A Maria Helena Marques (Professora Lena) e Zeferino Neto (Psicólogo Zifa) participaram do Jornal da 88 desta sexta-feira (12) com apresentação do Luis Terêncio, para falarem sobre a APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. A instituição filantrópica, sem fins lucrativos, visa a oferta de assistência às pessoas com deficiência intelectual ou deficiências múltiplas, prestando atendimento nas áreas jurídica, saúde e psicopedagógica, lutando por seus direitos na perspectiva da inclusão social, melhoria na qualidade de vida, bem como, serviços e apoio aos familiares. A professora Lena juntamente com o Psicólogo Zifa, estiveram na Rádio 88 FM para falarem sobre o projeto de implantação que está prestes a sair do papel, a professora Rejane também se fez presente acompanhando os demais. Eles aproveitaram para convidar os ouvintes á participarem de sessão da Câmara de Vereadores de Livramento nesta sexta-feria a tarde, onde apresentarão o projeto aos edis. Confira a participação dos membros, em nossa página no facebook (clique aqui) ou no youtube (clique aqui). O apresentador Luis Terêncio aproveitou o momento para mais uma vez expressar alegria pela implantação da Associação e firmar parceria da Rádio 88 FM acompanhar essa causa.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 12.08.2022
Políticos egoístas Os políticos de Livramento, que já não se unem muito bem, se dispersam ainda mais nas eleições para governador, presidente, deputados e senadores. Mostram como são egoístas, olhando só para os próprios umbigos! O interesse público e necessidades urgentes da população ficam de lado. Não se juntam para buscar solução de graves problemas coletivos, como a falta de sistema de esgoto, que é fundamental para a saúde pública, e a necessidade urgente de ampliação de sistema de captação, tratamento e abastecimento de água.
Estou sempre repetindo isso, e pretendo repetir quando necessário. No caso da água, os dados são da própria ANA (Agência Nacional de Água), que declarou, há mais de 20 anos, que o sistema está obsoleto, diante do crescimento da cidade! E não atende distritos nem povoados. Mas prefeito e vereadores figem não ter nada a ver com isso. É constante a reclamação de falta de água, em vários bairros da cidade. Até quando irá isso? Ninguém está falando do assunto, na atual campanha eleitoral! Pensem nisso, na hora de votar!
Vergonha em Iguatemi O Distrito de Iguatemi, em Livramento, tem três vereadores: Aparecido Lima, Juscélio Pires e Vitalmir Moura. Mas todos estão omissos e silenciosos diante da vergonhosa situação da Escola David Mendes Pereira, com várias salas demolidas e com a obra abandonada, em pleno ano letivo. Já estamos no 2º semestre, sem perspectiva de solução. É um abuso, descaso e falta de respeito! Ou falta de competência dos gestores!
Sem respeito para com os estudantes e toda a comunidade. Cobrado por alguns moradores, Aparecido Lima disse que não é o vereador não faz obras, e sim o prefeito, chefe do Poder Executivo. Tem toda razão! Mas, quando a obra está pronta, eles vão lá dizer: “nós fizemos, nós trouxemos etc”. Ele ainda manda a população cobrar, também, dos outros dois vereadores, dizendo que não é só ele vereador de lá. Estamos em um mundo político, realmente, sem vergonha!
Para refletir Em 15 de agosto, festeja-se, em Livramento, a Assunção de Nossa Senhora, nossa padroeira, minha madrinha! Ela é reverenciada por católicos do mundo inteiro, que a reconhecem como mãe de Jesus. Da pequena cidade de Nazaré, na Galileia, tornou-se a principal testemunha de Deus. Como mãe de Jesus, foi eleita bendita entre as mulheres. Muito jovem, pôs-se à disposição de Deus, ao dizer: Eu sou a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade.
