OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Show da Noite

Marcos Oliver

A previsão do tempo do Canal Rural indica mais de 270 mm de chuva para o mês de novembro no município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. A chuva deve se concentrar entre os dias 07 a 21 de novembro, sendo os maiores volumes esperado nos dias 19 e 20. A chuva deve amenizar o forte calor que predomina em Livramento neste mês de outubro, com chuvas de baixo volume entre os dias 24 a 29/10. Foi o Canal Rural que previu as chuvas nos meses de novembro e dezembro do ano passado que contribuíram para a Barragem Luis Vieira atingir seu volume máximo.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 20.Out.2022 // 00h00

  • Geral

Flamengo vence Corinthians e é campeão da Copa do Brasil

Depois de o primeiro jogo da final ter terminado em 0x0, o Flamengo derrotou o Corinthians e aumentou sua galeria de títulos ao vencer a Copa do Brasil de 2022.  Antes disso, no tempo regular da partida, na noite desta quarta-feira (19) no Maracanã, os times tinham empatado em 1x1. Na disputa direta, o time carioca ganhou do Corinthians por 6x5 nos pênaltis. Com o resultado, o rubro-negro carioca se torna tetracampeonato na competição, igualando a marca do Palmeiras e ficando atrás apenas de Cruzeiro (6) e Grêmio (5). Nos pênaltis, Filipe Luís parou em Cássio na primeira cobrança dos cariocas, mas Fagner acertou o travessão na quarta dos paulistas. O campeão saiu na série de alternadas, depois que Mateus Vital isolou e Rodinei converteu. O Flamengo agora soma quatro conquistas da Copa do Brasil. O Rubro-Negro levou o troféu para casa em 1990 (em decisão com o Goiás), em 2006 (diante do Vasco), em 2013 (batendo o Athletico-PR) e agora vencendo o Corinthians. Em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, os torcedores flamenguistas festejaram nas ruas.  

  • Por Redação do Jornal da 88 / Foto: Página do Deputado no facebook

  • 20.Out.2022 // 00h00

  • Geral

Deputado Nelson Leal foi reeleito sem precisar dos votos de Livramento

O resultado do 1º turno das eleições ainda movimenta Livramento de Nossa Senhora (BA), envolvendo a votação e o perfil dos eleitos. O município tem 46 mil habitantes, estimados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e mais de 35 mil eleitores, destes mais de sete mil não votaram, além de 2.324 votos brancos/nulos (governador) e 1.215 (presidente).

As eleições parecem campeonato de futebol, com direito a apostas, fogos, passeatas e carreatas. Na disputa natural entre grupos e partidos, Livramento tem um ingrediente raro a mais para apimentar o debate, que é um filho da terra como deputado estadual, Nelson Souza Leal (PP), reeleito pela 7ª vez consecutiva, passando por vários partidos. Iniciou no  PTB em 1997, indo para o PPB em 2001, PP em 2003, PSL em 2005 e 2018 retornou para o PP, onde segue até o momento.

Ele surgiu como esperança efetiva de representação do município na cúpula estadual, para incrementar o atendimento das demandas e impulsionar o desenvolvimento do município. Começou aos 29 anos, conduzido pelo pai, Dr. Emerson Leal, quatro vezes prefeito de Livramento e ocupante de vários cargos na administração estadual. Foi presidente da União das Prefeituras da Bahia (UPB), hoje União dos Municípios da Bahia. Isso o ajudou a consolidar uma base eleitoral que até hoje elege Nelson Leal, que soube administrar bem esse legado, no exercício dos mandatos.

