
Operador 88
O município de Livramento de Nossa Senhora zerou nesta quarta-feira (15), o número de casos ativos de covid-19. Desde o início dos registros no município em abril de 2020 até o momento, dezessete meses depois, é a primeira vez que casos ativos são zerados.
A capital da manga registrou 3.313 casos de covid-19 e 77 mortes causadas pela doença. Vale salientar que Livramento está há mais de vinte dias também, sem novos registros de óbitos, o último foi em 24 de agosto do corrente ano.
Apesar das boas notícias, ainda é necessário os cuidados, já que a pandemia continua. Segundo informações 06 pessoas são monitoradas no município e 05 realizaram exames e aguardam resultados.
Mas são bons números, resultados da vacinação no município. Segundo dados da Coordenação de Imunização, 31.636 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra covid-19 e outras 17.666 estão imunizadas com a segunda dose ou dose única.
O Diário Oficial do estado publicou a nomeação do novo comandante para a 46ª CIPM, Companhia Independente da Polícia Militar, em Livramento de Nossa Senhora. Foi nomeado Capitão PM Wagner Barbosa da Rocha, sendo publicada também a exoneração da Major PM Cleise Delfino, primeira mulher a assumir o comando da 46ª em Livramento, onde ficou a frente por cerca de mais ou menos um ano e cinco meses. O Capitão PM Wagner, vem da cidade de Vitória da Conquista, onde desempenhou funções de subcomandante de Unidades da PM, entre elas, a 78ª CIPM. O novo comandante também teve passagem pelo subcomando da 34ª CIPM de Brumado, onde ficou por um período. Nossos agradecimentos e abraço a Major Cleise por todo trabalho desempenhado em Livramento, pela amizade conosco, bem com o PM Adilson Cruz que ficou nesse período o comando sobre sua responsabilidade, nosso abraço ao PM Adilson, nosso agradecimento pela amizade com a imprensa livramentense e nossos desejos de boas vindas, ao novo comandante o Capitão Wagner, seja muito bem vindo.
O Instituto Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (13) as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para os inscritos que tiveram isenção em 2020, mas não compareceram nos dias das provas. Esses participantes poderão se inscrever a partir das 10h, horário de Brasília, de terça-feira (14), na Página do Participante, e terão assegurada a isenção da taxa de inscrição. O prazo se encerra às 23h59 do dia 26 de setembro.
A reabertura foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal e pode garantir inscrição para quase 3 milhões de estudantes que conseguiram a gratuidade na taxa no ano passado, mas não compareceram às provas por medo da Covid-19.
Estes inscritos realizarão o exame em 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com a edição do Enem para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).
Para os demais participantes do exame que já tiveram a inscrição confirmada, a aplicação das provas será mantida nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.
De acordo com o Inep, a decisão de definir novas datas de aplicação das provas para os isentos ausentes na edição 2020 foi tomada para garantir o direito dos participantes de utilizarem o resultado do exame para acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programas do Ministério da Educação (MEC).
O Enem 2021 registrou 3.109.762 pessoas com a inscrição confirmada, menor número desde 2005. A queda foi impulsionada pelo índice de abstenção do exame em 2020, que atingiu 55,3% do total de candidatos confirmados.
O Enem 2021 registrou 3.109.762 pessoas com a inscrição confirmada, menor número desde 2005. A queda foi impulsionada pelo índice de abstenção do exame em 2020, que atingiu 55,3% do total de candidatos confirmados.
A Neoenergia Coelba informou nesta segunda-feira (13) que mais de 1,6 milhão de famílias baianas não serão afetadas pela nova bandeira vermelha que promete jogar o preço da conta de luz nas alturas.
Serão poupados desse aumento, clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica. A nova bandeira tarifária escassez hídrica cobra R$ 14,20 a cada 100 quilowatt-hora, mas, para quem for contemplado com o programa, o valor permanecerá de R$ 9,492 a cada 100 kWh, referente à bandeira vermelha patamar 2.
Podem participar do programa famílias baixa renda. Além da manutenção da bandeira tarifária de menor valor, o benefício também concede descontos de até 65% na fatura. Até o momento, 285 mil clientes foram inscritos proativamente pela distribuidora, mas a Coelba estima que outras 80 mil famílias têm direito ao benefício e devem se cadastrar o quanto antes.
Para ter acesso ao desconto, o cliente deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, as famílias de baixa renda devem obter o Número de Identificação Social (NIS) diretamente em um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da área administrativa onde reside.
