OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Show da Noite

Marcos Oliver

Na última sexta-feira (13), por volta das 9h30, a Polícia Militar, por meio do Pelotão de Emprego Tático Operacional, Peto, realizou uma ação na cidade de Rio do Pires. A atuação dos agentes se deu em uma feira livre da cidade, em que, numa abordagem, encontrou certa quantidade de pólvora e chumbo com um indivíduo que transitava na feira. O homem confessou  aos policiais de forma voluntária que a munição seria usada numa espingarda e que a arma seria do seu irmão. Policiais Militares foram ao encontro do proprietário da espingarda e, ao abordá-lo, o mesmo confessou ser dono do equipamento. Por conta do fato, o cidadão recebeu voz de prisão e ele teve que se apresentar a Delegacia Territorial de Rio do Pires onde providências jurídicas foram tomadas.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 16.Set.2019 // 00h00

  • Geral

Carreta tomba após perder controle da direção do veículo

Um acidente envolvendo uma carreta foi registrado na última sexta-feira (13), na BR-030, trecho entre Caetité e o trevo do Pancadão, em Lagoa Real. O motorista seguia com destino à cidade de Brumado, quando perdeu o controle da direção do veículo em uma curva. De acordo com o Folha do Vale, parte lateral da cabine bateu contra um barranco às margens da rodovia, enquanto a carroceria tombou. O motorista e o carona não sofreram nenhum ferimento. Agentes da Polícia Rodoviária Estadual estiveram no local controlando o trânsito, inclusive interditando uma parte da pista.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 16.Set.2019 // 00h00

  • Geral

Novas regras da CNH entram em vigor a partir de hoje (16)

O número de aulas para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vai ser reduzido a partir de hoje (16).

A mudança determinada pelo governo federal em junho passado também altera o processo para obter a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor), documento exigido para guiar cinquentinhas.

As mudanças são: Para a CNH (categoria B, carros) acaba a exigência de uso do simulador nas autoescolas para quem quiser tirar a CNH na categoria B. Fazer aulas no aparelho passa a ser facultativo; com isso, cai o número de horas/aulas obrigatórias. Ele passará de 25 para 20 horas. É a mesma carga-horária de antes de o simulador ter sido adotado.

Para a Autorização para Conduzir Ciclomotor, a mudança é, durante 1 ano, quem quiser guiar cinquentinhas poderá fazer as provas teórica e prática sem ter feito aulas. Somente se for reprovado, terá de passar por aulas práticas; a partir de setembro de 2020, voltam a ser exigidas as aulas, mas o número vai cair de 20 para 5 horas, sendo que uma delas deve ser noturna. No exame prático, o candidato poderá usar seu próprio ciclomotor — desde que o veículo tenha, no máximo, 5 anos de uso.

Na época em que as alterações para habilitação foram anunciadas, o governo disse que elas tinham como objetivo desburocratizar esses processos e reduzir custos. O secretário-executivo do ministério, Marcelo Sampaio, disse que esperava que autoescolas que saíram do mercado pudessem voltar com o fim do simulador, o que, segundo ele, também deve contribuir para baixar os custos para tirar habilitação.

E as mudanças foram criticadas por especialistas em trânsito. Renato Campestrini, gerente técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária disse, “Quando reduzimos a carga para baratear custos, aumentamos o risco de acidentes no futuro, e, como consequência, aumentar custos na área da saúde, por exemplo”, afirmou.  Para Maurício Januzzi, advogado especialista em direito do trânsito o governo está tirando algumas áreas essenciais para formação do condutor, em detrimento de um custo mais baixo.

Neste domingo , 15 de Setembro, teremos o início dos jogos de volta das quartas de final do Campeonato Rural Livramentense. Dois jogos serão realizados e existe por parte dos organizadores do campeonato a expectativa de mais uma rodada com muitos gols e mais uma quebra de recorde em termos de público. Os jogos deste domingo são o seguinte: A partir das 08:45 jogam: Alves X Nado de Cima, já às 15:15 jogam: Piçarrão X Lagoa Nova.