Muitos livramentenses têm orgulho de votar nele, considerado filho da terra, embora nascido em Salvador. Sempre liderou a votação para deputado estadual em Livramento, chegando a ter seis mil votos, quando havia menos eleitores. Mas foi perdendo votos, com a invasão de outros candidatos e das queixas de que não fez o que esperavam dele para a terra natal. Em 2018, recebeu 3.638 votos (16,59%) e este ano caiu ainda mais, para apenas 2.357 votos (9,18%). Perdeu para Marcos Aguiar Viana (Marquinho Viana), do PV, natural de Barra da Estiva, que teve 10.370 votos (40,40%), sendo reeleito com 66.940 votos e vem liderando as votações para deputado estadual em Livramento, sendo o município que mais votou nele.

Nelson Leal e seu pai nunca se descuidaram das campanhas eleitorais locais, mas, na prática, continuaria sendo eleito mesmo se não tivesse votos de Livramento, que não é base decisiva para ele, tanto que foi reeleito com 81.683, sendo apenas 2.357 de seus conterrâneos. Essa seria a causa de alguns livramentenses acharem que ele nunca fez nada relevante para o município.

Nelson Souza Leal, 52 anos, casado, pai de três filhas, engenheiro civil, produtor rural. Como deputado, foi presidente da Assembleia Legislativa (2019-2021), após ter ocupado várias lideranças e a presidência de diversas comissões parlamentares.

No último domingo (16) a Prova de Ciclismo “Desafio Itambé-Conquista” foi realizada, tendo a participação de ciclistas de várias cidades baianas. Os ciclistas de Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas e Dom Basílio marcaram presença nesse grande evento e muitos conseguiram ficar entre os cinco primeiros em suas respectivas categorias, mostrando mais uma vez a força do ciclismo da nossa região. 

Confira como ficou a posição dos ciclistas da nossa região em cada categoria:

* Na categoria “Elite Masculino”, Moisés Dourado de Livramento, ficou em quinto lugar;

* Na categoria “Júnior Masculino” o destaque foi para o jovem ciclista de Rio de Contas Gabriel Leite que ficou em quinto lugar;

Na categoria “Master A feminino” tivemos como destaques duas ciclistas de Livramento, Lumena Medeiros em primeiro lugar e Elaine Ribeiro em quarto lugar;

Na categoria “Master A Masculino”, Josemar Oliveira de Dom Basílio ficou em quarto lugar;

Na categoria “Sub 30 Masculino”, Filipe Moraes ficou em terceiro lugar;

Na categoria Veterano Masculino Enedino Júnior (Júnior Calçados) de Livramento ficou em segundo lugar;

Além dos Ciclistas que ocuparam um lugar no pódio teve a participação de dos seguintes ciclistas na categoria MTB, Ronaldo, Edison Dourado e Diego. Parabéns aos ciclistas da nossa região pela brilhante participação neste grande evento.

  • Por Informações do Ministério da Saúde

  • 19.Out.2022 // 00h00

  • Geral

Sobrepeso e obesidade como problemas de saúde pública

O Ministério da Saúde reconhece a obesidade como um problema de saúde pública e orienta que, diante do atual quadro epidemiológico do país, sejam prioritárias as ações de promoção da alimentação adequada e saudável, de prevenção da obesidade e intervenções para a construção de ambientes alimentares saudáveis.

Tal qual uma orquestra, o corpo humano funciona como um sistema em que cada parte exerce uma função em prol do todo. Isso inclui características como quantidade de água no corpo, de massa magra, o peso e o percentual de gordura. Quando dentro de um parâmetro adequado, esse percentual é positivo para a saúde. Mas quando esse limite é extrapolado, é hora de ligar o sinal de alerta.

Do ponto de vista conceitual, tanto o sobrepeso quanto a obesidade se referem ao acúmulo excessivo de gordura corporal, um guarda-chuva que inclui todos os outros conceitos. A obesidade é fator de risco para outras enfermidades, como: doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer. Isso sem falar da maneira como o problema é visto pela sociedade, podendo levar a estereótipos e discriminação. E é justamente nesse ponto que fica evidente como aspectos sociais e psicológicos do indivíduo podem ser afetados, para além da questão física.

