Rádio 88 FM

8 de setembro: “Dia mundial da alfabetização”

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 08.Set.2021 // 00h00

  • Geral

8 de setembro: “Dia mundial da  alfabetização”

Hoje (8) é comemorado "Dia mundial da alfabetização". A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para destacar a importância da alfabetização em uma sociedade.

Assim, a população também é incentivada a compreender que a alfabetização não só está relacionada com o saber ler e escrever, mas também com a possibilidade de acesso a informações importantíssimas, que podem ter impacto, por exemplo, na saúde e nos direitos dos indivíduos.

O ensino no município de Livramento foi destroçado, dois importantes estabelecimentos foram extintos (Polivalente e Boaventura) e não dissemos nada! O João Vilas Boas acabou, na prática. O município está fingindo que está ministrando ensino remoto e não dizemos nada! Vamos completar 2 anos letivos totalmente perdidos! E estamos, de certa maneira, calados! O município tinha 100 escolas, em 2013, por exemplo, hoje tem 28, para cerca de 400 professores, uma média de 15 alunos por professor. E não estamos dizendo nada! Muita gente sem trabalhar e muitas crianças e jovens sem estudar.  A rede municipal, segue ainda 100% remota, que inclusive conforme fomos informados por alguns pais e alunos, em algumas escolas, não são aulas online com seus respectivos professores e sim materiais da Secretaria de Educação do estado que são gravações. 

Outra situação triste, foi relatada pelo vereador Josemar Miranda, em sessão virtual da Câmara de Vereadores de Livramento, onde disse que professores se queixaram para ele que estavam sendo obrigados a fazerem relatórios falsos, para aprovarem alunos, sem que tenha havido o necessário ensino-aprendizagem. Ou seja, relatórios falsos!

Então, nesse dia 8 de setembro, que fique aqui, nosso incentivo a alunos e pais, lutem pela educação. “A educação é um processo social. É desenvolvimento. Não é a preparação para a vida. É a própria vida.” (John Dewey).