
Operador 88
A Bahia lidera o ranking dos cinco principais estados na geração acumulada de energia solar e eólica, entre janeiro e agosto de 2021. Juntas, as fontes renováveis deverão investir cerca de R$ 37 bilhões em municípios baianos nos próximos anos, além dos R$ 25,7 bilhões já injetados no estado para a criação de parques eólicos e solares. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e constam no Informe Executivo de Energia eólica e solar de outubro, divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na segunda-feira (18). Comparado a agosto de 2020, houve um aumento de 14% na geração de energia eólica.
Empregos
A geração de empregos também é favorável quando se fala no segmento das energias renováveis da Bahia. No Informe Executivo Solar, destaca-se a criação de 13 mil postos de trabalho diretos na fase de construção dos parques que já estão em operação. A previsão é que sejam criados mais de 64 mil empregos diretos na fase de construção para os parques que estão em construção e construção não iniciada. Em Livramento de Nossa Senhora, a empresa Eletrosol, concedeu a oportunidade de empregos diretos e indiretos na cidade e região.
Energia solar sendo referência de investimentos nos municípios baianos. E a nossa dica é para que você venha também fazer parte desse time de investimento e economizar bastante com sua conta de luz. Deixe o sol pagar sua conta, venha para Eletrosol. Faça seu orçamento e economize.
E tem mais, cliente Eletrosol concorre todo mês ao sorteio de um ar condicionado.
Passe na Eletrosol, Avenida Ulisses Cambui Lima número 88, ao lado da Gruta Do Bom Jesus Do Taquari. Telefone ou Whatsapp 77 9-9108-3573.
Engenheiro Responsável Rony.
Deixe o sol pagar sua conta, venha para Eletrosol.
O assassinato da jovem Kezia Stefany da Silva Ribeiro, de 21 anos, morta com um tiro na cabeça pelo namorado, levanta novo debate sobre casos de feminicídio na Bahia.
O homicídio de mulheres é qualificado como feminicídio quando as vítimas são mortas por causas relacionadas a seu gênero, geralmente em decorrência de violência doméstica e/ou familiar. Só neste ano, entre janeiro e setembro, a Bahia registrou 66 casos de feminicídios.
Ainda não há índices consolidados do mês de outubro. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que aponta que houve uma diminuição de 13% nos registros com relação ao mesmo período de 2020, no estado.
Apesar disso, essa redução nos registros não significa, necessariamente, uma queda nos casos de mortes de mulheres, já que há uma subnotificação de casos que são enquadrados como apenas como homicídio, sem a qualificadora.
Um caso exemplo disso é a morte da jovem Ana Gabriela Santos Ribeiro, de 27 anos. O corpo dela foi encontrado em março deste ano, esquartejado dentro de um saco, em um matagal na Avenida Assis Valente, no bairro de Cajazeiras, em Salvador.
Antes de ser encontrada morta, Ana Gabriela ficou desaparecida por cerca de 20 dias e o sumiço foi registrado em delegacia. Na época do crime, a investigação apontou que o caso tinha relação com o tráfico de drogas.
A família da vítima chegou a relatar mudanças no comportamento da jovem depois que ela se apaixonou por um homem, que seria envolvido com crimes. Extraoficialmente, a morte de Ana Gabriela teria sido motivada por uma traição.
O g1 entrou em contato com a Polícia Civil para saber se o inquérito do caso de Ana Gabriela foi concluído. Segundo a polícia, as investigações ainda estão em curso e testemunhas já foram ouvidas. O caso é apurado como homicídio.
No caso de Kezia Stefany, suspeito está preso e o inquérito está em andamento. Ela foi morta na madrugada de domingo (17), e acusado deixou o corpo dela, já sem vida, no Hospital Geral do Estado (HGE).
Uma perícia foi feita no apartamento onde o crime aconteceu, mas o laudo ainda não foi divulgado. O suspeito alega que o crime foi cometido em legítima defesa, mas a polícia informou, inicialmente, que essa tese não se sustenta.
