
Operador 88
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 31.08.2022
A corrida eleitoral O atual momento do Brasil exige muita atenção e reflexão de todos nós, diante da disputa pelos cargos eletivos mais relevantes do país, que são: presidente da República, governadores, senadores e deputados (estaduais e federais). Nenhuma eleição anterior foi tão importante quanto esta! Seis candidatos a presidente participaram, domingo (28), do primeiro debate eleitoral, realizado pela TV Bandeirantes! Foram eles: Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Luiz Felipe d’Ávila, Luiz Inácio, Simone Tebet e Soraya Thronicke. Longe de ser o que o Brasil precisa, mas é o que temos para hoje. Persiste a polarização entre os candidatos Jair Bolsonaro e Luiz Inácio, sem chance de vitória, penso, para nenhum dos outros. Cada cidadão interessado na eleição, deveria analisar o debate! Pode ajudar muito na hora de decidir o voto!
Na opinião geral, o presidente Bolsonaro foi o melhor avaliado, sem deixar seu estilo tido como grosseiro e agressivo. Preferiu continuar sendo autêntico e não temeu ser sacrificado por isso! O ex-presidente Luiz Inácio seguiu o esperado, repetindo promessas de paraiso na Terra! Mas foi flagrado em várias afirmativas inconsistentes, consideradas até mesmo mentirosas, ao dizer, por exemplo, que foi inocentado, até pela ONU (Organização das Nações Unidas), dos crimes pelos quais foi julgado, condenado e preso. Não é verdade que foi inocentado, apenas teve sua condenação anulada, pelo STF (Supremo Tribunal Federal), em decisão considerada aberrante, no meio jurídico, transferindo o foro de julgamento, gerando a prescrição de vários processos. E a ONU não tem poder para se intrometer na Justiça brasileira! Os demais candidatos seguiram um figurino arcaico, como se falassem para habitantes da Lua.
Nada muda a História A Escola Polivalente de Livramento, que não existe mais, faria 50 anos, no próximo dia 8. Com o lema Nada Muda a História, um grupo de ex-professores e ex-alunos vão lembrar a data, com a alegria de ter sido parte ativa desse avançado projeto educacional, mas também com a tristeza dele ter sido destruído, ao longo do tempo! Ainda na gestão do Estado, o Polivalente foi totalmente degradado e desfigurado! Com a municipalização do ensino fundamental, a Escola foi transferida para o município, que deu o “tiro de misericórdia”, no estabelecimento. Coube ao atual prefeito Ricardo Ribeiro o papel de carrasco final, apagando, definitivamente, o nome da escola. Ex-professores e ex-alunos, conscientes de que Nada Muda a História, vão homenagear o saudoso ex-prefeito José Maria Tanajura, doador do espaçoso terreno, sem o qual a escola não teria vindo para Livramento. O reencontro dos ex-mestres e ex-alunos será em atos privados e farão uma caminhada de confraternização! Parabéns a todos!
Por último Mais uma historinha, para reflexão, do livro Parábolas Eternas. Ela é engraçada e ensina como situações difíceis e até perigosas podem ser enfrentadas com uso da criatividade! Conta que um cachorro vê um tigre, faminto, correndo em sua direção. Com medo de ser devorado, ele pensa, rapidamente, em uma saída. Vê ossos em sua volta e resolve fingir que tinha comido algo, dizendo em voz alta: Que tigre saboroso eu acabei de comer! Ouvindo aquilo, ainda de longe, o tigre, que vinha na direção do cachorro, parou, deu meia volta e fugiu, murmurando: Por pouco, escapei de ser também comido por esse cachorro!
De cima de uma árvore, um macaco viu toda a cena e correu para contar ao tigre que o cachorro o enganou. Furioso o tigre volta para devorar o cão esperto. E leva o macaco junto, nas costas! Vendo a aproximação dos dois, o cachorro percebe a intenção do tigre, finge que não os viu e gritou, como e falasse para si mesmo: Que macaco preguiçoso! Faz meia hora que pedi para ele me trazer outro tigre e até agora nada! Ouvindo isso, o tigre foge, em disparada! Isso mesmo, a astúcia e a inteligência, usadas de forma honesta e criativa, podem nos livrar de muitas situações difíceis! Pensem nisso!
Comentários