Os usuários inscritos, com renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional, podem fazer o credenciamento junto à Coelba no site da distribuidora (www.neoenergiacoelba.com.br), acessando o campo Tarifa Social. A atualização também pode ser efetuada pelo teleatendimento 116.
Os dados serão confirmados no banco de dados do Governo Federal e, após a checagem dos dados, o prazo para inclusão na Tarifa Social de Energia é de cinco dias úteis. Caso as informações estejam em corretas, o cliente passa a ter o benefício na próxima fatura. A empresa também orienta os consumidores a atualizarem os dados cadastrais por meio do site.
O mesmo procedimento deve ser adotado para os clientes cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC), que possuem o Número do Benefício (NB).
Família de baixa renda que reside em moradia de aluguel ou imóvel cedido, onde a conta de energia está em nome do proprietário do imóvel, também pode solicitar o benefício. Para isso, é necessário que um membro da família entre em contato por meio dos canais de atendimento da empresa e informar que não é o titular da conta de energia, mas reside no local.
No cadastro, o consumidor deverá informar o CPF, RG e a data de nascimento. É importante, que o cliente de baixa renda ao deixar a residência sempre mantenha contato com a concessionária para atualizar o cadastro e solicitar a mudança do benefício para a nova moradia.
O que é Tarifa Social de Energia Elétrica?
Benefício criado pelo Governo Federal para as residências de famílias com baixa renda. Consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65% e para indígenas e quilombolas em até 100%. O benefício é regulamentado pela Lei 12.212, de 20 de janeiro de 2010.
Quem tem o direito à Tarifa Social de Energia?
Toda Unidade Consumidora Residencial com família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. É necessário possuir o Número de Identificação Social - NIS, e ter renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo nacional, independentemente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família.
Na noite deste domingo (12) por volta das 19h, um homem estava em direção perigosa com um veículo modelo Gol branco na Avenida Presidente Vargas, nas proximidades do Primeiro Gole. Segundo informações da Polícia Militar, a guarnição deu voz de parada e ao solicitar os documentos obrigatórios, foi possível constatar que o condutor apresentava sinais de embriaguez e forte odor etílico. Ainda segundo a PM, o condutor durante a abordagem desacatou a guarnição com ofensas e palavras desrespeitosas, além de tentar interferir no Serviço Policial, alegando ser Servidor Público do Tribunal Regional Eleitoral. O condutor foi apresentado na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, sendo submetido ao exame de Embriaguez que atestou a embriaguez, ficando a disposição da autoridade policial. O veículo foi removido do local e a CNH devidamente recolhida.
Fim de semana marcado por uma tragédia envolvendo uma criança, que chocou a cidade de Livramento e região. Infelizmente uma menina de apenas 7 anos, que estava em um momento de lazer com sua avó, foi levada pela correnteza segundo informações da Polícia Militar, na tarde do último sábado (11) nas imediações do Balneário “Poço Preto” em Livramento.
A Polícia Militar, a GASA, bem como o Corpo de Bombeiros da cidade de Vitória da Conquista, estiveram no local. Segundo a PM, a guarnição realizou buscas pelo local pra tentar localizar a criança juntamente com o grupo GASA, Guardiões Ambientais da Serra das Almas, porém devido a forte correnteza e o intenso fluxo de água, foi solicitado que a comporta da barragem Luiz Vieira fosse fechada para reduzir o volume d'água e posteriormente continuar as buscas. As buscas continuaram até a noite, onde encontraram o corpo da criança preso entre um tronco e uma pedra, já por volta das 23h.
O Poço Preto é um balneário público, localizado às margens da Cachoeira Véu da Noiva em Livramento, onde foi revitalizado por voluntários e vem sendo bastante frequentado por banhistas e visitantes. O local é fundo, de águas escuras e não poderia ocorrer mergulhos no local, sem acompanhamento de pessoas experientes. O Poço Preto é um lugar que passa uma grande quantidade de água e neste final de semana, devido uma autorização da ANA Agência Nacional de Águas e com responsabilidade de abertura das comportas da Barragem Luiz Vieira pelo DNOCS, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, que operou em sua vazão máxima, conforme falamos no Jornal da 88 na última quinta-feira (09) (veja aqui). Chegamos a alertar justamente sobre esse perigo dos banhistas nos balneários em Livramento e comunidades ribeirinhas, devido a grande quantidade de água (cerca de 1,1 milhão de m³) que seria liberada. Essa triste fatalidade comoveu Livramento e cidades vizinhas. Os mais sinceros sentimentos à família e amigos dessa criança, que Deus conforte o coração de todos. (Veja na íntegra e-mail encaminhado pela Coordenação de Marcos Regulatórios e Alocação de Água – COMAR/SRE, da ANA, Agência Nacional de Águas.)