Violência doméstica e familiar
Os índices de agressão, estupro e ameaças contra mulheres também caíram, em relação a 2020. Esses registros são classificados com base na Lei Maria da Penha.
A SSP atribuiu essa queda ao trabalho conjunto das polícias Militar e Civil, que agem para coibir e evitar que mulheres passem pelos vários tipos de violência na Bahia, como analisa o secretário Ricardo Mandarino.
“Ainda que, graças ao trabalho das polícias, esses índices estejam em queda, são números alarmantes que mostram a necessidade de uma mudança de postura de toda a sociedade. Precisamos derrubar essa cultura agressora e machista que vítima as mulheres em todo mundo, e só alcançaremos esse objetivo através da educação e do estímulo ao respeito”.
No mesmo período de janeiro a setembro deste ano, a Operação Ronda Maria da Penha prendeu 129 homens em flagrante, além de ter encaminhado outros 318 para prestarem depoimento nas delegacias. Mais de 25 mil medidas protetivas foram fiscalizadas em todo o estado.
Lei de feminicídio
A lei que qualifica homicídios de mulheres como feminicídio foi sancionada em março de 2015, pela então presidenta Dilma Rousseff. Essa qualificadora aumentou a pena para quem mata mulheres por razões de gênero, como no contexto de violência doméstica.
Além disso, a lei também enquadra o feminicídio como crime hediondo, ou seja, um registro grave, que provoca indignação moral, horror e repulsa.
No final do ano passado, um documento de Protocolo do Feminicídio da Bahia foi assinado para garantir mais rapidez e efetividade nas ações relacionadas à prevenção, investigação e julgamento de quem comete violência contra mulher.
As ocorrências atendidas atualmente na Delegacia Digital passam a ser registradas em uma nova plataforma, nesta segunda-feira (18). A Delegacia Virtual da Polícia Civil ampliou as opções de registros, além de proporcionar mais agilidade no trâmite das ocorrências. A unidade virtual compõe o novo sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), já implantado em todas unidades de Salvador, RMS e parte do interior.
A delegada-geral, Heloísa Campos de Brito, avaliou o avanço para a Polícia Civil e a sociedade. “Trata-se de uma nova era para a polícia judiciária baiana, refletindo diretamente na melhoria dos serviços prestados aos cidadãos. Ainda estamos em uma pandemia, a Delegacia Virtual seguirá como uma opção para evitar aglomerações, além de ser também uma importante ferramenta para as mulheres vítimas de violência, que por algum motivo, não podem ir a uma delegacia física. O PPE dará mais agilidade e resolutividade para as nossas demandas”, afirmou.
Os usuários do serviço poderão registrar desde perda ou extravio de documentos ou objetos, acidente de trânsito sem vítima, dano, perturbação de sossego, maus-tratos contra animais, desaparecimento e localização de pessoas, até ameaça, via de fato, furto, roubo, estelionato injúria racial e violência doméstica contra a mulher.
Novo sistema de procedimentos policiais
Além da Delegacia Virtual, os procedimentos realizados pela Polícia Civil, desde registro de ocorrência, auto de prisão em flagrante até mandados prisão e expedição de guias periciais, estão sendo feitos de forma eletrônica, pelo novo sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).
O delegado Artur Guimarães, responsável pela implantação do sistema na Bahia, destacou os principais avanços para os serviços da Polícia Civil. “O PPE tem como principais funcionalidades e avanços, a integração dos bancos de dados, com ocorrências policiais de todo o país, e a possibilidade de acesso ao sistema em qualquer lugar, além da segurança nas informações e agilidade na realização dos procedimentos, considerando que todas as pessoas envolvidas poderão assinar eletronicamente os documentos, mesmo que não sejam policiais”, explicou.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma atualização do Protocolo de Recomendações para Retorno do Público aos Estádios, cuja principal novidade é a permissão da presença de torcedores visitantes em estádios que já recebem público. Segundo o documento divulgado no final da noite da última segunda (12), a presença dos torcedores visitantes seguirá o mesmo protocolo dos apoiadores da equipe da casa, com a comprovação da vacinação completa para o novo coronavírus (covid-19) e a realização de teste antígeno não reagente. Esta atualização do protocolo também libera a presença de mascotes das equipes nas partidas e trata da dinâmica da entrada das equipes nos estádios.
