Batista e lembrou que Zé de Vital fez muito pior ao deixar o grupo de oposição, pelo qual foi eleito, em 2020, indo para a situação, traindo seus eleitores e o próprio ex-prefeito, que o ajudou a ser eleito. Foi para o colo do prefeito Ricardo Ribeiro, que o chamou de irresponsável, por transportar passageiros para Livramento e região, no pico da pandemia, violando as medidas sanitárias da época, que proibiam o transporte coletivo rodoviário.

IDEB e pandemia IDEB é o índice que mede o desenvolvimento da Educação, no Brasil, numa escala de 0 a 10, sendo que a meta geral é chegar a pelo menos 9,9. Mas isso é no longo prazo, com metas intermediárias! A de 2021 foi chegar a 6, que é um número medíocre! Um aluno, por exemplo, com média 6, dificilmente passa em vestibular ou no Enem. Pior é que poucas escolas públicas conseguiram esta nota 6. Em 2021, mesmo com as escolas fechadas, pela pandemia, sem aulas e o fracasso das aulas remotas, o IDEB foi pontuado. Era para nem existir a medição, mas existiu, com resultados estranhamente positivos!

IDEB em Livramento Em Livramento, foram dois anos letivos perdidos, na pandemia, nas escolas púbicas. Mesmo assim, houve pontuação pelo IDEB-2021, mas sem alcançar os 6 pontos. As que mais se aproximaram foram Barão de São Timóteo (5,9), anos iniciais (1º-5ª ano) e Dona Tina (5,5), anos finais (6º-9º). Como prêmio, a Dona Tina foi extinta, como a Gil Ferreira (Estocada), em 2019. A pior, no município, foi a Escola Humberto Leal, com 3,4 pontos. Alguns municípios adotaram estratégias de ensino para driblar a pandemia, levando conteúdo aos alunos, justificando a pontuação no IDEB. Em Livramento, não houve planejamento e os professores se queixaram da falta de suporte, principalmente de tecnologia, para assistir aos alunos! E a estratégia do secretário da Educação local foi o estelionato, exigindo relatórios falsos atestando aulas que não existiram, segundo foi denunciado e confirmado até por docentes!

Para refletir No livro Parábolas Eternas, li que uma senhora, no aeroporto, comprara uma revista e um pacote de biscoitos, para uso enquanto esperava a hora do voo. Estava sentada na sala de embarque e um homem sentara-se ao seu lado. Em seguida, distraída, ela pegou o primeiro biscoito, para comer! E o homem também pegou um. A mulher sentiu-se ultrajada! Sem dizer nada, pensou: Que sujeito atrevido. E sempre que ela pegava outro biscoito, ele também pegava. E ela ia ficando cada vez mais irada e indignada com o gesto daquele homem, que ela considerava uma ousadia. Mas sempre sem dizer nada! Até que só restou um biscoito! Com a revolta contida em si, a mulher pensou: Quero ver o que esse sujeito vai fazer agora.

Igualmente sem dizer nada, o homem dividiu o último biscoito, deixando a metade para ela. Quando estava prestes a não conter mais a indignação e explodir, chegou a hora de ela entrar no avião. E saiu apressada! Quando estava, no avião, resolveu pegar algo em sua bolsa! E viu que seu pacote de biscoito estava lá, fechado, intacto. E sentiu-se envergonhada, com profundo sentimento de culpa. Mas já não podia se desculpar com aquele homem, que embarcara em outro avião. Quando parecia pegar os biscoitos dela, ele, na verdade, pegava seu próprio biscoito, que ela, desatenta, imaginava ser o dela. A historinha nos alerta para o risco de julgamentos apressados! Temos de ficar atentos em nossas relações humanas, é um dos grandes desafios da vida! Faz parte da nossa divina experiência na Terra! Pensem nisso!

 

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.