 

  • Por Redação Jornal da 88

  • 13.Set.2019 // 00h00

  • Geral

Equipamentos da Maxxnet são furtados mais uma vez em Livramento

Equipamentos da Maxxnet foram furtados na madrugada desta última quinta-feira (12), na Rua Durval Mandu no Bairro Taquari em Livramento. Devido a ação criminosa, alguns clientes do bairro ficaram sem conexão com a internet por um tempo, mas com total eficiência a empresa imediatamente resolveu o problema.  Segundo informações passadas á nossa redação, essa é a segunda vez só essa semana que a ação acontece. A Maxxnet sempre preocupada com seus clientes pede desculpas pelos transtornos.

 

  • Por Redação Jornal da 88

  • 13.Set.2019 // 00h00

  • Geral

Três mulheres são detidas acusadas de traficar drogas

Por volta do meio dia desta quinta-feira (12) após denúncias, três mulheres foram detidas acusadas de traficar drogas em Brumado. Segundo o site Achei Sudoeste, a guarnição encontrou balança de precisão e farto material para embalagem de entorpecentes. Durante a abordagem, as mulheres passaram mal e foram conduzidas ao Hospital Municipal Professor Magalhães neto, onde foram medicadas pelo médico plantonista e, em seguida, encaminhadas para a Delegacia Territorial. Com elas, também foram encontrados R$ 210 e um aparelho  celular.

O Senado aprovou o Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 79/2016 que promove uma reforma na legislação de telecomunicações. A matéria muda a forma de exploração dos serviços de telefonia fixa, que poderão passar de concessão para autorização, e prevê a possibilidade de aplicação dos saldos dessa transição em investimentos em banda larga, além de dar mais poderes às empresas do setor para o uso das faixas do espectro de radiofrequências. A efetivação da proposta, no entanto, dependem de complexas regulamentações. A lei segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro. A relatora da matéria na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado, Daniella Ribeiro classificou a nova lei como um avanço. “Queremos dar ao Brasil um tempo de atualização de uma lei de mais de 20 anos, feita na lógica da telefonia fixa. Estamos criando condições para que o povo brasileiro esteja pronto para a revolução tecnológica, com forte impacto econômico e social”, afirmou. O senador Arolde de Oliveira acrescentou que os recursos aplicados contribuirão para a implantação de novas tecnologias. Com um acordo de lideranças, a maioria das bancadas votou favorável à proposta. O senador Randolfe Rodrigues foi voz divergente e criticou a matéria pelo repasse de infraestrutura pública empregada na oferta do serviço de telefonia às empresas, que hoje o exploram sem garantias. “Estamos entregando para as teles concessões públicas. Esse projeto faz um leilão, a doação de bens públicos sem contrapartida. É um crime de lesa-pátria nos termos em que está sendo colocado”.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 13.Set.2019 // 00h00

