
Marcos Oliver
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM –26.06.2023
Eleições municipais Falta ainda um ano para o pleito, mas políticos e seus grupos já estão em ação, visando às eleições municipais de 2024. A luta é pela manutenção nos cargos, onde só fazem sugar o dinheiro púbico, o nosso dinheiro. A população só serve para o papel de tolo, votando, aplaudindo, torcendo! E, depois, sofrendo com os péssimos serviços públicos. Para o eleitor, a eleição é um mero torneio, e a única preocupação é “ganhar a política”, na base do tudo “ganhar ou perder”, como no esporte. Por isso, há políticos com tão baixa qualidade, moral e técnica. Enquanto isso, as mazelas seguem, de ruas esburacadas à dramática e inaceitável fila da regulação, na saúde.
Pesquisa combinada E já há pesquisas duvidosas, que agradam a quem as compra. O grupo da situação de Livramento já enviou seus pretensos candidatos ao teatro das enganações. O mais falado é o ex-controlador, Jânio Lima, tido também como o mais rejeitado. Joanina Sampaio, vice-prefeita, é igualmente citada, mas tem pouca chance de vir a compor a chapa, pois, segundo ela mesma, vice para nada serve. Resta saber que consolo receberá! A oposição finalmente mostrou sinais vitais, numa reunião em meio aos eflúvios de licores e iguarias juninas, na Rua do Areião, mas está longe de ser competitiva! No geral, tudo segue sem novidade e sem esperança, com os mesmos antigos caciques: Ricardo Ribeiro, Carlos Batista e Paulo Azevedo.
Mais escola ociosa Há quatro anos, a Prefeitura de Livramento começou a construir uma escola no bairro Jurema, com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e não foi concluída! Já está no nono aditivo de renovação de contrato com a construtora, que venceria hoje e foi prorrogado por mais um ano. Será mais um dos vários prédios escolares feitos com dinheiro da União, no município, que estão virando verdadeiros elefantes brancos, ao lado de modernas quadras poliesportivas. Estão na contramão dos fatos, como o fechamento de mais de 70 escolas, devido à evasão escolar.
Conferência social Dia 21/6, o Conselho Municipal de Assistência Social (Livramento) convocou a IX Conferência de Assistência Social, e o prefeito fez a mesma coisa, conforme publicações no Diário Oficial do Município. Mas de quem é mesmo a prerrogativa para fazer isso? Essa superposição de funções indica falta de articulação entre os órgãos municipais! O evento será dia 14/7, com o tema Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos, e o SUAS que queremos. SUAS significa Sistema Único de Assistência Social, que garante a execução das ações de assistência social, na comunidade.
Conselho Tutelar O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Livramento reabriu, de hoje ao próximo dia 30, as inscrições no processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, previsto em edital publicado no Diário Oficial do Município do último dia 20. Os requisitos para a inscrição e os critérios da seleção dos candidatos estão detalhados no citado edital, que pode ser acessado, via internet, no portal da prefeitura. É só entrar lá e clicar no link do Diário Oficial.
Para refletir Este mês de junho está palpitante, tanto pelos festejos juninos como pela movimentação política, visando 2024! Em meio aos variados tipos de música tocados, o sanfoneiro e cantor Ton Oliveira, fez uma adaptação satírica e engraçada, em ritmo de forró, cuja letra diz:
“Mãe, agora eu quero ser prefeito. Garanto que vou me candidatar. Do jeito que já sei mentir bastante, acho que de hoje em diante minha vida vai mudar. Pra quem me apoiar eu dou abraço. Se fala mal de mim, dou dinheiro e ele muda, e vai ficar tudo do mesmo jeito. Se eu ganhar para prefeito, é o mesmo Deus nos acuda! Cidade esburacada, povo vivendo mal. Mas quando a coisa ficar preta, eu invento uma micareta, faço aquele carnaval. Trago um conjunto da Bahia (ai ai ai). Pago mais do que ele merece. Se pagar 100, digo é 500. Desviando 400, meu saldo bancário cresce! Ai o povo esquece tudo! E no embalo desse som, a cidade fica feliz! E ainda tem gente que diz: Eita que prefeito bom!”