Algumas religiões não a reconhecem, mas isso não muda a História, nem tem importância para Maria. Há, também, quem negue existir de Deus! Do mesmo modo, isso nada significa. Faz parte do livre-arbítrio de cada um. Maria e Jesus viveram como os demais seres humanos, participando da vida, no seu tempo, em missão de Deus, tal como deveria ser com todos nós. No caso de Maria, ela cumpriu em toda plenitude a missão recebida, ser mãe do Messias.
Por isso, na Assunção, retornou inteira ao mundo espiritual, o que justifica o fervor com que é lembrada, mesmo mais de dois mil anos depois. Nesses dias de novenas, aproveitem para conhecer melhor a missão de Maria, lendo sobre sua vida. Siga seu exemplo e seja, também, um preferido de Deus. Sobretudo, adote os ensinamentos de Cristo, para merecer a preferência de quem nos enviou a este mundo.
Pensem nisso!
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) detectou focos da praga cochonilha do carmim na cultura da palma, no
município de Dom Basílio, no sudoeste da Bahia. Segundo a Adab, trata-se de um inseto que promove sérios danos a essa
cultura, podendo inclusive destruir todo o plantio. A sua identificação é fácil, bastando o agricultor tocar na parte atacada que ele irá observar a liberação de um corante vermelho (semelhante a um sangue). O controle é feito com a eliminação das plantas infectadas, queimando-as ou mesmo oferecendo imediatamente aos animais para consumo, além da aplicação de uma mistura de água com detergente neutro na proporção de 3% ou óleo mineral. Os agricultores podem procurar as secretarias municipais de agricultura ou o escritório da Adab mais próximo para maiores orientações.
Quem quiser viajar para o México vai precisar lidar com uma nova etapa na burocracia comum às viagens internacionais. A partir da próxima quinta-feira (18) o país vai voltar a exigir visto físico para turistas brasileiros que viajarem ao país. A medida foi publicada no Diário Oficial da Federação (DOF). Para realizar o processo e obter o visto será necessário desembolsar um valor de US$ 48 para realizar o processo.
A CVP (Companhia Vale do Paramirim) anuncia a descoberta, na Bahia, de uma jazida de minério de ferro magnetitito que, segundo o presidente da empresa, geólogo João Cavalcanti, é similar aos depósitos de Kiruna, na Suécia, que abastecem o parque siderúrgico da Europa desde o século XVIII. “Associados a esses depósitos, identificamos, durante os trabalhos de sondagem rotativa a diamante, realizados pela Geosol, corpos de sulfetos de Cobre (Cu) e de Zinco (Zn) disseminados em rochas metavulcânicas da Formação Novo Horizonte do Grupo Rio dos Remédios, sotopostas. Esses níveis de sulfetação chegam atingir 30m de espessura”, afirma Cavalcanti.
Ele acrescenta que o Levantamento Geológico – Topográfico em escala de detalhe, com apoio de magnetometria terrestre acusou uma extensão da mineralização do magnetitito por quase 25km. “Estaremos desenvolvendo, a partir deste mês (agosto) um programa de mapeamento geológico – topográfico mais detalhado, com escavações de trincheiras e poços, acompanhado de um programa de sondagem com malha regular, objetivando a obtenção de amostras, testemunho de sondagem dos minérios de ferro e dos sulfetos, seguido de ensaios de caracterização metalúrgica nos laboratórios da Fundação Gorceix, sob a coordenação do Dr. Fernando José Gomes – Diretor de Projetos da referida instituição”.
As estimativas, segundo ele, indicam a determinação de uma reserva de minério de ferro de classe mundial superior a 500 milhões de toneladas, com teores variando entre 40% a 60% Fe. “Os recursos de minério de cobre podem alcançar a casa de 100 milhões de toneladas, com teor variando de 0,15% a 3,00% Cu. As vias de escoamento do minério de ferro do tipo magnetitito e associados se baseia em correias transportadoras tubulares de longa distância denominados “Pipe Conveyor”.
