OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Clube dos Namorados

Operador 88

O jogo será disputado a partir das 21h30 (horário de Brasília). Com 100% de aproveitamento, o Brasil tem chance de dar mais um passo importante rumo ao Catar. A seleção comandada por Tite lidera as Eliminatórias, com 21 pontos. O Peru, com oito, é o sétimo. A partida acontece dias após a polêmica no clássico entre Brasil e Argentina, na Neo Química Arena, em São Paulo, jogo que foi paralisado depois que agentes da Anvisa entraram em campo para impedir que os jogadores argentinos que descumpriram ordem de quarentena disputassem o confronto. No último encontro com os peruanos, o Brasil venceu por 1 a 0, na Copa América.

 

  • Por Rádio 88 FM / Foto: Arquivo da empresa

  • 09.Set.2021 // 00h00

  • Geral

Loja Mundo Rural completa 17 anos

A loja Mundo Rural parceira do homem do campo, comemora neste mês, seus 17 anos de muito sucesso.

São 17 anos de muito trabalho, oferecendo ao homem do campo e aos estabelecimentos, produtos e ferramentas agrícolas em geral, garantindo a total satisfação de seus clientes através de uma política de bom atendimento, agilidade nas entregas e condições de pagamento diferenciadas, buscando sempre oferecer o que o homem do campo necessita.

Visite uma das lojas mundo rural, em Dom Basílio na Praça São João número 74 e em Livramento de Nossa Senhora na Avenida Leônidas Cardoso, 376.

A solução que você precisa para melhorar a sua produtividade está aqui, no Mundo Rural o mundo do homem do campo.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Paramirim e Santo Onofre (CBHPASO), Anselmo Caires, lançou um abaixo-assinado online, nessa segunda-feira (6), com o objetivo de “mostrar ao Governo da Bahia que a sociedade é contra a adutora do Zabumbão e a favor da barragem do Rio da Caixa”.

Ao site Paramirim Agora, ele afirmou que tomou a iniciativa “como pessoa física, cidadão de Paramirim”, por entender que a construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) Boquira/Zabumbão é “tecnicamente inviável”.

“Todos nós sabemos que, nos períodos de seca, o Zabumbão atinge níveis baixíssimos. Pouco tempo atrás estava no volume morto. Se a adutora for construída, há risco de racionamento de água nos municípios de Paramirim, Caturama, Botuporã e Tanque Novo, onde cerca de 60 mil pessoas são atendidas. Além dos municípios atuais, a água seria levada para Boquira, Macaúbas, Ibipitanga, Rio do Pires, algumas localidades de Ibitiara e, futuramente, também para Oliveira dos Brejinhos, passando a atender uma população total de 100.056 habitantes em início de plano e 173.677 habitantes até o ano de 2041.”

Conforme noticiado no último sábado (4), um consórcio formado por duas empresas venceu a licitação para construir a obra, que terá custo de R$ 186.456.980,57 e prazo de execução de 540 dias corridos. 

Para Caires, a obra não é a melhor alternativa para solucionar o problema da falta de água nos municípios vizinhos.

“Nós entendemos que há uma solução para resolver o problema da seca sem que ninguém fique prejudicado: a construção da barragem do Rio da Caixa, uma obra muito mais barata e segura, que beneficiaria todos os municípios pretendidos”, disse.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 08.Set.2021 // 00h00

  • Geral

8 de setembro: “Dia mundial da  alfabetização”

Hoje (8) é comemorado "Dia mundial da alfabetização". A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para destacar a importância da alfabetização em uma sociedade.

Assim, a população também é incentivada a compreender que a alfabetização não só está relacionada com o saber ler e escrever, mas também com a possibilidade de acesso a informações importantíssimas, que podem ter impacto, por exemplo, na saúde e nos direitos dos indivíduos.