A prevalência de obesidade tem aumentado de maneira epidêmica entre crianças e adolescentes nas últimas quatro décadas e, atualmente, representa um grande problema de saúde pública no mundo. No Brasil, o excesso de peso (que compreende o sobrepeso e a obesidade) também tem aumentado em todas as faixas etárias.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2020), atualmente mais da metade dos adultos apresenta excesso de peso (60,3%, o que representa 96 milhões de pessoas), com prevalência maior no público feminino (62,6%) do que no masculino (57,5%). Um em cada cinco adolescentes com idades entre 15 e 17 anos estava com excesso de peso (19,4%) e 6,7% estavam com obesidade. Em 2021, dados do Relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional mostram que, das crianças acompanhadas na Atenção Primária à Saúde, 15,8% dos menores de 5 anos e 33,9% das crianças entre 5 e 9 anos tinham excesso de peso, e dessas, 7,6% e 17,8%, respectivamente, apresentavam obesidade segundo o Índice de Massa Corporal (IMC) para idade. Quanto aos adolescentes acompanhados na APS em 2021, 32,7% e 13,0% apresentavam excesso de peso e obesidade, respectivamente.

A obesidade em crianças e adolescentes é um problema grave, que ocasiona repercussões deletérias importantes em crianças, adolescentes, jovens e adultos, além de sobrecarregar o SUS com altos custos relacionados ao tratamento do agravo e de suas complicações.  

No caso da obesidade infantil, muitas crianças estão crescendo em ambientes obesogênicos. Ou seja, aqueles que promovem ou favorecem comportamentos sedentários e escolhas alimentares não saudáveis com presença de alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras, sódio, aditivos químicos e pobres em nutrientes.

Como prevenir o quadro em adultos e crianças por meio da alimentação?

Manter um peso saudável não é fácil e não depende exclusivamente da vontade de quem sofre com o problema. Existem vários aspectos que permeiam esse contexto da obesidade – que muitas vezes extrapolam o próprio indivíduo e se relacionam com o ambiente e todos eles precisam ser levados em consideração.

Mas é possível apontar a alimentação adequada e saudável como um desses caminhos, a partir da regra de ouro proposta pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde: prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. E essa é uma atitude viável uma vez que comer de forma adequada e saudável significa priorizar a comida de verdade. E cada vez que ela é valorizada, outros aspectos estão embutidos. Falar em alimentação vai muito além da comida no prato. 

É preciso também pensar na cultura alimentar. Colocar na mesa preparações feitas com ingredientes típicos da região para compor uma alimentação adequada e saudável. Sem falar na valorização da agricultura familiar e dos pequenos produtores que fomentam a economia local, além de ser uma opção mais barata para o bolso do consumidor e sustentável para o meio ambiente. 

É preciso também pensar em espaços que sejam ambientes promotores de uma alimentação adequada e saudável. Locais limpos, tranquilos e confortáveis, comer com calma e sem distrações. Esses são fatores que favorecem a digestão dos alimentos e também evitam que se coma mais do que o necessário. Em outras palavras, conforme ensina o Guia Alimentar, comer de forma regular, devagar e com atenção é uma boa maneira de controlar naturalmente o quanto comemos. 

É bom lembrar que o oposto disso acontece  no consumo de ultraprocessados, alimentos nutricionalmente desbalanceados que podem ter excesso de sal, açúcar, gorduras, edulcorantes, aromatizantes e conservantes feitos para comer rapidamente e sem atenção e, comumente, em quantidade excessiva. O consumo desses alimentos está associado à obesidade, doenças do coração, diabetes e câncer, além de contribuir para o aumento do risco de deficiências nutricionais.

Outro ponto importante da alimentação saudável está no ato de comer em companhia. Afinal comer é parte natural da vida social e ao comer em companhia evita que se com rapidamente.