O minério transportado das unidades de beneficiamento (Ferro e Cobre) chegará a um pátio de armazenamento e carregamento apropriados para uso de vagões, no município de Brumado, os quais levarão os concentrados dos materiais (Ferro e de Cobre) através das Ferrovias (FCA e FIOL) para exportação via Porto Sul (Porto de Ilhéus) ou mesmo para o mercado interno (Polo Metalúrgico de Camaçari)”, explica Cavalcanti. Ele informa que o TUP - BAMIN está sendo construído pela ERG - Eurasian Resouces Group (companhia privada) e terá capacidade para receber navios de até 200m de comprimento e 18,3m de calado.
O presidente da CVP diz ainda que a empresa está preparada para avançar em seus objetivos exploratórios, pois tem tem no seu quadro de profissionais geólogos, engenheiros-geólogos e engenheiros de minas, “oriundos de renomadas escolas do país, das universidades federais da UFBA (Bahia) , UFOP (Escola de Minas de Ouro Preto) e UFPEL (Rio Grande do Sul), que estão sendo preparados para atuarem como exploracionistas, com objetivo principal de localizar depósitos minerais de Classe Internacional, refletindo-se no portfólio da empresa, que já conta com uma variedade de minerais de alto consumo pelo setor industrial, tais como: Jazidas de Minério de Ferro (Insumo mais consumido pela humanidade); Alumínio (Segundo produto mais consumido pela humanidade); Cobre (Terceiro produto mais consumido); Zinco (de alta aplicação na indústria metalúrgica); Lítio ( de alta aplicação na indústria Eletromecânica – Baterias de carros elétricos); Filito Carbono Grafitoso (Produção de Grafeno – utilizado na produção de baterias); e metais especiais como Ouro e Prata. Ressaltamos que todos esses depósitos minerais relacionados, estão localizados na Provincia do Vale do Paramirim, Região Sudoeste do estado da Bahia, envolvendo 32 municípios, com população aproximada de 2,6 milhões de habitantes”, conclui.
Quase metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda. A necessidade pela realização de bicos foi relatada por 45% dos entrevistados em uma pesquisa amostral conduzida pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), empresa fundada por executivos que respondiam pelo extinto Ibope Inteligência (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística).
O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (10), foi encomendado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), uma organização não governamental que desenvolve iniciativas com foco no combate às desigualdades, na promoção dos direitos humanos, na participação social e na defesa do meio ambiente.
A pesquisa foi planejada com o objetivo de revelar dados da percepção da população sobre questões sociais, raciais, de gênero e de orientação sexual. Entre 1º e 5 de abril, foram entrevistadas 2 mil pessoas em 128 municípios espalhados por todas as regiões do território nacional.
Bicos
A maior parte dos bicos relatados está relacionada com serviços: 33% dos entrevistados citaram ter complementado sua renda com serviços de manutenção, de beleza, de segurança, de motorista, de entregas por aplicativos ou ainda com trabalhos domésticos de faxina, de babá, de aulas particulares e de cuidados com idosos e com animais. Outros 28% informaram que levantaram recursos para driblar dificuldades econômicas vendendo mercadorias, incluindo alimentos preparados em casa, objetos artesanais confeccionados manualmente, roupas e artigos usados, cosméticos e produtos de beleza ou produtos em geral, voltados para o comércio ambulante.
Alguns entrevistados relataram obter renda adicional com mais de uma dessas atividades. A pesquisa mostrou ainda que a necessidade de realização de bicos é mais frequente em famílias com renda até um salário mínimo.
O levantamento também revela que 34% dos entrevistados consideram que, nos últimos 12 meses, aumentou a população em situação de rua e 29% dizem ter visto mais indivíduos trabalhando nas ruas. Além disso, 74% avaliam que houve um crescimento do número de pessoas em situação de fome e pobreza. Esse índice é maior nas capitais, chegando a 85%, e cai para 57% em cidades menores, com até 50 mil habitantes.
