O novo ensino médio terá formação mais voltada para o empreendedorismo, a investigação científica, os processos criativos e a mediação e intervenção sociocultural. Estes são os eixos que vão orientar os chamados itinerários formativos, ou seja, as atividades que os estudantes poderão escolher. O modelo deverá ser implementado nas escolas públicas e privadas do país até 2021.
Isso significa que, ainda no ensino médio, os estudantes poderão, por exemplo, aprofundar os conhecimentos referentes ao mundo do trabalho e à gestão de empreendimentos. Além disso, os estudantes deixarão a escola sabendo mediar conflitos e propor soluções para questões e problemas socioculturais e ambientais identificados em suas comunidades.
Os eixos que servirão de referência para a estruturação dos itinerários formativos estão em portaria publicada nesta sexta-feira (5) pelo Ministério da Educação (MEC). Os referenciais foram definidos pela gestão passada da pasta e já estavam disponíveis na internet desde o fim do ano passado. Agora, foi feita a publicação oficial.
Formação pela BNCC
No novo ensino médio, os estudantes de todo o país terão formação semelhante, orientada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em um ensino médio com 5 horas diárias de aulas, essa parte ocupará 60% dos três anos de formação, o equivalente a pouco mais que um ano e meio. No tempo restante, os estudantes poderão aprofundar os estudos em itinerários nas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico.
Os referenciais publicados na semana passada servirão para orientar a elaboração dos itinerários formativos. Pelo texto, cada um dos itinerários deverá abordar pelo menos um dos eixos estruturantes, podendo abarcar inclusive os quatro. Ou seja, um estudante que optar por fazer, ainda no ensino médio, um curso técnico em informática, poderá aprender questões ligadas a processos criativos dentro da própria área, como fazer uma investigação científica relacionada à informática e assuntos afins e como empreender com o que aprendeu.
"A intenção é que a partir de 2021, as novas turmas do ensino médio entrem nas redes, sejam públicas ou particulares, em um novo ensino médio, mais antenado como a garotada, com esses jovens que hoje estão na escola. Isso é muito importante", disse a ex-secretária de Educação Básica do MEC Kátia Smole, que coordenou a elaboração dos referenciais.
Implementação
A publicação dos referenciais era a etapa que faltava para que as redes de ensino elaborassem os currículos do ensino médio. Na rede pública, isso caberá aos estados, responsáveis pela maior parte da oferta da etapa de ensino no país.
"A parte comum [que deverá ser baseada na BNCC] é mais fácil para nós. Estamos nos organizando. Os itinerários são coisas que nunca fizemos. Os eixos estruturantes vão dar um norte para que possamos escrevê-los", ressaltou a presidente do Conselho Estadual de Secretários de Educação (Consed), Cecília da Motta.
Cada município deverá oferecer pelo menos dois itinerários formativos aos estudantes. No ensino médio regular, até 20% das aulas poderão ser a distância e, no noturno, até 30% poderão ser ofertadas nessa modalidade.
Segundo Cecília, os estados vão dialogar com os municípios para verificar as possibilidades de oferta em cada local. A escolha dos itinerários levará em conta, entre outros fatores, as áreas com maior empregabilidade em cada cidade. "Haverá município que poderá ofertar dois itinerários e outros que poderão ofertar mais. Vamos construindo devagar", acrescentou.
A previsão é que todos os estados concluam até o fim do ano a elaboração dos currículos. No ano que vem, os professores serão formados para atuar no novo modelo, que chegará nas salas de aula em 2021.
Apoio do MEC
A construção e implementação dos currículos cabem prioritariamente aos estados, mas cabe ao MEC auxiliar os entes federativos para que o novo ensino médio saia do papel. O Conselho Nacional de Educação (CNE), que foi responsável pela aprovação tanto da BNCC quanto das diretrizes curriculares do ensino médio, também acompanha o processo.
"Faremos o acompanhamento, o apoio, para que essa implementação possa ser bem-sucedida em relação àquilo que está normatizado", disse o conselheiro do CNE Eduardo Deschamps, que presidiu a comissão da BNCC no conselho.
"A expectativa é que, com a implementação do novo modelo, o ensino médio passe a fazer mais sentido e ser mais útil e adequado para os jovens, independentemente do caminho que eles queiram seguir. Se querem seguir para a universidade ou para o mundo do trabalho, que seja uma formação mais vinculada ao projeto de vida que eles têm", acrescentou Deschamps.
Na semana passada, o MEC lançou o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular, que prevê ações como produção de materiais, cursos e impressão de documentos para discussão e formação dos currículos.
Além disso, a pasta vai ofertar bolsas de estudos e pesquisas, considerando a disponibilidade orçamentário-financeira, para o acompanhamento da elaboração dos currículos e formação de professores.