O ensino no município de Livramento foi destroçado, dois importantes estabelecimentos foram extintos (Polivalente e Boaventura) e não dissemos nada! O João Vilas Boas acabou, na prática. O município está fingindo que está ministrando ensino remoto e não dizemos nada! Vamos completar 2 anos letivos totalmente perdidos! E estamos, de certa maneira, calados! O município tinha 100 escolas, em 2013, por exemplo, hoje tem 28, para cerca de 400 professores, uma média de 15 alunos por professor. E não estamos dizendo nada! Muita gente sem trabalhar e muitas crianças e jovens sem estudar.  A rede municipal, segue ainda 100% remota, que inclusive conforme fomos informados por alguns pais e alunos, em algumas escolas, não são aulas online com seus respectivos professores e sim materiais da Secretaria de Educação do estado que são gravações. 

Outra situação triste, foi relatada pelo vereador Josemar Miranda, em sessão virtual da Câmara de Vereadores de Livramento, onde disse que professores se queixaram para ele que estavam sendo obrigados a fazerem relatórios falsos, para aprovarem alunos, sem que tenha havido o necessário ensino-aprendizagem. Ou seja, relatórios falsos!

Então, nesse dia 8 de setembro, que fique aqui, nosso incentivo a alunos e pais, lutem pela educação. “A educação é um processo social. É desenvolvimento. Não é a preparação para a vida. É a própria vida.” (John Dewey).

  • Por CNN Brasil

  • 08.Set.2021 // 00h00

  • Geral

Empresários pedem o retorno do horário de verão

Empresários brasileiros do setor de turismo e alimentação enviaram um pedido ao presidente da república, Jair Bolsonaro, pedindo o retorno do horário de verão no país, extinto em 2019.

A carta que tenta a reconsideração da medida foi enviada nesta quinta-feira (02) e contou com a assinatura de pelo menos 15 entidades, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs).

“A adoção do horário diferenciado beneficia muito setores ligados ao comércio, serviços e turismo, especialmente bares e restaurantes, que conseguem aproveitar a hora extra de luz do sol para incrementar o faturamento, com o aumento da procura por happy hours”, destaca um trecho do documento.

As associações alegam também que adoção do horário de verão ajudaria a mitigar os efeitos da crise hídrica no Brasil, que coloca em risco o fornecimento de energia elétrica em parte do país. Para o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a escassez de água que atinge as hidrelétricas nacionais é a maior dos últimos 91 anos.

Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, a medida vai possibilitar uma recuperação mais célere do setor turístico e alimentício. Ele ainda destacou que 37% das empresas do ramo estão atualmente operando no prejuízo.

“Estamos enfrentando um momento extremamente difícil, que é retomada das atividades de milhões de pequenas empresas que sofreram muito com a pandemia. Entendemos que a retomada do horário de verão trará um ganho para todos os empresários. A medida vai gerar um faturamento adicional para bares, restaurantes e cadeia do turismo. Cada real a mais que entra no caixa desses negócios representa um ganho no enfrentamento destes grandes desafios”, disse Paulo Solmucci.

O horário de verão foi extinto por Jair Bolsonaro em abril de 2019, que defendeu que a economia de energia produzida pela norma não era relevante, além de afetar na produtividade dos trabalhadores. À CNN, o presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, garantiu que a medida “traz economia quase nula”.

A CNN procurou a assessoria de imprensa do governo federal para comentar sobre a nova carta enviada pelas entidades, mas, por enquanto, não teve retorno.

Uma área de vegetação foi atingida por um incêndio no povoado de Riacho Branco, na área de proteção ambiental Marimbus, que fica em Iraquara, na região da Chapada Diamantina.

Os primeiros focos foram registrados na segunda-feira (06/09) e o Corpo de Bombeiros segue no combate às chamas nesta terça (07). De acordo com o órgão, as equipes percorreram cerca de 700 metros de linha de fogo, contudo, a área afetada é de mata densa e difícil acesso, o que atrapalha a ação dos bombeiros.

Segundo o G1 Bahia, o Corpo de Bombeiros também foi acionado para controlar um incêndio na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. O caso ocorreu na segunda-feira (06). As equipes utilizaram um drone para monitorar uma das áreas atingidas pelo fogo e controlar as chamas que ameaçavam propriedades rurais. Por causa do terreno íngreme e difícil acesso, foi utilizado um trator auxiliar nos trabalhos.

