Rádio 88 FM

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 26.Jun.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM –26.06.2023

Eleições municipais Falta ainda um ano para o pleito, mas políticos e seus grupos já estão em ação, visando às eleições municipais de 2024. A luta é pela manutenção nos cargos, onde só fazem sugar o dinheiro púbico, o nosso dinheiro. A população só serve para o papel de tolo, votando, aplaudindo, torcendo! E, depois, sofrendo com os péssimos serviços públicos. Para o eleitor, a eleição é um mero torneio, e a única preocupação é “ganhar a política”, na base do tudo “ganhar ou perder”, como no esporte. Por isso, há políticos com tão baixa qualidade, moral e técnica. Enquanto isso, as mazelas seguem, de ruas esburacadas à dramática e inaceitável fila da regulação, na saúde.

Pesquisa combinada E já há pesquisas duvidosas, que agradam a quem as compra. O grupo da situação de Livramento já enviou seus pretensos candidatos ao teatro das enganações. O mais falado é o ex-controlador, Jânio Lima, tido também como o mais rejeitado. Joanina Sampaio, vice-prefeita, é igualmente citada, mas tem pouca chance de vir a compor a chapa, pois, segundo ela mesma, vice para nada serve. Resta saber que consolo receberá! A oposição finalmente mostrou sinais vitais, numa reunião em meio aos eflúvios de licores e iguarias juninas, na Rua do Areião, mas está longe de ser competitiva! No geral, tudo segue sem novidade e sem esperança, com os mesmos antigos caciques: Ricardo Ribeiro, Carlos Batista e Paulo Azevedo. 

Mais escola ociosa Há quatro anos, a Prefeitura de Livramento começou a construir uma escola no bairro Jurema, com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e não foi concluída! Já está no nono aditivo de renovação de contrato com a construtora, que venceria hoje e foi prorrogado por mais um ano. Será mais um dos vários prédios escolares feitos com dinheiro da União, no município, que estão virando verdadeiros elefantes brancos, ao lado de modernas quadras poliesportivas. Estão na contramão dos fatos, como o fechamento de mais de 70 escolas, devido à evasão escolar.

Conferência social Dia 21/6, o Conselho Municipal de Assistência Social (Livramento) convocou a IX Conferência de Assistência Social, e o prefeito fez a mesma coisa, conforme publicações no Diário Oficial do Município. Mas de quem é mesmo a prerrogativa para fazer isso? Essa superposição de funções indica falta de articulação entre os órgãos municipais! O evento será dia 14/7, com o tema Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos, e o SUAS que queremos. SUAS significa Sistema Único de Assistência Social, que garante a execução das ações de assistência social, na comunidade. 

Conselho Tutelar O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Livramento reabriu, de hoje ao próximo dia 30, as inscrições no processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, previsto em edital publicado no Diário Oficial do Município do último dia 20. Os requisitos para a inscrição e os critérios da seleção dos candidatos estão detalhados no citado edital, que pode ser acessado, via internet, no portal da prefeitura. É só entrar lá e clicar no link do Diário Oficial. 

Para refletir Este mês de junho está palpitante, tanto pelos festejos juninos como pela movimentação política, visando 2024! Em meio aos variados tipos de música tocados, o sanfoneiro e cantor Ton Oliveira, fez uma adaptação satírica e engraçada, em ritmo de forró, cuja letra diz: 

“Mãe, agora eu quero ser prefeito. Garanto que vou me candidatar. Do jeito que já sei mentir bastante, acho que de hoje em diante minha vida vai mudar. Pra quem me apoiar eu dou abraço. Se fala mal de mim, dou dinheiro e ele muda, e vai ficar tudo do mesmo jeito. Se eu ganhar para prefeito, é o mesmo Deus nos acuda! Cidade esburacada, povo vivendo mal. Mas quando a coisa ficar preta, eu invento uma micareta, faço aquele carnaval. Trago um conjunto da Bahia (ai ai ai). Pago mais do que ele merece. Se pagar 100, digo é 500. Desviando 400, meu saldo bancário cresce! Ai o povo esquece tudo! E no embalo desse som, a cidade fica feliz! E ainda tem gente que diz: Eita que prefeito bom!” 

Assim termina a canção! E é isso ai, minha gente! Ainda bem que tem artistas inteligentes, dizendo o que é preciso ser dito. Quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça! Pensem nisso!