O Brasil passa pela pior seca dos últimos 91 anos e esta escassez hídrica tem levado o país a outro problema: a diminuição da geração de energia elétrica. Para sanar esse problema o governo está buscando alternativas como o acionamento de usinas termelétricas, a importação de energia de países vizinhos, medidas para possibilitar um maior armazenamento de energia nos reservatórios e a criação de um bônus para quem economizar energia.
De acordo com o Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira, entrevistado do programa A Voz do Brasil desta quinta-feira (9), o bônus será destinado a quem economizar no mínimo 10% de energia entre os meses de setembro e dezembro, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Por exemplo uma família que tinha média de consumo de 100 quilowatt/hora (kWh) nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020 deverá economizar, no mínimo, 40 kWh entre setembro e dezembro desse ano para fazer jus ao desconto, que será de R$0,50 para cada quilowatt/hora. Segundo Viera a distribuidora informará na tarifa a meta de redução de cada família.
O programa é válido para todos os consumidores regulares, sejam eles pessoas físicas ou empresas.
Bandeira escassez hídrica
O Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia também falou sobre a nova bandeira tarifária que ficará em vigor até abril de 2022. Com custo de R$ 14,22 para cada 100 kWh a bandeira escassez hídrica tem o objetivo de arrecadar recursos para garantir o financiamento de toda a oferta que está sendo feita nesse contexto de crise hídrica, disse o secretário. Viera garantiu que as 12 milhões de famílias que são beneficiárias do programa Tarifa Social não terão de pagar essa bandeira.
Conscientização
O secretário também falou sobre a campanha do ministério que visa conscientizar os brasileiros acerca da economia de energia, com medidas simples como desligar luzes e ar-condicionado quando o ambiente não está sendo usado e tomar banhos mais curtos, por exemplo.
“São medidas simples em termos de hábitos que podem ser adotadas pelos consumidores e quando a gente olha milhões de famílias todas imbuídas e fazendo esses pequenos cuidados você tem um impacto significativo”, concluiu.
Hoje 11 de setembro completou-se 20 anos, do maior atentado da história que estremeceu a influência da superpotência no planeta, quando as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, ruíram e o Pentágono foi atingido, em Washington, a maior potência do planeta viu-se humilhada.
Comandos terroristas suicidas sequestraram quatro aviões comerciais e lançaram três deles contra os símbolos do poderio econômico e militar. A outra aeronave caiu em descampado da Pensilvânia, depois de uma rebelião dos passageiros, provavelmente a caminho do Capitólio ou da Casa Branca.
A rede Al-Qaeda, comandada pelo dissidente saudita Osama bin Laden, expôs a vulnerabilidade dos Estados Unidos, naquela manhã ensolarada de terça-feira, 11 de setembro de 2001. Ao todo, 2.977 pessoas foram mortas nos ataques, além dos 19 sequestradores dos aviões. Entre as vítimas, havia centenas de estrangeiros, número que nunca foi determinado com precisão, já que muitos tinham dupla nacionalidade — eram tanto americanos como cidadãos de outros países.
Em cerimônias oficiais, como a que lembrou o quinto aniversário do 11 de Setembro, em 2006, foi feita referência a "mais de 90 nacionalidades" representadas entre os 2.977 mortos.
Três deles eram brasileiros: Anne Marie Sallerin Ferreira, de 29 anos, Sandra Fajardo Smith, de 37, e Ivan Kyrillos Fairbanks Barbosa, de 30. Vários brasileiros que trabalhavam nas torres gêmeas sobreviveram.
Sob pressão das famílias dos quase 3 mil mortos na tragédia, o presidente norte-americano, Joe Biden, ordenou a divulgação de documentos secretos da investigação governamental sobre os atentados. A desclassificação dos dossiês deverá ocorrer em seis meses. “Nunca devemos esquecer a dor duradoura das famílias e entes queridos dos 2.977 inocentes que foram mortos durante o pior ataque terrorista de nossa história”, declarou, na última quinta-feira. Para analistas, o 11 de Setembro é um ponto de inflexão na influência norte-americana sobre a geopolítica internacional.
