
Marcos Oliver
Ao jogar máscaras no lixo, não esqueça: corte o elástico antes e lembre-se de fazer descarte seguro. Estima-se que por causa da pandemia da COVID-19 sejam usadas diariamente 6,8 bilhões de máscaras descartáveis no mundo.
Infelizmente, devido ao possível risco de contaminação, essas máscaras são jogadas no lixo – incineradas ou despejadas em aterros sanitários -, já que não podem ser recicladas. Máscaras também têm sido descartadas em outros locais e mesmo nos aterros, elas se tornam um risco para animais.
Em julho do ano passado uma gaivota foi encontrada com uma máscara presa nas patas e foi resgatada na Inglaterra. Apenas até setembro de 2020, a organização britânica RSPCA tinha atendido 900 chamadas relacionadas a animais presos em máscaras.
Agora que as máscaras são obrigatórias e podem continuar por algum tempo, esta mensagem é mais importante do que nunca, pois milhares delas são jogadas fora todos os dias. As máscaras que são descartadas podem se tornar um perigo significativo, especialmente para animais selvagens e pássaros.
Tiras ou alças de elástico, embora aparentemente inofensivas, podem ficar enroscadas em pequenos animais e bicos de pássaros. Se ingeridas, também podem causar asfixia. A recomendação é que, sempre que possível, corte o elástico antes de jogar a máscara ou qualquer outro produto no lixo.
Comentários