Fortes chuvas têm sido registradas na Bahia neste mês de novembro. Em Livramento de Nossa Senhora o mês de novembro iniciou com fortes chuvas, só nesses seis dias do mês, já choveu 228,90 mm. E somente nesta quinta-feira (05), choveu cerca de 93 mm na capital da manga e do maracujá. Segundo informações, hoje o pluviômetro na sede da ADIB registra 78,5 mm.
Esse aumento tem explicação: as "ZCAS" (Zonas de Convergência do Atlântico Sul). Segundo meteorologistas, as chuvas estão acontecendo por conta da atuação de uma frente fria que ficou estacionada próximo a costa do estado, sob o oceano, e contribuiu para a formação de ZCAS, que é o principal sistema de chuvas no centro do país, e no verão são responsáveis por um período prolongado de chuva frequente e volumosas. Elas pairam sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Porém, elas podem se deslocar e acabam parando, por exemplo aqui na Bahia.
Com as chuvas desta última quinta, e da madrugada de hoje (06), o volume de água do açude Brumado alcançou 60,66% da sua capacidade total que antes era de 105 milhões de m³ e hoje sua capacidade total é de 99 milhões 352 m³. Nesta sexta-feira (06) o volume de água registrado na barragem é de 60. 267, 653 m³.
È válido ressaltar os cuidados que precisam serem tomados, porque ha registro de chuvas pra todo final de semana. Na BA-148 ocorre deslizamento de pedras, e de árvores que estão cedendo para via. Alguns bairros também registraram queda de muros que acabaram cedendo com as fortes chuvas, deslizamento de ribanceiras, árvores, além de muitas ruas alagadas, buracos nas vias, então muita atenção ao transitar nesses locais, inclusive muitas pessoas indo para perto de rios, da cachoeira para registrar o volume de água nesses locais, muita atenção, muito cuidado.
Comentários