Criado em 2007, o ICS concentra seus esforços em iniciativas alinhadas às agendas globais de desenvolvimento sustentável, como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.
Segundo nota divulgada pela entidade, os resultados da pesquisa apontam para um quadro preocupante em relação à ODS 10, que fixa dez metas para redução das desigualdades dentro dos países e também entre eles. "Os dados revelam que a maioria expressiva da população brasileira consegue perceber o aumento da pobreza no país, além de observar uma grande vulnerabilidade em relação às minorias sociais, como negros, mulheres e pessoas LGBTQIA+", diz a entidade.
Preconceitos
A pesquisa buscou identificar a percepção da população sobre diversos tipos de preconceito. Do total de entrevistados, 74% apontam locais onde brancos e negros são atendidos de forma diferente. Essa situação foi associada principalmente aos shoppings e estabelecimentos comerciais, às escolas e universidades e aos ambientes de trabalho. Episódios de preconceito racial em algum desses espaços foram relatados por mais de 35% dos entrevistados.
No Sudeste, chega a 45% a parcela das pessoas que considera existir esse tipo de situação envolvendo shoppings. No Nordeste, chama atenção a menção a hospitais e postos de saúde por 27%, bem acima da média nacional de 19% para esses locais.
Entre as mulheres, 47% afirmaram que já enfrentaram algum tipo de assédio, sendo que 29% delas relataram situações em espaço público, 27% no transporte público e 23% em bares ou restaurantes. Esses percentuais atingem recordes na Região Sudeste, chegando respectivamente a 37%, 35% e 27%.
Além disso, 58% afirmaram que já sofreram ou viram alguém sofrer discriminação em função de sua identidade de gênero ou orientação sexual. Novamente o espaço público se destaca como local onde esses episódios acontecem com mais frequência, tendo sido citado por 30% do entrevistados.
Inclusão digital
Dados associados à desigualdade na inclusão digital também estão presentes no levantamento. A pesquisa sugere uma população bem dividida em relação ao uso de serviços realizados pela internet. Para 49%, não houve necessidade de recorrer à tecnologia com este objetivo nos últimos 12 meses.
Outros 51% alegaram precisar realizar serviços online nesse mesmo período, sendo que 40% conseguiram e 11% não conseguiram por falta de acesso a computador e à internet ou por outros motivos. Foram consideradas demandas relacionadas à obtenção ou consulta de benefícios sociais, à participação de aulas remotas, ao atendimento de questões de saúde, entre outros.
A necessidade de usar serviços pela internet foi maior entre brasileiros de 16 a 44 anos de idade com renda familiar superior a dois salários mínimos e que moram em capitais ou em cidades com mais de 500 mil habitantes. O percentual também cresce conforme o nível de escolaridade.
A Billboard consagrou Beyoncé como a “maior popstar do século”, após a artista ficar no topo da Billboard 200 com sete álbuns solos consecutivos. O recorde foi atingido após o lançamento do seu novo álbum “Ranaissance”.
Com “Ranaissance”, Beyoncé conseguiu vender mais de 300 mil cópias apenas na primeira semana de lançamento, nos Estados Unidos. Esta foi considerada a maior estreia feminina no mundo do pop em 2022.
“Ela preenche todos os requisitos em termos de imagem, som e impacto, além de redefinir regularmente a cultura pop com seus lançamentos e performances. Beyoncé está dominando com seu sétimo álbum e não há mais ninguém que possa tirar dela o título de maior popstar do século 21, e nem ao menos tentar”, afirmou a Billboard em artigo.