Assim termina a canção! E é isso ai, minha gente! Ainda bem que tem artistas inteligentes, dizendo o que é preciso ser dito. Quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça! Pensem nisso!
Um homem foi flagrado pilotando uma motocicleta sem capacete, sob efeito de álcool e na abordagem policial acabou cometendo crime de injúria racial. O fato ocorreu na Rua Edilson Pontes, próximo a Praça 6 de Outubro, no centro de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, no último sábado (24) às 12h20. A Polícia Militar, assim que percebeu o indivíduo sem capacete foi realizar abordagem, e notou que o mesmo estava sob efeito de álcool. Pra tentar evitar a ação da Polícia, ele tentou se identificar omo Policial Penal, mas acabou sendo desmintido durante abordagem mesmo, e iniciou insultos de injúrias raciais, chamando o Coordenador de Àrea, de negão, de forma pejorativa. Na Delegacia de Polícia Civil, ele quis argumentar que por se identificar como colega, deveria ter um tratamento especial. Ele comentou diversas infrações e delitos em uma única abordagem, conduzindo motocicleta sem capacete, pilotando sob influência de álcool, falsidade ideológica, usurpação de função pública e para piorar, um absurdo isso aqui inclusive, injúria racial.
Um motociclista morreu após uma colisão com um ônibus da empresa Novo Horizonte, na BA-152, na cidade de Paramirim, Bahia. Devido ao impacto da colisão, o motociclista foi arremessado contra o ônibus e sofreu diversos ferimentos graves. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e ao chegar ao local constatou a morte da vítima. O motorista do ônibus não sofreu ferimentos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e fez o levantamento cadavérico. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. O velório e sepultamento aconteceram no sábado (24) em Paramirim. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.
Entre o fim de 2021 e o início de 2022, a questão da fome afetou diferentes grupos de forma desigual. A fome esteve presente em 20,6% das famílias com chefia autodeclarada como preta, em 17% daquelas comandadas por pessoas pardas e em 10,6% das famílias com chefia autodeclarada como branca.
Os dados são um desdobramento do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (Vigisan), conduzido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) em parceria com o Vox Populi.
Além disso, foi observado que em 35,5% dos lares liderados por mulheres, havia somente uma ou nenhuma refeição diária devido à escassez de recursos financeiros. Essa situação ocorria em 22,1% dos domicílios liderados por homens.
No que diz respeito especificamente aos domicílios liderados por mulheres, os dados revelam uma disparidade na experiência da fome. Cerca de 22% dos lares chefiados por mulheres autodeclaradas negras enfrentaram situações de fome, enquanto esse número cai para 14,3% nos lares liderados por mulheres autodeclaradas brancas.
Já entre os homens, a proporção de lares afetados pela fome é de 14,3% nos domicílios chefiados por homens autodeclarados negros, enquanto nos lares comandados por homens autodeclarados brancos, esse número é de 7,8%. Esses dados ressaltam as disparidades que existem tanto entre as mulheres quanto entre os homens no acesso à alimentação adequada, dependendo da cor da pele ou raça.
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM –23.06.2023
São João Batista Hoje é véspera de São João! Em Livramento, o ponto central da festa era em Curralinho, hoje Dom Basílio, onde o santo é padroeiro. Com a emancipação política do distrito (1962), o centro da festa, em Livramento, passou para a Rua do Areião, onde há uma igreja em louvor ao santo, mandada construir, devido a uma promessa, por João de Zinha, entre os séculos 18 e 19. Mas a tradição religiosa vem sendo sufocada, com apoio da Prefeitura e aplausos gerais, pelos eventos mundanos, cuja barulheira tira a tranquilidade necessária a um local de oração. Divulga-se mais o lado profano da festa do que a programação dos atos religiosos.