Um automóvel Gol, de cor vermelha, com placas de Livramento de Nossa Senhora, capotou na tarde deste domingo na rodovia BA-152, na região do Distrito de Itanagé, após o condutor perder o controle de direção em uma curva próximo a entrada do povoado de Laranjeiras. Segundo informações o acidente ocorreu por volta das 16:00h, havia duas pessoas no veículo, o motorista de prenome Detino e uma mulher de prenome Márcia. Após o capotamento, os ocupantes conseguiram sair do interior do veículo com ajuda de populares. As vítimas sofreram ferimentos leves e foram socorridas pela equipe do SAMU 192, depois foram encaminhadas para a UPA 24h em Livramento. Ainda segundo informações, o condutor reside no Bairro Jurema em Livramento. O carro ficou parcialmente destruído a margem da pista, foi removido do local por um guincho.
Aconteceu na tarde do último sábado (6), por volta das 16h10, uma briga entre dois homens, na cidade de Paramirim, que resultou na morte de um deles. Segundo informações da Polícia Militar passadas a nossa redação, o conflito ocorreu num bar, na Av. Dr Júlio Bernardo, e a polícia foi informada por populares que presenciaram a briga que um homem se encontrava caído no chão, aparentemente sem sinal de vida. Ao chegar no local, os policiais confirmaram que um cidadão de nome Amarildo Barbosa estava morto. Por isso, o SAMU 192 foi acionado e a PM ainda recebeu apoio da Guarda Municipal de Paramirim para dar aporte a situação. O outro envolvido de nome Jean Ferreira, conhecido como “Nego”, foi conduzido para a Delegacia, pois a população revoltada queria linchá-lo. Ainda segundo a Polícia, a prisão foi formalizada na Delegacia Territorial de Livramento.
O arquiteto Oscar Niemeyer dizia que a arquitetura consiste na projeção de utopias em algo palpável. Pois bem; quem passa pela Praça Dom Hélio Pascoal, no Centro de Livramento, se depara com uma construção peculiar em beleza e estilo: O Casarão Alcântara chama atenção por sua imponência e arquitetura com traço colonial, no entanto, essa construção se encontra em processo gradativo de deterioração física por conta da ação do tempo. Enxergando a potencialidade do imóvel, a arquiteta livramentense, Kelly Spínola, propôs em seu trabalho de conclusão de curso, uma revitalização do Casarão transformando-o num museu. A arquiteta concedeu uma entrevista para 88 em que detalha sobre o projeto.Em relação a captação de recursos para obra, Kelly avalia que seria necessário um orçamento na casa dos R$ 800 mil reais. Quem quiser ter acesso ao projeto, a arquiteta disponibiliza imagens e animações em seu site: www.kellyspinola.com.br
O jornalista Raimundo Marinho, do Mandacaru da Serra, publicou em seu site no dia de ontem, em matéria intitulada, “Nossa Câmara, nossos vereadores”, um texto no mínimo intrigante, mas muito pertinente. É de conhecimento daqueles que acompanham o arranjo político da Câmara, que o prefeito de Livramento tem apoio quase irrestrito dos parlamentares, com exceção dos oposicionistas Márcio Alan, o Alan de Gonçalinho, além de Jucélio Pires, e o ponderado Josemar Miranda, o Zemar, que apoiou a eleição do prefeito, no entanto, tem se posicionado de forma crítica em relação a gestão municipal. Porém, nem sempre foi assim. A matéria de Marinho cita dois exemplos: o do vereador Kinka e de Paulo Lessa, que no último pleito militaram com Emerson Leal. Daí, guiar seus posicionamentos ao sabor do vento ou das convicções, com o objetivo de garantia de fôlego político, tais como hospedeiros numa relação de simbiose. Com isso, a cidade perde, falta cobrança, o mais ou menos se torna excelente, e qualquer questionamento fiscalizatório vindo por parte daqueles mais sensatos, para os vereadores da situação, não passa de meros factóides ou até mesmo invenção daqueles que estão fora do barco, como dizem por aí.
Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) decidiram entrar em greve em assembleia realizada nesta quinta-feira (4). As aulas serão suspensas a partir da próxima terça-feira (9). Os docentes consideraram que ainda não houve proposta concreta do governo do estado. Uma nova reunião com representantes do estado está marcada para a segunda-feira (8).
Segundo o Blog do Anderson, os professores reivindicam reajuste salarial, garantia de direitos trabalhistas, além de recursos para as universidades estaduais. Os professores acusam perdas salariais de quase 30%. Os docentes ainda afirmam que em 2018 apenas 4,45% da Receita Líquida de Impostos (RLI) chegaram às universidades estaduais da Bahia, que seria o menor percentual desde 2015.
O Ministério Público da Bahia se manifestou em relação a um inquérito civil em que se constatou que a nucleação para o ano letivo de 2019 em Livramento de Nossa Senhora foi realizada “de forma unilateral pela Secretaria Municipal de Educação, sem amplo debate com a comunidade”. Com o processo, pelo menos 200 alunos do ensino fundamental e 68 crianças do ensino infantil, com até cinco anos de idade, foram transferidas para unidades que ficam até 17 quilômetros distante de suas residências. Com isso, O promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite recomendou que, num prazo de 30 dias, os alunos possam retornar às unidades de origem, cabendo aos pais e responsáveis optar, se quiserem, pelas escolas atuais. A recomendação busca garantir ainda que crianças com menos de 7 anos estudem em suas próprias comunidades rurais e, caso precisem se deslocar por mais de 2 quilômetros, contem com transporte escolar exclusivo, sem alunos mais velhos, o que deverá ser regulamentado pelo Conselho Municipal de Educação, a quem caberá também aprovar a nucleação, levando em conta a manifestação da comunidade escolar e os impactos do processo sobre os alunos da educação infantil. A manifestação do órgão foi publicada ontem.
