
Marcos Oliver
Os locais de prova onde cada candidato fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgados nesta terça-feira (24) no cartão de confirmação, na Página do Participante.
O site, no entanto, estava apresentando instabilidades até a última atualização desta reportagem. Ao g1, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que o procedimento técnico de inserção dos dados ainda não havia sido finalizado.
????O que é cartão de confirmação? É o documento em que o candidato pode consultar o local de prova. Lá, também estarão escritos o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), as datas do exame e as solicitações de atendimento especializado (no caso de pessoas com deficiência ou lactantes, por exemplo).
????Como consultá-lo? Para acessar o cartão de confirmação, basta entrar na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante) e fazer o login com CPF e senha. Aparecerá uma notificação em destaque para consultar o cartão.
Apesar de a impressão do cartão não ser obrigatória, a recomendação do Inep é imprimir e levar esse cartão nos dias de exame (5 e 12 de novembro). Assim, o candidato evitará confundir o endereço onde prestará o Enem.
???? Após consultar o cartão de confirmação, as dicas são:
* pesquisar o endereço do seu local de prova;
* verificar a distância e o tempo de deslocamento;
* e, se possível, simular o percurso em um domingo, quando o trânsito e o transporte público têm fluxos diferentes.
???? O portão fecha às 13h, mas a orientação do Inep é chegar às 12h ao local de prova.
Enem 2023 terá provas coloridas
O Inep informou que a edição de 2023 terá como novidade elementos coloridos.
Como era: Até 2022, as provas tinham apenas a capa do caderno de questões colorida.
Como fica: Agora, além da capa, o caderno de questões terá elementos gráficos coloridos. De acordo com o Inep, as cores podem aparecer em charges e tirinhas, além de serem visíveis também na enumeração dos itens da prova.
Atenção: cada candidato continua precisando indicar no gabarito a cor de seu caderno de questões.
Segundo o órgão, o objetivo principal é facilitar a compreensão visual dos itens da prova pelos participantes. O Inep garante ainda que a prova contemplará pessoas com daltonismo.
"Além disso, as imagens coloridas também podem trazer maior acessibilidade às pessoas com baixa visão, por permitir melhor contraste entre as cores utilizadas. Isso pode ser especialmente importante ao exibir texto em um plano de fundo para facilitar a leitura, por exemplo", disse o Inep sobre a novidade.
????? Datas das provas
5 de novembro
* 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
* 45 questões de ciências humanas; e
redação.
12 de novembro
* 45 questões de matemática; e
* 45 questões de ciências da natureza.
? Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos.
????? O que levar no dia da prova
* RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
* Álcool em gel;
* Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
* Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
* Cartão de confirmação de inscrição;
* Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não o apertem.
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
* e-Título,
* Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
* O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal --- capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
? O que não levar no dia prova
* Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
* Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
* Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
* Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
???? Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, desde que acompanhado pelo fiscal.
O Livramentense Luan Miguel, de apenas 20 anos, morador do Povoado da Barrinha, sagrou-se Campeão Goiano profissional 2023 (divisão de acesso), atuando pela equipe do Goiatuba. Luan, que é centroavante marcou 3 gols na competição, ajudando a equipe a conquistar uma vaga no Campeonato Goiano 2024. O atleta começou na Escolinha Revelando Talentos do Professor Flávio Lima, passou pelas categorias de base do Vitória de Salvador e atuou como profissional na equipe do Primavera de Idaiatuba, São Paulo. Segundo seu empresário, Rui Spors, Luan é um jogador bastante promissor, pois além de goleador tem excelente porte físico e muita vontade de mostrar seu futebol no Brasil e na Europa.
Um livramentense identificado como Rafael Louzada, sua esposa Amanda Gouveia, e o filho de seis meses, se envolveram em um acidente de trânsito, ocorrido na cidade de Janaúba, no estado de Minas Gerais. Segundo informações passadas ao Jornal da 88, o fato ocorreu na manhã desta segunda-feira (23), e infelizmente Rafael e a esposa Amanda, vieram a óbito. Até o fechamento desta matéria não havia sido informado o estado de saúde da criança. Ainda segundo informações, a família estava em um carro que acabou sendo atingido por um caminhão baú, mas as causas do acidente são desconhecidas até o momento. Rafael é de uma tradicional família, a família Louzada, no Distrito de Itanajé em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. A Rádio 88 FM, deseja aos parentes e amigos, muita força nesse momento, nossos sinceros sentimentos.