Além disso, outro incêndio em área de vegetação foi registrado Luís Eduardo Magalhães, na segunda-feira (06), também no oeste. O fogo foi controlado por brigadistas. O Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), responsável por monitorar as queimadas na Bahia, atribui o grande número de incêndios na região às condições climáticas.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 07.Set.2021 // 00h00

  • Geral

Hasteamento de pavilhões é realizado em Livramento

Na manhã de hoje (07), dia da Independência do Brasil, em frente a prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, ocorreu a cerimônia de hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal. Populares se fizeram presente, onde cantaram o Hino Nacional. Alguns políticos também marcaram presença. A Vice Prefeita, Joanina Sampaio, em seu discurso  falou sobre  a necessidade de defensores da pátria, que não fujam da luta, deixando sua mensagem para o dia de hoje. Já o prefeito Ricardo Ribeiro, disse que mais do que comemorar o 7 de setembro, ele comemora sua gestão e avanços do município. Confira abaixo parte dos discursos. 

" allowfullscreen>

Uma rinha de galos foi desmontada pela polícia na cidade de Maiquinique, sudoeste da Bahia, e 61 pessoas foram detidas, na noite de sexta-feira (3). Ao menos R$ 200 mil foram apreendidos, entre cédulas de dinheiro cheques.

O flagrante aconteceu em uma propriedade rural. A Polícia Militar identificou o local após receber uma denúncia sobre a rinha. No local, a polícia encontrou dezenas de pessoas. Os responsáveis por organizar o evento conseguiu fugir.

A PM detalhou ainda que as 61 pessoas detidas eram apostadores. Com eles foram encontrados R$ 184 mil em espécie, cerca de R$ 13,3 mil em cheque, três dólares e 62 celulares. Ao menos 78 galos foram apreendidos e ainda não há informações para onde os animais serão levados.

Também foram apreendidos cartuchos calibre 20, uma caminhonete de luxo sem placas e uma bucha de maconha. Os suspeitos e os materiais foram encaminhados à 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga).

  • Por Célio Leandro

  • 07.Set.2021 // 00h00

  • Geral

Hoje dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil

Em dias de pandemia, certamente não teremos os tradicionais desfiles militares, assim como não teve o famoso “4 de julho” dos americanos, aqui não será diferente. Tudo pelo bem da nação. Mas afinal, o que representa o 7 de setembro e, temos algo a comemorar?

Um dos fatos históricos mais importantes do país, a independência do Brasil marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política brasileira. O grito de D. Pedro I dado às margens do rio Ipiranga, em 7 de setembro de 1822, é a ilustração desta mudança, muito embora a luta pela liberdade viesse de décadas anteriores e os reflexos sociais advindos pelo fim da opressão portuguesa só seriam sentidos a partir do fim do século, principalmente após a proclamação da República.

A falta de percepção sobre fatos históricos do país impede reflexões que podem mudar o modo como enxergamos a própria realidade. De acordo com o historiador Dilney Cunha, toda comemoração de algum marco ou acontecimento tem importância desde que estimule uma reflexão crítica e que coloque os fatos sob um viés histórico. “Não comemorar apenas por comemorar, mas sempre levantar questionamentos. É preciso ter uma leitura crítica desses eventos e do que eles representam pois cada grupo, em cada época, cria sua versão dos fatos”, comentou.

Voltando ao fato histórico, Dom Pedro estava sob forte pressão das cortes portuguesas e elite brasileira para que uma posição fosse tomada. Os primeiros queriam que o príncipe regente voltasse à Portugal, para que a corte pudesse recolonizar o Brasil e eliminar por aqui os focos de resistência que a metrópole começava a enfrentar com relação ao controle econômico e político.

O segundo grupo, por outro lado, cobrava de Dom Pedro sua permanência na colônia e que lutasse contra Portugal para que o Brasil tivesse a chance de se tornar uma nação independente. Sob pressão, “decidiu” ficar.

