
Marcos Oliver
A seleção brasileira não encontrou dificuldades para passar pela Hungria no penúltimo amistoso de preparação para a Copa América Feminina, marcada para julho, na Colômbia. A equipe treinada por Pia Sundhage venceu por 3 a 1, em San Pedro del Pinatar, na Espanha. Os gols foram marcados por Gabi Nunes, duas vezes, e Bia Zaneratto. Csiki descontou para as húngaras. A equipe treinada por Pia Sundhage vinha de um empate difícil com a Espanha. A diferença de qualidade entre os times adversários ficou evidente. O Brasil, nono no ranking da Fifa, ficou no 1 a 1 com as espanholas, sétima melhor seleção do mundo, e passou sem problemas pela Hungria, apenas a 41ª da Fifa.
O forte calor das últimas semanas deverá diminuir nos próximos dias em boa parte do país. Uma frente fria chegou à região Sul nas últimas horas e já está a caminho do Sudeste. Ela irá derrubar as temperaturas por onde passar. E ainda, também provocará chuvas em algumas regiões. A frente fria deverá chegar até o Nordeste, atingindo o Sul e o oeste da Bahia. Vamos ter uma grande mudança para o estado, com algumas estabilidades que vão avançar, não provocando chuvas muito volumosas, mas pelo menos tirando essa secura do ar. Conforme forem passando os dias dessa semana a chuva chegará em partes do oeste e sul da Bahia com até 15 mm de chuvas acumuladas. Para a região sudoeste, no caso, aqui para Livramento de Nossa Senhora, por exemplo, aparecem previsões para o final de semana que podem seguir até a próxima quarta feira dia 20. Com possíveis chuvas iniciando nesta sexta-feira, sexta-feira da paixão e o domingo de páscoa podem ser de chuvas, ainda que com volumes baixos, segundo a SEAGRI, entre 04 a 24 milímetros que podem atingir no sábado. Ainda que continuemos com um tempo seco, temperaturas altas e sem chuvas a alguns meses, a Barragem Luiz Vieira em Rio de Contas, Bahia, segue sangrando. A barragem que atingiu em janeiro deste ano, sua capacidade máxima de 99 milhões de metros cúbicos, completou no último dia 8 de abril, três meses que segue sangrando. Nesta terça-feira, ela está com uma lâmina de 13cm.
Um curso básico de prevenção e combate a incêndios florestais foi realizado na última semana em Livramento de Nossa senhora, Bahia, para os brigadistas Guardiões Ambientais Serra das Almas (GASA). O curso foi ministrado por bombeiros militares do 7º Grupamento de Bombeiros Militar de Vitória da Conquista, sob o comando do Capitão Ramos, tendo como participantes 21 membros da GASA. O intuito do curso, foi de também estreitar os vínculos entre o Corpo de Bombeiros Militar e a comunidade, o treinamento tem como objetivo capacitar a brigada para que, em situação real de combate a incêndio florestal, ela esteja apta para realizar o primeiro combate, evitando que incêndio tome proporções maiores. A Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SEMAR), também se fez presente no curso.
Um homem de 47 anos, identificado como Deraldo José da Silva, morreu eletrocutado na noite do último sábado (09), no Distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Segundo informações da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ele realizava uma manutenção em uma bomba d’água, dentro de um açude, na comunidade de Cruz de Alama, no referido Distrito, quando recebeu a descarga. Deraldo ainda pediu socorro, mas quando um familiar chegou ao local e desligou o disjuntor do equipamento, ele já estava sem sinais vitais. A Polícia Militar registrou a ocorrência. O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Após análise junto a serviços veterinários estaduais, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decidiu inverter a estratégia de vacinação contra a febre aftosa, em 2022. De acordo com a Pasta, a 1ª etapa, que será realizada em maio, vai ser destinada aos bovinos e bubalinos até 24 meses, enquanto a 2ª etapa, em novembro, para todo o rebanho.
Confira aqui o calendário nacional de vacinação contra febre aftosa 2022
A justificativa, segundo informou o ministério, é que a medida vai garantir a oferta de vacinas nas etapas para manter os índices vacinais “satisfatórios”, assim como a imunidade do rebanho. A ideia é equacionar a demanda de vacinas com o cronograma previsto de produção da indústria. A imunização também é importante para garantir o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa, com vacinação.
