Rádio 88 FM

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 10.Ago.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO

Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 10.08.2022

Calendário eleitoral O 1º turno das eleições deste ano, no Brasil, para presidente, governador, deputados e senadores, será em 02/10, e eventual 2º turno, dia 30/10. O registro de candidaturas, até 15 de agosto, e dia 16  começa a propaganda eleitoral, incluindo comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas e divulgação na internet. Todo o calendário está na Resolução nº 23.674/2021/TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Como em um torneio Os políticos mobilizam-se pensando mais nos interesses pessoais do que nas necessidades da população. E os eleitores dançam nessa mesma música! Tudo é feito como se a eleição fosse um torneio esportivo, uma copa do mundo! Depois, os políticos ficam na boa e o povão no chororô e reclamações, ao sentir a deficiência dos serviços públicos, na saúde, educação, água, esgoto, limpeza urbana e tantos outros!

Os nossos políticos Em Livramento, na campanha eleitoral, as lideranças políticas, incluindo prefeito, vice e vereadores, abandonam os conchavos locais e se unem aos seus chefes estaduais, para balançar o rabo e enganar o eleitor, que também tira suas lasquinhas, tudo pelos interesses pessoais. Não há união, em torno de uma pauta coletiva, para resolver as carências graves que o município enfrenta, como a decantada falta d’água e de sistema de tratamento dos esgotos!

Rede, partido traído - Mais uma vez o prefeito Ricardo Ribeiro (Livramento) trai seu partido REDE Sustentabilidade, pelo qual foi eleito, em 2016. Em 2018, ele atuou contra a candidata do partido a presidente da República, Marina Silva. Agora, apoia o candidato do PT (Jerônimo Rodrigues), para governador da Bahia, contra o do REDE (Kleber Rosa, do PSOL). Lembrando que Ricardo Ribeiro só chegou a prefeito graças ao partido de Marina, que o acolheu, quando o PSD desistiu dele! Agora, até grava propaganda enganosa, dizendo que Rui Costa é o maior governador da Bahia, de todos os tempos!

Para refletir O poeta Eduardo Alves da Costa escreveu o belo poema No caminho com Maiakóvski, um poeta russo. Ficou famosa a estrofe que diz: Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E já não podemos dizer nada. Em tempos de eleição, repito, aqui, o texto, que escrevi, inspirado no citado poema, e pensando em Livramento. Diz nosso texto:

De várias maneiras, eles chegam! Num jeito sorrateiro de chegar. Com palavreado bonito, destruíram nossa vegetação, sem nos indenizar. NÃO DISSEMOS NADA! Tomaram a roça de nossos colonos, antes repartida, e deram-na aos oportunistas. NÃO DISSEMOS NADA! Secaram e mataram nossos rios, outrora de águas cristalinas, onde, meninos, mergulhávamos. NÃO DISSEMOS NADA. Levaram as praias de areia dos nossos rios, onde brincávamos e pescávamos piabas. NÃO DISSEMOS NADA! Despejaram esgoto em nosso Rio Brumado, e NÃO DISSEMOS NADA! Lançam veneno em nossos campos, contaminam animais,  hortas, frutas e a água. NÃO DIZEMOS NADA! Transformam em carvão árvores raras da  nossa caatinga, e NÃO DIZEMOS NADA! Detonam nossas serras, rasgando a vegetação, para levar nosso quartzito, e NÃO DIZEMOS NADA!

Apagam nossa história, na agonia do desmoronamento de nossos monumentos, e NÃO DIZEMOS NADA! Traem nossos votos, mentem para nós, aplicam mal o nosso  dinheiro. Brincam com nossa saúde, em hospital de bela fachada, mas um faz de conta, e NÃO DIZEMOS NADA! Moramos em ruas escuras, sem calçamento, esburacadas, cheias de matos e poeira, e NÃO DIZEMOS NADA! Fecharam nosso Colégio Boaventura, nossas bibliotecas Corina Correia Lima, Monteiro Lobato, nossa biblioteca do Polivalente, acabaram com a própria Escola Polivalente, e NÃO DISSEMOS NADA! Vão destruir a bela e histórica sede do Colégio João Vilas Boas, e não estamos DIZENDO NADA! Deixaram nossas crianças por dois anos sem aula, e não DISSEMOS NADA! O histórico Casarão dos Alcântara, cartão postal da nossa cidade, desmoronou e não DISSEMOS NADA! A AAL acabou, o Clube Caiçara acabou e não DISSEMOS NADA! Nosso centenário de emancipação política passou em branco, na Câmara de Vereadores, e não DISSEMOS NADA! Enfim, o mundo poderá acabar, para nós, e nós.... e nós...! Estamos no caminho, perdidos, sem  Maiakóvski! Pensem nisso!