Desde 1822, onde em dezembro D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil, vários regimes se sucederam, até chegar ao Presidencialismo, em que a população pode escolher por meio do voto direto, o seu governante. No meio disso tudo o País passou por guerras, mundiais e guerras internas, passou por um duro golpe militar, e muitas pessoas inocentes morreram pela Pátria Brasil

Atualmente o País e o mundo passam por uma crise sem precedentes ou registro na História: Pandemia, enfrentamento racial, desestruturação familiar, sem falar no campo da política. Mas imagina se naquela época, em 1822, D. Pedro I tivesse perdido as esperanças e tivesse voltado a Portugal como queriam, e o Brasil tivesse retornado à condição de colônia de Portugal? Com toda certeza a situação seria muito pior do que a que se encontra hoje.

Então, muitos podem olhar hoje para a situação de nosso País e pensar que não se tenha nada a comemorar. Mas na contramão deste pensamento, o momento demonstra que o Brasil está sendo sacudido como se estivesse num grande terremoto e a transformação está a caminho, cremos nisso.

Porém, essa transformação não deve ser somente dos dirigentes, a transformação tem que acontecer em toda população, precisa se difundir entre todos de nosso território nacional a consciência de que o bem público é de todos. Tudo que é público é de todos os brasileiros, e todos tem a obrigação de zelar pelo bem público. A prática de corrupção, tão atacada e perseguida atualmente está incrustada dentro da mente da maioria dos dirigentes, de seus funcionários, nas empresas que aceitam participar de esquemas de propinas e desvios de verbas e tantas outras ações que dilapidam o bem público e prejudica a toda a população brasileira, e também está presente na própria população que vende seu voto, que busca favores aos dirigentes públicos.

O cuidado ao patrimônio público, ao bem público, ao dinheiro público é obrigação de toda a população brasileira. No momento em que toda a população tiver essa consciência clara e fixa, o país iniciará uma nova fase.

Em 1822 quando Dom Pedro declarou a Independência, não conhecia as dificuldades do futuro, mas com certeza, tinha em mente uma nação independente e próspera. Pela evolução política, hoje a população tem nas mãos o poder de escolher os dirigentes e cobra-los compromisso, dedicação e honestidade. E tem o poder de influenciar nas decisões a serem tomadas por esses mesmos dirigentes.

Eles estão lá para cuidar do que é de todos os brasileiros, cuidar dos interesses da coletividade, não a serviço de interesses pessoais. Brasileiros, aprendamos a votar, aprendamos a cobrar daqueles que estão no poder por meio do voto. Agigantemos-nos! Não durmamos em berço esplêndido! (texto adaptado de Kelma Carrenho)

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 06.Set.2021 // 00h00

  • Geral

Dom Basílio zera casos ativos da covid-19

Os casos de covid-19 foram zerados no boletim deste último domingo (05), na cidade de Dom Basílio. Segundo informações da Secretaria de Saúde  passadas à nossa redação, o município registrou do início das transmissões até ontem 1065 casos, não estando nenhum ativo, é investigado 13 casos, 38 pessoas são monitoradas, 3 aguardam resultados, e felizmente também, nenhum interner momento é registrado. Com relação a vacinação, Dom Basílio avança e já está com 93,2% da população maior de 18 anos vacinados com a 1ª dose e 49,1% da população maior de 18 também, já com a segunda dose da vacina contra covid-19.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 06.Set.2021 // 00h00

  • Geral

Veículo adulterado é apreendido em Livramento

No último sábado (04) por volta das 23h, indivíduos em atitudes suspeitas no interior de um bar na Rua “E” no bairro Benito Gama em Livramento. A Polícia Militar que fazia rondas na referida rua, ao desconfiarem, realizaram abordagem Policial aos que ali estavam presentes. Durante a busca, foi visualizada uma motocicleta que estava estacionada em frente ao estabelecimento e após realização de consulta, foi constatado que a placa policial divergia do chassi bem como o motor. Segundo a Polícia Militar, um dos indivíduos que ali se fazia presente, se identificou como o responsável pela motocicleta, sendo conduzido juntamente com o veículo à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para as devidas providências cabíveis. Ainda segundo a PM, a ocorrência foi finalizada pelos mesmos, na madrugada de domingo, por volta de 01h10.  