A major Leila Souza Gonçalves Silva é a nova comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ela assume o cargo após a exoneração do major Mário Augusto dos Santos Cabral, que ficou na unidade por quase três anos. Silva será a primeira mulher a comandar a 34ª CIPM. As portarias foram publicadas nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial da Bahia e assinadas pelo governador Rui Costa (PT). Leila estava na Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv), que passa o comando para o major David Robson Rocha da Conceição. A nova comandante da PM brumadense já é experiente e gabaritada, com atuação em diversas companhias estratégicas da polícia baiana.
Na tarde desta quinta-feira (09) o trecho da BA-262 com a BR-030, onde caminhoneiros realizavam um protesto pacífico foi liberado pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Os manifestantes haviam bloqueado a pista com pneus em adesão ao movimento nacional, porém puseram fim ao protesto após o pedido do presidente Jair Messias Bolsonaro. Eles protestavam contra a alta no preço da gasolina, o preço do gás de cozinha e em apoio ao presidente. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Capitão Mota, da PRE, informou que a manifestação durou apenas cerca de 7 horas. “Os bloqueios foram encerrados, tanto na BR-030, quanto na BA-262”, disse. Durante o protesto, Mota relatou que a manifestação transcorreu de forma pacífica, apesar de alguns caminhoneiros se colocarem contrários ao movimento. “Graças a Deus, não tivemos nenhuma intercorrência negativa durante o período”.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) alerta aos condutores com a Carteira de Habilitação (CNH) vencida em 2020 que está em vigor, na Bahia, a portaria do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determinou novos prazos para a renovação. As carteiras vencidas desde 1° de fevereiro de 2020 constam na tabela com os novos prazos, divulgada pelo órgão no mês de julho.
A portaria 230 do Contran estabeleceu que os portadores de CNH e de Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas em março, abril e maio de 2020 têm até dia 30 de setembro deste ano para renovar suas habilitações. As vencidas em junho, julho e agosto do ano passado têm até dia 31 de outubro e assim sucessivamente, conforme a tabela que pode ser encontrada no site do Detran-BA.
É importante lembrar que quem teve a CNH vencida em fevereiro de 2020, e continua dirigindo, está cometendo infração gravíssima. As penalidades previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro incluem desde a perda de 7 pontos na carteira, multa de R$ 293,47, até retenção do veículo. Para regularizar a situação, é preciso agendar o serviço por meio do portal ou aplicativo SAC Digital.
Por conta das medidas preventivas e de controle da pandemia do Covid-19, o atendimento é realizado apenas por agendamento. Atualmente, o SAC oferece 3.320 vagas diárias para este serviço, sendo 1.072 em Salvador e 2.248 no interior, e ainda há espaço para agendamentos. No entanto, é necessário que os condutores marquem com antecedência para evitar dificuldades ao final de cada prazo.
Para aqueles com documentos a vencer, a partir de janeiro de 2022, caso não haja alteração do cenário, vale o prazo normal previsto no Código de Trânsito, que corresponde a 30 dias após o vencimento da carteira.
No próximo fim de semana, na sexta-feira (10), sábado (11) e domingo (12), ocorre mais uma descarga de água da barragem Luiz Vieira para o Riacho do Paulo. Segundo informações, (clique aqui) a publicação do 1º ADITIVO ao Termo de Alocação de Água 2021/2022 do sistema hídrico Brumado e Riacho do Paulo, anexo, em especial quanto à autorização para descarga de 1,1 milhão de metros cúbicos do reservatório Brumado para atender usos nas águas do rio Brumado, foi feito (para atender irrigantes do municipio de Dom Basílio).
Conforme previsto no item 2.5, explicitado neste Aditivo, foi solicitado ao DNOCS/CESTBA que proceda à abertura total das duas válvulas dispersoras do reservatório Brumado, em 100%, iniciando na sexta-feira, 10 de setembro de 2021 ao meio dia, devendo permanecer abertas até as 08 horas de domingo dia 12 de setembro de 2021, quando devem retornar à vazão de 190 L/s.
Em informações divulgadas pela Coordenação de Marcos Regulatórios e Alocação de Água –COMAR/SRE, o uso da água no rio Brumado não precisa ser interrompido durante a realização dessa operação foi solicitado que à Comissão de Acompanhamento da Alocação de Água ampla divulgação a essa operação, inclusive alertando as comunidades ribeirinhas sobre a mesma, evitando acidentes às pessoas e ao patrimônio.
A nossa redação entrou em contato com Associação do Distrito de Irrigação do Brumado, ADIB, com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, DENOCS e com o município de Livramento de Nossa Senhora, que até o fechamento desta matéria não se pronunciaram a respeito.
