
Marcos Oliver
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) registrou, durante os dois dias de plantão, sábado e domingo (04 e 05), mais de 30 mil atendimentos no estado. Em Salvador, quase 3 mil eleitores buscaram os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral baiana. Esses mutirões têm como objetivo facilitar o atendimento dos cidadãos durante o período que antecede o fechamento do cadastro. No total, foram contabilizados 30.555 atendimentos na Bahia, sendo 16.039 registrados no sábado e 14.516 no domingo. Em Salvador, durante os dois dias, 2.876 pessoas compareceram aos postos de atendimento do TRE-BA, distribuídos entre as Zonas Eleitorais, a Central de Atendimento ao Público (CAP) e os postos do SAC. Até esta quarta-feira (08) os eleitores poderão emitir a primeira via do título, regularizar possíveis pendências no cadastro, fazer a coleta biométrica, incluir o nome social e transferir o domicílio eleitoral. Após essa data, o cadastro será fechado para que a Justiça Eleitoral inicie os preparativos da Eleições Municipais de 2024, que acontecerão em 06 de outubro.
O número de mortos em razão dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 83, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (06). São investigadas outras 4 mortes. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas. Conforme o levantamento da Defesa Civil, são 141,3 mil pessoas fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Ao todo, 345 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850 mil pessoas. A previsão de chuva para a partir da metade desta semana em áreas já castigadas por temporais volta a deixar o estado em alerta. De acordo com a Climatempo Meteorologia, o avanço de nova frente fria volta a provocar aumento nas condições de pancadas fortes de chuva. A possibilidade de aumento do frio pode dificultar os resgates. O nível do Guaíba, em Porto Alegre, está quase 2,30 metros acima da cota de inundação. Em medição realizada às 5h15 desta segunda-feira (06), o patamar estava em 5,26 metros. O limite para inundação é de 3 metros. O governo decretou estado de calamidade, situação que foi reconhecida pelo governo federal. Com isso, o estado fica apto a solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais. A Defesa Civil colocou a maior parte das bacias hidrográficas do estado com risco de elevação das águas acima da cota de inundação.
Um mecânico foi morto a tiros no início da noite de domingo (05), dentro de um bar, às margens da BA-148, na comunidade de Pedra Preta, que localiza-se na zona rural de Brumado. Segundo apurações feitas pelo site Achei Sudoeste, Cláudio Tavares Souza, de 53 anos, mais conhecido como Tatai da Oficina, estava no local com familiares, quando foi alvejado. Ainda não se sabe a motivação e autoria do crime. No momento do crime o bar sediava uma festa com som automotivo. Durante os disparos, diversos clientes se assustaram e saíram correndo em busca de proteção. Tatai não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionado e isolou a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Cláudio foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado e a Polícia Civil investiga o caso.
Um homem de 41 anos foi detido em flagrante após arquitetar e simular seu próprio sequestro e tentar extorquir sua própria família em uma soma de R$ 4 mil. O episódio foi desvendado pela polícia, resultando na prisão do indivíduo. De acordo com informações fornecidas pela Polícia Civil da região, a prisão ocorreu no último sábado (04), após uma série de investigações conduzidas por policiais da Coordenadoria Regional do Interior (Coorpins). O homem fingia estar em cativeiro desde a quinta-feira (02), na zona rural de Vitória da Conquista, a aproximadamente 136 quilômetros do local de residência de sua família em Brumado. A trama elaborada pelo indivíduo incluía o envio de fotografias em que ele aparecia amordaçado, simulando um estado de sequestro, para seus familiares. No entanto, as investigações revelaram que o sequestro era uma farsa meticulosamente arquitetada pelo próprio homem, que acabou por se tornar o principal suspeito do crime que tentava encenar. Após uma intensa operação de busca na zona rural de Vitória da Conquista, os policiais finalmente encontraram o indivíduo, que não apenas confessou o falso sequestro, mas também forneceu detalhes sobre sua tentativa de extorsão da família em R$ 4 mil. Segundo informações da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (20ª Coorpin), o homem agiu sozinho em sua empreitada criminosa. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de extorsão e permanece sob custódia no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) da cidade.
Uma mãe deu à luz a filha após passar por uma gestação rara, quando o bebê não se desenvolve no útero. O parto aconteceu em Barbalha, no interior do Ceará, no dia 22 de abril, e durou mais de três horas. Genattan Morais, a mãe da criança, desenvolveu uma gravidez abdominal, quando o feto, ao invés de se alojar dentro do útero, vai parar em outra parte do corpo. Geovana Eloá nasceu com 35 semanas e pesando 2,250 kg. Segundo os médicos o caso é raríssimo. A gravidez ectópica, como é chamado quando o bebê não se desenvolve no útero, acontece em cerca de 1% dos casos, mas a situação de Genattan e Geovana é ainda mais incomum, como explica o ginecologista Gilmar Sampaio, responsável pelo parto: Quando Genattan Morais engravidou não imaginava o que estava por vir. Primeiro, porque ela só descobriu a gestação quando estava com quatro meses. Além disso, as dores na barriga mostraram que a situação não era normal.