Bunkers que guardavam oito toneladas de maconha foram desmontados em Oliveira dos Brejinhos, na região do Velho Chico, Oeste baiano. O flagrante ocorreu em uma fazenda na localidade de Pajeú. O trabalho começou na quinta-feira (2) e só foi parar nesta sexta-feira (3). Para desenterrar o material, os policiais precisaram de uma retroescavadeira. Para levar até a delegacia tiveram de utilizar um caminhão. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o fato começou a ser apurado após denúncia anônima enviada à Rondesp Oeste e à Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado. Após varreduras, os militares descobriram áreas suspeitas, com terra mexida. Foi quando a equipe precisou da ajuda de uma retroescavadeira. Nos bunker havia 8,1 toneladas de maconha. Mesmo com a apreensão da droga, nenhuma pessoa foi encontrada no local.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 06.Set.2021 // 00h00

  • Geral

Livramento enfrenta onda de envenenamentos contra animais

O Jornal da 88 vem recebendo diversas denúncias de animais que estão sendo envenenados. Inclusive na última semana tivemos a participação aqui no Jornal da 88 de um morador do bairro Tomba, que teve seu  animal envenenado. Já no bairro Benito Gama houve denúncias de situações semelhantes também, e assim populares e proprietários dos animais ficam assustados e se sentem impotentes diante dessas situações. São cães e gatos que estão agonizando e morrendo envenenados. A orientação é que os casos sejam registrados via boletim de ocorrência. Denuncie! Caso o autor desses atos barbares seja identificado, irá responder pelo crime de maus tratos (Lei 3688/41, art. 64 e Lei 9605/98, art. 32) e a  pena prevista é de prisão de três meses a um ano, mais multa. E caso seu animal seja envenenado, leve ele imediatamente a um veterinário. Nunca dê leite ou qualquer outra medicação sem a orientação de um médico veterinário. E chamamos atenção aqui, dos órgão competentes, a população clama por uma atitude com urgência. Até quando isso precisará ocorrer para que alguém tome uma atitude?! Com a palavra, os órgãos competentes. 

Um homem numa motocicleta CG 150 Vermelha, estava em atitude suspeita, nas imediações do Cemitério Campo Santo no centro de Livramento, realizando entrega a dois indivíduos num veículo Ford Fiesta Preto. A Polícia Militar que realizava rondas, ao perceber a situação, de imediato deu voz de abordagem aos ocupantes dos veículos, sendo que o condutor da motocicleta tentou empreender fuga e foi interceptado logo em seguida pela guarnição do PETO. Durante a busca pessoal, foi encontrado 4 “petecas” de substância análoga à cocaína com dois deles e com um outro foi encontrada uma bolsa pequena e vermelha contendo aproximadamente 1,6kg de substância Análoga à Cocaína em barra e mais 37 “petecas” da mesma substância. Na delegacia foi constatado que a motocicleta acima mencionada estava com o chassi “pinado”. Ainda segundo a PM, foi necessário o uso de algema a fim de evitar uma nova fuga do condutor da motocicleta. Todos os indivíduos foram conduzidos juntamente com os veículos à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para as devidas providências cabíveis.

  • Por Rádio 88 FM

  • 05.Set.2021 // 00h00

  • Geral

5 de Setembro - Dia Internacional da Caridade

Hoje 05 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Caridade. Segundo a ONU, a caridade contribui para sociedades mais inclusivas e resilientes e pode aliviar os piores efeitos de crises humanitárias.

A data foi escolhida para homenagear a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Madre Teresa de Calcutá, que morreu em 5 de setembro de 1997 aos 87 anos. Por mais de quatro décadas, a freira e missionária trabalhou cuidando de pobres, doentes, órfãos e pessoas à beira da morte na Índia e em outros países.
Todos os anos, o Dia Internacional da Caridade “serve como um chamado a todas as pessoas para que ajam com solidariedade e compaixão diante do sofrimento humano”.

Fica a mensagem: “Nem todos nós podemos fazer coisas grandiosas. Mas todos podemos fazer pequenas coisas com muito amor”;

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.