Nasceu por milagre Segundo o Novo Testamento, João Batista nascera por milagre, em Israel, para preparar a vinda de Jesus. Seus pais Zacarias e Isabel eram idosos, sem condições de procriação. Mas, como relata o evangelista Lucas, Deus enviou o arcanjo Gabriel para dizer a Zacarias que sua esposa teria uma criança, a ser chamado João. Zacarias duvidou e perdeu a voz, mas ao saber que o filho teria o mesmo nome que o seu, ficou aflito e escreveu que tinha de ser João. E volta a falar! Isabel e Maria eram primas, e combinaram que quando João nascesse Isabel acenderia uma fogueira para avisar! Essa teria sido a origem das fogueiras de São João, que são acesas ainda hoje!
O profano domina João Batista não nasceu santo, claro! Foi um ser comum, só que consagrado a Deus, dando a vida para ensinar o Caminho Divino. Batizava o povo, por isso foi apelidado de Batista, aquele que batiza. Deu a certeza da vinda de Jesus e o batizou no Rio Jordão. João jogou duro na defesa da fé e da moral. Não poupou nem o rei Herodes Antipas, pela vida desregrada. O evangelho de Marcos diz que Salomé, filha de Herodíades, encantara o rei em uma dança e ele prometeu dar-lhe o que pedisse. Ingênua, a menina pede sugestão à mãe, e Herodíades, alvo das censuras de João, manda a filha pedir a cabeça do profeta, numa bandeja. Na hora, Herodes ficou frio e pálido, mas atendeu. João foi degolado, na prisão - 1º mártir da Igreja. Infelizmente, o som profano dos festejos juninos impede que se ouçam as reflexões sobre o grito de João, e os cânticos em seu louvor, na igrejinha do sítio histórico da Rua do Areião.
Para refletir Adaptei para refletirmos hoje, véspera de São João, texto do saudoso poeta e jornalista piauiense, Mário Faustino, que diz: “Abrindo a porteira das minhas saudades, ali, longe da cidade, vejo a velha casa. Ninguém na varanda, ninguém na soleira. Luz apagada, porta fechada, lua no céu afastando as nuvens, surgindo tão bela. Lua que procura as janelas querendo adentrar. Mas qual e quem afinal vai girar as tramelas, tirar as trancas? Quem das lembranças? Jardim descuidado, aqui e acolá! Flor e mato, erva daninha! Ensimesmado, divago, busco e trago, abrindo as cortinas do tempo passado, recrio e revivo as antigas cenas daquele espetáculo, a luz se acende, a porta se abre, todos saem! Vovó Cotinha, o pai, a mãe, vovô João, tio Botinha, titia Donana, Quinzinho, Mariazinha! Inté a cachorra Cigana, a gata Belinha, e as crianças da colônia vizinha! Todos, num só cordão, direto pro terreirão, todo enfeitado com bandeirinhas e balão”.
“A sanfona sabe convidar todos para o meio do Salão! A música invade! Aguenta coração! Vozes e risos! Afoitos, felizes! A vida renasce! Gente que chega e já vai dançando: arrasta pé, rancheira! Folia a noite inteira! É junho, é festa! Quentão, anisete, chocolate, vinho quente, quindim e paçoca, pudim e pipoca, toscas de polvilho, e delicioso bolo de milho! Crianças pra todo canto, mesclando o espaço de encantos, com suas brincadeiras, corre-corre, pega-pega, roda-roda! Lá vem uma nova moda! Venham senhoras casadas, venham moçoilas solteiras! Dança também a Fogueira, altiva, forte, ligeira, bailando suas labaredas, lançando-as pro céu de estrelas. Na hora da quadrilha, chama alto o cantador! Toma seu par ou seu amor! Venha pai, venha mãe, venha família! Quanta emoção! Solta logo o rojão! Viva Santo Antônio, São Pedro e São João! Caminho da roça! Segue o passeio! Que doces lembranças...! Que tempinho bom! Ai meu Deus, nunca feche a porteira do meu coração!” E eu, para encerrar, digo: Viva São João!
Já entrou em vigor nesta quarta-feira (21) a Lei 14.602, de 2023, que obriga as instituições de saúde públicas e privadas a oferecer espaços adequados exclusivos para descanso de enfermeiros, parteiras, técnicos e auxiliares de enfermagem. Segundo a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Giszele Paixão, esta lei é de extrema importância para os trabalhadores da área e destaca a importância da atuação dos Conselhos de Enfermagem na propositura.