Mesmo fazendo o pré-natal, no final da gestação, Genattan procurou respostas para as dores. Depois de uma ressonância magnética, descobriu que a bebê não estava no útero, mas dentro da cavidade abdominal. “Foi um susto”, disse a dona de casa. Após a descoberta, Genattan foi internada imediatamente no Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha. Foram poucos dias entre os exames e a formação da junta médica para decidir como seria a cirurgia, pois como ressaltou o médico Gilmar “a chance de ter óbito fetal intrauterino era grande e do bebê apresentar alguma deformidade depois também, já que ele não tem a proteção da matriz uterina”. A cirurgia de Genattan durou mais de três horas e reuniu cerca de dez profissionais. Todos tinham duas missões: salvar Geovana e manter a saúde da mãe.
Por isso um cirurgião oncologista também foi chamado, para retirar com cuidado a placenta que se infiltrou nas paredes dos intestinos grosso e delgado. Apesar de todos os riscos, a operação foi bem-sucedida. Geovana continuou sendo acompanhada pela equipe da UTI neonatal, porém já se alimenta via oral e respira sem ajuda de aparelhos. Os pediatras afirmam que Geovana vai precisar apenas de fisioterapia para reposicionar os ossos da cabeça e das pernas, já que dentro da barriga ela ficou sem a proteção do útero. A mãe Genattan também segue se recuperando no hospital e não vê a hora de abraçar a filha. “Dá uma saudade tão grande dela que quando eu vejo as fotos, sinto vontade de apertar”.
Imagens reveladas nesta semana durante o julgamento de um homem pela morte de seu filho nos Estados Unidos mostraram o pai obrigando o menino a correr em uma esteira em uma academia. O caso ocorreu em 2021, no estado de New Jersey. O garoto, à época com 6 anos, morreu dias depois ao passar mal e sofrer uma convulsão. A mãe do menino acusou o pai, Christopher Gregor, de agredir o filho e obrigá-lo a se exercitar. As imagens que mostram Gregor obrigando o menino a correr em uma esteira foram reveladas apenas durante o julgamento do caso, no qual o pai responde pela morte da criança e pode pegar prisão perpétua. Nas imagens, Gregor obriga o filho, Corey, a correr em alta velocidade em uma esteira de academia.
O menino chega a cair quando não consegue acompanhar o ritmo, e tomba outras três vezes ao tentar voltar ao equipamento. Em outro momento, Gregor puxa o filho pela camiseta e o obriga a voltar a correr, pressionando sua boca contra a cabeça do garoto. Segundo a acusação, dias depois do incidente Corey acordou com a fala prejudicada, enjoo e dificuldade para caminhar. Ao ser levado ao hospital, a criança relatou aos médicos ter sido obrigada a correr na esteira pelo pai, que disse ao filho que ele estava muito gordo. Ainda no hospital, durante um exame, Corey sofreu uma convulsão e morreu. A mãe do garoto, que também acusa o pai de bater no filho, chorou ao ver as imagens durante o julgamento.