Na manhã desta quarta-feira (10) diversas reivindicações chegaram na redação do Jornal da 88, devido a falta de água nos bairros São José, Tomba, Centro e outros, em Livramento, Bahia. Alguns moradores inclusive informaram à nossa redação que essa situação ocorre desde a tarde de ontem. Alguns chegaram a nos relatar “A EMBASA fala que a gente tem que ter reservatório para que quando imprevistos ocorrer não ficar sem água em casa, mas o que ficamos indignados é que se a gente não questiona na Rádio a falta de água, a EMBASA não explica aos clientes o motivo.” Outro morador chegou a dizer "a gente queria que pelo menos a empresa enviasse uma explicação pros moradores quando situações como essa ocorrerem, falta de comunicação com os própios clientes dela". Mantivemos contato com a EMBASA, Empresa Baiana de Águas e Saneamento em Livramento de Nossa Senhora, mas não obtivemos retorno. Em contato com a Assessoria da Empresa na região, fomos informados que a situação ocorre devido um vazamento na rede distribuidora que atende os bairros Tomba, Beira Rio, São José, Polivalente e parte do Recreio. O serviço estava previsto para ser concluído ainda no início da tarde de hoje e o fornecimento de água tratada ser retomado e regularizado gradativamente em até 24 horas.

O WhatsApp anunciou nesta terça-feira (9) que permitirá aos usuários saírem dos grupos de forma silenciosa, sem serem "dedurados" no chat para todos os outros participantes da conversa.
Em recurso que já está valendo para a plataforma desde segunda-feira (8), o usuário agora tem a opção de notificar apenas os administradores do grupo quando decidir sair.
Mais novidades
Além dessa medida, outras duas foram anunciadas com o objetivo de aumentar a privacidade.
1. Escolher quem poderá ver quando você está online: em atualização que deve chegar ainda em agosto, os usuários poderão escolher quem verá a sinalização "online" quando abrirem seu perfil no Whatsapp.
2. Bloquear a captura de tela em mensagens de visualização única: não será mais possível fazer capturas de tela (print screen) daquelas fotos enviadas para serem visualizadas uma única vez.
O WhatsApp costuma liberar novos recursos aos poucos e, por isso, é possível que as novidades não estejam disponíveis para você assim que são anunciadas.
Uma boa prática para receber novos recursos é manter o aplicativo atualizado. Isso não garante que as mudanças aparecerão mais rapidamente, e sim que você terá uma versão mais recente, que está apta a receber a nova funcionalidade.
Veja como atualizar o WhatsApp:
Acesse a Play Store (Android) ou App Store (Apple) e busque por "WhatsApp";
Na página do aplicativo, veja se há um botão com o título "Atualizar";
Clique em "Atualizar" e aguarde o download;
O aplicativo vai reiniciar e estará atualizado.
Importante: se em vez de "Atualizar", o botão estiver com a mensagem "Abrir", o aplicativo já está na versão mais recente disponível.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 10.08.2022
Calendário eleitoral O 1º turno das eleições deste ano, no Brasil, para presidente, governador, deputados e senadores, será em 02/10, e eventual 2º turno, dia 30/10. O registro de candidaturas, até 15 de agosto, e dia 16 começa a propaganda eleitoral, incluindo comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas e divulgação na internet. Todo o calendário está na Resolução nº 23.674/2021/TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Como em um torneio Os políticos mobilizam-se pensando mais nos interesses pessoais do que nas necessidades da população. E os eleitores dançam nessa mesma música! Tudo é feito como se a eleição fosse um torneio esportivo, uma copa do mundo! Depois, os políticos ficam na boa e o povão no chororô e reclamações, ao sentir a deficiência dos serviços públicos, na saúde, educação, água, esgoto, limpeza urbana e tantos outros!
Os nossos políticos Em Livramento, na campanha eleitoral, as lideranças políticas, incluindo prefeito, vice e vereadores, abandonam os conchavos locais e se unem aos seus chefes estaduais, para balançar o rabo e enganar o eleitor, que também tira suas lasquinhas, tudo pelos interesses pessoais. Não há união, em torno de uma pauta coletiva, para resolver as carências graves que o município enfrenta, como a decantada falta d’água e de sistema de tratamento dos esgotos!