A falta das condições ideais para uso de tecnologia no ensino educacional isola ainda mais estudantes e professores. Segundo levantamento do Ministério da Educação (MEC), na Bahia, por exemplo, 96,7% das escolas possuem conexão à internet, no entanto 25,9% têm velocidade abaixo do ideal para alunos e professores usarem em sala de aula. De acordo com o Brasil 61, além disso, 60% das escolas do estado não possuem rede Wi-Fi instalada, e 440 escolas estão totalmente desconectadas. Buscando universalizar a conectividade nas 13.339 instituições de educação municipais, estaduais e federais do estado até 2026, o governo federal anunciou uma Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, coordenada pelos Ministérios da Educação (MEC) e das Comunicações (MCom). A medida vai reunir políticas públicas relacionadas à inclusão de tecnologia nos processos educacionais que estão em andamento. São elas: Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (Fust); Programa Aprender Conectado (PAC); Lei de Conectividade (Lei 14.172/2021); Wi-Fi Brasil; Programas Norte e Nordeste Conectados e Política de Inovação Educação Conectada (Piec). Segundo o Ministério da Educação, ao todo serão investidos R$ 8,8 bilhões para as ações. “Desse total, R$ 6,5 bilhões serão destinados à implantação de conexão à internet e rede interna nas escolas”. De acordo com a pasta, a medida deve beneficiar mais de 2,8 milhões de crianças e adolescentes, na Bahia.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 23.10.2023
Trabalho na Câmara Trato hoje das falas de Josemar Miranda e Aparecido Lima, na sessão de 6ª feira, dia 20, da Câmara de Livramento. A íntegra da reunião, de 47 min, está no Youtube. E um resumo da mesma é feito aqui na 88 FM. Os vereadores só se reúnem uma vez na semana, por 1h em média, sempre às 6ª feiras à tarde. Se cair em feriado ou após um feriado, não mudam para outro dia útil, o que é um absurdo. De pelo menos 35 sessões previstas até agora, este ano, houve apenas 24. Este mês foi apenas uma, quando leram, com atraso, mensagens enviadas ao Executivo, com projetos aprovados, que o prefeito até já havia publicado no Diário Oficial.
Uma secretaria inútil Josemar Miranda sugeriu a promoção do turismo ecológico, em Livramento, destacando o potencial existente no município, incluindo a bela cachoeira Véu de Noiva, na Serra das Almas. Existe falta de atuação, nesse sentido, da nossa Secretaria de Turismo que até agora não serviu para nada! O vereador observou que há um cartaz promocional, um outdoor, no aeroporto de Vitória da Conquista, convidando as pessoas para visitarem a Chapada Diamantina, em turismo ecológico. Segundo Josemar, no cartaz tem a lista dos municípios da Chapada, mas não consta Livramento.
De fato, vereador, em 2007, o município foi apagado do Mapa da Chapada, passando a fazer parte do chamado Sertão Produtivo, com a nova divisão territorial da Bahia. Ninguém em Livramento se importou com isso, até hoje, nem vereadores ou prefeitos. Em 2015, alertei para isso, numa audiência pública, em Salvador, sobre a vinda de uma Universidade Federal, para a região. Pedi para incluir Livramento, o que foi acatado pelo então presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Sales, coordenador da audiência. Só não sei em que ficou o projeto da Universidade!