A medida é válida para o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-PNEFA). A inversão será adotada no Distrito Federal e nos estados da Bahia, de Goiás, de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, do Mato Grosso, do Rio de Janeiro, de Sergipe, de São Paulo, de Tocantins e no Espírito Santo, que já adota esse formato.
Essas Unidades da Federação respondem por aproximadamente 61,3 milhões de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses. Esses animais deverão ser vacinados em maio de 2022.
Em Minas Gerais, por exemplo, o índice de cobertura vacinal em bovinos e bubalinos, de zero a 24 meses, chegou a 97,5%, no período entre 1° de novembro e 20 de dezembro de 2020. Já no Mato Grosso, a imunização foi realizada em 99% do rebanho, de acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT).
Viabilidade da imunização
Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal, Geraldo Moraes, a demanda de vacina para este ano já está acordada e programada com a indústria produtora. Na avaliação dele, isso viabiliza a imunização dos animais em todos os estados envolvidos, dentro da programação esperada.
"Estamos em constante articulação com os serviços veterinários estaduais, com o setor produtivo e com a indústria produtora de vacina no país, para que as últimas etapas de vacinação contra a febre aftosa ocorram de forma adequada”, afirma o diretor.
Moraes destaca, ainda, que “para a segunda etapa de vacinação, os produtores poderão solicitar autorização aos serviços veterinários estaduais para realizar a vacinação de seus animais a partir de primeiro de outubro, ou postergar para dezembro, dependendo do planejamento reprodutivo utilizado no rebanho”. Essa possibilidade atende à demanda de produtores preocupados com possível redução dos índices de prenhez no rebanho, por conta do manejo dos animais durante a vacinação.
Vale destacar que o processo de imunização em áreas especiais, como a região do Pantanal e a Ilha do Bananal, por exemplo, permanece inalterado, ou seja, essas localidades seguem o calendário previsto inicialmente.
O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, nesta segunda-feira (11), a liberação do uso de máscaras em locais fechados, em todo o estado. Segundo o governador, o item seguirá obrigatório apenas em unidades de saúde.
A decisão foi divulgada através das redes sociais do governador. Segundo ele, o decreto estadual que desobriga o uso do item será assinado na tarde desta segunda-feira.
As máscaras já haviam sido liberadas em ambientes abertos em todo estado no dia 2 de abril.
Na sexta-feira (8), Rui Costa afirmou que o uso das máscaras em locais fechados seria liberado quando a Bahia registrasse menos de mil infectados com a Covid-19.
Durante sábado (9) e domingo (10) o estado atingiu o parâmetro estipulado, com menos de 100 pessoas em leitos de UTI e menos mil casos ativos da doença.
Cidades anteciparam medida
Algumas cidades baianas já haviam flexibilizado o uso de máscaras em ambientes fechados antes do governador anunciar a liberação do item.
No dia 31 de março, Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, e Porto Seguro, localizada no sul do estado, anunciaram a retirada da obrigatoriedade da máscara em locais fechados.
Na última terça-feira, o uso de máscaras passou a ser facultativo em 14 tipos de espaços de Salvador, entre eles academias, barbearias, autoescolas e estádios de futebol.
Já em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, e Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, as prefeituras tornaram facultativo o uso do item em locais fechados.
Em Feira de Santana, a máscara passou a ser opcional em locais como shoppings, escolas, universidades, academias, igrejas e ambientes comerciais.
O empresário Cezar Paulo de Morais Ribeiro, de Brumado, que iria a júri popular, na última sexta-feira (8), naquela cidade, teve o julgamento adiado para o próximo dia 25, por motivo de saúde do advogado de defesa. É a 2ª vez que a sessão é adiada! Cézar Paulo é acusado de matar, há 5 anos, o seu empregado Sidney Vasconcelos Meira, 47 anos, apelidado de Camarão.
Cezar Paulo é mais conhecido como Cezar de Lim, referente a seu pai, um empresário bem sucedido já falecido, que chegou a ser um dos donos da antiga Rádio Portal FM, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. O homicidio, pelo qual Cézar de Lim é acusado, foi em 2017, após uma emboscada, em que a vítima compareceu com a esposa, de pré-nome Luciana.