Após muito suspense, a cantora Madonna confirmou um show gratuito na Praia de Copacabana, na noite do próximo sábado, dia 04 de maio. A expectativa de ao menos 1,5 milhão de pessoas na orla fará da apresentação a maior da carreira da popstar. A apresentação contará com DJs tocando a partir das 19h. Madonna subirá ao palco às 21h45 e o show deve terminar às 23h45. O palco foi montado na areia da Praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace, e tem o dobro do tamanho dos palcos montados nos outros locais por onde a turnê passou. Serão 812m², com 24m² de frente e 18m até o teto. O piso está sendo erguido a 2,40m do chão, para facilitar a visão do público na areia. Três passarelas serão usadas pela cantora e dançarinos durante a apresentação. A central tem 22m de extensão e as laterais, 20m cada. Não houve divulgação de um setlist desse show, mas, com base nos outros shows da turnê, dá para se esperar um repertório focado exclusivamente em seus maiores sucessos. O Rio de Janeiro foi escolhido para encerrar a The Celebration Tour, iniciada no ano passado, em Londres. Madonna fez mais de 80 shows na Europa, Estados Unidos e México, e agora vai fechar a turnê com o maior show de seus 40 anos de carreira, no Rio de Janeiro. A PM mobilizou 3,2 mil militares para o dia do evento. Assim como no Ano-Novo, haverá 18 pontos de revista com detectores de metal nos acessos à praia. A tropa vai operar com 12 câmeras de reconhecimento facial, 64 viaturas e 4 drones. Um centro de controle será montado na Praça do Lido, e 65 torres de patrulhamento serão espalhadas na areia. Esta será a quarta passagem de Madonna para shows no Brasil. A última foi há 12 anos.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, anunciou na quinta-feira (02), que o Brasil está livre da febre aftosa e que não há mais a necessidade de vacinação dos rebanhos contra a doença. O pronunciamento foi feito no Palácio do Planalto, em Brasília. Mais cedo, uma portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) reconhecendo a situação. Dessa forma, a imunização dos rebanhos foi suspensa em todas as unidades da federação. Recentemente, o Ministério da Agricultura e Pecuária antecipou a última campanha de imunização nos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte — que ainda não tinham o reconhecimento do fim da doença. A expectativa agora é conseguir antecipar o reconhecimento internacional dessas áreas, o que pode facilitar aberturas de mercados. A meta do Brasil é ser reconhecido internacionalmente totalmente livre de febre aftosa sem vacinação até 2026. O secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, afirmou que, em agosto, o Ministério deve enviar os resultados da suspensão da vacinação no Brasil para a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e que há a expectativa de conclusão da auditoria do órgão até maio de 2025. Já o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que, com o reconhecimento, o Brasil poderá entrar em "um patamar antes não atingido" e vender para Japão e Coreia do Sul. O ministro também argumentou que novas oportunidades comerciais também irão surgir. Mas, para isso, será necessário um esforço maior por parte dos estados, dos municípios e dos pecuaristas. Outro ponto levantado por Fávaro foi a necessidade de uma mudança no padrão na fiscalização e nas atitudes sanitárias.
A Bahia possui 1,6 milhão de eleitores com títulos cancelados (excluindo óbitos), segundo informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Diante da situação, o TRE-BA anunciou plantões para regularização no sábado (04) e domingo (05), das 8h às 14h, nas 19 zonas eleitorais de Salvador e em todas do interior do estado. A iniciativa contemplará os Cartórios Eleitorais de Salvador e do interior do estado. As unidades do TRE-BA nos SACs não participarão do plantão. Para ser atendido nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral é importante apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado, emitido há no máximo três meses. No processo de alistamento eleitoral (primeiro título de eleitor), é importante destacar que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o passaporte não poderão ser usados isoladamente, devendo ser apresentada documentação complementar. O certificado de quitação militar também é pedido para homens que completam 19 anos no ano que fazem o documento. Antes de comparecer ao cartório ou a um posto de atendimento da Justiça Eleitoral, a pessoa deve consultar sua situação cadastral nos seguintes canais: Site do TRE-BA; Central Telefônica (71) 3373-7000; WhatsApp (71) 3373-7000. O título de eleitor é cancelado quando o cidadão para quem o voto é obrigatório, com idade entre 18 e 70 anos, deixa de votar por três eleições consecutivas e não justifica as ausências. Cada turno de votação é considerado uma eleição. O título também é cancelado quando o eleitor não comparece à revisão do eleitorado, promovida pela Justiça Eleitoral, em seu município.
Uma jovem de 19 anos morreu depois de sofrer afogamento no rio São Francisco, na cidade de Curaçá, no norte da Bahia. Segundo informações da família, a mulher curtia o feriado do Dia do Trabalhador na quarta-feira (01), na companhia de amigos, em uma ilhota, quando tudo aconteceu. A vítima foi identificada como Ádylla Suanne Lucas Cunha. Conforme familiares, ela não sabia nadar e saiu da parte rasa após ter sido levada pela correnteza. Ádylla Suanne foi retirada da água por outras pessoas que estavam no local, já que os amigos que estavam com ela também não sabiam nadar. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou socorro à vítima, que chegou a ser encaminhada ao hospital do município, porém não resistiu.
Um homem de 40 anos foi espancado até a morte após uma discussão em um bar, na quarta-feira (01), na cidade de Feira de Santana. O crime aconteceu no bairro do Tanque da Nação. De acordo com a Polícia Civil, a vítima, identificada como Genivaldo Teixeira dos Santos, foi espancada após ser atingida por uma voadora e cair no chão. O suspeito do crime fugiu. A investigação confirmou que já tem a identificação do agressor e procura pelo suspeito. A polícia não detalhou o que motivou a discussão. O crime é investigado pela delegacia de Feira de Santana. Até o final de abril, Feira de Santana registrou 112 homicídios. Segundo a Polícia Civil do município, houve uma redução de 13% se comparado ao mesmo período do ano passado. O assassinato de Genivaldo Teixeira foi o primeiro registrado neste mês de maio na cidade.