Por falar em ambientes, a escola é um espaço de aprendizado, vivências e reflexões, sendo um local estratégico para a promoção da saúde e alimentação adequada e saudável. Nesse sentido, o lanche do intervalo e os vendidos nas cantinas escolares também precisam ser adequados e saudáveis. Saem os alimentos ultraprocessados, entre eles guloseimas, salgadinhos e biscoitos de pacote para dar lugar às frutas, lanches caseiros e diversas preparações culinárias feitas com ingredientes in natura ou minimamente processados. 

Três guias para auxiliar a prevenção da obesidade e a promoção da saúde

O caminho mais seguro, saudável e sustentável para prevenir e deter o avanço da obesidade em todas as idades é aliar uma alimentação adequada e saudável à prática regular de atividade física. Nesse sentido, três publicações do Ministério da Saúde podem colaborar de maneira decisiva para a adoção de hábitos e rotinas mais saudáveis: 

O Guia Alimentar Para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, que traz orientações nutricionais para o início da primeira infância;

O Guia Alimentar para a População Brasileira, que pode inspirar toda a família a se alimentar de maneira saudável;

E o novo Guia de Atividade Física Para a População Brasileira, que contempla práticas para uma vida ativa fisicamente adequadas à infância e também aborda a importância da educação física escolar.

O ex-governador e ex-prefeito de São Paulo João Doria anunciou sua desfiliação do PSDB após 22 anos. A informação foi confirmada pela equipe de Doria através de comunicado emitido na manhã desta quarta-feira, 19.

No documento, o empresário disse encerrar sua trajetória no partido de “cabeça erguida” e se sentindo orgulhoso de sua contribuição ao Estado e ao Brasil. “Encerro minha trajetória partidária de cabeça erguida. Orgulhoso pela contribuição que pude dar a São Paulo e ao Brasil, graças à generosidade e à confiança de todos aqueles que optaram pelo meu nome em três prévias e duas eleições”, afirmou Doria.

Em seguida, Doria disse esperar que o PSDB olhe para o seu passado para se inspirar para o futuro. “Com minha missão cumprida, deixo meu agradecimento e o firme desejo de que o PSDB tenha um olhar atento ao seu grandioso passado em busca de inspiração para o futuro. E sempre em defesa da democracia, da liberdade do progresso social”, diz o ex-governador, fazendo referência à atual crie vivida pela legenda.

Filiado ao partido desde 2000, Doria disputou duas eleições em sua carreira política, vencendo nas duas ocasiões. Na primeira, em 2016, bateu Fernando Haddad (PT) na corrida pela prefeitura da cidade de São Paulo. Na segunda ocasião, dois anos depois, bateu Márcio França (PSB) e foi eleito governador de São Paulo.

Foi peça central da negociação de vacinas durante a pandemia de Covid-19 e chegou a se lançar como pré-candidato à presidência da República, vencendo Eduardo Leite nas prévias internas do partido. Entretanto, deixou a disputa e viu o partido apoiar a candidatura de Simone Tebet (MDB).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso decidiu nessa terça-feira (18) que prefeituras e empresas de ônibus poderão oferecer transporte público gratuito no segundo turno das eleições, que será realizado no próximo dia 30.

Pela decisão do ministro, os prefeitos que adotarem a medida não poderão ser responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral. 

A decisão foi tomada a partir de uma ação protocolada pela Rede Sustentabilidade. A pedido do partido, no primeiro turno, o ministro também determinou que o transporte público fosse mantido em níveis normais e que os municípios que já ofereceram a gratuidade em pleitos anteriores mantivessem a medida.

Para pedir a gratuidade universal, a Rede argumentou que o voto é obrigatório no Brasil, mas que muitos eleitores não têm condições de pagar a passagem até o local de votação, que, em muitos casos, é mais cara do que a multa pelo não comparecimento, cujo valor máximo é de R$ 3,51.