O óbvio já começou O vereador Aparecido Lima, em ensaiada indignação, falando como se o Distrito de Iguatemi fosse separado de Livramento, denunciou o que era previsto desde antes de Adão e Eva nascerem. Disse que falta água em Iguatemi, há 22 dias, desde a inauguração da água (30/9), no povoado Lourenço, servido pela mesma adutora! E que a tarifa mínima, mesmo assim, é cobrada pela Embasa. Ué, vereador, já veio a conta desses dias? Aparecido Lima disse que falta um transformador para bombear a água do Lourenço para Iguatemi. E colocou a culpa na Embasa e Coelba! Não, vereador, a culpa é de vocês e do prefeito, que não exigiram a ampliação do sistema de tratamento de água, no Passa-Quatro, na sede municipal, de onde sai a água para Iguatemi. O sistema já era precário e obsoleto, como temos alertado, e passou a atender a pelo menos 10 mil usuários a mais. Tomem vergonha e falem a verdade!
Para refletir Sócrates foi um filósofo grego, nascido 399 aC, em Atenas! Um espírito iluminado! Por discordar e criticar os poderosos da época, foi condenado à morte! O carrasco que o obrigaria a tomar o veneno ficou impressionado com sua tranquilidade, momentos antes da execução. E perguntou-lhe: “Daqui a pouco, vou fazê-lo beber a cicuta, e você não parece preocupado!” Sócrates responde: “Quem deveria está preocupado é você!”. A propósito, vou repetir, aqui, o que ficou conhecido como as “3 Peneiras de Sócrates”. Certa vez, um homem disse-lhe: “Quero lhe contar uma coisa sobre um amigo seu!”. Sócrates responde:
“O que vai me dizer é verdade? Você viu, presenciou, ou ouviu de alguém?” O homem responde: “Eu ouvi, não sei se é verdade”. Não passou na 1ª peneira. Sócrates insiste: “Ao me contar, você será bondoso com meu amigo? Se fosse com você, gostaria que se espalhasse?” O homem diz: “na verdade não”. Foi a 2ª peneira! O filósofo aplica a 3ª: “É realmente útil ou necessário que eu saiba o que quer me contar?”. O homem teve de admitir que “Não”! E Sócrates concluiu: “Se o que quer me contar não é verdadeiro e para nada serve, não preciso saber! Por favor, não me conte! Fique para você!” Moral da história, a vida entre as pessoas seria bem melhor se todo fofoqueiro fosse tratado assim! Pensem nisso!
Um acidente registrado na Avenida Presidente Vargas, no centro de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, resultou na falta de energia daquela região, devido à colisão do veículo envolvido com um poste, na madrugada deste sábado (21). Segundo informações fornecidas pela Assessoria de Comunicação da 46ª CIPM, o(a) motorista do Ford Ecosport, de cor branca e de Placa Policial OLG-4409, evadiu-se do local do acidente, abandonando o carro em via pública. A Guarnição da Polícia Militar foi acionada por volta das 02h40min e isolou o local até a chegada de prepostos da Coelba. Ainda de acordo com dados passados à nossa redação, não houve vítimas.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 20.10.2023
As escolas públicas O ensino público, no Brasil, acabou faz tempo, pelo descaso dos governantes e falta de reação dos governados. Há uns 30 anos, uma professora, minha amiga, repetiu com certo orgulho e ar de esquisita vitória um bordão usado pela categoria, na época, que dizia: O Estado finge que nos paga e a gente finge que ensina! Isso para expressar indignação diante dos baixos salários! Depois, alguém acrescentou: E os alunos fingem que apreendem! E eu passei a dizer: e os pais fingem não ver nada disso! Pela Constituição Federal de 1988, o governo da União foi obrigado a fazer alguma coisa sustentável, que foram a criação dos fundos educacionais (Fundef/Fundeb/FNE) e a edição da Lei do Piso Salarial. Mas o zelo do constituinte foi boicotado pela corrupção nas gestões estaduais e municipais, desviando os recursos e sonegando o piso.
E grande parte dos professores parece continuar fingindo que ensina, alunos fingindo que estudam e pais fingindo que não estão vendo! Não por acaso, o quadro ruim, diante do que é cínico medir a qualidade do ensino, como é feito através do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Às vezes, até se contradizem. Na verdade, revelam o desastre! O ranking-2022 do Enem, por exemplo, mostra que entre as 25 melhores escolas da Bahia, só uma é da rede pública (Colégio Militar de Salvador), segundo matéria do jornal Correios (Salvador), com dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Em Livramento, então, a situação é muito feia!
