Rádio 88 FM

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 23.Out.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 23.10.2023

Trabalho na Câmara Trato hoje das falas de Josemar Miranda e Aparecido Lima, na sessão de 6ª feira, dia 20, da Câmara de Livramento. A íntegra da reunião, de 47 min, está no Youtube. E um resumo da mesma é feito aqui na 88 FM. Os vereadores só se reúnem uma vez na semana, por 1h em média, sempre às 6ª feiras à tarde. Se cair em feriado ou após um feriado, não mudam para outro dia útil, o que é um absurdo. De pelo menos 35 sessões previstas até agora, este ano, houve apenas 24. Este mês foi apenas uma, quando leram, com atraso, mensagens enviadas ao Executivo, com projetos aprovados, que o prefeito até já havia publicado no Diário Oficial. 

Uma secretaria inútil Josemar Miranda sugeriu a promoção do turismo ecológico, em Livramento, destacando o potencial existente no município, incluindo a bela cachoeira Véu de Noiva, na Serra das Almas. Existe falta de atuação, nesse sentido, da nossa Secretaria de Turismo que até agora não serviu para nada! O vereador observou que há um cartaz promocional, um outdoor, no aeroporto de Vitória da Conquista, convidando as pessoas para visitarem a Chapada Diamantina, em turismo ecológico. Segundo Josemar, no cartaz tem a lista dos municípios da Chapada, mas não consta Livramento. 

De fato, vereador, em 2007, o município foi apagado do Mapa da Chapada, passando a fazer parte do chamado Sertão Produtivo, com a nova divisão territorial da Bahia. Ninguém em Livramento se importou com isso, até hoje, nem vereadores ou prefeitos. Em 2015, alertei para isso, numa audiência pública, em Salvador, sobre a vinda de uma Universidade Federal, para a região. Pedi para incluir Livramento, o que foi acatado pelo então presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Sales, coordenador da audiência. Só não sei em que ficou o projeto da Universidade!  

O óbvio já começou O vereador Aparecido Lima, em ensaiada indignação, falando como se o Distrito de Iguatemi fosse separado de Livramento, denunciou o que era previsto desde antes de Adão e Eva nascerem. Disse que falta água em Iguatemi, há 22 dias, desde a inauguração da água (30/9), no povoado Lourenço, servido pela mesma adutora! E que a tarifa mínima, mesmo assim, é cobrada pela Embasa. Ué, vereador, já veio a conta desses dias? Aparecido Lima disse que falta um transformador para bombear a água do Lourenço para Iguatemi. E colocou a culpa na Embasa e Coelba! Não, vereador, a culpa é de vocês e do prefeito, que não exigiram a ampliação do sistema de tratamento de água, no Passa-Quatro, na sede municipal, de onde sai a água para Iguatemi. O sistema já era precário e obsoleto, como temos alertado, e passou a atender a pelo menos 10 mil usuários a mais. Tomem vergonha e falem a verdade! 

Para refletir Sócrates foi um filósofo grego, nascido 399 aC, em Atenas! Um espírito iluminado! Por discordar e criticar os poderosos da época, foi condenado à morte! O carrasco que o obrigaria a tomar o veneno ficou impressionado com sua tranquilidade, momentos antes da execução. E perguntou-lhe: “Daqui a pouco, vou fazê-lo beber a cicuta, e você não parece preocupado!” Sócrates responde: “Quem deveria está preocupado é você!”. A propósito, vou repetir, aqui, o que ficou conhecido como as “3 Peneiras de Sócrates”. Certa vez, um homem disse-lhe: “Quero lhe contar uma coisa sobre um amigo seu!”. Sócrates responde: 

“O que vai me dizer é verdade? Você viu, presenciou, ou ouviu de alguém?” O homem responde: “Eu ouvi, não sei se é verdade”. Não passou na 1ª peneira. Sócrates insiste: “Ao me contar, você será bondoso com meu amigo? Se fosse com você, gostaria que se espalhasse?” O homem diz: “na verdade não”. Foi a 2ª peneira! O filósofo aplica a 3ª: “É realmente útil ou necessário que eu saiba o que quer me contar?”. O homem teve de admitir que “Não”! E Sócrates concluiu: “Se o que quer me contar não é verdadeiro e para nada serve, não preciso saber! Por favor, não me conte! Fique para você!” Moral da história, a vida entre as pessoas seria bem melhor se todo fofoqueiro fosse tratado assim! Pensem nisso!