O município de Brumado publicou hoje (19) decreto de número 5.584, de 18 de outubro do corrente ano, (clique aqui) onde desobriga o uso de máscara facial no território do município, até dá outras providências.
Segundo decreto, foi considerado o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a autonomia dos municípios, referente às medidas de enfrentamento da propagação do novo coronavírus (Covid-19), considerado ainda que os boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde e publicados, apresentam constante diminuição do número de casos ativos.
O município de Brumado tem 58.777 pessoas elegíveis para a vacina contra a covid-19 (a partir de doze anos de idade), sendo que desse total, 88,61% já recebeu a primeira dose e 58,79% a segunda dose.
A partir de hoje então, em Brumado, o uso da máscara passa a ser obrigatório apenas nas instituições de ensino das redes pública e privada do município, para pessoas com sintomas gripais ou para as pessoas que estejam com o vírus. O decreto foi assinado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e pelo Secretário de Saúde Cláudio Feres.
Para o Secretário de Saúde em contato com a redação do Jornal da 88, o município se encontra com bons resultados no enfrentamento da covid-19, "Estamos desde o dia 3 de setembro sem nenhum caso de internação no município, fechamos a UTI covid-19 no mês de setembro e entendemos que estava na hora de desobrigar o uso da máscara, e cada cidadão tem o direito de decidir se vai usar ou não". disse Feres.
Um motociclista identificado como João Vasconcelos morreu nas últimas horas da manhã de ontem após um caminhão colidir frontalmente com a motocicleta que ele pilotava na rodovia BA-152 próximo a entrada da comunidade de Monteiro em Livramento de Nossa Senhora. Ele conduzia a moto pela rodovia, quando foi atingido frontalmente pelo caminhão Mercedes Benz. Devido ao impacto da colisão, o motociclista foi arremessado para fora da pista, caiu em um barranco e morreu no local. Segundo informações, após o acidente, o condutor do caminhão não parou no local, mas em um posto de combustível, acionou a Polícia Militar e relatou o ocorrido. O corpo da vítima foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) por volta das 16 horas, encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado e liberado por volta de 01hora da madrugada de hoje. A vítima do acidente João Vasconcelos morador da comunidade da Varzinha deixou a esposa e 2 crianças com menos de 10 anos de idade.
Faleceu na noite do último domingo (17) a senhora Maria Lima, mãe do vereador de Livramento, Aparecido Lima "Cidão Aracatu". Ela tinha 84 anos e faleceu vítima de um enfarto por volta das 22h, segundo informações divulgadas pelo vereador. O edil havia perdido em agosto deste ano o seu pai, inclusive no dia dos pais, após ter sofrido um acidente e estava se recuperando em casa, mas não resistiu. A equipe da Rádio 88 FM, deixa aqui os nossos sinceros sentimentos para o vereador Aparecido Lima, toda família e amigos neste momento de perda e dor com o falecimento de Dona Maria Lima.
O abastecimento de água está interrompido no Centro, Tomba, Polivalente, Beira Rio, Piçarrão, Taquari, Jurema, Benito Gama, Matinha e Recreio, em Livramento hoje (19). Segundo a EMBASA, técnicos realizam manutenção emergencial para correção de vazamento na principal rede distribuidora que atende esta região da cidade. O trabalho de recuperação está previsto para ser concluído até o final da tarde desta terça-feira (19), quando o fornecimento de água tratada será restabelecido e regularizado gradativamente ao longo das próximas 24 horas. Até que a situação esteja normalizada. Recomendamos o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios. Esse vazamento inclusive ocorreu durante a madrugada de hoje, onde desperdiçou muita água.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta segunda-feira (18) o cancelamento do processo seletivo para a contratação de recenseadores e agentes censitários para o Censo Demográfico de 2022.