Com objetivo de reconhecimento de paternidade, o Projeto Pai Presente, ação social viabilizada pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, será implantado e posto em prática na Comarca de Livramento de Nossa Senhora. A expectativa dos envolvidos é que as práticas sejam desenvolvidas ainda neste ano. Com abrangência em Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Rio de Contas e Jussiape, a busca do reconhecimento da paternidade será realizada através de exame de DNA, que será gratuito, devendo os interessados procurar o CEJUSC, que funciona ao lado do Fórum Elemar Klinger Spínola, onde receberá todas as informações, sendo importante apresentar documentos de identificação e residência da mãe, documento de identificação do suposto pai e documento ou certidão de nascimento do filho. O Projeto Pai Presente é coordenado pelo Juiz de Direito, Dr. Antônio do Espírito Santo Filho, Diretor do Cejusc e pela Bacharela Dayse Matias, Supervisora.
Um homem identificado como José de Aguiar Carvalho, foi encontrado inconsciente em sua residência, em Formosa, zona rural de Livramento, no mês passado, mais precisamente no dia 28 de março. José tinha 57 anos, e estava caído na sala de sua casa, com sinais de agressão pelo corpo. Foi quando parentes o conduziram para UPA 24 Horas em Livramento. No entanto, devido a gravidade dos ferimentos, José precisou ser transferido para o Hospital de Base em Vitória da Conquista, porém, não resistiu às lesões e veio a óbito nesta última segunda-feira, 01. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de homicídio, entretanto, não existe ainda dados concretos para que a tese seja confirmada.
Aconteceu na na noite de ontem, na BA-148, próximo à cidade de Dom Basílio, um acidente envolvendo um veículo modelo Celta, na cor preta, que se chocou com um poste de energia elétrica. De acordo com informações do site Livramento Manchete, o condutor do automóvel teria perdido o controle do automóvel, numa curva, e bateu de frente em um poste às margens da pista. Após o choque, o carro capotou e, por sorte, os passageiros saíram ileso. Uma equipe do SAMU 192 e também a Polícia Militar estiveram no local para prestarem assistência às vítimas.
Nossa redação recebeu informações da Polícia, dando conta de um caso envolvendo disputa de terra, numa localidade conhecida como Fazenda Jurema, próximo da comunidade de Mucambo, zona rural de Livramento, duas famílias reivindicam a posse de uma área de aproximadamente 30 hectares. No entanto, na manhã da última sexta-feira, 29, os ânimos entre os envolvidos se exaltaram, precisando assim de intervenção policial, pois na manhã do mesmo dia uma senhora solicitou a presença de policiais para resolver o conflito evitando assim que as partes entrassem em vias de fato.
Amanhã, os servidores públicos municipais vão paralisar suas atividades reivindicando melhorias no trabalho: reajuste linear, melhorias no Planserv e pagamento da URV. A manifestação está marcada para acontecer na cidade de Salvador, à partir das 9 horas, no bairro do Campo Grande. O ato encontrará adesão dos professores da Rede Estadual de Livramento, informa a APLB.
A Avenida Leônidas Cardoso é um dos trechos com maior índice de acidente em Livramento. São batidas frontais e atropelamentos. O ponto mais crítico fica localizado na altura de um posto de combustivéis e próximo de uma madeira. No ano passado, um livramentense perdeu a vida depois de ser atropelado no referido trecho. Para comerciantes e pessoas que passam com frequência pelo local, a velocidade desenvolvida no trecho e, em muitos casos, a falta de atenção dos pedestres ao atravessar a rua têm sido as principais causas de acidentes na referida avenida. Ontem, por exemplo, por volta das 19h30, uma mulher de 41 anos ficou ferida após ser atingida por uma motocicleta de 50 cilindradas, quando atravessa a rua, próximo de uma igreja. O condutor do veículo, um homem de 21 anos, segundo informou o site Livramento Manchete, teve apenas ferimentos leves. Porém, a mulher foi socorrida pelo SAMU 192 e encaminhada a UPA 24 horas do município. A Polícia Militar também esteve no local para avaliar a ocorrência, recolheu a moto e a levou para a Delegacia Territorial de Livramento. E o número de acidentes do local tem preocupado a todos. Quem passa pela via pública, pode observar num comércio, uma faixa com a seguinte mensagem: “precisamos de quebra-molas nessa rua urgente”. A faixa foi fixada pelo comerciante Kelinho, em seu estabelecimento, para chamar à atenção das autoridades para os acidentes que acontecem ali. Porém, mesmo com o apelo de Kelinho e de outras pessoas, apenas uma pequena placa, que informa a velocidade limite na avenida de 30 Km por hora foi colocada no local até então.