
Operador 88
No próximo fim de semana, na sexta-feira (10), sábado (11) e domingo (12), ocorre mais uma descarga de água da barragem Luiz Vieira para o Riacho do Paulo. Segundo informações, (clique aqui) a publicação do 1º ADITIVO ao Termo de Alocação de Água 2021/2022 do sistema hídrico Brumado e Riacho do Paulo, anexo, em especial quanto à autorização para descarga de 1,1 milhão de metros cúbicos do reservatório Brumado para atender usos nas águas do rio Brumado, foi feito (para atender irrigantes do municipio de Dom Basílio).
Conforme previsto no item 2.5, explicitado neste Aditivo, foi solicitado ao DNOCS/CESTBA que proceda à abertura total das duas válvulas dispersoras do reservatório Brumado, em 100%, iniciando na sexta-feira, 10 de setembro de 2021 ao meio dia, devendo permanecer abertas até as 08 horas de domingo dia 12 de setembro de 2021, quando devem retornar à vazão de 190 L/s.
Em informações divulgadas pela Coordenação de Marcos Regulatórios e Alocação de Água –COMAR/SRE, o uso da água no rio Brumado não precisa ser interrompido durante a realização dessa operação foi solicitado que à Comissão de Acompanhamento da Alocação de Água ampla divulgação a essa operação, inclusive alertando as comunidades ribeirinhas sobre a mesma, evitando acidentes às pessoas e ao patrimônio.
A nossa redação entrou em contato com Associação do Distrito de Irrigação do Brumado, ADIB, com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, DENOCS e com o município de Livramento de Nossa Senhora, que até o fechamento desta matéria não se pronunciaram a respeito.
A barragem Luiz Vieira, alcançou seu maior volume na data do dia 03 de março de 2021, sendo o registro de 81. 912. 026 m³, aproximadamente 83% da sua capacidade total. Nos últimos seis meses, já foram utilizados mais de 17 milhões de m³. Hoje (09) encontra-se com volume de 64.712.055 m³ que equivale a 65,13% de sua capacidade. Mantendo o mesmo consumo e, o volume proporcional das mesmas descargas dos últimos seis meses, em menos de dois anos, a barragem estaria 100% seca.
Comentários