Com pé, e sem cabeça O Diário Oficial (eletrônico) de Livramento veiculou, ontem, o que seriam atos administrativos relativos ao Hospital Municipal Dr. Ulysses Celestino da Silva. Atos com algum pé, pois são assinados pelo diretor do hospital, mas sem cabeça, pois não dizem se é lei, decreto ou portaria. Criam um Núcleo de Segurança do Paciente, uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, uma Comissão de Revisão de Óbitos, Comissão de Revisão de Prontuários e o Regimento Interno do Núcleo de Vigilância Epidemiológica. São exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Fazem sentido, menos a “revisão de óbitos”, pois ainda não existe revisão para a morte. Tentaram imitar a estrutura de leis, decretos ou portarias, com artigos etc, mas não são assim identificados, como se faz necessário em atos administrativos da gestão pública. Teria de ser “decreto”, se pelo prefeito, ou “portaria”, se pelo titular da Saúde. O hospital não é um órgão autônomo, é uma unidade de saúde, subordinado, ao que se sabe, à Secretaria Municipal da Saúde.
Para refletir Recolhi do site historias que minha avó contava o texto que adaptei para nossa reflexão de hoje. A historinha conta o sonho de um velho monge, que tinha muita curiosidade sobre a vida após a morte, principalmente a ideia de céu e inferno. No sonho, ele teria sido visitado por um anjo, que lhe perguntara justamente se ele gostaria de visitar os ditos céu e inferno. Cheio de curiosidade, ele, claro, falou que sim. O anjo o levou, primeiro, para o que seria o inferno, onde chamou sua atenção almas tristes, magras, aspecto doentio, que pareciam famintas! Mas havia uma mesa farta de comidas saborosas e cheirosas, que até ele, o monge, teve vontade de comer.
Então ele pergunta ao anjo: Por que essas almas não comem? O anjo diz que elas têm os braços virados para trás, e não conseguem levar a comida à boca. O monge pensou no quanto aquilo era angustiante! Em seguida, o monge foi conhecer o céu. Ficou encantado, ao ver as almas alegres, sorridentes, coradas, de aspecto saudável. E notou que, ali, também havia uma mesa farta de comida. Mas observou que, também, os cotovelos das almas dobravam para frente, sem poder, igualmente, levar comida à boca! E o anjo explica: Mas aqui há uma diferença! Todos aqui colocam a comida um na boca do outro! Moral da historia: céu ou inferno nasce dentro de nós! Pensem nisso!
Mais uma etapa do Campeonato Rural Livramentense vai iniciar. A partir de domingo, dia 22, começam as rodadas das oitavas de final. Nessa fase, são os jogos de ida, quatro jogos pela manhã e quatro à tarde. Às 08h45, tem disputa entre, Lagoa Comprida x Nado de Cima; Várzea D'Água x Lourenço; Vereda x Matinha e Iguatemi x Sítio Novo. À tarde, às 15h15, Lagoa Nova x Varzinha; Alves x Monte Oliveira; Tabuleiro x Várzea e Barrinha x Monteiro. Boa sorte pros times.
Na cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, 6,2 mil famílias recebem recursos do Bolsa Família. O Governo Federal injeta na cidade, através do Bolsa Família, R$ 4,2 milhões mensalmente, com valor médio de R$ 681,93. Já na cidade de Brumado, segundo o Achei Sudoeste, 7 mil famílias são atendidas pelo Programa Bolsa Família, do Governo Federal. Ao todo, o programa social injeta mensalmente R$ 4,7 milhões na economia da cidade, com valor médio de R$ 661,77. Na cidade vizinha de Caetité, por sua vez, são 8 mil famílias atendidas pelo programa. O valor injetado mensalmente na economia local é de R$ 5,3 milhões, com valor médio de R$ 661,41.
