OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Jornal da 88

Luis Terêncio e Thaynara Freire

  • Por Redação da Rádio 88 FM

  • 04.Abr.2024 // 00h00

  • Geral

Cartórios lançam autorização eletrônica para doação de órgãos

Os cartórios de todo o país lançaram na terça-feira (02) um documento eletrônico que vai permitir a oficialização da vontade dos cidadãos que querem ser doadores de órgãos. A iniciativa foi anunciada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Colégio Notarial do Brasil, por meio da campanha Um Só Coração: Seja Vida na Vida de Alguém. A partir de agora, quem desejar se tornar doador de órgãos poderá preencher a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) em qualquer um dos 8,3 mil cartórios de notas do país. A emissão é gratuita. As autorizações ficarão disponíveis em um sistema eletrônico e poderão ser acessadas pelos profissionais de saúde para comprovar o desejo de quem faleceu. O cidadão poderá autorizar a doação dos seguintes órgãos: coração, pulmão, rins, intestino, fígado, pâncreas, medula, pele e músculo esquelético.  Quem se interessar pela autorização eletrônica pode acessar o site da AEDO  e preencher um formulário eletrônico, que será enviado ao cartório selecionado no momento do acesso. A seguir, uma data será agendada pelo cartório para a realização de uma videoconferência, na qual o cidadão será identificado e deverá assinar o documento eletronicamente.  Após a tramitação do pedido, o documento ficará armazenado no Sistema Nacional de Transplantes e poderá ser acessado no momento do óbito do doador. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou do evento de lançamento da campanha. Para a ministra, a iniciativa vai favorecer a doação de órgãos no Brasil. Segundo Nísia, as doações de órgãos possibilitaram 9.2 mil transplantes no país, em 2023. O número representa aumento de 13% em relação ao ano de 2022.

  • Por Redação da Rádio 88 FM

  • 04.Abr.2024 // 00h00

  • Geral

Duas universidades da Bahia têm nota máxima em avaliação do MEC

As universidades federais da Bahia (Ufba) e do Sul da Bahia (UFSB) fazem parte das 54 instituições de ensino superior do país que alcançaram nota máxima em um indicador federal de qualidade, o IGC (Índice Geral de Cursos), relacionado a 2022. Com isso, os dados foram divulgados na terça-feira (02) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do MEC (Ministério da Educação) responsável pela avaliação. A saber, a escala do IGC vai de 1 a 5. As duas primeiras faixas (1 e 2) são consideradas inadequadas, e as instituições podem sofrer sanções do MEC. Por outro lado, os conceitos 4 e 5 são considerados de qualidade, e o 3, indica o mínimo esperado. Além das duas faculdades com nota máxima, a Uneb alcançou o conceito 4, mantendo-se entre as instituições de ensino superior públicas mais bem avaliadas na Bahia e no país.

  • Por Redação da Rádio 88 FM

  • 02.Abr.2024 // 00h00

  • Geral

Ministério das Comunicações disponibiliza Rádio Câmara para Livramento

O Ministério das Comunicações autorizou o Serviço de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (FM) na cidade de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, para a transmissão da Rádio Câmara. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (01). Com o sinal da Rádio Câmara, os moradores vão poder acompanhar debates, votações e todas as programações do Congresso Nacional. A Rádio Câmara vai funcionar por meio da frequência 105.5 MHz. Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o serviço terá importante papel na região.

  • Por Redação da Rádio 88 FM

  • 02.Abr.2024 // 00h00

  • Geral

Azeite de Rio de Contas ganha destaque no cenário gastronômico mundial

O cenário gastronômico mundial está celebrando uma nova estrela: o azeite Rio de Contas, uma iguaria da Chapada Diamantina, que tem conquistado paladares exigentes e se destacado como um produto de qualidade rara. Este azeite extravirgem, o primeiro do Nordeste brasileiro, está sendo reconhecido por seus sabores tropicais e pela sua produção cuidadosa e artesanal, realizada a mais de mil metros de altitude. Produzido a partir de azeitonas selecionadas, cultivadas de forma sustentável em terras férteis e sob condições climáticas ideais, o azeite Rio de Contas é fruto de um projeto familiar que tem suas raízes na fazenda experimental do município de Rio de Contas, na Bahia. O produtor Christophe Chinchilla compartilhou que o plantio das oliveiras, do tipo 'arbequina', teve início há cerca de quinze anos, em uma iniciativa ousada e inovadora. Após anos de dedicação e alguns desafios agronômicos, a primeira colheita significativa aconteceu em 2018, marcando um marco na história da produção de azeite de oliva no Nordeste do Brasil. E em 2021, o azeite Rio de Contas foi coroado com a medalha de ouro em um prestigioso concurso de Paris, confirmando sua excelência e conquistando reconhecimento internacional. Com sua produção cuidadosa e artesanal, e o sabor único das azeitonas cultivadas em um terroir de tipo mediterrâneo, o azeite Rio de Contas representa não apenas uma conquista para a região da Chapada Diamantina, mas também um orgulho para o Brasil, demonstrando a capacidade do país de produzir produtos gastronômicos de alta qualidade que são apreciados em todo o mundo. Informações do site Agora Sudoeste.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o registro da vacina Abrysvo, da farmacêutica Pfizer, que combate o vírus sincicial respiratório (VSR), causador de infecções no trato respiratório, como a bronquiolite. O parecer da Anvisa foi publicado na segunda-feira (01) no Diário Oficial da União. Por meio de nota, a Agência destacou que a bronquiolite é uma inflamação dos brônquios que acomete com preocupação crianças e bebês. A vacina Abrysvo é descrita como bivalente, já que é composta por dois antígenos. A administração é intramuscular e em dose única. Segundo a Anvisa, o imunizante deve ser aplicado durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação e também foi autorizada para a prevenção da doença do trato respiratório inferior em pessoas com 60 anos ou mais, população também considerada de risco para a doença. A Anvisa já havia autorizado o registro da vacina Arexvy, da farmacêutica GlaxoSmith Kline, também destinada à prevenção de doenças causadas pelo VSR, porém, com indicação restrita à população com idade superior a 60 anos.