A barragem Luiz Vieira, alcançou seu maior volume na data do dia 03 de março de 2021, sendo o registro de 81. 912. 026 m³, aproximadamente 83% da sua capacidade total. Nos últimos seis meses, já foram utilizados mais de 17 milhões de m³. Hoje (09) encontra-se com volume de 64.712.055 m³ que equivale a 65,13% de sua capacidade. Mantendo o mesmo consumo e, o volume proporcional das mesmas descargas dos últimos seis meses, em menos de dois anos, a barragem estaria 100% seca.
Este profissional atua na produção animal, medicina animal e saúde pública. Foi no dia nove de setembro de 1933, por meio do Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas, criou a normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino da profissão no país.
Ao longo de décadas, com as transformações econômicas e sociais, ocorridas, como o crescente número de animais de companhia e de produção, o médico veterinário se tornou um profissional que atua em diversas áreas. Entre elas, se destacam o atendimento clínico, cirúrgico e reprodutivo de pequenos e grandes animais.
O médico veterinário também pode trabalhar na área da educação, no controle de saúde de rebanhos ou fiscalizar empresas que vendem ou reproduzem animais. É muito importante comemorar esta data, pois o grande desafio do médico veterinário é buscar uma atualização constante e atuar de forma multidisciplinar, visando a saúde animal e humana. Praticamente, junto com o produtor, o médico veterinário se torna o guardião da capacidade produtiva e de exportação do Brasil no tocante às carnes bovinas, suínas e aves, por meio da defesa sanitária animal.
Feliz Dia do Veterinário! Profissionais importantíssimos! Parabéns a todos os veterinários, que dedicam parte de sua vida cuidando de criaturas dóceis e inocentes. Vocês merecem todo o reconhecimento e carinho!
Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos, morreu ontem, aos 52 anos, em decorrência de um câncer no peritônio. O câncer foi descoberto há um ano, quando Dudu anunciou por meio de suas redes sociais que iniciou a quimioterapia contra a doença. Ele já havia vencido dois cânceres no pâncreas. Produtor musical, radialista, publicitário e jornalista, Dudu nasceu com glaucoma, que foi rapidamente tratado ainda quando criança. Entretanto, ele acabou por perder a visão aos 23 anos. Filho de Roberto Carlos e Nice Rossi, perdeu a mãe em 1990 também vítima de câncer.
A partir do dia 1º de novembro, o whatsApp funcionará apenas nos smartphones com os sistemas operacionais iOS 10 e suas versões posteriores, ou então no Android 4.1 e atualizações que vieram depois dessa.
A empresa divulgou um comunicado, nesta quarta-feira (08) informando que não dará mais suporte aos modelos inferiores a essas configurações. Segundo o texto, a decisão deve-se ao fato de que certas versões de sistema operacional executam softwares antigos que não recebem mais atualizações de segurança, o que significa que os usuários ficariam vulneráveis a ataques. Além disso, a maioria desses telefones antigos tem hardwares vistos como “ultrapassados”, incapazes de oferecer suporte aos recursos avançados de um aplicativo ou então entregando uma experiência ruim para as pessoas.
Em ambos os casos o resultado final não é desejável, e é por isso que os desenvolvedores levantam periodicamente os requisitos de software e/ou hardware que continuarão sendo atendidos.
Em 2020, por exemplo, o WhatsApp encerrou formalmente o suporte para a plataforma Windows Phone. No início deste ano, os requisitos básicos foram aumentados para o iOS 9 e também para o android 4.0 Jeally Bean.
No comunicado, o aplicativo recomendou o uso dos seguintes dispositivos:
- Aparelhos com sistema operacional Android 4.1 e posterior;
- iPhones com iOS 10, disponibilizado em 2016 em diante (no iPhone 4 e em modelos mais antigos, o aplicativo já não funcionará mais);
- Alguns aparelhos com kaiOS 2.5.1 e versões posteriores, incluindo JioPhone e JioPhone 2.
Saiba se seu smartphone terá o WhatsApp desativado:
iOS (iPhone e tablets da Apple)
- Acesse a pasta "Ajuste";
- Em seguida, clique na seção "Geral";
- Confira as informações da "Versão do Sftware" na opção "Sobre".
Android
- Acesse a pasta de "Configurações";
- Procure a seção "Sobre o Telefone";
- Identifique o sistema operacional em funcionamento na opção "Informações do Software".
Vale lembra que, nos celulares com Android, os itens podem ter nomes diferentes, mas no geral, o "passo a passo" é muito similar.