Um motociclista foi atingido por um caminhão na BA-148, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, em um trecho que localiza-se no Bairro Piçarrão, e evoluiu a óbito. Segundo informações da 46ª CIPM, o fato foi registrado por volta das 18h50min da última sexta-feira (20), próximo a um posto de combustíveis. No local, foi identificada uma motocicleta Honda CG Titan, de cor vermelha e Placa Policial OBL-0l57, bem como o condutor, que estava caído ao solo com ferimentos graves. De acordo com testemunhas, o motorista do caminhão, posteriormente identificado pelas iniciais L. S. N., fugiu do local com o veículo. O SAMU 192 foi acionado e os primeiros socorros foram prestados à vítima ainda no local. Após isso, ele foi encaminhado à UPA 24h de Livramento, onde não resistiu aos ferimentos. Os militares confeccionaram o Registro de Acidente de Trânsito (RAT) e direcionaram a motocicleta para a Delegacia Territorial de Livramento. O caminhão foi apresentado na Delegacia pelo proprietário.
A Comissão Gestora da Lei Paulo Gustavo em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, realizou na tarde da última quarta-feira (18) uma reunião para discussão acerca do quantificativo de projetos por metas e elaboração do Edital do Chamamento Público. Com isso mais um passo é dado para que os fazedores e fazedoras de cultura do município, sejam beneficiados com o benefício destinado a Livramento. São mais de R$400 mil reais a ser distribuído. E atenção fazedores e fazedoras de cultura de Livramento, nesta sexta-feira (20), acontece das 08h às 12h na Associação dos Amigos de Livramento, um encontro presencial. O evento “Ponto a Ponto”, um programa de formação da rede de pontos de cultura do governo do estado e tem apoio da Secretaria de Cultura de Livramento, nele, dentre os assuntos abordados, será informado sobre os editais abertos voltados à cultura, explicações sobre a lei Paulo Gustavo, informações sobre como os fazedores de cultura de Livramento podem ter acesso aos programas de culturas do estado, entre outros pontos. É importante a participação de todos os fazedores de cultura do nosso município.
Uma lista dinâmica que muda quase diariamente. Assim é a tabela do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), que lista os municípios bloqueados de receberem recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outros repasses do governo federal. De acordo com o Brasil 61, 9 municípios baianos estão na lista, entre eles Aracatu e Érico Cardoso, na região sudoeste da Bahia. Vários podem ser os motivos de bloqueios dos municípios, de acordo com a CNM. Entre eles: Ausência de pagamento da contribuição ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); Dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Débitos com a inscrição da dívida ativa pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN); Falta de prestação de contas no Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (SIOPS). Com dados do Tesouro Nacional, o Siafi reúne informações referentes a execuções orçamentárias, patrimoniais e financeiras da União. Quando um município é incluído no sistema, a prefeitura fica impedida de receber qualquer ajuda financeira. Isso, segundo o especialista em orçamento público e mestrando em políticas públicas pelo IPEA Dalmo Palmeira complica a situação financeira dos municípios menores. “Para os municípios que são muito dependentes do FPM, praticamente significa a paralisação do funcionamento das atividades básicas do município. Em muitos deles, a maior despesa é com pagamento de pessoal. Então, se isso permanecer durante algum tempo, acaba atrasando a folha de pagamento”.
Será realizado em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, um Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas, catarata e pterígio (carne no olho). Nos dias 16 e 17 de novembro acontece a triagem na Escola Municipal Fernando Ledo Santos Pereira, a partir das 08h. Dias 18 e 19 a cirurgia no Hospital Municipal Ulysses Cambui da Silva e dia 20, revisão que também será feita no Hospital. Procure imediatamente sua Unidade de Saúde, com carteira de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência, para fazer o agendamento. Pacientes elegíveis, pessoas com catarata com 60 anos de idade ou pessoas com pterígio com 25 anos de idade.
Durante o tempo de leitura deste texto, aproximadamente seis minutos, um assassinato pode acontecer no estado da Bahia.
A conta é feita com base no anuário mais recente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no primeiro semestre. O documento analisa estatísticas de 2022 que colocam a Bahia em primeiro lugar no ranking de mortes violentas em todo o território nacional.