  • Por Redação da Rádio 88 FM

  • 01.Abr.2024 // 00h00

  • Geral

Mutirão do Glaucoma em Livramento tem data remarcada

O Mutirão do Glaucoma, que aconteceria no próximo dia 04 de abril, em Livramento de Nossa Senhora, teve sua data remarcada. A SESAB informou, através de um comunicado levado à público pela Assessoria de Comunicação, que o mutirão será realizado no dia 25 de abril, a partir das 7h no Centro Diocesano, que localiza-se na Avenida Dr. Nelson Leal, no Centro de Livramento. Poderão participar do mutirão pacientes com 40 anos de idade ou mais, que tenham sido cadastrados no programa antes de 2017. Segundo informações, o Ministério da Saúde determinou que os pacientes cadastrados passarão por atendimento e, posteriormente, receberão os medicamentos prescritos. É necessário que se leve documento de identidade e cópia, bem como o cartão do SUS.

  • Por Redação da Rádio 88 FM

  • 01.Abr.2024 // 00h00

  • Geral

Duas pessoas morrem de dengue em Guanambi

O município de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou, na sexta-feira (29), dois óbitos de pacientes vítimas da dengue. O primeiro caso foi de um paciente do sexo masculino, com idade de 17 anos e portador de comorbidade. Ele estava internado na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Caetité desde o dia 27 de março, sendo transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guanambi. Naquela unidade realizou coleta de sangue para sorologia de dengue no mesmo dia, indo a óbito na quinta-feira (28). O Laboratório Central (Lacen) confirmou o resultado da dengue na sexta-feira. O segundo caso foi registrado em uma paciente do sexo feminino, de 30 anos, portadora de comorbidade. Estava internada no Hospital Geral de Guanambi (HGG), desde o dia 22 de março. Realizou coleta de sangue para sorologia de dengue no dia 27 e veio a óbito no dia 28. Foi confirmado o resultado reagente na sexta-feira pelo Lacen.

  • Por Redação da Rádio 88 FM

  • 01.Abr.2024 // 00h00

  • Geral

Vitória vira o jogo e sai na frente do Bahia na final do Campeonato Baiano

No primeiro jogo da final do Campeonato Baiano, realizado no Barradão na tarde de domingo (31), o Vitória protagonizou uma virada emocionante contra o Bahia. O Leão começou a partida perdendo por 2 a 0, com gols de Thaciano e Cauly para o Bahia. No entanto, o Vitória não se deixou abater e lançou mão de sua carta na manga: Mateus Gonçalves. O volante entrou em campo e foi fundamental para a reação do time rubro-negro, empatando a partida. Nos acréscimos, foi a vez de Yuri Castilho brilhar. O jogador recebeu um lançamento na direita e fuzilou para os fundos da rede de Marcos Felipe, garantindo a vitória do Vitória por 3 a 2 sobre o Bahia. Com esse resultado, o Vitória sai na frente na disputa pelo título do Campeonato Baiano de 2024. A equipe rubro-negra terá a vantagem na segunda e decisiva partida, que acontecerá no próximo domingo.

 

Neste mês de abril, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) vai realizar a última campanha de vacinação contra a febre aftosa em toda a Bahia. O coordenador estadual do Programa Nacional de Vigilância Para Febre Aftosa, ressaltou que todos os bovinos deverão ser imunizados contra a doença. O prazo para a declaração da vacinação é até o dia 17 de maio. O coordenador deixou claro que não haverá possibilidade de prorrogação do prazo nessa etapa. A meta é vacinar a totalidade do rebanho na Bahia. A campanha de vacinação acontece de 01 a 30 de abril. Em maio de 2001, a Bahia conquistou a Certificação Internacional de Estado Livre da Aftosa com Vacinação.