Em comunicado, o IBGE disse que o contrato com o Cebraspe, empresa responsável pela organização do processo, tem data de vencimento nesta segunda e não será prorrogado.
Com isso, “o processo para as funções de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor, que estava suspenso, passará à condição de cancelado”, informou o instituto.
O processo seletivo previa a contratação de mais de 200 mil profissionais e havia sido suspenso em abril deste ano.
O último censo realizado no Brasil foi em 2010. No ano passado, a pesquisa não foi executada devido à pandemia.
Devolução das taxas de inscrição
O órgão reforça que vai divulgar em seus canais os procedimentos para a devolução das taxas de inscrição já efetuadas e que busca uma nova empresa para organizar a seleção.
Um acidente envolvendo vários veículos deixou um morto e diversas pessoas feridas na BR-030, em Brumado, na região Sudoeste, na tarde de sábado (16). O acidente aconteceu por volta das 15h nas proximidades da comunidade de Umburanas. De acordo com informações, o primeiro acidente aconteceu com um motociclista que morreu no local. Já o segundo acidente aconteceu após uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) que atendia a ocorrência no local, ser atingida por uma carreta desgovernada. O veículo de carga atingiu diversos carros que estavam parados na rodovia ferindo diversas pessoas e policiais que atendiam a ocorrência. Uma gestante foi atingida e ficou com ferimentos. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Brumado e da Região socorreram as vítimas. Todos os feridos foram encaminhados para o Hospital Professor Magalhães Neto de Brumado. O estado de saúde das vítimas não foi atualizado.
A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou uma carta aberta à Assembleia Legislativa de São Paulo na qual pede punição ao deputado bolsonarista Frederico d’Avila (PSL), que chamou o papa Francisco e o arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, de “pedófilos”, “vagabundos” e “safados'".
A entidade afirma que também vai levar o assunto à Justiça, por meio de uma interpelação, para que o deputado preste esclarecimentos sobre as ofensas e acusações.
O deputado realizou os ataques verbais em discurso na Assembleia no dia 14 de outubro, em reação a críticas feitas por Brandes em sermão de missa no feriado de 12 de outubro.
Em Aparecida, pela manhã, antes de visita do presidente Jair Bolsonaro ao local, o arcebispo pregou: "Vamos abraçar os nossos pobres e também nossas autoridades para que juntos construamos um Brasil pátria amada. E para ser pátria amada não pode ser pátria armada".
O religioso fez alertas sobre o armamento da população, o discurso de ódio e as notícias falsas e defendeu a ciência e a vacinação contra o coronavírus.
No mesmo dia, mas à tarde, Bolsonaro esteve no Santuário Nacional de Aparecida, onde foi recebido com aplausos e vaias, e ouviu um outro sermão com referências à situação atual do país, incluindo o desemprego e a pandemia.
A previsão do tempo informada pelo Canal Rural indica chuvas volumosas nos meses de novembro e dezembro no município de Livramento de Nossa Senhora. Este ano, o ciclo chuvoso começou neste mês de outubro, onde se espera que até o final do mês deve chover, 60 milímetros na capital da manga e do maracujá. Para novembro a estimativa é de 156 milímetros, que devem ocorrer entre os dias 10 a 16 e entre os dias 25 e 26. Já no final do ano, no mês de dezembro mais chuvas volumosas, a previsão é de 512 milímetros no mês, o que pode não chegar propriamente nesse total, mas a previsão é que chova bastante, ficando cerca de 21 dias do mês com muita chuva, a meteorologia prevê o maior volume de chuvas no período de 16 a 31 de dezembro.