“Em novembro de 2015, os Conselhos de Enfermagem levaram para o gabinete do senador Valdir Raupp a propositura desta lei. Por anos lutamos por esta demanda e agora podemos ter a garantia de um espaço adequado de repouso, essencial para a saúde e bem-estar destes profissionais que trabalham constantemente sob pressão e no limite de suas capacidades. Este espaço é uma conquista dos Conselhos de Enfermagem e representa um avanço significativo na nossa luta pela valorização da categoria”, declarou Giszele Paixão.
De acordo com a lei, devem ser criadas condições adequadas para repouso dos profissionais de Enfermagem durante o horário de trabalho. O ambiente deve ser equipado com instalações sanitárias e mobiliário adequado, como camas, beliches, sanitários e demais comodidades para os plantões nas unidades de saúde. O projeto que é de autoria do senador Valdir Raupp (MDB/RO), modifica a lei 7.498 de 1986, que regulamenta o exercício da Enfermagem. O texto dispõe que os locais de repouso da instituição de saúde serão exclusivos para enfermeiros, parteiras, técnicos ou auxiliares de enfermagem que trabalham no local.
O gol do Bahia, nos acréscimos, rendeu fim de jejum e quebra de tabu contra o Palmeiras, mas outro lance também deu o que falar no triunfo tricolor, por 1 x 0, na 11ª rodada da Série A. A polêmica começou após uma bobeira do goleiro tricolor, Marcos Felipe, no chute rasteiro de Artur: passou ou não da linha?
Na quinta-feira (22), a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a análise do árbitro de vídeo, Igor Junio Benevenuto de Oliveira, e de seus assistentes sobre a jogada. "As imagens mostram que a bola não entra completamente, tem uma parte dela sobre a linha ainda", disse o VAR. Um dos assistentes acrescentou que "a imagem não é conclusiva" para a marcação do gol.
No lance, Marcos Felipe deixou a bola escapar e, para evitar o "frango" e o primeiro gol do Palmeiras no primeiro tempo, o arqueiro conseguiu tirar logo embaixo do travessão. No campo, o árbitro principal, Wilton Pereira Sampaio, não marcou gol.
Após a checagem na cabine, o VAR concordou com a decisão. Pela regra, o gol só seria validado se bola tivesse ultrapassado completamente a linha de fundo entre as traves e por debaixo do travessão - o que, segundo a arbitragem, não aconteceu.
O cantor livramentense Tiago Ribeiro, de 25 anos, foi contemplado com uma verificação em seu perfil no Instagram. Uma conta verificada, fica com selo azul no perfil, o que reflete um perfil exclusivo, com autoridade e credibilidade naquilo que apresenta. Por provar que a conta é autêntica, a verificação atrai mais seguidores e potencializa o alcance, aumentando a audiência. Assim, é uma ótima opção para marcas e empresas que buscam visibilidade.
O jovem Tiago Ribeiro começou a cantar aos 14 anos, é conhecido pela sua voz forte, seu jeito carismático e brincalhão, sempre deixando sua marca por onde ele passa. Recentemente, ele fez uma live em seu instagram, em um hotel no centro da cidade, cantando diversas músicas ao lado do cantor Frank Aguiar.
Ribeiro começou a cantar em barzinhos, mas hoje se aventura a cantar em restaurantes, aniversários, comemorações particulares, dentre outros. Ele já gravou diversas músicas de outros artistas, que inclusive você curte na programação da sua Rádio 88 FM.
Pelo que se sabe, Tiago é o primeiro jovem cantor livramentense a receber notoriedade no Instagram, ao ponto de ter sua conta verificada. É um símbolo de artistas livramentenses fazendo a sua história. Parabéns, Tiago Ribeiro!