A medida também pretende evitar alta abstenção de eleitores no dia da votação.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 19.Out.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM –19.10.2022

Escolha do presidente O debate eleitoral na Band, entre os concorrentes à presidência da República, continua repercutindo! Para os analistas, Luís Inácio dominou o 1º ato. Depois, teria sido acuado pelo adversário Jair Bolsonaro! Dizem que se fosse luta de boxe o presidente teria vencido por pontos! Penso que faltou mais ênfase do presidente ao responder sobre a ação do governo e sua posição pessoal na pandemia. Mas conseguiu, depois, constranger Luís Inácio, com perguntas sobre a irrefutável corrupção nos governos petistas (mensalão/petróleo). Ouvimos, ainda, absurdos do ex-presidente, como dizer que Minas Gerais faz divisa com MT, e contradições como afirmar que invadir propriedade é crime, sendo que ele apoia as invasões do MST!

Nossa responsabilidade É obrigatório ficar bem informado sobre os candidatos e suas campanhas, mas tendo cuidado com as mentiras divulgadas! Tire suas dúvidas, antes de votar, consciente de que a escolha é entre Jair Bolsonaro e Luís Inácio! O voto em um deles significa o que queremos para o Brasil, para nós e as gerações futuras! Já sabemos o que um fez e o outro faz no cargo!  O passado deles é claro para nós!  Cada eleitor vota na cor que quiser, e torço para que faça isso consciente e com inteligência, e não se arrependa depois. Nessa hora, não custa refletir também sobre a simbologia das cores, o que elas podem significar politicamente falando. Temos um candidato de esquerda, que tem a cor vermelha como símbolo. E outro de direita, que adota o verde-amarelo-azul, cores da bandeira nacional. E essas não podem ser mudadas!

Eleições na Bahia Vejo com estranheza a relação entre o governador Rui Costa e o ex-prefeito de Salvador e candidato ACM Neto, mesmo este tendo apontado, esta semana, as graves mazelas dos últimos 16 anos de governo petista, na Bahia. Ele sempre foi considerado favorito, até Jerônimo Rodrigues, candidato de Rui, surgir do nada. Penso que Neto poderia liquidar a eleição a seu favor, com o apoio de João Roma, seu ex-pupilo, e do presidente Jair Bolsonaro! Mas recusou o apoio, não por um erro estratégico, acredito, pois é experiente demais para isso! Fica a suspeita de que para ele tanto faz ele ou Jerônimo ganhar! Pois resiste a aceitar o apoio de bolsonaristas, incluindo Roma. Esquisito isso!

Dia de vacinação geral Neste sábado, 22, a Secretaria da Saúde de Livramento fará mutirão de vacinas, das 8h às 11h, na UBS II, que fica numa transversal da antiga av. Leônidas Cardoso, no centro da cidade. Informa que terá todos os imunizantes do calendário vacinal, independente de idade. É necessário levar: RG, CPF e cartão do SUS. É bom lembrar que o espaço da UBS será pequeno e o tempo curto, só 3 horas, caso vá todos que precisam. Segundo a SMS, as vacinas são contra covid-19, hepatite, tuberculose, gripe, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, tétano, poliomielite, pneumonia, febre amarela e outras! Não corra risco de pegar essas doenças! Vacine-se!

Conterrânea poetisa A Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências, da cidade de Cruz Alta (RS), e a Editora Gaya lançaram uma coletânea de poesias, contos e crônicas, de vários autores, onde também homenageiam personalidades da área. Uma das autoras é nossa conterrânea Elizete Nunes de Almeida, da comunidade do Tamboril. Ela é graduada em Pedagogia pela UniBahia e acadêmica correspondente da citada Academia Internacional de Artes e Letras. Parabéns à nossa estimada escritora, que realizou um sonho!