Rede, partido traído - Mais uma vez o prefeito Ricardo Ribeiro (Livramento) trai seu partido REDE Sustentabilidade, pelo qual foi eleito, em 2016. Em 2018, ele atuou contra a candidata do partido a presidente da República, Marina Silva. Agora, apoia o candidato do PT (Jerônimo Rodrigues), para governador da Bahia, contra o do REDE (Kleber Rosa, do PSOL). Lembrando que Ricardo Ribeiro só chegou a prefeito graças ao partido de Marina, que o acolheu, quando o PSD desistiu dele! Agora, até grava propaganda enganosa, dizendo que Rui Costa é o maior governador da Bahia, de todos os tempos!
Para refletir O poeta Eduardo Alves da Costa escreveu o belo poema No caminho com Maiakóvski, um poeta russo. Ficou famosa a estrofe que diz: Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E já não podemos dizer nada. Em tempos de eleição, repito, aqui, o texto, que escrevi, inspirado no citado poema, e pensando em Livramento. Diz nosso texto:
De várias maneiras, eles chegam! Num jeito sorrateiro de chegar. Com palavreado bonito, destruíram nossa vegetação, sem nos indenizar. NÃO DISSEMOS NADA! Tomaram a roça de nossos colonos, antes repartida, e deram-na aos oportunistas. NÃO DISSEMOS NADA! Secaram e mataram nossos rios, outrora de águas cristalinas, onde, meninos, mergulhávamos. NÃO DISSEMOS NADA. Levaram as praias de areia dos nossos rios, onde brincávamos e pescávamos piabas. NÃO DISSEMOS NADA! Despejaram esgoto em nosso Rio Brumado, e NÃO DISSEMOS NADA! Lançam veneno em nossos campos, contaminam animais, hortas, frutas e a água. NÃO DIZEMOS NADA! Transformam em carvão árvores raras da nossa caatinga, e NÃO DIZEMOS NADA! Detonam nossas serras, rasgando a vegetação, para levar nosso quartzito, e NÃO DIZEMOS NADA!
Apagam nossa história, na agonia do desmoronamento de nossos monumentos, e NÃO DIZEMOS NADA! Traem nossos votos, mentem para nós, aplicam mal o nosso dinheiro. Brincam com nossa saúde, em hospital de bela fachada, mas um faz de conta, e NÃO DIZEMOS NADA! Moramos em ruas escuras, sem calçamento, esburacadas, cheias de matos e poeira, e NÃO DIZEMOS NADA! Fecharam nosso Colégio Boaventura, nossas bibliotecas Corina Correia Lima, Monteiro Lobato, nossa biblioteca do Polivalente, acabaram com a própria Escola Polivalente, e NÃO DISSEMOS NADA! Vão destruir a bela e histórica sede do Colégio João Vilas Boas, e não estamos DIZENDO NADA! Deixaram nossas crianças por dois anos sem aula, e não DISSEMOS NADA! O histórico Casarão dos Alcântara, cartão postal da nossa cidade, desmoronou e não DISSEMOS NADA! A AAL acabou, o Clube Caiçara acabou e não DISSEMOS NADA! Nosso centenário de emancipação política passou em branco, na Câmara de Vereadores, e não DISSEMOS NADA! Enfim, o mundo poderá acabar, para nós, e nós.... e nós...! Estamos no caminho, perdidos, sem Maiakóvski! Pensem nisso!
O Centro de Operações de Emergência criado pelo Ministério da Saúde para monitorar a varíola dos macacos no Brasil classificou a doença com a categoria 3, nível máximo de emergência nacional. A informação é do jornal O Globo.
O alerta foi feito por causa da existência de casos confirmados no Brasil, com transmissão comunitária, e da falta de medidas de imunização e tratamento.
Nesta terça-feira (9), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou a compra de 50 mil vacinas contra a varíola dos macacos para profissionais de saúde que estão em contato direto com pessoas contaminadas. Ele disse que as vacinas serão adquiridas através da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas não deu previsão de quando compra vai acontecer.