 

  • Por Redação da Rádio 88 FM

  • 01.Abr.2024 // 00h00

  • Geral

Mãe e filho morrem carbonizados após casa pegar fogo no interior da Bahia

Mãe e filho morreram após a casa em que eles estavam pegar fogo durante a madrugada de sábado (30), em Paulo Afonso, no norte da Bahia. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, o filho mais novo, de 19 anos, que também estava no imóvel, conseguiu escapar pelo telhado. O acidente aconteceu por volta das 2h30, no Bairro Perpétuo Socorro. Os bombeiros foram acionados porque dois dos três moradores da casa ainda estavam dentro do imóvel em chamas. Apesar do combate ao fogo, não foi possível retirá-los do local. O rescaldo do imóvel só acabou às 6h, cerca de 4h após o início do incêndio. Segundo os bombeiros, os corpos foram encontrados em estado avançado de carbonização. As vítimas foram identificadas como Sonia Maria da Conceição, de 46 anos e Igor Rafael da Conceição Lima, de 22 anos. Sônia era mãe de Igor e do jovem de 19 anos, que sobreviveu. Os três faziam parte da Igreja Congregação Cristã do Brasil. O sobrevivente foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento de Paulo Afonso e está fora de perigo. Já os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 27.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Jovem de 18 anos morre afogado em Aracatu

Um jovem de 18 anos, identificado como Micael Teixeira Nunes, morreu no último domingo (25) após se afogar em um riacho na Fazenda Pilar, zona rural da cidade de Aracatu. Segundo informou o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Micael estava no local acompanhado de familiares e amigos. Ao perceberem que Nunes tinha se afogado, todos se mobilizaram e retiraram o corpo do riacho. Teixeira foi levado para o Hospital Municipal de Aracatu, mas já chegou ao local sem sinais vitais. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Micael foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. As informações são do site Achei Sudoeste.

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 27.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Faustão é internado às pressas e passará por novo transplante

O apresentador Faustão foi internado em São Paulo, na segunda-feira (26), e pode ser submetido a um novo transplante. Desde setembro, o profissional passava por diálise, cerca de três vezes por semana, para retirar líquido do corpo. Os procedimentos eram necessários, já que Faustão ficou com o sistema renal comprometido desde quando os problemas no coração o levaram ao hospital e, consequentemente, a um transplante do órgão. De acordo com informações, em virtude do agravamento do quadro, Faustão pode ser submetido a um novo transplante, mas, desta vez, de rim. 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 27.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Quinta morte por dengue na Bahia é confirmada

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou a quarta morte por dengue no estado na segunda-feira (26), e a quinta morte foi registrada em Feira de Santana. A quarta vítima da doença era um morador de Ibiassucê, no sudoeste da Bahia. O paciente era um idoso de 87 anos, que tinha outros problemas de saúde e faleceu em 13 de fevereiro. Já em Feira de Santana, foi registrada a primeira morte por dengue hemorrágica no último sábado (24). A vítima é uma adolescente de 17 anos, Keziane Mota dos Santos, que estava internada há três dias no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) devido a complicações da doença. A mãe da adolescente, Taiana dos Santos, compartilhou detalhes angustiantes sobre a trajetória de sua filha. Desde o surgimento dos primeiros sintomas, suspeitas da presença da dengue foram levantadas. No entanto, a rápida deterioração do quadro clínico da jovem foi alarmante, levando-a a ser hospitalizada de forma urgente. No ano de 2023, 22 pessoas morreram devido à dengue, uma devido a zika e 3 por causa da chikungunya, conforme informado pela Sesab. Neste ano, já foram notificados 12.493 casos prováveis de dengue no estado e 38 municípios se encontram em epidemia.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 27.Fev.2024 // 00h00

  • Geral

Secult inicia pagamento de projetos da Lei Paulo Gustavo na Bahia

A tarde de segunda-feira (26) foi de muita força e diversidade cultural na sede da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa). Isso porque foi realizado um ato que autorizou o pagamento dos premiados nos editais da Paulo Gustavo Bahia (PGBA). O Secretário de Cultura Bruno Monteiro recebeu mestras e mestres da cultura popular representando os premiados reconhecidos pelos seus legados ancestrais por comunidades de todo o estado. O Secretário de Cultura abriu o ato comemorando esse momento tão importante e a possibilidade de reconhecer a trajetória e as ações culturais de agentes e instituições que possuem um legado ancestral em comunidades baianas.

A recarga da Barragem Luiz Vieira foi de quase 10 milhões de m³ nos últimos 30 dias. O volume registrado no dia 22 de janeiro deste ano era de 63.862.252 m³, enquanto nesta quarta-feira (21), é de 72.933.818 m³, que equivale a 73,41% de sua capacidade. A meteorologia indica chuvas até a próxima sexta-feira (23), o que poderá elevar o volume da barragem para mais de 75% de sua capacidade.

 

 

As informações são do site Portal Livramento.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.