Os 900 mil alunos que integram a comunidade escolar da rede estadual, na Bahia, retornaram às aulas 100% presenciais hoje. Os alunos, distribuídos em 1.089 instituições de ensino, devem obedecer às regras sanitárias já estabelecidas, quanto ao uso de máscaras, distanciamento, álcool em gel e intervalo intercalado entre as turmas. Em Livramento, o Colégio Estadual João Vilas Boas, retornou no turno matutino com a presença de mais ou menos 400 alunos e a tarde a expectativa é que retorne cerca de 320 alunos segundo a direção. Antes, os estudantes alternavam entre uma semana presencial e uma remota. Foi assim por quase três meses. O que muda agora é a presença física diária nas salas de aula, como determinou o governador no início do mês de outubro, ao justificar que a medida se tornou possível devido às quedas nos números de casos e mortes por Covid-19.
Na noite da última sexta-feira (15) no centro de Livramento de Nossa Senhora, um indivíduo que estava próximo de uma motocicleta broz de cor branca estava com atitude suspeita e ao notar uma viatura da Polícia Militar, ficou bastante nervoso e tentou ligar a moto na tentativa de empreender fuga, momento em que a guarnição da Polícia Militar deu voz de abordagem. Ao realizar a busca pessoal, foi encontrado em sua posse uma quantidade de substância análoga a cocaína. Durante a entrevista policial, o indivíduo alegou estar entregando a substância ilícita a mando de uma mulher que estaria o aguardando nas proximidades da rua Idelbrando Xavier. Em continuidade a diligência, a guarnição deslocou até o local indicado, visualizando a mulher com as mesmas características. Após realizada a abordagem, foi encontrada uma sacola plástica com mais substância análoga à cocaína acondicionadas em trouxinhas em condições de serem comercializadas. Posteriormente o homem confirmou o vínculo afetivo entre ele e a mulher, alegando que já vinham comercializando a substância na modalidade delivery há algum tempo na cidade. Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Livramento De Nossa Senhora para serem enquadrados nos crimes de tráfico de drogas e de associação para o tráfico. Com o casal, no total, foram apreendidos 44 trouxinhas de substância análoga a cocaína, 115,00 reais, dois celulares e uma moto broz de cor branca.
A guarnição do PETO da 46ª CIPM por volta das 23h do último sábado recebeu uma denúncia de que havia um indivíduo parado próximo a uma motocicleta preta em atitude suspeita em uma determinada rua na cidade de Paramirim e que o indivíduo poderia ser o autor de um roubo que teve horas antes no Mercado Central da cidade. Ao perceber a aproximação da viatura, o indivíduo empreendeu fuga tomando sentido o Centro Comercial de Paramirim, conduzindo a motocicleta de modo irresponsável, realizando manobras perigosas e colocando em risco a integridade física de todos que ali transitavam. Com o intuito de abordá-lo, a guarnição realizou o acompanhamento até próximo ao INSS, momento em que o condutor da motocicleta derrapou, caindo ao solo e causando uma pequena colisão com a viatura que o acompanhava. Ao desembarcar, foi realizada a busca pessoal, e encontrando em sua posse uma sacola plástica contendo 70 trouxinhas de substância análoga à cocaína pesando aproximadamente 60g, 06 porções de substância análoga à maconha pesando aproximadamente 40g, R$ 409 reais em espécie, além de diversas embalagens comumente utilizadas para acondicionamento de droga. Indagado sobre o material ilícito, o homem alegou que venderia a substância a um rapaz que estaria lhe aguardando nas proximidades da feira. Posteriormente foi realizada uma ronda no local, porém não foi encontrado ninguém com as características descritas por ele. O indivíduo foi levado à UPA para a realização do Exame de Corpo e Delito e em seguida conduzido à Delegacia de Livramento De Nossa Senhora para adoção das medidas cabíveis.