Equipes dos PSFs na sede e bairros do município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, recebem capacitação, no intuito de melhorias nos atendimentos e serviços prestados. Com isso durante os treinamentos, os PSFs ficarão fechados. Na primeira semana, os UBS Sede II e UBS de Itanage foram os primeiros a receberem os treinamentos. Nessa semana acontece com as equipes das UBSs da Barrinha e Benito Gama, e na próxima semana UBSs do Taquari e de Iguatemi finalizando em agosto os treinamentos com as UBSs de Itaguaçu e Arrecife e no início de setembro com a UBSs da Sede 1 e a de São Timóteo. Qualquer dúvida, o importante é o morador procurar seu agente comunitário de saúde para conferir os dias de atendimento e assim não ir nos PSFs nesse período que ficam cerca de três dias fechados para os treinamentos.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou nesta segunda- feira (8) pedido do Ministério da Defesa para acessar documentos relativos aos dois turnos das eleições de 2014 e 2018. O TSE afirmou que o prazo para solicitações desse tipo já terminou.
Na resposta à Defesa, o TSE também disse que as instituições que fiscalizam o processo eleitoral não têm poder de análise sobre eleições passadas, "não lhes cumprindo papel de controle externo" sobre a Justiça Eleitoral.
O pedido da Defesa, assinado pelo ministro Paulo Sérgio Nogueira, requeria "informações técnicas preparatórias acerca do processo eleitoral".
Foram analisadas, ao todo, 12 solicitações dos militares. A última delas estava dividida em 10 perguntas -- destas, cinco não foram respondidas, por terem sido feitas fora do prazo, segundo o tribunal.
Em quatro pedidos de dados técnicos, o TSE informou à Defesa que não há previsão, nas regras internas da Corte Eleitoral, de envio das informações por escrito.
O TSE explicou que o material poderia ser apresentado ao Ministério da Defesa na sede do tribunal, durante a inspeção do código-fonte, ou seja, na análise dos arquivos dos programas de computador que compõem o sistema de votação.
Na resposta enviada à Defesa, o ministro Edson Fachin, presidente do TSE, afirmou que a "comunicação escrita não se presta a detalhar para as entidades fiscalizadoras elementos sobre especificação e desenvolvimento de sistemas que devam ser aferidos exclusivamente in loco, na ambiência do Tribunal Superior Eleitoral".
Ainda no documento, Fachin explicou que o "primado da transparência" determina que não haja "espaços institucionais reservados ou reuniões que estejam fora do plano de ação aprovado pela Comissão de Transparência das Eleições no primeiro semestre de 2022".
Os inscritos no Auxílio Brasil começam a receber nesta terça-feira (09) o benefício de pouco mais de R$ 600. Neste mês, foram incluídos mais de 2 milhões de famílias que estavam na fila de espera. O calendário de pagamento, que foi antecipado para o dia 9, será feito de acordo com o final do NIS – Número de Identificação Social – até o dia 22 de agosto em dias úteis. Quanto ao vale-gás quem já tem direito receberá R$ 110 nos meses de agosto, outubro e dezembro. E os caminhoneiros autônomos já cadastrados na Agência Nacional de Transportes Terrestres terão direito a duas parcelas de R$ 1.000 também no dia 9 enquanto os taxistas receberão o mesmo valor no dia 16. O benefício será pago pela Conta Poupança Social Digital da Caixa. O consultor do Senado, Pedro Nery, declarou que a alta da inflação dos últimos anos pressionou o governo pelo aumento dos benefícios.
O aumento de R$ 200 para auxílio Brasil e de R$ 110 do vale-gás são relevantes nesse contexto de crise. Nós estamos tendo dois anos de inflação muito acelerada e isso penaliza muito as famílias mais pobres. E para a gente ter um pouco de noção da magnitude desses valores basta a gente lembrar que a média do Bolsa-Família antes da pandemia era de cerca de R$ 200 por família. Então, de fato, são valores bem mais altos do que o Brasil costuma pagar para programas assistenciais.
