
Operador 88
O compositor alemão Ludwig van Beethoven, que teve deficiência auditiva, disse uma vez que “a música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos”. Esta segunda-feira (22) é o Dia Internacional do Músico. Mesmo quando uma deficiência afeta a vida dos sentidos, ainda é possível juntar tudo com vida do espírito e fazer música.
O Dia Internacional do Músico é comemorado em 22 de novembro, porque é também o dia de Santa Cecília. Em 1594, a Igreja Católica escolheu a santa para ser a padroeira dos artistas de música sacra. Isso porque, segundo a crença, Santa Cecília cantou para Deus enquanto morria. Aqui no Brasil, a data também marca o Dia da Música.
Esta data homenageia os artistas que interpretam melodias e harmonias que encantam a humanidade há milhares de anos.
O Dia do Músico é comemorado no mesmo Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, e bastante reconhecida pelos católicos no Brasil.
A Mitologia Grega e a Música
De acordo com a lenda grega, os deuses pediram para que Zeus criasse divindades que pudessem cantar em celebração às vitórias contra os Titãs.
Zeus, atendendo aos pedidos, passou 9 noites de amor com Mnemosia, a deusa da memória, e desta união nasceram 9 entidades, que foram chamadas "Musas". Aliás, a origem da palavra música vem daí.
Entre as suas novas criações, estava Euterpe, a musa da música, que formou par com Apolo, deus do Sol e da música, para louvar as vitórias dos outros deuses.
Euterpe, geralmente, é representada com uma coroa de flores à cabeça e uma flauta entre as mãos.
Comentários