Todos teriam ido para a residência do acusado, onde houve discussões e acusações de Cézar contra Camarão, inclusive de desvio de R$80.000,00, em cheque, e de mercadorias de contrabando que os dois faziam. Em seguida, a mulher foi deixada em sua casa, sob ameaça de morte, e Sidney levado a uma fazenda do sogro de Cézar, onde fora executado, a tiros.
O acusado teria sido ajudado por um comparsa, Pedro Augusto Araújo Ribeiro, 19 anos, que foi encontrado morto, dois anos depois, em um quarto de hospital psiquiátrico, em Salvador. Segundo informações contidas no processo criminal a que responde, o empresário Cézar Paulo foi preso em Iporã, no Paraná, onde se encontrava tentando fugir para o Paraguai.
Um dos maiores supermercados atacadistas de Vitória da Conquista, Bahia, o "Atacadão", está sendo cenário de um grande foco de incêndio nesta manhã de sexta-feira (08). Segundo informações compartilhadas por alguns moradores e clientes que faziam-se presentes no momento, o fogo teria sido iniciado por volta das 8h30min e não sabe-se ainda o que teria o provocado. Em fotos e vídeos que circulam em grande quantidade através das redes sociais, é possível observar a grande nuvem negra de fumaça que se eleva do estabelecimento, principalmente através do teto. Em uma filmagem feita por um internauta, nota-se um dos corredores do supermercado tomado pela fumaça e um clarão alaranjado proveniente das chamas ao final do mesmo, onde um dos funcionários corre com um extintor de incêndio em uma das mãos. O Corpo de Bombeiros foi acionado e uma viatura deslocou-se até o local mas, até o fechamento desta matéria, o fogo ainda não havia sido contido.
Os trabalhadores podem consultar, a partir desta sexta-feira (8), se têm direito ao saque extraordinário de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) – além de valores e datas para receber o dinheiro.
As consultas podem ser feitas por site, por uma nova versão do aplicativo FGTS e nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF).
Na consulta pelo site do FGTS, é possível saber:
* se o trabalhador tem direito ao Saque Extraordinário do FGTS;
* consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital.
Já pelo aplicativo FGTS, que terá uma nova versão disponibilizada nesta sexta-feira, e nas agências da Caixa, é possível:
* consultar o valor a ser creditado;
* consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital;
* informar que não quer receber o crédito do valor;
* solicitar o retorno do valor creditado para a conta FGTS;
* alteração cadastral para criação de Conta Poupança Social Digital.
O dinheiro das contas do fundo – um direito do trabalhador com carteira assinada – só pode ser sacado, em geral, em situações específicas, como na demissão sem justa causa, na compra da casa própria ou na aposentadoria. Mas, no último mês, o governo publicou Medida Provisória liberando o saque extraordinário.
No site da Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho ou em algum extrato antigo que o trabalhador tenha, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a Senha Cidadão. A página oferece a opção de recuperar a senha, mas é preciso informar o NIS. Clique aqui e veja como consultar o número do PIS/NIS.
Já o aplicativo pode ser baixado nos seguintes links:
* Celulares Android (clique aqui para baixar)
* Celulares iOs - Apple (clique aqui para baixar)
De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de R$ 30 bilhões serão liberados para aproximadamente 42 milhões de trabalhadores com direito ao saque.
O pagamento começa no dia 20 de abril e vai até 15 de junho, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Os primeiros a receber serão os nascidos em janeiro, a partir de 20 de abril. A retirada será possível até o dia 15 de dezembro.
Se o titular possuir mais de uma conta do FGTS, o saque é feito na seguinte ordem: primeiro, as contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo; em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.
Não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do saque-aniversário, por exemplo.
Como pedir o saque?
Não será preciso solicitar. O dinheiro vai ser disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador no Caixa Tem. Leia mais aqui
Se o beneficiário não tiver uma conta no Caixa Tem, a Caixa Econômica Federal vai abrir uma conta em nome do trabalhador automaticamente.
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (8) que vai reduzir, a partir de sábado, o preço do gás de botijão vendido às distribuidoras. Segundo a petroleira, o preço médio de venda de GLP passará de R$ 4,48 para R$ 4,23 por kg – equivalente a R$ 54,94 por 13kg. Com isso, o preço terá uma redução média de R$ 3,27 por 13 kg, ou de 5,58%. "Acompanhando a evolução dos preços internacionais e da taxa de câmbio, que se estabilizaram em patamar inferior para o GLP, e coerente com a sua Política de Preços, a Petrobras reduzirá seus preços de venda às distribuidoras", diz a nota da empresa.