Mas tanto o aumento quanto o auxílio aos caminhoneiros e taxistas só valerão até dezembro. Pedro Nery explicou que essa limitação de tempo se deve às questões orçamentárias.
Existe uma limitação pelo conjunto de regras fiscais para esses benefícios valerem no próximo ano. Como existe uma discussão esperada sobre uma nova regra fiscal, alguma modificação do Teto de Gastos, fica difícil nesse momento prever uma ampliação permanente desses benefícios. Agora, o que a gente observa já fora do Brasil é uma tendência de redução da inflação. A gente de fato espera que em 2023 a situação da inflação seja menor e esses benefícios possam de fato ser eventualmente recalibrados no próximo ano.
O governo federal vai gastar R$ 26 bilhões para pagar o aumento do Auxílio Brasil, R$ 1 bilhão do vale-gás e R$ 7,4 bilhões dos repasses para os caminhoneiros e taxistas. Todas as despesas estão fora do teto de gastos. Da Rádio Senado, Hérica Christian.
O número de picadas de escorpiões aumentou 17% entre janeiro e julho de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado, na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), foram notificados 3.393 acidentes envolvendo os animais neste ano.
O mês de agosto é a época de reprodução dos escorpiões, período em que as fêmeas têm maior concentração de veneno. Por isso, o cuidado e a prevenção devem ser redobrados.
Na região sudoeste o tipo de escorpião mais comum é o amarelo. A principal alimentação dessa espécie são baratas.
Segundo a professora de biologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Raquel Maluf, os escorpiões têm aparecido com maior frequência por causa do desmatamento e chuvas.
"O Escorpião vai vim para cidade porque ele vão encontrar condições mais adequadas as vezes mais do que na própria mata. Ele vai encontrar alimento com facilidade, também abrigo com facilidade em entulhos, resto de construções", disse a professora.
"Quando você não tem um descarte adequado do lixo orgânico, prolifera baratas, então você vai ter o alimento dos escorpiões".
Segundo a Sesab, entre janeiro e julho deste ano foram notificados 3.393 acidentes com escorpiões na região sudoeste. Número maior do que no mesmo período de 2021, quando foram registrados 2.888 casos.
Em caso de picada de escorpião, o primeiro passo é lavar o local com água e sabão e não espremer ou aplicar produtos na região. em seguida, é indispensável entrar em contato com uma equipe de emergência para receber orientações.
Em Vitória da Conquista, o único local que disponibiliza o soro antiescorpiônico é o Hospital Geral.
"O soro vai agir neutralizando o veneno do escorpião", apontou a coordenadora de serviço hospitalar do HGVC, Vanessa Luz.
A picada de escorpião se não tratada adequadamente pode trazer sérias consequências, principalmente para crianças e idosos. Em alguns casos, o soro antiescorpiônico é fundamental para evitar a morte.
"Não colocar erva, fumo, querosene, álcool no local, não amarrar o local e caso tenha vômitos, tonturas visão turva, ataque cardíaco, esses pacientes, mesmo sendo adultos, devem procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA)", explicou a coordenadora de serviço hospitalar do HGVC.
Por causa do aumento de casos, a supervisão de um condomínio que fica em Vitória da Conquista lançou uma campanha para os moradores sobre os cuidados para evitar acidentes com escorpiões.
O alerta, que foi enviado pelo aplicativo de mensagem, é bem explicativo. São dicas que podem ajudar a evitar o aparecimento de escorpiões dentro do imóveis, como usar telas e bocas de ralo, pia e tanque e manter o ambiente sempre limpo.
"Os escorpiões estão em tempo de reprodução então eles acabam mais venenosos. Então tomamos essa medida para os moradores reverem situações que podemos evitar dos escorpiões estarem dentro das nossas residências", disse o supervisor de condomínio, Edivan Silva.