Para refletir Para a reflexão de hoje, trago justamente um texto poético de Elizete Nunes, sobre a qual acabamos de noticiar. O poema, que nos ensina a sempre comemorar os fatos da vida, diz: Um brinde ao criador, porque nos deu a vida/Um brinde ao nosso passado, porque nos fez crescer no presente/Um brinde ao presente, porque nos ensina a construir melhor nosso futuro/Um brinde aos nossos ex-amores, porque nos ensinaram a encontrar amores melhores! Um brinde aos nossos sonhos, porque nos ensinam a lutar pela realidade/Um brinde aos falsos amigos, porque nos ensinam a lutar por amigos verdadeiros/Um brinde aos nossos erros, porque nos ensinam a lutar pela perfeição/Um brinde à luz, porque nos tira da escuridão/Um brinde aos nossos choros, porque nos ensinam a sorrir mais/Um brinde ao hoje, porque amanhã é um mistério.../Um brinde ao mistério, porque nos deixa a certeza de que nada é para sempre! Pensem nisso!

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 18.Out.2022 // 00h00

  • Geral

Abastecimento de água será interrompido em Livramento

O abastecimento de água pela EMBASA,  Empresa Baiana de Águas e Saneamento, será temporariamente interrompido em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, nos bairros Estocada, Polivalente, Centro, Santa Cruz, Belo Horizonte, Lot. Mirante, Santa Rita, Rua do Areião, Rua do Fogo e Valérios das 10h às 17h amanhã quarta-feira. A interrupção segundo a Embasa, é para que os funcionários realizem serviço de manutenção programada em equipamentos na estação de tratamento. A empresa ainda diz em nota enviada ao Jornal da 88, que os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias de consumo não sentirão os efeitos da interrupção e que o fornecimento de água tratada começará a ser retomado após a conclusão do serviço e será regularizado nas áreas afetadas, de forma gradativa, em até 24 horas. Até a completa regularização do abastecimento, a Embasa recomenda o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados e todas as formas de desperdício.

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 18.Out.2022 // 00h00

  • Geral

Acontecerá em Livramento dia de multivacinação

Acontecerá em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, dia de multivacinação com todas as vacinas para a população em geral que faltam completar o esquema de vacinação da covid-19 ou vacinas de rotina.  O dia de multivacinação  ocorrerá sábado, dia 22 de outubro, das 8 às 11 horas. Lembrando que a vacinação geral é para todas as idades. A campanha ocorrerá na Unidade de Saúde da Família Sede II, leve seu cartão de vacina, RG/CPF e Cartão do SUS. Fique em dia com a sua saúde e a da sua família. 

 

Em Dom Basílio, Bahia, o local destinado ao descarte de lixo foi atingido por um incêndio na última semana. O problema é recorrente e tem prejudicado os moradores do entorno. Isso porque a fumaça começou no dia 9 de outubro e permaneceu a semana inteira poluindo a atmosfera. Segundo um morador que não quis se identificar, idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios sofrem com a situação. “Estou indignado com o meio ambiente de Dom Basílio, pois não podemos arrancar um pé de pau ou fazer queimada que querem até prender. E aquele maldito lixão da cidade que está em chamas desde domingo passado e não foi apagado ainda? Acordo quase todas as noites sufocando com o cheiro de fumaça tóxica. Não aguentamos mais”, protestou. O morador disse que, na última campanha, teve vereador dentro do lixão prometendo acabar com o local, mas até hoje nada. No último sábado (15), outra queimada foi avistada em uma área particular próxima ao lixão. A prefeitura ainda não se manifestou sobre o caso.

O time do Nado de Cima e Sítio Novo venceram os últimos jogos de volta das quartas de final e estão classificados para as semifinais do Campeonato Rural Livramentense 2022. O Nado de Cima venceu no último domingo (16) por 1 a 0 contra a Barrinha, no agregado ficou 3 a 2, ficando o Nado classificado. E o Sítio Novo, empatou com a Matinha  1 a 1, no agregado ficou 2 a 2, mas nos pênaltis o Sítio Novo venceu por 5 a 3 e também está classificado. Próximo domingo (23),  tem mais bola rolando. Às 08h Monte Oliveira enfrenta os Alves e ás 15h Piçarrão enfrenta Lagoa Nova. 