A empresa responsável pela obra de asfalto no município, a GL Empreendimentos, enviou ao prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Ricardo Ribeiro, um ofício de número 030 de 2023, solicitando ao mesmo, que proibisse o acendimento de fogueiras pela população sobre as vias asfaltadas, justificando a recuperação da pavimentação na travessia urbana BA-148. A empresa chegou a solicitar ao município que orientasse os moradores sobre os danos causados pelas fogueiras nos trechos pavimentados, e finalizou o documento dando como solução colocar no mínimo uns 50 centímetros de solo arenoso ou seja areia para que não danifique o asfalto. Em um comunicado, a prefeitura diz que irá disponibilizar areia nesta sexta-feira (23), para moradores que residem nas Avenidas: Presidente Vargas, Dr. Edilson Pontes, Desembargador José Soares Sampaio e Ulisses Cambuí Lima. A partir das 07h já ocorre a distribuição, e o município pediu ainda que as fogueiras sejam de um tamanho menor para evitar dano ao asfalto.
A feira livre da sede do município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foi antecipada para essa sexta-feira (23), devido feriado do sábado (24) dia de São João. O Decreto Municipal nº 066/2023 foi publicado no Diário Oficial do município, informando a antecipação.
Três máquinas caça-níqueis foram apreendidas na Avenida Dr. Edilson Pontes, no centro de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, na tarde do último sábado, (17), por volta das 13h30. A Guarnição do PETO da 46ª CIPM recebeu, informação de que estaria ocorrendo exploração de jogos de azar com utilização de máquinas caça-níqueis em um estabelecimento comercial no local constatou a veracidade dos fatos. O indivíduo e todo o material apreendido foram conduzidos à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora e apresentados à autoridade competente. Ele responderá por exploração de jogos de azar. Além das máquinas caça-níqueis, a Polícia Militar fez apreensão de cerca de R$ 266,00 reais em espécie.
Um menor de idade foi flagrado pela Polícia Militar, dirigindo um carro do tipo gol, na Avenida Presidente Vargas, no Centro de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, na tarde do último domingo (18), por volta das 15h44. Segundo a guarnição, após abordagem, os militares constataram que se tratava de um menor de idade, de apenas 16 anos. Foi solicitada a presença do responsável legal pelo menor, sendo este entregue ao seu genitor. O veículo foi devidamente notificado e direcionado ao pátio da 46ª CIPM para a adoção das medidas cabíveis.
A Seleção Brasileira perdeu para o Senegal, por 4 a 2, nesta terça-feira (20), no Estádio José Alvalade, em Lisboa. Os gols da partida foram marcados por Paquetá e Marquinhos para o Brasil. Diallo, Marquinhos (contra) e Mané (duas vezes) fizeram os gols do Senegal. O amistoso é o último antes da estreia da Seleção nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, em setembro. A partida em Portugal fez parte da campanha antirracista, protagonizada pela CBF e endossada pela FIFA.
A Bahia é o estado que registrou o maior número de mortes violentas no primeiro trimestre de 2023. Entre janeiro e março deste ano, 1.289 pessoas morreram em casos de feminicídios, homicídios dolosos, latrocínios ou lesões corporais seguidas de morte.
Os dados fazem parte do Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo g1, com base em informações oficiais dos 26 estados e o Distrito Federal. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (20).
Apesar do número alto, a quantidade de mortes violentas do primeiro trimestre diminuiu quase 3% em relação ao mesmo período de tempo em 2022, quando foram registradas 1.328.
O g1 pediu informações à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) sobre as mortes registradas no primeiro trimestre do ano. Em nota, a SSP informou que a redução acontece desde o dia 1º de janeiro até 19 de junho, quando os dados do período mostraram redução de 5,3%.
Ainda de acordo com o órgão, o número de feminicídios também diminuiu cerca de 13% nos primeiros seis meses do ano: são 39 casos, contra 45 no mesmo período do ano anterior. Os índices em queda tem relação direta com a nova diretriz de integração das forças policiais.
Apesar disso, o órgão não detalhou o número de assassinatos por mês, nem divulgou os detalhes sobre os crimes.
Segundo o advogado especialista em Segurança Pública, Luiz Henrique Requião, a liderança no ranking de assassinatos no país é a junção de uma série de fatores, entre eles a desigualdade social.
“Os dados de violência nunca estão dissociados dos dados econômicos no local. A Bahia ainda é um dos estados com um dos maiores índices de desigualdade do Brasil", explicou.