  • Geral

Correios: TST determina que 70% dos funcionários mantenham atividades

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maurício Godinho Delgado determinou que 70% dos empregados dos Correios mantenham as atividades da empresa durante a greve iniciada nesta semana. Pela decisão, o descumprimento do efetivo acarretará na aplicação de multa de R$ 50 mil por dia aos sindicatos da categoria. A decisão do ministro foi proferida em audiência de conciliação feita nesta tarde entre a empresa e os sindicatos que representam os trabalhadores. Na reunião, o ministro propôs o fim da greve. Em contrapartida, os Correios devem manter os termos do atual acordo coletivo de trabalho e o plano de saúde dos empregados até 2 de outubro, data do julgamento do dissídio coletivo pelo TST. A empresa aceitou a medida e os sindicatos levarão a proposta para votação nas assembleias locais. De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), os trabalhadores reivindicam reajuste salarial com reposição da inflação (3,25%) e não querem cortes de direitos conquistados. Segundo a Fentect, mesmo com a mediação já iniciada no TST, referente ao processo de negociação do Acordo Coletivo 2019/2020, a empresa deixou de receber os representantes dos trabalhadores. Para a entidade, a empresa não dá prejuízo e não depende de financiamento público. Os empregados também são contra a eventual privatização dos Correios. Em nota, os Correios afirmaram que aceitaram a proposta de encaminhamento do ministro "para minimizar os impactos da paralisação, inclusive a perda de clientes para a concorrência". A empresa também declarou que espera chegar a um "entendimento razoável" para não comprometer suas finanças. "Vale destacar que, atualmente, as despesas com pessoal equivalem a 62% dos dispêndios anuais da empresa", diz o comunicado.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 13.Set.2019 // 00h00

  • Geral

Participantes do Enem poderão usar identidade vencida

Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão usar documentos vencidos para identificação nos dias do exame. Essa é uma novidade na aplicação deste ano.  De acordo com o Ministério da Educação (MEC), esses documentos, no entanto, devem ser originais e conter foto. Cópias simples, autenticadas em cartório ou documentos sem foto não serão aceitos pelos aplicadores. Todos os candidatos inscritos no Enem deverão apresentar um documento de identificação para fazer as provas. O MEC alerta que quem apresentar a via original do documento oficial de identificação que esteja danificada, ilegível, com foto infantil ou que inviabilize a sua completa identificação, ou de sua assinatura, poderá realizar o Enem, desde que se submeta à coleta de dado biométrico, de informações pessoais e da assinatura em formulário fornecido pelo aplicador. Participantes que perderem ou tiverem o documento roubado ou furtado deverão apresentar boletim de ocorrência, expedido por órgão policial há, no máximo, noventa dias do primeiro domingo do exame. Os candidatos também terão que se submeter à coleta de dados e assinatura de formulário para fazer o exame. Somente serão aceitos documentos físicos. Documento digital em aparelho de celular não poderá ser usado como identificação. Um dos motivos, de acordo com a pasta, é que o documento precisará ficar visível na mesa do candidato durante o exame. Mais de 5 milhões de pessoas farão o exame, em 14 mil locais de aplicação de provas. Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. 

 

  • Por Redação Jornal da 88

  • 12.Set.2019 // 00h00

  • Geral

Jogador livramentense disputa hoje semifinal da copa do Brasil sub 17

O livramentense João Neto, do Fluminense do Rio de Janeiro, disputará hoje à noite (12) a semifinal da Copa do Brasil Sub17 contra o Palmeiras no Estádio do Pacaembú em São Paulo. João Neto será titular, vestindo a camisa 7, e a partida será transmitida ao vivo às 19:00 horas pelo canal Sport TV. No último jogo válido pelas quartas de final o atleta marcou o gol da classificação contra o Internacional RS. 

  • Por Redação Jornal da 88

  • 12.Set.2019 // 00h00

  • Geral

Três pessoas são presas com maconha em ônibus

Um trio foi preso em flagrante suspeito de transportar cerca de 30 kg de maconha após abordagem em ônibus na região de Itapetinga. A apreensão aconteceu na noite da última terça-feira. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos identificados como Richard Caio da Silva Pontes, 18 anos, a companheira Jéssica Souza Santos, 23 anos, e uma menor de idade embarcaram na cidade de Porto Seguro e seguiam em direção a Vitória da Conquista. Conforme a polícia, os agentes encontraram uma sacola com 11 tabletes de maconha e outra mala com 19 tabletes. As investigações apontam que parte da droga seria distribuída em Itapetinga e o restante em Itambé. De acordo com a Polícia Civil, o trio foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado para delegacia. Eles estão à disposição da Justiça. Essa foi a maior apreensão de drogas em Itapetinga no ano de 2019.