Duas pessoas ficaram feridas após um acidente de trânsito ocorrido no final da tarde de sábado (15), por volta das 16h20, na Curva do S, trecho da Serra das Almas, na rodovia BA-148, entre Livramento e Rio de Contas.

Conforme informações obtidas pelo Livramento Manchete, uma motocicleta modelo CG Titan que estava sendo ocupada por dois jovens colidiu na lateral de um veículo Fiat Idea, ambas as vítimas foram lançadas ao solo devido ao forte impacto da colisão.

O condutor de prenome Renan, de 19 anos, sofreu apenas ferimentos leves. Já o garupa identificado como José Gabriel, de 17 anos, teve ferimentos graves ele sofreu fratura exposta no ombro e na perna, além de fraturar o fêmur e a clavícula. Eles foram socorridos por uma equipe do SAMU 192 e encaminhados para UPA 24h de Livramento. Gabriel será transferido para o Hospital Regional de Guanambi, onde será submetido aos procedimentos cirúrgicos.

A Polícia Militar da 46ª CIPM foi acionada para registrar a ocorrência e adotou as medidas cabíveis dos fatos. O condutor do carro não sofreu ferimentos. Os veículos foram removidos do local pelos agentes militares.

O primeiro debate entre os dois candidatos à presidência da República aconteceu na noite do último domingo (16). O confronto direto entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) aconteceu em um formato um pouco diferente do convencional. O programa foi dividido em três blocos. Os candidatos tiveram momentos de confronto direto, em que precisaram administrar "bancos de tempo" com 15 minutos cada, e também responderam a perguntas formuladas por jornalistas.

Ao longo de quase duas horas, Lula e Bolsonaro trataram de temas como o enfrentamento do país à pandemia de Covid; o déficit educacional no país, agravado também pela pandemia. Além disso, foram discutidos temas como as acusações de corrupção nos governos anteriores dos candidatos, o Auxílio Brasil e Bolsa Família, além das propostas no Congresso que tentam alterar a estrutura do Supremo Tribunal Federal e o combate às fake news.

No primeiro trecho do debate, os dois candidatos responderam a uma mesma pergunta sobre orçamento. Depois, debateram em confronto direto sobre temas como a gestão federal na pandemia de Covid, o pagamento de auxílios como Bolsa Família e Auxílio Brasil e as obras realizadas em governos anteriores.

Já no segundo bloco, questionados por jornalistas, Lula e Bolsonaro trataram de temas como propostas para mudar a composição do Supremo Tribunal Federal (STF), preços dos combustíveis, divulgação de fake news e relação com o Congresso, além da acusação de suposta pedofilia por parte de Bolsonaro – repudiada pelo candidato.

No trecho final, os candidatos responderam a uma mesma pergunta sobre o déficit educacional na pandemia. Depois, voltaram ao confronto direto e usaram a maior parte do tempo para trocar acusações sobre corrupção. Por fim, apresentaram suas considerações finais.

Ninguém acertou o sorteio do concurso 2.529 da Mega-Sena ocorreu às 20h deste sábado (15), em São Paulo. Com isso, o prêmio acumulou e foi a R$ 77 milhões.

Veja as dezenas sorteadas: 03 - 05 - 32 - 56 - 57- 59. O prêmio estimado era de R$ 23 milhões para quem acertasse as seis dezenas.

A quina teve 84 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 43.914,37. A quadra teve 5.632 apostas vencedoras; cada uma levará R$ 935,67.

O próximo concurso será realizado na terça-feira (18).

Para apostar na Mega-Sena

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.

Probabilidades

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 4,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 22.522,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.