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), anunciou nesta quarta-feira (6) que a bandeira tarifária escassez hídrica será encerrada no próximo dia 16. O MME anunciou também que será aplicada a bandeira verde (sem cobrança adicional).
A bandeira escassez hídrica é a mais cara do sistema e foi criada por uma resolução do CMSE. Ela incide nas contas de luz desde setembro de 2021 e foi implantada na tentativa de cobrir os custos adicionais diante das medidas adotadas para enfrentar a escassez hídrica.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/w/F/4pfJsrSlG8bbVNvZcSpQ/3108-bandeiras-tarifarias-2-.jpg)
A decisão antecipa em duas semanas a retirada do custo extra – a previsão inicial era de que a medida durasse até 30 de abril. A bandeira escassez hídrica adicionou R$ 14,20 às contas de energia para cada 100 mWh consumidos (exceto para as famílias inscritas na Tarifa Social).
Estabelecer as tarifas e acionar as demais bandeiras tarifárias (verde, amarela e vermelha) são atribuições da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em nota, a agência disse que especificamente "a decisão da retirada da bandeira escassez hídrica compete ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE)".
O governo afirma que o nível de chuvas nos últimos meses e a adoção de medidas emergenciais permitiram reduzir o acionamento das usinas termelétricas, mais caras e poluentes que as hidrelétricas.
"Com a redução de custos, o Governo Federal antecipou o fim da bandeira escassez hídrica para 15 de abril. E mais, com a manutenção das atuais condições de chuva, a perspectiva é de bandeira verde até o final do ano", diz material divulgado pelo ministério.
De acordo com o ministério, a eliminação da cobrança adicional resultará em uma redução média de 20% na conta de luz do consumidor residencial.
CMSE
O fim da bandeira de escassez hídrica foi uma decisão do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que se reuniu na tarde desta quarta-feira (6).
A vigência da bandeira estava prevista até o fim de abril. Porém, o conselho decidiu interromper a cobrança da bandeira antecipadamente devido à "significativa melhora nas condições de atendimento" e à menor demanda pelo acionamento de usinas térmicas.
Segundo comunicado do conselho, o CMSE revogou a autorização de acionamento de usinas termelétricas para retomar a operação ordinária do sistema.
"Essa decisão [...] se refletirá na redução dos custos aos consumidores de energia elétrica brasileiros, mantida a segurança do atendimento", afirmou.
Em rede social, o presidente Jair Bolsonaro também afirmou que todos os consumidores de energia deixarão de pagar a bandeira de escassez hídrica a partir de 16 de abril, quando disse que será acionada a bandeira verde.
A 3ª edição da Operação Força Total foi realizada em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, e demais municípios pertencentes à 46ª CIPM, Companhia Independente de Polícia Militar. Com intensificação de policiamento para aumento da segurança de toda população, Militares saíram às ruas para o combate direto à criminalidade, como tráfico de drogas, crimes dolosos contra a vida e o patrimônio, porte e posse de armas e munições ilegais, dentre outros. Foram realizadas diversas abordagens, verificação a pessoas e veículos, tanto na sede da Companhia Independente de Polícia Militar, que fica em Livramento de Nossa Senhora, como nas cidades que integram a sua área de atuação. Em suas três edições, a “Operação Força Total” abordou 174.736 pessoas, 43.919 carros e 54.243 motos em toda a Bahia. Foram apreendidas 91 armas, realizadas 148 prisões em flagrante, 31 apreensões de adolescentes, 91 TCOs, 70 mandados cumpridos, 1.066 ocorrências com apreensões de drogas, 2.952 veículos autuados, 1.024 veículos apreendidos e 72 veículos recuperados. A Operação, que acontece com planejamento e sem divulgação prévia, tem como foco a ampliação da segurança. Policiais Militares geralmente atuam a pé, em viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e em postos de abordagem policial.