No ano passado, foram 6.659 mortes violentas intencionais. Esse número soma homicídios dolosos (5.641); lesões corporais seguidas de morte (51) e latrocínios (907). Um aumento de 5,9% em relação ao ano anterior. O estado aparece na cabeça do ranking de mortes violentas pelo quinto ano seguido – ele é o quarto mais populoso do país.
Segundo o Monitor da Violência, produzido pelo portal de notícias G1, houve uma leve redução das mortes no Brasil e na Bahia, no primeiro semestre de 2023. O levantamento é realizado em parceria com o Núcleo de Estudos de Violência da USP (Universidade de São Paulo) e pelo mesmo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Entre os crimes recentes de maior repercussão estão o assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete Pacífico, na região metropolitana de Salvador, e a chacina de dez pessoas, incluindo crianças, na cidade de Mata de São João.
Bernadete Pacífico estava no programa do governo federal de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos e sofria ameaças, denunciadas ao Supremo Tribunal Federal (STF). Sua morte desencadeou manifestações de movimentos sociais da comunidade negra em várias partes do Brasil.
No dia 4 de setembro, três homens foram presos pelo assassinato, mas o governo da Bahia afirmou que ainda não há como apontar a motivação do crime e por isto as investigações continuam.
Outro assassinato que gerou repercussão no estado aconteceu em setembro. O policial federal Lucas Caribé foi morto na capital baiana, durante uma operação para cumprir mandados de prisão. Caribé foi segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral em 2022.
No dia 2 de setembro, um suspeito foi preso por envolvimento no crime. Ele também é suspeito de ser um dos responsáveis pelo tráfico de drogas da Bahia para a Europa e África e estava em Salvador no dia do assassinato.
O que acontece com a Bahia
Apenas em setembro, como aponta um artigo publicado na revista piauí, 56 pessoas foram mortas por forças de segurança no estado e três policiais morreram em confrontos.
Em meio à crescente onda de violência, somente no mês de julho, o estado registrou um aumento de 15% na letalidade policial e em mortes por balas perdidas, na comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto Fogo Cruzado.
O índice de letalidade policial considera o número de pessoas mortas por agentes de segurança pública no desempenho de suas funções. O instituto mapeou 178 tiroteios com 151 mortes e 36 feridos, em Salvador e Região Metropolitana. Foi o pior indicador mensal, até então, da série histórica no estado, iniciada em 2021.
Junto aos números, há uma mudança de cenário desde 2018. Pelo menos 16 facções disputam o tráfico de drogas, segundo uma fonte da Polícia Civil baiana que pediu para não ser identificada pelo Global Voices por motivos de segurança.
Grupos criminosos com presença em outros estados operam também na Bahia, como o Comando Vermelho, do Rio de Janeiro, ou o Terceiro Comando Puro, uma dissidência do Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, e se associam com facções locais como o Bonde do Maluco.
O podcast Ao Ponto, do jornal O Globo, aponta que a posição geográfica do estado torna o local estratégico para o tráfico, o que leva às disputas por território:
A localização do estado permite que drogas cheguem tanto pela região Norte quanto pelas regiões Sul e Centro-Oeste. De lá, as substâncias entorpecentes são muitas vezes enviadas para Europa partindo dos três maiores portos baianos.
Durante operações policiais e em disputas entre traficantes, há relatos de uma rotina que impõe terror à população, com ruas fechadas, toques de recolher impostos aos moradores, ônibus queimados, postos de saúde e escolas deixando de funcionar.
O Global Voices teve acesso a uma mensagem supostamente enviada por criminosos em um grupo de WhatsApp de moradores do bairro do Calabar, em Salvador, no começo de setembro, que dizia:
Aqui sou eu mesmo que estou falando, Jorginho. Vim deixar vcs avisados que não quero guerra com morador nem com a comunidade. Minha guerra é com os traficantes do BDM (Bonde do Maluco). Vão haver várias trocas de tiros. Espero não atingir nenhum morador. Todos os moradores em suas casas a partir das 20 horas (…). Vamos estabelecer a paz. Facção CV (Comando Vermelho) agradece”.