Por volta de 19h20 de quinta-feira (02), uma mulher de 32 anos foi alvejada no braço após ter sua residência invadida por criminosos. O ataque aconteceu em Brumado. A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência de tentativa de homicídio. No local, a vítima relatou que tinha acabado de chegar da academia quando os criminosos invadiram a sua casa e efetuaram diversos disparos. Um dos tiros atingiu o braço da vítima. Ela deu entrada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, foi medicada e seu estado de saúde é estável. Em seguida, a vítima foi até a Delegacia Territorial de Brumado, onde foi ouvida por um delegado de plantão. O caso está sendo investigado e as informações são do site Achei Sudoeste.
O Vitória vai precisar vencer por dois gols de diferença para avançar direto ou pelo menos por um para levar para os pênaltis a decisão da vaga para as oitavas da Copa do Brasil. Na quinta-feira (02), o Rubro-Negro foi superado por 1 a 0 pelo Botafogo (RJ), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ). Eduardo, aos 19 minutos do segundo tempo, marcou o único gol da partida. A volta será dia 21, terça-feira, às 19 horas (de Brasília), no Barradão. O Vitória surpreendeu com a escalação modificada pelo técnico Léo Condé, fez boa apresentação no primeiro tempo e criou as melhores oportunidades. No segundo tempo, o Botafogo assumiu o controle e chegou ao gol aos 19 minutos. O Vitória volta a jogar domingo (05), às 16h (de Brasília) contra o São Paulo, no Barradão, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
Em sessão ordinária realizada de forma virtual na quinta-feira (02), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deliberou, por unanimidade, em deferir o pedido do Ministério Público Eleitoral para assumir a titularidade de uma ação envolvendo a prática de fraude à cota de gênero pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) no município de Brumado. A decisão também negou provimento aos três agravos internos interpostos, mantendo assim a decisão que deu provimento a recurso especial eleitoral, julgando procedente a ação de investigação judicial eleitoral. O caso em questão envolveu o uso de candidaturas fictícias de Ducilene da Silva Meira e Carina Santos Silva para concorrer ao cargo de vereadora nas Eleições 2020, com o intuito de fraudar a cota de gênero estabelecida pela legislação eleitoral. O relator do caso, ministro Raul Araújo, foi seguido em seu voto por outros seis ministros: Isabel Gallotti, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes, presidente da sessão. Com a decisão do TSE, o vereador Vanderlei Bastos Miranda "Boca", eleito em 2020 pelo PDT, perdeu seu mandato. Quem assume a vaga deixada é o suplente Glaudson Dias, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que obteve 554 votos nas eleições municipais. Informações do site Agora Sudoeste.
Aumentou para 31 o número de mortes provocadas pelos temporais no Rio Grande do Sul, de acordo com balanço da Defesa Civil Estadual divulgado nesta sexta-feira (03). Pelo menos 74 pessoas estão desaparecidas e 56 ficaram feridas. Os óbitos foram registrados em 20 cidades. No total, 235 municípios gaúchos foram afetados pelas enchentes. Cerca de 24,3 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas e o Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública. Além disso, Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, anunciou por meio das redes sociais um rompimento parcial da barragem da Usina 14 de Julho, que fica entre Cotiporã e Bento Gonçalves (RS) e compreende os rios Antas e Taquari. Juntas, as três hidrelétricas formam o complexo energético Rio das Antas, operado pela Ceran. A 14 de Julho opera desde 2008 e serve para gerar energia elétrica para a região. A hidrelétrica 14 de Julho possui 100 megawatts (MW) de potência instalada. Segundo informações do site da companhia, a Usina tem uma estrutura com mais de 30 metros de altura e uma potência instalada de 100 megawatts (MW). A barragem produziu 369.768 MWh em 2022. Ela é uma barragem de gravidade, feita com concreto compactado a rolo, e ganha esse nome por usar o próprio peso para conter a água. Já as usinas Castro Alves e a Monte Claro têm 130 MW cada uma, totalizando 360 MW no complexo energético localizado na região nordeste do Rio Grande do Sul. A usina 14 de Julho, rompida parcialmente, já estava em estado de alerta e teve o plano de ação de emergência colocado em prática na quarta-feira (01), em coordenação com as Defesas Civis da região, acarretando acionamento de sirenes de evacuação da área, para que a população local pudesse ser retirada com antecedência e em segurança.