Segundo Luiz Henrique, a desigualdade social é a motivação para muitas pessoas entrarem no tráfico de drogas, um crime que muitas vezes "anda junto" com latrocínio e homicídios, por exemplo.
Um outro agravante do número de assassinatos são os feminicídios, casos que têm sido recorrentes na Bahia. Para o advogado, a quantidade de casos se deve a dois fatores: a conscientização das mulheres e o entendimento do que é o crime de feminicídio.
"Quando a lei muda, há sempre um tempo para compreender as situações. Hoje, já existe essa compreensão do que é entendido como feminicidio e isso muda a forma com que os crimes são tipificados”, disse.
Relembre casos
Um dos casos chocantes do primeiro trimestre foi o da dona de um bar na cidade de Jeremoabo, região norte da Bahia. Ela foi morta a facadas após cobrar o pagamento de uma dívida de cervejas a um cliente. O assassinato aconteceu em fevereiro e foi filmado por uma pessoa que estava no bar.
Na gravação, é possível ouvir o desespero dos outros clientes com o ataque. As imagens mostram que o homem voltou a beber a cerveja tranquilamente, enquanto outros clientes tentaram socorrer a vítima. O suspeito foi preso.
No oeste do estado, o corpo de uma mulher trans foi encontrado em um matagal de Luís Eduardo Magalhães. A vítima estava desaparecida há dias e foi achada por funcionários de uma empresa que faziam roçagem no local.
Lorena Fox foi morta após entrar em um carro com dois homens, na esquina da antiga rodoviária da cidade. O suspeito foi preso cerca de um mês após o crime.
Mortes violentas no Brasil
No primeiro trimestre de 2023, os assassinatos caíram 0,7% no Brasil. Foram 10,2 mil mortes violentas no primeiro trimestre do ano, contra 10,3 mil no mesmo período do ano passado.
Neste cenário, quatro das cinco regiões do país tiveram queda: Centro-oeste (-5,2%), Nordeste (-3%), Norte (-4,2%) e Sul (-5,7%). Na Bahia, a dimunuição foi de quase 3%.
Apesar de ter tido redução no número de assassinatos, o estado segue sendo o que mais mata e, neste primeiro trimestre, foi o único que registrou mais de 1 mil homicídios.
No ranking, o Rio de Janeiro veio logo depois com 924, seguido do Pernambuco, com 870, e São Paulo, com 815.
A uma distância de pouco mais de um ano das eleições municipais de 2024, a cidade de Dom Basílio, na Bahia, se evidencia na região sudoeste com intensas movimentações no cenário político. O atual prefeito, Roberval Meira, carinhosamente apelidado de Galego, revelou sua decisão na noite desta quarta-feira (21) quanto a escolha de um pré-candidato à vice para o cargo de gestão do município. O nome trazido à tona é o do médico Álvaro Neto, já citado em matérias anteriores em nosso site por ser uma figura querida e requisitada entre a população dombasiliense, podendo possivelmente lançar-se na política. Ao seu lado, pleiteando o cargo de prefeito, surge o nome de Fernando Santos, que é o atual vice, também apontado por Roberval em suas escolhas anunciadas. Haverá ainda uma reunião onde o grupo será comunicado sobre esta possível pré-candidatura. Em dias anteriores, a oposição havia cogitado a pré-candidatura de Álvaro, ao mesmo tempo em que Orlando Caires também foi anunciado como pré-candidato a prefeito do município em questão. Cabe agora à população aguardar pelos próximos capítulos e reviravoltas que somente a magia da política é capaz de proporcionar. O fato é que estamos mais próximos do que parece de uma época decisiva para a vida dos cidadãos e para o desenvolvimento tanto das grandes cidades quanto dos pequenos municípios. Este convite feito à doutor Álvaro para posicionar-se como pré-candidato à vice e à Fernando Santos como pré-candidato à prefeito, ambos em conjunto, somam ao grupo do prefeito Roberval em Dom Basílio. Cabe ainda ressaltar que a adesão de Álvaro agrega a ex-primeira-dama Ilza. Assim, tudo indica que a sucessão do candidato de Roberval se torna ainda mais fácil.