O governador Jerônimo Rodrigues, do Partido dos Trabalhadores (PT), o mesmo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, falou sobre a escalada de violência em vídeo publicado no Facebook, no início de agosto. Ele defendeu “respeitar a vida, freando os exageros que possam existir, tanto de grupos criminosos como de profissionais da segurança pública (sic)”.
Transparência
O GV tentou acessar os links para relatórios parciais sobre mortes violentas na Bahia, referentes aos meses de 2023. Porém, desde o início da apuração, em agosto, os documentos apareciam como inativos na página da Secretaria de Segurança Pública.
A reportagem procurou o Secretário de Comunicação por telefone e através do WhatsApp. Por meio de mensagem de texto, no dia 13 de setembro, conseguimos enviar perguntas ao governo, mas não obtivemos resposta até o momento da publicação. Após o contato, os links de 2023 foram removidos da página.
No ano passado, antes de assumir a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas falou da ”hiperespecialização” da polícia baiana como um dos principais fatores para o aumento da violência policial. Ele se referia à criação de unidades especializadas dentro da polícia militar que passaram a ter uma certa autonomia diante dos comandos.
No Brasil, diferente do conceito geral internacional, as polícias militares são forças de segurança estaduais responsáveis pelo policiamento ostensivo, preventivo e repressivo geral.
“A Polícia da Caatinga parece ser uma outra força, não fica submetida ao mesmo regramento, isso chega até a ser ilegal, mas é o que acontece”, explicou Freitas à época.
De oposição, o deputado federal Leur Lomanto Jr. (União Brasil) defendeu intervenção federal para lidar com o problema de violência, o que poderia ser um desgaste político para o governo do PT.
A Bahia foi decisiva para a eleição de Lula em 2022. O PT está à frente do governo estadual há 17 anos. O atual ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, foi governador do estado, mas há dificuldade por parte dos petistas em admitir a relevância dos números de violência no estado.
Costa, em entrevista ao canal de TV Globo News, em agosto, questionou os dados e disse não reconhecer ”nenhum parâmetro ou comparação de ONGs que fazem publicações sobre questões de segurança”.
À Deutsche Welle Brasil Samuel Vida, professor e coordenador do programa Direito e Relações Raciais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), afirmou que “a Bahia tem um longo histórico de violência policial letal e essa característica se relaciona com diversos fenômenos sociais, políticos e institucionais”. Entre eles, o racismo e a escolha do terror policial como política de segurança pública e gerenciamento das desigualdades sociorraciais.
Por outro lado, policiais reclamam da falta de estrutura para trabalho de inteligência e investigação. A informação é de uma fonte ligada à Secretaria de Segurança Pública que só aceitou falar com o GV pelo aplicativo Signal. “Quero continuar vivo”, disse.
Há relatos de que é comum boa parte dos investigadores serem deslocados para outras atividades. “Sem inteligência e investigação policial não há como combater o crime organizado”, afirma a fonte ouvida pelo GV.
Na primeira semana de outubro, o ministro da Justiça Flávio Dino, autorizou R$ 20 milhões em recursos federais adicionais do Fundo de Segurança Pública (FNSP) a serem investidos na Bahia.
A Bahia tem 34,4 mortes a cada 100 mil pessoas, segundo estatísticas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma taxa de homicídios de até 10 mortes por cada 100 mil habitantes é considerada tolerável para sociedades democráticas.
O novo Registro Geral (RG) já está em fase de implementação no país. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Matheus Bereh Moraes, presidente do Sindicato dos Peritos em Papiloscopia do Estado da Bahia (Sindpep), destacou que o novo documento trará melhorias para a segurança pública. Na Bahia, o RG deverá ser implantado até o segundo semestre de 2024. Segundo Moraes, com o novo sistema de RG, a busca de reconhecimento facial será mais ampla, alcançando até 12 milhões de pessoas. “As possibilidades de criminosos serem buscados, encontrados e presos vão aumentar potencialmente”, destacou. O novo sistema também produzirá efeitos positivos em casos de desaparecimento. Moraes reiterou que a tecnologia de identificação associada ao reconhecimento facial será de grande valia para a área da segurança pública. “Estamos muito orgulhosos de operar esse sistema”, comemorou.