Os estudantes do Colégio Estadual do Campo Rodolfo de Abreu, no distrito de ‘Caraguataí’, em Jussiape, na Chapada Diamantina, estão revoltados e realizaram uma série de manifestações contra o fechamento da unidade escolar pelo governo Rui Costa (PT). A decisão do fechamento foi anunciada no último dia 30 de março, por meio de reunião on-line, no mesmo dia em que o colégio completava os seus 72 anos.
Na ocasião, a diretoria do NTE-03, de Seabra, informou que os alunos do colégio seriam transferidos automaticamente para a unidade escolar estadual da sede do município de Jussiape, o ‘Horácio de Matos’.
Conforme os estudantes, o motivo para o parecer do fechamento não foi divulgado. Contudo, os discentes apontam “capricho político” e “perseguição do prefeito com lideranças políticas do distrito” como motivos para a decisão que afeta toda a comunidade escolar. Desde então, políticos e estudantes vêm realizando reuniões, com o objetivo de criar estratégias para não transferência dos alunos para a sede do município. “Essa mudança infringe a Lei 12.960/2014 – que altera o Art.28 da LDB/1996, que normatiza o processo de não fechamento de escolas do campo. Independente do número de alunos. Tanto que existem na Bahia escolas do campo com o quantitativo de alunos menor do que o do Colégio Rodolfo de Abreu”, apontam pais de estudantes em contato com o Jornal da Chapada.
Eles ainda dizem que há murmúrios de ameaças, demissão de funcionários confirmada, apenas pelo fato de declarar apoio a essa causa. “O encerramento das atividades no referido colégio passa por cima também do que indica o Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA], além de ser lei o direito da escola no local onde estes sujeitos residem como sendo uma condição para maior acesso e permanência”, completa o grupo de estudantes em nota.
Nas ruas para protestarem contra a decisão, os alunos pregam “união para que nossas conquistas se efetivem. Vamos continuar na luta em defesa da garantia do direito à educação do campo”, enfatiza nota publicada nas redes sociais do Colégio Estadual do Campo Rodolfo de Abreu.
Pela primeira vez, a Globo vai colocar uma mulher para narrar jogos de futebol masculino na TV aberta. De acordo com as informações do site Notícias da TV, Renata Silveira foi escalada para integrar o time fixo de transmissões do Brasileirão da Vênus Platinada.
Primeira narradora contratada pelo Grupo Globo, Renata Silveira chegou em 2020 e vinha narrando jogos de futebol masculino nos canais fechados SporTV e Premiere. Em fevereiro, ela estreou na TV aberta na cobertura da Supercopa feminina. Agora, ela passa a integrar o time de narradores da emissora carioca que tem como titulares Luís Roberto, em partidas no Rio de Janeiro, e Cléber Machado, nos duelos em São Paulo. Além dela, Gustavo Villani também completa a equipe de vozes das transmissões.
Além de ter sido a primeira narradora contratada, Renata Silveira também foi a pioneira entre as mulheres a narrar um jogo da Seleção Brasileira masculina na tela do SporTV. Sua estreia na TV aberta no Brasileirão ainda não tem data definida para estabelecer mais uma nova marca.
O número de mulheres nas transmissões do Grupo Globo tem crescido nos últimos anos. Além de Renata, o time conta com as comentaristas Ana Thaís Matos, Fabíola Andrade e Renata Mendonça, a comentarista de arbitragem Fernanda Colombo e a também narradora Nathália Lara. Nos bastidores da Vênus Platinada, uma das principais executivas da área é Joana Thimotheo.
O Brasileirão começa neste final de semana e no próximo domingo (10), as transmissões da Globo serão comandadas por Luís Roberto e Cléber Machado.
Um gato do mato foi encontrado morto na manhã de hoje (06) às margens da pista que liga Livramento de Nossa Senhora, Ba, Rio de Contas, Ba, na Estrada Parque Desembargador Antônio Carlos Souto, BA-148, trecho da Serra das Almas. Através de uma foto tirada pelo celular, um ouvinte registrou o mamífero já sem vida. O que chamou a atenção de moradores que passaram naquelas imediações foi a semelhança do bicho com um filhote de onça pintada e isso gerou questionamentos. Não há informações sobre a causa da morte do animal, mas transeuntes que faziam caminhada naquele percurso relataram tê-lo visto vivo nas redondezas algumas horas antes. Existem especulações sobre um possível atropelamento que teria ocorrido na noite desta última terça-feira (05).