Uma operação denominada “Freio de Arrumação” foi deflagrada hoje (12) e resultou da investigação do Ministério Público na Bahia, que contou com a colaboração do setor de inteligência da Polícia Rodoviária Federal, sobre a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato eletrônico, falsidade ideológica e material e associação criminosa, perpetrados por um grupo criminoso, formado por particulares e servidores públicos, que atuavam ilicitamente para a suspensão, cancelamento, anulação e/ou baixa de autuações por infrações de trânsito (multas), decisões de recursos administrativos e procedimentos de inclusão de pontuação em Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). Os policiais rodoviários federais atuaram em conjunto no cumprimento dos 11 mandados de busca e apreensão, dois mandados de exibição de documentos públicos e um mandado de prisão expedidos pela 1ª Vara Criminal da capital baiana. Sendo um total de 15 promotores de Justiça, 22 servidores do Gaeco e 70 policiais rodoviários federais. Articulada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), colegiado que reúne os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) do Brasil, a operação nacional visou o cumprimento de 87 mandados judiciais, dentre busca e apreensão, prisão, afastamento de funções públicas e uso de tornozeleiras eletrônicas em 10 estados. O objetivo da operação nacional é combater crimes contra a Administração Pública praticados por servidores públicos e particulares, dentre eles crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, Peculato eletrônico, participação em organização criminosa, associação criminosa, fraude à licitação, lavagem de dinheiro, tráfico de influência, falsidade ideológica e material e fraude processual.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 12.Set.2019 // 00h00

  • Geral

Detran-BA apresenta resultados da operação da  ‘Paz no trânsito’

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) contabiliza mais de 76 mil abordagens de pessoas e veículos em 2019, em blitzes de alcoolemia da operação 'Paz no Trânsito', com a participação da Polícia Militar. Dos quase 30 mil condutores submetidos ao teste do bafômetro, 2,5 mil se recusaram a soprar o aparelho, 292 estavam embriagados e 33 foram encaminhados à delegacia. Os números da fiscalização do Detran-BA foram apresentados ontem, no Centro de Eventos do Hotel Royal Tulip, em Brasília, durante o Fórum Nacional Permanente das Operações Lei Seca. O evento reuniu técnicos dos Detrans de diversos  pontos do país e especialistas em legislação de trânsito.

  • Por Redação Jornal da 88

  • 12.Set.2019 // 00h00

  • Geral

Idoso é preso por importunação sexual em Livramento

Um idoso foi preso por importunação sexual na tarde desta quinta-feira (12) no Centro de Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações da Polícia Civil, o  idoso foi apresentado em razão de ter mexido nas partes íntimas de um menor em plena via pública quando transitava na companhia da genitora, que acionou a Polícia Militar, que fez a prisão do idoso. Posteriormente ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Territorial de Livramento.

 

  • Por Redação Jornal da 88

  • 11.Set.2019 // 00h00

  • Geral

Dom Basílio implanta sala específica para tratar pé diabético

O município de Dom Basílio implantará sala específica para tratar diabético.  Até o final do ano serão implantadas 200 centros em toda a Bahia, a maior parte distribuída em municípios com menos de 100 mil habitantes. Para tanto, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Escola Bahiana de Saúde Pública (ESPBA) e do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), iniciou na última segunda-feira (9), um programa de treinamento com profissionais da assistência de 64 cidades, visando qualificar este cuidado, prevenindo lesões e internações associadas ao pé diabético. A Secretaria de Saúde de Dom Basílio, enviou o Enfermeiro Leonardo Pinto e a Técnica de Enfermagem Regiane Pires, para participarem, em Salvador, do treinamento promovido pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) para prevenção e tratamento do pé diabético. A Sala de Pé Diabético será responsável por realizar a gestão do leito de feridas; realizar a inspeção sistemática dos pés; orientar os métodos de descarga e uso de palmilha; realizar o desbastamento de calosidades e realizar pesquisa de pulso periférico.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.